PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Provavelmente ao teres como consola primária a PS5, deixas de poder ter como a PS4. Resta-te por essas contas todas como tendo a ps5 como primária e siga.

Podes ter uma PS3 e uma PS4 como primárias ao mesmo tempo. Assim como uma 360 e uma one se não estou enganado.

Espero que deiam continuidade a isso.
 
É mau não permitir, quer dizer fico cá em casa com a PS4 para o meu filho, depois compro uma PS5 para mim e não vou poder continuar com a PS4 como primária? Se for assim é política da treta. Curioso para ver o que sai daqui.
 
Claramente não percebeste a parte em que eu crítico terem metido 4K na caixa quando muito poucos AAA fizeram isso nativamente. E que meter 8K num chip é bem menos grave que isso.
O que é que o 4K na caixa tem a ver com a quantidade de títulos que correm a 4K nativos na consola? O logo simplesmente indica que a consola suporta tal resolução, não que todos os jogos obrigatoriamente vão correr a 4K nativos. Seguindo essa lógica então, o logo do HDR na caixa também não faz sentido, visto que os jogos que têm suporte a HDR contam-se pelos dedos não é. Para não falar no logo 4K na caixa da One S, esse então aposto que deve ser um escândalo.
"A minha TV tinha 4K na caixa quando a comprei, no entanto a minha operadora só transmite TV a 480 frames entrelaçados, claramente o logo na caixa da TV não faz sentido".
 
Última edição:
O que é que o 4K na caixa tem a ver com a quantidade de títulos que correm a 4K nativos na consola? O logo simplesmente indica que a consola suporta tal resolução, não que todos os jogos obrigatoriamente vão correr a 4K nativos. Seguindo essa lógica então, o logo do HDR na caixa também não faz sentido, visto que os jogos que têm suporte a HDR contam-se pelos dedos não é. Para não falar no logo 4K na caixa da One S, esse então aposto que deve ser um escândalo.
"A minha TV tinha 4K na caixa quando a comprei, no entanto a minha operadora só transmite TV a 480 frames entrelaçados, claramente o logo na caixa da TV não faz sentido".

Mesmo, dizer que suporta não quer dizer que obrigatoriamente todo o conteudo vai ter que suportar essas features.., acontece o mesmo nos filmes no som e afins em todas as áreas, a malta gosta de complicar.

São dois pormenores que serão mais frequentes na próxima geração de consolas, desde que joguei jogos com suporte HDR e claro na minha TV que suporta também., que não quero outra coisa, aliás o meu maior hype está nesse campo, aliar um melhor detalhe com as técnicas 3D mais desenvolvidas e um cheirinho do RT mais o HDR vão ser os factores que mais impacto vão criar nos jogos da próxima geração.

É complicado explicar o porquê a alguém que nunca experimentou ou comparou lado a lado a diferença de algumas feaures mas simplesmente a atmosfera dos jogos ganha outra vida isto claro desde que bem implementados, o ultimo caso que tive oportunidade de presenciar foi chegar a casa de um amigo e ele tar a jogar division 2, em casa jogo numa tv 4k com hdr activo e a diferença é mesmo da noite para o dia arrisco-me a dizer que pareciam jogos de gerações diferentes, é daquelas coisas que só ao vivo é que dá para ter noção, ver videos no youtube não têm nada a ver por razões óbvias uma delas é os ecrã onde se visualiza não ter suporte nem qualidade para representar o resultado pretendido.
Convém dizer que o versão do jogo estava a correr na ps4 base a unica diferença era mesmo a tv.
 
Última edição:
Para não falar no logo 4K na caixa da One S, esse então aposto que deve ser um escândalo.
"A minha TV tinha 4K na caixa quando a comprei, no entanto a minha operadora só transmite TV a 480 frames entrelaçados, claramente o logo na caixa da TV não faz sentido".

Só para que saibas a One S faz upscale dos jogos, dashboard, etc para 4K quando ligada a uma TV 4k, por isso sim o logo 4K faz sentido na One S.
 
Até com os 8k cravados no chip da Series X (algo que os seus compradores vão poder obviamente olhar quando tiverem a consola em sua casa) se implica...

E porque não implicar também com o "Masterchief" cravado na motherboard da Xbox?:

mc.0.png


De qualquer modo, e para que não restem dúvidas sobre o marketing em torno do 8K que ambas as companhias vão fazer das suas consolas, faça-se o "onde está o Wally" nos slides oficiais disponíveis da Sony acerca da PS5:


1*k27j7ZIr4Y5U7loKo9UG7A.jpeg


Goste-se ou não, é o que vamos ter... afinal de contas, eles querem vender consolas e mais coisas, não é:

It’s hard to tell how closely Sony’s TV and gaming arms have worked together, but we’re told that the new fleet of televisions have been made specifically with “upcoming next-generation gaming consoles” in mind, with sets offering HDR in 8K resolution, 4K resolution at 120fps high frame rate, and “fast response time via HDMI inputs” (using the latest HDMI 2.1 standard) to maximize the performance of the PS5 and its competitor.

https://www.techradar.com/news/sonys-2020-tv-range-is-ready-for-ps5
 
Até pode não ser nativo, mas usar a IA do GPU para fazer upscale para 8k. As novas GPS da NVidia e ATI em este tipo de solução implementada e o resultado parece ser muito bom, especialmente com jogos com frames mais elevados.
 
Claramente não percebeste a parte em que eu crítico terem metido 4K na caixa quando muito poucos AAA fizeram isso nativamente. E que meter 8K num chip é bem menos grave que isso.

