PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não é pelo preço / rendimento que este tipo de mercado se move, pelo menos o maior sector dele, senão estava tudo a comprar uma Playstation 3 e a comprar os melhores jogos a dedo em segunda-mão por 10 € e não uma Playstation 5 por 500 € e o novo FIFA 2020 a 60 €.
 
E qual a novidade disso? Um PC é muito mais caro, mas também serve para fazer muitas mais coisas que uma consola. O PC não serve somente para Gaming.

É por isso que costumo comparar somente o preço da Gráfica, que é o único componente que se compra apenas por causa do Gaming (tirando os casos específicos de trabalho). Tudo o resto num PC já se compra para as tarefas diárias que o pessoal dá uso.

Estamos a falar de jogos não é? Porque realmente todos os putos de 12 anos precisam de um ryzen topo de gama ou i9 com 32GB para usar word.

Se querem comparar, comparem os componentes todos. Mas infelizmente isto estraga a vossa narrativa, depois vem a desculpa do “pc da para mais coisas” quando estamos a falar da vertente lúdica.
 
Um PC Gamer em media troca de Gpu a cada 3 anos. Isso é um não problema. Quando chegarmos a 2023, já a maioria dos pc gamers trocou de Gpu, uma ou duas vezes. E como é óbvio, o pessoal que comprar um Gpu em 2023, este já vai ser muito, mas muito superior ao que está dentro das consolas, e voltamos ao mesmo ciclo, com o pessoal das consolas a jogar a 30fps e o pessoal do PC a jogar em altas framerates.
Portugal pode é não ser um bom exemplo, porque o nosso poder de compra é bastante inferior ao dos Americanos e/ou resto da Europa.

Não esquecer que o foco não será a Series X ou PS5, mas sim a Serie S. A consola mais fraca é a que dita o foco. Vamos ver se a Sony também vai lançar apenas uma ou duas consolas.

Eu vejo gráficas da série 7xx e 9xx no top 10 do Steam Survey.Aquela malta não recebeu o memorando dos 3 anos.

E mais interessante e algo que eu não tinha ideia,o top 3 é 1050s e 1060s.
 
Estamos a falar de jogos não é? Porque realmente todos os putos de 12 anos precisam de um ryzen topo de gama ou i9 com 32GB para usar word.

Se querem comparar, comparem os componentes todos. Mas infelizmente isto estraga a vossa narrativa, depois vem a desculpa do “pc da para mais coisas” quando estamos a falar da vertente lúdica.

Mas qual narrativa? Tu é que estás a fazer uma guerra de consolas e PC. Eu consigo viver bem com as duas, já tive muitas consolas e tenho PC. Compro o que quero e cada uma tem as suas vantagens.

Se queres fazer disso uma guerra, narrativas e sei lá mais o quê, continua... Mas não será comigo.

Eu vejo gráficas da série 7xx e 9xx no top 10 do Steam Survey.Aquela malta não recebeu o memorando dos 3 anos.

E mais interessante e algo que eu não tinha ideia,o top 3 é 1050s e 1060s.

Estou a falar de acordo com um relatório que li, até penso que foi cá. A geração das Gtx 10xx duraram mais tempo do que é normal durar porque houve uma espécie de estagnação gráfica. Não é muito normal uma gráfica com 3 anos (Gtx 1060) ainda rodar a maioria dos jogos a 1080p 60 fps com os settings lá em cima. Não é algo que aconteça com muita frequência.
 
Última edição:
Mas qual narrativa? Tu é que estás a fazer uma guerra de consolas e PC. Eu consigo viver bem com as duas, já tive muitas consolas e tenho PC. Compro o que quero e cada uma tem as suas vantagens.

Se queres fazer disso uma guerra, narrativas e sei lá mais o quê, continua... Mas não será

Estás a ler incorrectamente o que estou a dizer. Estou a chamar de estupido comparar consolas com PCs e expliquei o porquê de ser estupido. E nem foste tu que veio cá de pára-quedas que começou estás comparações estupidas novamente pela nth vez.

