PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não quero cair em erro mas a Xbox X nem tem stand original, dá para colocar verdade mas não havendo original é suspeito. Já na One S havia stand original! Na ps4 pro também há por isso acho que não é tanto por aí!
 
Se fôr uma LG, vai às definições "rápidas" de imagem e mete em "Auto-Scan".

A mim resolveu, quando passo do monitor para a TV que está ao lado.

Desculpem o Off, cumprimentos
É uma samsung e já corri tudo o que é menus na TV, guias e afins na internet e parece que é mesmo daquelas tão antiga que não tem opção para corrigir isso, mas obrigado pela dica.

A TV é até umas das razões para nunca ter feito o upgrade para a Pro.

Portanto qualquer TV com 4K/HDR chega sendo que para ser Future proof devia ser uma com HDMI 2.1.

Obrigado. Tenho de começar a preparar a carteira para juntar isso à PS5.
 
Não quero cair em erro mas a Xbox X nem tem stand original, dá para colocar verdade mas não havendo original é suspeito. Já na One S havia stand original! Na ps4 pro também há por isso acho que não é tanto por aí!

Sim, a Xbox One X tem stand vertical oficial desde 2017.

Sempre tive a minha One X na vertical e tudo correu impecavelmente bem (e silencioso).

Quanto ao resto, nem a PS5 nem a Series X estão oficialmente apresentadas (em termos de specs completas e características finais).

Já foi dito que a Series X dá para colocar na horizontal. Da PS5, nada se sabe (a não ser a existência de um logo oficial e a entrevista dada à Wired no ano passado).

Deixemos os equipamentos serem apresentados e depois tiram-se as ilações necessárias sobre a verticalidade e horizontalidade da coisa.
 
Última edição:
VRR já temos hoje nas xbox(S e X), assim como os 120fps, não é preciso nova norma hdmi para tal.

O "VRR" já existe há algum tempo com g-sync e o freesync, mas implica ficares agarrado ao ecossistema da nvidia ou da AMD, porque as tecnologias são incompatíveis entre elas: o monitor que suporta uma tecnologia só funciona com a placa gráfica/consola que suporta essa tecnologia (há excepções). Com o novo standard HDMI 2.1, isso deixa de ser problema. E 4K/120fps só é possível com HDMI 2.1. Outra coisa interessante é o dynamic HDR, um upgrade do HDR estático que temos agora.

Como disse, não é nada que leve a uma pessoa a comprar uma nova TV por causa disso ou até justificar o preço neste momento, mas é certamente algo a considerar nos próximos anos. A PS5 e a nova XBOX vão com certeza suportar o HDMI 2.1.
 
Última edição:
Já se sabe o design da nova Xbox, já se sabe onde são as entradas e saída de ar, só não se sabem as dimensões exatas da mesma, a partir daí vê-se logo que a consola não foi desenhada para ser colocada dentro de um móvel apesar de ser possível.

Uma vez que design minimalistas estão ao princípio postos de parte devido às specs, o que espero é que a Sony na PS5 procuro um design mais horizontal, tipo "receiver" e não vertical tipo torre e que tenha saída de ar frontal.
 
O "VRR" já existe há algum tempo com g-sync e o freesync, mas implica ficares agarrado ao ecossistema da nvidia ou da AMD, porque as tecnologias são incompatíveis entre elas: o monitor que suporta uma tecnologia só funciona com a placa gráfica/consola que suporta essa tecnologia (há excepções). Com o novo standard HDMI 2.1, isso deixa de ser problema. E 4K/120fps só é possível com HDMI 2.1. Outra coisa interessante é o dynamic HDR, um upgrade do HDR estático que temos agora.

Como disse, não é nada que leve a uma pessoa a comprar uma nova TV por causa disso ou até justificar o preço neste momento, mas é certamente algo a considerar nos próximos anos. A PS5 e a nova XBOX vão com certeza suportar o HDMI 2.1.

Dado que tanto a xbox, como a PS, usam AMD e a actual xbox já usa VRR não é necessário o 2.1, certo?
 
Dado que tanto a xbox, como a PS, usam AMD e a actual xbox já usa VRR não é necessário o 2.1, certo?

Sim, é óbvio. Como disse, atualmente tens o g-sync e o freesync, e não faz sentido sequer falar em HDMI 2.1 nesta geração, porque é um standard novo.

Referia-me a especificamente à questão que foi posta sobre a TV para a próxima geração de consolas, e para isso teremos de aguardar as especificações da PS5. Pode ser que a PS5 tenha suporte de (1) VRR HDMI 2.1 e (2) freesync, ou supportar VRR apenas pelo HDMI 2.1.
 