Fazer "4K nativamente" é daquelas coisas que merece uma reflexão. Em primeiro lugar, a Pro foi feita para as TVs 4K e para isso foi dimensionada para ser 4 vezes mais rápida. E depois, o mercado das TVs está formatado para duas resoluções 1080p e 4K - a maioria do público não sabe o que é 2K ou 1440p.

E depois há o facto que a Pro utiliza uma tecnologia de upscaling, chamada checkerboard rendering, cujos resultados são muito próximos de 4K nativos, especialmente para quem ve a TV a 2-3m, que é esmagadora maioria. Desenvolver jogos é um jogo de "tradeoffs e compromises", tens recursos de computação limitados, e há que perceber onde é que vais pôr esses recursos da forma mais eficiente: FPS, qualidade de rendering ou resolução.

E o sweet-spot parece ser mesmo o 2K. Isso poderá não mudar na próxima geração. É bem provável que a nova geração terá a potência para dar 2K/Ultra/60fps. Neste caso, poderá ser um bom trade-off utilizando o checkerboard ou outra tecnologia avançada para chegar ao 4K, e não deixa por isso ser 4K. Os resultados serão bastante mais impressionantes do que 4K nativos com settings medios ou 30fps. Para mim, isto são optimizações do jogo para 4K. Neste prisma, falar em 8K quando ainda nem se consegue fazer 4K nativos, e virtualmente ninguém pediu, ninguém tem ou terá 8K, e mesmo que tenham na melhor das hipóteses a qualidade será identica a 4K, é ridículo.

Não queria com isso entrar na estúpida guerra da Sony vs Microsoft, quando ambas têm as mesmas práticas de marketing. Já embirrei aqui neste tópico sobre a Sony lançar "a consola mais raṕida do mundo", que é um presente envenenado para os consumidores, a não ser para aqueles que querem ter consolas caras, barulhentas ou grandes. Aqui há uma oportunidade de educar o povo que talvez a tal consola de 9 ou 10TFLOPS seja algo de muito bom, e que poderão compensar com optimisações agressivas para atingir melhores resultados. É isso que eles fizeram com a PS4 com 1TFLOPS, e é isso que irão fazer com uma máquina 10 vezes mais rápida.

Isso, e continuo a pensar que existe um inferno especial para quem encrava nos chips fake news e marketing enganoso. Já não há nada de sagrado no mundo de tecnologia? :-)
 
Última edição:
Se formos ser realistas, desde a apresentação da Series X, como desde a apresentação na Wired da PS5, nunca ouvi sequer a junção de palavras "8K" + "Gaming".

O que sempre ouvi foi que as consolas iriam (e vão) suportar: "resolução a 8K" e não "jogos a correr em 8K". Nesta "resolução a 8K", cabem apps nativas, como previsivelmente no futuro irão ter o Netflix, YouTube, Hulu, Amazon Prime video.

Portanto, o marketing de ambas, pode ser "manhoso" (por não especificar a diferença), mas não é enganoso.

E nisso, ninguém é inocente, tenha lá cravado o raio do 8K no chip ou meta "4K" numa caixa de uma consola que nem leitor de Bluray 4K tem.
 
Portanto, o marketing de ambas, pode ser "manhoso" (por não especificar a diferença), mas não é enganoso.

Manhoso é uma forma de ver as coisas. Eu diria que é cínico e deliberado, porque quando o 8K é associado à PS5 ou a Xbox, ninguém vai associar ao Youtube ou netflix.

Honestamente, sei que o marketing é por natureza enganoso, mas acho que existe um limite de quanto é que nos podem enganar e fomentar o consumo de um produto que é pela sua natureza inferior: maior preço, maior consumo de energia, maior velocidade de internet para streaming, para não ter qualquer benefício, pois os nossos olhos simplesmente não conseguem distinguir entre 4K e 8K à distância que vemos a TV. Mas como os estudos mostram, a gente saboreia também pelo preço do que pagamos, e pelos bragging rights.

Como disse, já há vários anos que só compro o telemóvel de uma única marca (não é a coreana) que há pouco tempo ninguém conhecia. Os tipos vendem telemóveis high-end mas a metade do preço do mercado. E eles comunicam as decisões de cada modelo. Há uns anos atrás, fiquei furioso porque eles não introduziram wireless charging mas investiram no fast charging, e explicaram que os consumidores haviam de aproveitar mais dessa feature. Também não introduziram um ecrã com uma alta resolução mas optaram por um mais modesto por causa da bateria. Features que são introduzidas a pensar no consumidor e na sua experiência. E agora olhando para trás entendo que eles tinham razão, e eu como consumidor não. As vezes as novas tecnologias não são maduras para serem introduzidas, e estragam a experiẽncia da utilização do produto. Aqui é preciso confiar no fabricante para entender isso e educar o consumidor, e isso cria uma relação de confiança que ao longo prazo é lucrativo.

Ditto para as consolas: no fundo queremos que eles tenham atenção ao barulho e ao tamanho, por isso quando estão a comparar o tamanho dos seus.. TFLOPS e 8Ks... começo a duvidar se realmente estão a pensar nos consumidores ou não.

A título de curiosidade, façam este teste na vossa sala:
 
Última edição:
@Freddo Eles estão é a pensar no dinheiro que podem ganhar.

E os resto são as fantasias dos slogans bonitos como o "4theplayers" e afins…

E se para ganhar dinheiro, for necessário espetar na caixa ou nos slides de apresentação um "8K", eles assim o farão. Os asteriscos e as letrinhas pequeninas ficam depois para quem as quiser ler.

E nisto são todas as empresas, que nesta indústria de milhões e investimentos imensos, ninguém anda a brincar aos videojogos por caridade, pois existe toda uma estrutura acionista para prestar contas.
 
Back
Topo