Se eu tivesse preferência por uma plataforma, não tinha a coleção que tenho.
 
Mas qual narrativa? Tu é que estás a fazer uma guerra de consolas e PC. Eu consigo viver bem com as duas, já tive muitas consolas e tenho PC. Compro o que quero e cada uma tem as suas vantagens.

Se queres fazer disso uma guerra, narrativas e sei lá mais o quê, continua... Mas não será comigo.



Estou a falar de acordo com um relatório que li, até penso que foi cá. A geração das Gtx 10xx duraram mais tempo do que é normal durar porque houve uma espécie de estagnação gráfica. Não é muito normal uma gráfica com 3 anos (Gtx 1060) ainda rodar a maioria dos jogos a 1080p 60 fps com os settings lá em cima. Não é algo que aconteça com muita frequência.

As 1xxx não são um problema. Ok que saíram em 2016,mas verdade seja dita só há mais uma geração à frente...
O que me faz confusão é a 1070 não estar no topo. Em 2017 era aquilo que eu precisava para ter 60 fps a 1080p nos open worlds AAA com tudo em very high/high(o salto qualitativo que eu queria se saltasse para o PC). E mesmo agora com alguns compromissos dá para isso agora. Já a 1060 e 1050,isso não é exactamente o ideal para isso.


É uma das coisas que espero que está geração massifique: performance modes de 60 fps em jogos open world. Nem me importo que seja 1080p com setting altos.
 
Uma forte convicção baseada na patente de que apareceu este mês?
E claro que vai haver mudanças. Os tempos de load que vão mascarar vão ser menos ou não existentes e não vai haver momentos de carregamento de dados a meio dos jogos. Usando um SSD vai haver mudanças. Mais rápido ou menos rapido,é a questão. Mas ninguém está a usar quantum computing...

Um milagre de hardware? Excepção feita à memória as duas consolas são iguais em termos de desenho. Dois octa core de mobilidade da mesma geração(Jaguar),dois GPUs da mesma gen(7xxx). E mesmo a memória não te esqueças que esteve para ser 4 gigas de GDDR5...

Que caminho de continuidade? Tu insiste nesta parte por causa de terem falado de um SSD Nvme,mas mesmo baseado na patente deste mês já há material daquele no mercado. E já foi dito que a utilização dele implica todo um novo nível de problemas de design(ter a memória sempre alimentada por energia para os dados não darem o kaput).
Em 2023 digo-te que o grosso da malta que joga no PC vai ser obrigada a mexer no PC. Por essa altura o foco dos multiplataformas vão ser as consolas novas e não vai ser qualquer CPU ou GPU que aguentava decentemente(palavra chave) jogos desta gen. Isso e mais RAM. E antes que digam "mas material equivalente existe no PC",sim,mas não como o requisito mínimo. Isso e derivado de menos overhead as consolas vão conseguir performance acima da mesma tecnologia no pc.

1- Sim, um milagre de hardware quer queiras quer não, uma apu de 2013 correr o GOW/HZD, como corre, não sei que conceito tens de tecnologia, mas para mim, à data da sua concepção é um autentico milagre.
E quando falei na Ps4, foi apenas como exemplo, serve o mesmo para Xbox One OG, correr o Gears 4/5 como corre...

Ainda ontem o meu ryzen 5 (2600 - processador fenomenal) borrou-se todo para correr o Sonic Racing Transformed, nem imaginas a birra descomunal do meu filho mais velho por causa disso... bendita gamepass e os jogos da lego :clap:

E antes que digas que é optimização e tal ... eu sei.

2- A continuidade que tanto falo, é precisamente a que referes no teu post para 2023.

Para mim a Microsoft concebeu deliberadamente a One Series X para atrasar esse salto, visto que corria o risco de ver um abrandamento massivo no mercado PC Gaming já a partir de 2021.

