PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

O video que eu pus é precisamente do Havok. E por muito bom código que faças, não consegues ultrapassar o facto de no CPU teres 6 ou 8 cores para fazer cálculos, mas no GPU tens centenas/milhares deles.

Deve ser o Havok FX. Eles fizeram uma versão especial que de facto usa o GPU e o CPU para lidar com dois tipos de física: efeitos especiais e gameplay.

A física do efeitos especiais é feita toda no GPU - tipo nevoeiro ou chuva - e não afecta o gameplay. Já a física do gameplay, é feita toda no CPU.
https://appdevelopermagazine.com/ha...phical-effects-software-for-game-development/

É verdade, o CPU tem 6-8 cores para fazer cálculos, e o GPU tem muitos deles. Mas os cores não são iguais. Os poucos cores do CPU são muito mais potentes, e os muitos cores do GPU são mais simples. Por conseguinte, o GPU é muito bom para modelar a física simples de milhares de objectos , o CPU é óptimo para modelar a física complexa de objectos individuais.

No jogo "Plague Tale", a física da Amicia e a sua interacção com os objectos é algo que se faz bem no CPU. O GPU aqui é excelente para modelar milhares de ratos a correrem de um lado para o outro, mas a física destes é bem simples.

maxresdefault.jpg
 
Deve ser o Havok FX. Eles fizeram uma versão especial que de facto usa o GPU e o CPU para lidar com dois tipos de física: efeitos especiais e gameplay.

A física do efeitos especiais é feita toda no GPU - tipo nevoeiro ou chuva - e não afecta o gameplay. Já a física do gameplay, é feita toda no CPU.

No video que tem milhões de bolas cada uma com a sua física, não acredito que o Jaguar da PS4 aguente fazer aquilo. Aliás, está bem descrito no video que é o GPU que está a calcular toda a física.

Provavelmente existe física que se dará melhor a correr no Cpu do que no Gpu, vamos ver o que vem ai.

Mas a verdade é que cada vez mais os Gpu's fazem estas tarefas todas. Mesmo no que toca a AI, em que supostamente um bom Cpu faz toda a diferença, a Nvidia agora trás os tensor cores para esses cálculos.
 
Pergunto-me se a MS ter comprado a Havok em 2015 vai fazer alguma diferença nestas novas consolas(não estou a falar de exclusividade,mas sim melhorias na programação para Xbox).
 
Pergunto-me se a MS ter comprado a Havok em 2015 vai fazer alguma diferença nestas novas consolas(não estou a falar de exclusividade,mas sim melhorias na programação para Xbox).

Acho que serviu para o Crackdown 3.

Microsoft Studios creative director Joe Staten during an interview with VentureBeat teased: "What we're doing in Wrecking Zone is we're running Havok in Azure. We're spinning up the equivalent of 12 Xbox Ones, that level of cloud compute, to do this lockstep full destruction.

TweakTown
 
Eu preferia mais fluidez do que ter mais pormenores no cabelo que duvido que se repare nisso num jogo.

Isso depende tudo de opiniões pessoais e gostos pessoais, mas para os jogos subirem a fasquia e criarem impacto visual precisas de mais detalhes e pormenores que enriqueçam aquilo que estás a visualizar, e notas sim ou pelo menos eu quando tou a jogar gosto de apreciar todos os detalhes sejam eles de movimentos e de tudo o que se mexe nos cenários etc.
A fluidez têm a sua importância mas ter texturas que parecem papel reciclado com tudo estático não é um avanço mas sim um retrocesso no que toca a desenvolvimento de jogos...

Quem gosta de jogos super fluidos e com poucos detalhes é pessoal que por norma joga no pc e jogos competitivos que metem tudo no minimo para facilitar a gameplay e só tomam atenção onde anda os inimigos a abater e pouco mais..., não dão importância ao resto dos detalhes.