Última edição:
Sim. Como disse, atualmente tens o g-sync e o freesync, e não faz sentido sequer falar em HDMI 2.1 nesta geração, porque é um standard relativamente novo.

Referia-me à TV para a próxima geração de consolas, e teremos de aguardar as especificações da PS5. Pode ser que tenha suporte de (1) VRR HDMI 2.1 e (2) freesync, ou apenas HDMI 2.1.
Continuo sem ver porque é que as consolas precisam de uma TV com hdmi 2.1 para ter VRR... Como disse as One já o fazem actualmente com o hdmi 2.0. Não faz sentido comprar uma TV com 2.1(que para já são caríssimas) por causa de:
- algo que já funciona com hdmi 2.0
- algo que não sabemos ainda se vai ter sequer portas HDMI 2.1(tenho sérias dúvidas disso).
 
Essa tecnologia não tem haver com 2.0 ou 2.1 mas com a largura de banda suportada na porta faz com que a X já suporte.
Quando anunciam suporte na 2.1 é porque todas as 2.1 suportam.
A X tem algumas tecnologias da 2.1.
 
Isso para quem for 100 % digital é uma solução. Agora quem tiver jogos físicos tem que fazer muita ginástica para trocar um disco.

Sim, na minha situação em particular estou 100% digital em ambas as consolas (aliás, estou 100% digital em tudo, filmes e música, inclusive) e é para continuar.

Não valorizo nada o formato físico, mas isso é a minha situação, claro.

Para mim, o acesso físico às consolas, é um não problema.

E na nova geração é para me manter 100% digital, disso não tenho dúvidas ;)
 
Continuo sem ver porque é que as consolas precisam de uma TV com hdmi 2.1 para ter VRR... Como disse as One já o fazem actualmente com o hdmi 2.0. Não faz sentido comprar uma TV com 2.1(que para já são caríssimas) por causa de:
- algo que já funciona com hdmi 2.0
- algo que não sabemos ainda se vai ter sequer portas HDMI 2.1(tenho sérias dúvidas disso).

Na verdade, a XBox One parece já ter HDMI 2.1 . É inconcebível que a Sony não suporte HDMI 2.1 na PS5, visto que todas as TVs este ano, tal como muitas o ano passado, vão massificar o seu suporte.

A razão pelo qual eu vejo o freesync a desaparecer eventualmente das TVs/consolas é porque é uma tecnologia que veio do PC/monitores/DisplayPort para os consumidores de TVs em formato HDMI, mas não é uma especificação que todos os fabricanrtes aceitam como um standard. Ou seja, isso não é uma questão do HDMI 2.0 não ter banda suficiente para poder implementar VRR ou estar mal implementado. É que todos os fabricantes têm que aceitar a mesma especificação, para que os aparelhos que ligamos consigam operar entre eles sem problemas: HDMI 2.1.
 
VRR já temos hoje nas xbox(S e X), assim como os 120fps, não é preciso nova norma hdmi para tal.

Precisas..., para teres resoluções mais altas e fps mais altos também. Se não estou em erro a revisão actual tá limitada a 4k/60, acho que as novas consolas tb já devem suportar freesync 2 logo devem sair tvs com essa feature tb etc etc, não é necessário mas a evolução precisasse e recomendasse, embora para tirar partido de todas essas features e fps altos a 4k apenas um ou 2 jogos o deverão fazer tipo a GT ou forza.

Como tudo um bom periférico custará sempre umas notas, mas actualmente na casa dos 400€/500€ já se compram tvs 4k que fazem bem o serviço. Por acaso é coisa que quando pensar em comprar uma nova tv vou ter em conta todas a novas features para gaming mas ainda estou bem servido pois a minha já têm o básico 4K/HDR/Dolby e no game mode a tempo de resposta até nem é muito mau.
 
Última edição:
Precisas..., para teres resoluções mais altas e fps mais altos também. Se não estou em erro a revisão actual tá limitada a 4k/60, acho que as novas consolas tb já devem suportar freesync 2 logo devem sair tvs com essa feature tb etc etc, não é necessário mas a evolução precisasse e recomendasse, embora para tirar partido de todas essas features e fps altos a 4k apenas um ou 2 jogos o deverão fazer tipo a GT ou forza.

Como tudo um bom periférico custará sempre umas notas, mas actualmente na casa dos 400€/500€ já se compram tvs 4k que fazem bem o serviço. Por acaso é coisa que quando pensar em comprar uma nova tv vou ter em conta todas a novas features para gaming mas ainda estou bem servido pois a minha já têm o básico 4K/HDR/Dolby e no game mode a tempo de resposta até nem é muito mau.