É o que acredito e sinceramente muito me espantará se não tiver razão.

Como já disse, penso que a evolução, disruptiva, que seria possível com a Next Gen em termos de capacidade de output e processamento, utilização da largura de banda de memória possível e quantidade massiva de operações io, basicamente ditaria a morte dos chipsets existentes à data.

Imaginas a Microsoft a deixar isso acontecer? Eu não.


As 1xxx não são um problema. Ok que saíram em 2016,mas verdade seja dita só há mais uma geração à frente...
O que me faz confusão é a 1070 não estar no topo. Em 2017 era aquilo que eu precisava para ter 60 fps a 1080p nos open worlds AAA com tudo em very high/high(o salto qualitativo que eu queria se saltasse para o PC). E mesmo agora com alguns compromissos dá para isso agora. Já a 1060 e 1050,isso não é exactamente o ideal para isso.


É uma das coisas que espero que está geração massifique: performance modes de 60 fps em jogos open world. Nem me importo que seja 1080p com setting altos.

Achas estranho a 1070 não estar no topo?
Basta veres o preço delas.

O utilizador comum não compra Gpus de 300€ assim como não compra Cpus de 200€, esquece lá isso.

Quanto aos 60fps, sim é o minimo, mesmo que tenha de ser a 1080p, não podem continuar com jogos a 30fps. Chega!

Vamos ver se será nesta geração que vamos ter UI de jeito.

Espero que sim, já não tenho playstation há algum tempo, mas já tive várias e tanto na nas versões base como na Pro, aquilo era muito mehhh.

Melhor que da minha Xbox, é verdade, mas mesmo assim, acho que podia ser mais interactivo e directo.

Mas a maior queixa é mesmo do UI do Ps Now, não sei se na Ps melhorou mas ainda há pouco tempo utilizei no Pc, e aquilo... Jesus, que confusão!:facepalm:
 
Última edição:
Quanto ao Gears 5, acabei de ver um vídeo da velhinha HD 7850 com um Phenom II a correr o jogo a 1080p 30fps em medium, ou 45fps em low.

Não é isso que a Xbox One consegue fazer também?

Quanto a isso das consolas avançarem com o PC Gaming, deve ser para rir. Estão constantemente a dizer isso. Em 2020 vem nova formada de Gpus, e em 2021 deve vir outra.
 
Quanto ao Gears 5, acabei de ver um vídeo da velhinha HD 7850 com um Phenom II a correr o jogo a 1080p 30fps em medium, ou 45fps em low.

Não é isso que a Xbox One consegue fazer também?

Quanto a isso das consolas avançarem com o PC Gaming, deve ser para rir. Estão constantemente a dizer isso. Em 2020 vem nova formada de Gpus, e em 2021 deve vir outra.

Mais ou menos, não bem isso, mas isso sabes bem, só te custa admitir.

Porque não, o Pc não é só a placa gráfica, mas chega de offtopic, acho que já nos fizemos perceber.
 
Estavas a dizer que se não fosse a Microsoft, as novas consolas iam exterminar o PC Gaming.

Acho que não é necessário comentar mais isso. Até porque é algo que já ouvi vezes sem conta ao longo dos tempos.
 
1- Sim, um milagre de hardware quer queiras quer não, uma apu de 2013 correr o GOW/HZD, como corre, não sei que conceito tens de tecnologia, mas para mim, à data da sua concepção é um autentico milagre.
E quando falei na Ps4, foi apenas como exemplo, serve o mesmo para Xbox One OG, correr o Gears 4/5 como corre...

Ainda ontem o meu ryzen 5 (2600 - processador fenomenal) borrou-se todo para correr o Sonic Racing Transformed, nem imaginas a birra descomunal do meu filho mais velho por causa disso... bendita gamepass e os jogos da lego :clap:

E antes que digas que é optimização e tal ... eu sei.