Tens jogos que têm pormenores deliciosos tipo o uncharted 4 seja em texturas ou nos cabelos e movimentos do cabelo e brilho.., logo no inicio as explosões debaixo de água em que a água até fica mais clara e outros pormenores, o GOW igual.., e depois expressões faciais coisas como no TLous 2 que já vimos que torna tudo muito mais credivel, o uncharted lost legacy tá divinal mesmo em termos de cenários do melhor que já joguei..., podiam meter qqer jogo a correr a 120 fps..., mas sem todos esse pequenos detalhes nas personagens e ambiente/cenários simplesmente não havia evolução.
 
Última edição:
Tem o exemplo do TR com a situação dos cabelos, parece que não mas uma pessoa repara nestes pormenores. Eu cá prefiro todos os detalhes...
 
O tempo que eu perdi a brincar numa poça de lama logo no início do God of War. [emoji28]

Também valorizo muito mais essas evoluções gráficas.

Quando vejo malta a pedir jogos 4K a 60 fps, dá me pena. Porque para se atingir isso, basicamente os jogos teriam de ser iguais ao que são agora.
 
Vai ser possivel fazer coisas muito engraçadas..., dependendo das situações vão conseguir equilibrar o detalhe e manter os fps, zonas mais fechadas por exemplo tuneis, esgotos, edificios etc dá para brincarem mais com o RT, acredito que vindo dos estudios da Sony devem ir sair umas pérolas nesse aspecto.

Já conseguem utilizar várias técnicas para dar um boost visual, e o software com certeza já irá tirar partido completo da capacidade de multiprocessamento como deve de ser coisa que no passado pecava um pouco..., o software não acompanhou a evolução nesse aspecto o GOW é o exemplo disso bem como o uncharted lost legacy pois é de espantar como conseguem fazer correr tão bem jogos desse calibre em hardware já tão datado.

Depois entram os SDD que vão dar ainda mais equilibrio a todo o sistema e servir de apoio em termos de recursos.., jogos openworld na consola vão levar um bom boost derivado a todos esses factores, cpu 8/12 com ram a montes o SSD e no minimo devem ser uns 12gbs de vram e tudo bus custom e software finalmente mais maduro que têm vindo a ser pensado e desenvolvido ao longo de todos estes anos.., antigamente tinham que começar praticamente do zero em todas as gerações de consolas.
 
Última edição:
Já que estamos a falar de pormenores uma coisa que eu espero que evolua na próxima geração é os efeitos com a roupa. O Clipping de roupa já me faz alguma confusão..
 
Isso depende tudo de opiniões pessoais e gostos pessoais, mas para os jogos subirem a fasquia e criarem impacto visual precisas de mais detalhes e pormenores que enriqueçam aquilo que estás a visualizar, e notas sim ou pelo menos eu quando tou a jogar gosto de apreciar todos os detalhes sejam eles de movimentos e de tudo o que se mexe nos cenários etc.
A fluidez têm a sua importância mas ter texturas que parecem papel reciclado com tudo estático não é um avanço mas sim um retrocesso no que toca a desenvolvimento de jogos...

Quem gosta de jogos super fluidos e com poucos detalhes é pessoal que por norma joga no pc e jogos competitivos que metem tudo no minimo para facilitar a gameplay e só tomam atenção onde anda os inimigos a abater e pouco mais..., não dão importância ao resto dos detalhes.

Tens jogos que têm pormenores deliciosos tipo o uncharted 4 seja em texturas ou nos cabelos e movimentos do cabelo e brilho.., logo no inicio as explosões debaixo de água em que a água até fica mais clara e outros pormenores, o GOW igual.., e depois expressões faciais coisas como no TLous 2 que já vimos que torna tudo muito mais credivel, o uncharted lost legacy tá divinal mesmo em termos de cenários do melhor que já joguei..., podiam meter qqer jogo a correr a 120 fps..., mas sem todos esse pequenos detalhes nas personagens e ambiente/cenários simplesmente não havia evolução.

Referia-me apenas a 60 em vez dos 30actuais na grande maioria dos jogos.

60 estáveis e constantes.
 
O tempo que eu perdi a brincar numa poça de lama logo no início do God of War. [emoji28]

Também valorizo muito mais essas evoluções gráficas.