Não precisas para fps mais altos,já que a One S e a One X tem suporte para 120fps. A única razão para um nova norma é suporte a video 8K,assumo eu. 4K@60fps e 1080p@120fps supostamente já estão cobertos por normas HDMI mais comuns em material mais barato(ou não tão caro quanto os tops de gama).
 
Existe o rumor que o próximo jogo da. House marque será exclusivo PS5. Por enquanto eles dizem que o novo projecto é o maior de sempre e é financiado por um parceiro e que todos os outros projectos ficaram on hold, e aguardam o dia que possam anunciar o projeto
 
Eu acho que o HDMI 2.1 é para considerar para quem queira investir numa TV de gama alta este ano, e para durar muitos anos. É future-proof. Mas não é essencial para gaming nem muito menos para ver filmes, nem acho que neste momento constitua o melhor valor/custo. As 4K/HDR com input lag baixo a 500 euros devem estar nesse sweet-spot, e estão mais que prontas para usufruir da nova geração.

https://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#Refresh_frequency_limits_for_standard_video
https://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#Feature_support
 
Eu acho que o HDMI 2.1 é para considerar para quem queira investir numa TV de gama alta este ano, e para durar muitos anos. É future-proof. Mas não é essencial para gaming nem muito menos para ver filmes, nem acho que neste momento constitua o melhor valor/custo. As 4K/HDR com input lag baixo a 500 euros devem estar nesse sweet-spot, e estão mais que prontas para usufruir da nova geração.

https://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#Refresh_frequency_limits_for_standard_video
https://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#Feature_support

Sim exactamente..., /1440p/4k vai ser o novo standart por assim dizer como o 1080p há uns belos anos, tudo mais que isso é para um nicho pois não temos conteudo nem hardware para usufruir em pleno.
A diferença é que já há muito mais oferta em termos de tvs que na altura bem mais acessiveis em termos de preços e muito mais bem equipadas em termos de features, lembro-me que a primeira tv full hd que tive custou 800€ da samsung de 37" e trazia só mesmo o básico qualquer coisa mais requintada era para cima de 1000€ e mesmo assim nem chegavam aos calcanhares da LG que adquiri há quase 2 anos por 530€(pvp na altura 700€ sem descontos).


Estas imagens datam de janeiro e fevereiro 2008 quando adquiri a tv e é bem notória o salto de qualidade de imagem na era da velhinha ps3, estas fotos partilhei neste forum na altura que me tornei membro...
São fotos tiradas com o tlm que tinha na altura logo a qualidade tb não é a melhor mas dá para ter ideia, com a nova geração o salto será incremental mas se formos comparar daqui a uns anos veremos as diferenças com certeza.
A próxima geração irá proporcionar melhor resolução mais qualidade nas texturas e ambientes mais ricos logo os jogos devem apontar para os 30/60 fps em um ou outro género talvez mais.
Não nos podemos esquecer que as ferramentas e técnicas usadas para desenvolver jogos estão também mais evoluidas e têm seguido uma linha que possibilita melhores optimizações e aproveitamento das capacidades do hardware, o futuro parece risonho para nós gamers.







 
Última edição:
Espero que 120 fps nunca veja a luz do dia, a não ser em jogos PS4 a correr na PS5.

Não se esqueçam que não há milagres, ou correm a 120 fps com gráficos a "medio", ou a 40 ou 50 fps com gráficos a "alto/muito alto". Eu prefiro muito mais a ultima opção. Todo o compromisso que se tem de fazer para puxar fps para cima, não compensa toda a degradação visual que se sofre.
 
Espero que 120 fps nunca veja a luz do dia, a não ser em jogos PS4 a correr na PS5.

Não se esqueçam que não há milagres, ou correm a 120 fps com gráficos a "medio", ou a 40 ou 50 fps com gráficos a "alto/muito alto". Eu prefiro muito mais a ultima opção. Todo o compromisso que se tem de fazer para puxar fps para cima, não compensa toda a degradação visual que se sofre.

120 fps seria modos multiplayer mais basicos(nada de Conquest de BF),e a 1080p.
 
Espero que 120 fps nunca veja a luz do dia, a não ser em jogos PS4 a correr na PS5.

Não se esqueçam que não há milagres, ou correm a 120 fps com gráficos a "medio", ou a 40 ou 50 fps com gráficos a "alto/muito alto". Eu prefiro muito mais a ultima opção. Todo o compromisso que se tem de fazer para puxar fps para cima, não compensa toda a degradação visual que se sofre.
Porque não? Basta dar a opção de escolha. Em alguns jogos já se pode escolher entre maior qualidade visual ou framerate. Não é por preferirmos uma coisa, que a outra não deve existir.
 
Back
Topo