2- A continuidade que tanto falo, é precisamente a que referes no teu post para 2023.

Para mim a Microsoft concebeu deliberadamente a One Series X para atrasar esse salto, visto que corria o risco de ver um abrandamento massivo no mercado PC Gaming já a partir de 2021.

É o que acredito e sinceramente muito me espantará se não tiver razão.

Como já disse, penso que a evolução, disruptiva, que seria possível com a Next Gen em termos de capacidade de output e processamento, utilização da largura de banda de memória possível e quantidade massiva de operações io, basicamente ditaria a morte dos chipsets existentes à data.

Imaginas a Microsoft a deixar isso acontecer? Eu não.




Achas estranho a 1070 não estar no topo?
Basta veres o preço delas.

O utilizador comum não compra Gpus de 300€ assim como não compra Cpus de 200€, esquece lá isso.

Quanto aos 60fps, sim é o minimo, mesmo que tenha de ser a 1080p, não podem continuar com jogos a 30fps. Chega!


Se o mercado do PC,onde é um player pequeno(W10 Store) abranda-se era porque os das consolas estava a acelerar(não,o mobile não partilha clientes com as consolas/PC). Diz-me onde é que a MS é um 3 maiores players,e no que toca ao mercado AAA um dos 2 maiores players?
Infelizmente para os lados de Redmond eles vivem em mundos de ilusões,como achar que podem ser uma mistura App Store+Google Play+Steam,daí veres os ports para PC. E já vai na segunda estratégia diferente em 3 anos.É só sucessos lol Porque senao o PC era um não assunto como foi na geração da Xbox original e durante anos na 360(até do devaneio do Games for Windows Live).
 
Quanto ao Gears 5, acabei de ver um vídeo da velhinha HD 7850 com um Phenom II a correr o jogo a 1080p 30fps em medium, ou 45fps em low.

Não é isso que a Xbox One consegue fazer também?

Quanto a isso das consolas avançarem com o PC Gaming, deve ser para rir. Estão constantemente a dizer isso. Em 2020 vem nova formada de Gpus, e em 2021 deve vir outra.
Com uma r9 270 e um i5 4460 não consigo correr AC Origins 720p low 30fps estáveis e corre na minha One de 2015 (a 900p). Na consola é uma experiência muito muito melhor. Optimização tem um papel muito grande
 
Com uma r9 270 e um i5 4460 não consigo correr AC Origins 720p low 30fps estáveis e corre na minha One de 2015 (a 900p). Na consola é uma experiência muito muito melhor. Optimização tem um papel muito grande
Vais sempre encontrar diferenças, pois a otimização nas consolas é superior.

Mas não é muito complicado encontrares no YouTube benchmarks ao ac origins com a HD 7870 a dar os 30fps em 1080p.

O problema das consolas, pelo menos até à geração actual, é que ficas os 7 anos agarrado aos cx 30fps, muitas vezes nem sequer são 30fps estáveis. No PC a liberdade é outra.

Pode ser que a framerate seja algo que a nova geração venha alterar. Mas não é algo que esteja muito confiante para os títulos AAA, em que vão à procura dos melhores visuais possíveis em detrimento do framerate.
 
Masayasu Ito, Sony’s Executive VP of Hardware Engineering, has said ‘In the past, the cycle for a new platform was 7 to 10 years, but in view of the very rapid development and evolution of technology, it’s really a six to seven year platform cycle’
‘Then we cannot fully catch up with the rapid development of the technology, therefore our thinking is that as far as a platform is concerned for the PS5, it’s a cycle of maybe six to seven years. But doing that, a platform lifecycle, we should be able to change the hardware itself and try to incorporate advancements in technology. That was the thinking behind it, and the test case of that thinking was the PS4 Pro that launched in the midway of the PS4 launch cycle.’
 
1- Sim, um milagre de hardware quer queiras quer não, uma apu de 2013 correr o GOW/HZD, como corre, não sei que conceito tens de tecnologia, mas para mim, à data da sua concepção é um autentico milagre.