Quando vejo malta a pedir jogos 4K a 60 fps, dá me pena. Porque para se atingir isso, basicamente os jogos teriam de ser iguais ao que são agora.
Por mim seria 1080p 60fps com os melhores gráficos/texturas/físicas possíveis e digo isto tendo uma oled 4k.

Numa TV 4k com HDR, um jogo que corresse apenas a 1080p seria possível ter HDR?
 
O tempo que eu perdi a brincar numa poça de lama logo no início do God of War.
emoji28.png


Também valorizo muito mais essas evoluções gráficas.

Quando vejo malta a pedir jogos 4K a 60 fps, dá me pena. Porque para se atingir isso, basicamente os jogos teriam de ser iguais ao que são agora
.

Pedir em cross-gen não é um pedido exagerado. A One X consegue 4K nativo em montes de AAA,ou bem perto disso em muitos outros.Os Ryzen tem vida mais que suficiente para duplicar o framerate face aos Jaguares.
 
Referia-me apenas a 60 em vez dos 30actuais na grande maioria dos jogos.

60 estáveis e constantes.

Sim nessa casa é realista e é muito provável que seja o objectivo nesta geração, usar técnicas e subir a resolução para os 1440p/4k e devem jogar com esses 2 aspectos para conseguir meter mais detalhes e pormenores nos cenários fisicas/efeitos de luz, acredito também que muitos irão ter a opção de modos de desempenho ou qualidade de imagem...

Quanto ao HDR sim a ps4 base já suporta e não corre nenhum jogo a 4k, tb tenho uma tv 4k/hdr e nos jogos que suportam podes escolher entre usar ou não hdr.

Quanto ao clipping da roupa depende dos jogos..., grande parte dos exclusivos da sony estão muito polidos nesses aspecto, e outros pormenores como no uncharted quanto usas o guincho do jipe e prendes o cabo a uma arvore o boneco salta por cima da corda e outros pequenos pormenores que fazem a diferença.

Já no Horizon houve menos cuidado nas animações e no geral também onde acontece por vezes efeitos e movimentos do cabelo por exemplo que são exagerados e tb acontece muito clipping, não deixa de ser um grande jogo mas em termos de exclusivos é um dos que têm mais margem de manobra para ser polido e melhorado na próxima geração.
 
Última edição:
Quando vejo malta a pedir jogos 4K a 60 fps, dá me pena. Porque para se atingir isso, basicamente os jogos teriam de ser iguais ao que são agora.
mas quantos jogos a 4k a ps4 tem nesta geraçao? e nao esquecer que a maioria do pessoal tem a ps4 base e nao a Pro.

acho que o pessoal prefere que mediante o que se passou nesta geraçao a coisa estabilize nos 4k a 60 fps, do que passar para uns 8k a 30fps, quando a geraçao que passou foi uma desgraça neste aspecto.
eu sou favor de fps, mas tambem acho que devemos ir para os 4k que é uma resoluçao que começa a ficar normalizada. acima disso é desperdicio. a meio da geraçao que começa a inventar com novas resoluçoes
 
mas quantos jogos a 4k a ps4 tem nesta geraçao? e nao esquecer que a maioria do pessoal tem a ps4 base e nao a Pro.
Não sei, mas aposto que são quase todos 4k "fakes", ou seja upscales. Para haver jogos a 4K60fps, quanto se vai jogar a 1080p? 200fps? Olha todo o potencial desperdiçado...

Achas que a maioria das pessoas tem TVs 4k, e as que têm querem 60 fps?

Se for jogos "remaster" ou mais modestos, se der para meter 60 fps, então força.
Mas vir um God of War 2 daqui a uns 4 ou 5 anos projectado para correr a 4k60fps, por favor não.

Corro o GOW actual a 1080p e por volta de 30fps na ps4 slim, e não trocava aquela lama/neve/etc realista por mais 30fps que fossem.:P
 
Mas essa neve e lama realista já existiu no uncharted 2 a correr no cell.
Esse já não me lembro bem, mas lembro me também da lama do uncharted 4. Mas a do God of War parece me melhor, não sei.

Não falo só no facto de aparecer a pegada, mas sim a forma como ela vai desaparecendo.

Pá sou um fã de lama, que queres? Lol
 
Back
Topo