Honestamente, não entendi a tua argumentação da Microsoft "atrasar" o gaming, é que me parece que é um tiro no pé, tendo em conta a competição feroz que tem.

Mas vamos aos factos. Um milagre do hardware? O hardware das consolas nesta geração e na próxima geração estarão sempre de um pé atrás do PC. Alguém que queira jogar uma multiplaforma com a melhor performance, fa-lo no PC assumindo que o jogo consegue utilizar os recursos todos da máquina para além das consolas (não é garantido). Já sabemos que é mais caro, mas o valor/preço depende do que valorizamos. E conheço algumas pessoas que se recusam jogar a baixo de 60fps (não sou uma delas).

A tecnologia SSD, irá trazer melhoramentos em termos de loading, mas é banal hoje em dia. A não ser que tragam algo na PS5 próximo da patente que apresentaram, essa tecnologia já está disponível há algum tempo.

O verdadeiro milagre das consolas é o SOFTWARE - que sai das casas de jogos, e que conseguem trazer maravilhas optimizadas - GoW e HZD - num hardware osboleto. O death stranding traz foto-realismo numa máquina de 2012. É impressionante. É isso que me entusiasma na nova geração de consolas, é aquilo que os feiticeiros do software irão trazer nos próximos anos com o hardware de 2019.
 
Honestamente, não entendi a tua argumentação da Microsoft "atrasar" o gaming, é que me parece que é um tiro no pé, tendo em conta a competição feroz que tem.

Mas vamos aos factos. Um milagre do hardware? O hardware das consolas nesta geração e na próxima geração estarão sempre de um pé atrás do PC. Alguém que queira jogar uma multiplaforma com a melhor performance, fa-lo no PC assumindo que o jogo consegue utilizar os recursos todos da máquina para além das consolas (não é garantido).

A tecnologia SSD, irá trazer melhoramentos em termos de loading, mas é banal hoje em dia. A não ser que tragam algo na PS5 próximo da patente que apresentaram, essa tecnologia já está disponível há algum tempo.

O verdadeiro milagre das consolas é o SOFTWARE - que sai das casas de jogos, e que conseguem trazer maravilhas optimizadas num hardware osboleto. O death stranding traz foto-realismo numa máquina de 2012. É impressionante. É isso que me entusiasma na nova geração de consolas, são os feiticeiros do software.

O Death Stranding traz foto-realismo porque é um mundo completamente despido e usa truques para o FOV. É a mesma coisa que elogiar o The Order 1886 e esquecer que as barras pretas efectivamente diminuiem o que a consola tem de fazer render.
Vamos elogiar malta que faz mundos carregados de NPCs e estruturas e consegue aproximar-se de foto-realismo. Não que o Decima Engine não seja capaz de brilharetes em mundos mais cheios,mas este não é o caso.
 
O Death Stranding traz foto-realismo porque é um mundo completamente despido e usa truques para o FOV. É a mesma coisa que elogiar o The Order 1886 e esquecer que as barras pretas efectivamente diminuiem o que a consola tem de fazer render.
Vamos elogiar malta que faz mundos carregados de NPCs e estruturas e consegue aproximar-se de foto-realismo. Não que o Decima Engine não seja capaz de brilharetes em mundos mais cheios,mas este não é o caso.

Acho que estás a subvalorizar as optimizações que tiveram de fazer para pôr esse jogo a correr na PS4, mesmo sendo um mundo relativamente despido a correr a 30fps. É o tipo de jogo que tecnicamente só poderia aparecer - na minha opinião - no fim de uma geração, com tipos super-experientes para puxar todo o sumo de computação dispónivel, e já se sabe que o Kojima aproveitou-se da experiência dos tipos do Decima Engine por uma razão. Fiquei muito bem impressionado com o jogo neste aspecto.
 
Última edição:
Back
Topo