PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não acho que a PS5 seja lançada apenas em 2020, acho que no natal de 2018 vamos ter o lançamento ou no máximo 2019. Pelo que tenho visto, o mercado esta a fazer com que um ciclo de geração dure no máximo 5 anos, com lançamento de consolas mais baratas para o consumidor, mais simples de produzir e mais fácil der desenvolver jogos.

A Sony já mostrou que vai apostar no PS Now, pois tem futuro e mais ano, menos ano (dentro de 5 a 10 anos no máximo) vai começar a se massificar, pois a geração que ai vem (quem nasceu depois de 1990), já está habituado a tudo digital (google Play, Steam, etc...). Serão esses os maiores compradores da PS5, logo faz sentido a Sony apostar agora no desenvolvimento do PS Now e na próxima geração começar a ter lucro com isso. Muito provavelmente os jogos da PS5 vão correr na PS4 através do Now, para tentar impulsionar o sistema e mostrar o seu valor.

A nossa geração (maiores de 25...) está ainda muito "apegada" aos jogos físicos, logo são os que ainda colocam obstáculos no formato digital para as consolas. Assim que essa geração deixar de ser a principal, o formato físico vai deixar de existir de forma gradual a cada geração.

Outro dos grandes obstáculos (muito provavelmente o maior) são as lojas, que ameaçam boicotar as vendas de consolas se os jogos digitais forem muito baratos e assim destruir o comercio deles. Pois as lojas sentiram na "pele" o que aconteceu com o comercio de jogos fisicos para PC, assim que os digitais começaram a aparecer. Logo a Sony e MS não tem muito a fazer, pois dependem das lojas para ter as consolas na casa das pessoas.
 
Obviamente que a imagem que acima, com a data de 2020 foi completamente radom, pois, por todas as discussões que se tenha, ainda estamos numa fase inicial das novas consolas (Xbox One; PS4) e é mera especulação avançar com "specs" ou "protótipos" (apesar disso se pensar, muito antes do "grande público" ver qualquer glimpse dessa new-new generation)

O que posso dizer é que, com a PS4 e com a Xbox One, estou 100% digital. Não lhes meti disco com jogo ainda e por isso, comparativamente à geração anterior, já alterei o meu padrão de consumo. Por outro lado, como utilizo uma conta partilhada (usando a minha conta secundária como base), pelo que obrigatoriamente tenho que ter a consola ligada à net para que o sistema valide a licença. Ou seja: 100% digital e com obrigatoriedade de ligação à net (muito diferente do que me aconteceu na PS3). Mas tenho consciência que isso não é uma situação comum, face às dificuldades de ligações existentes e eventuais constrangimentos nesta obrigatoriedade de ligação net, constante...

Provavelmente será esse futuro, mas estaremos preparados para tal? Para já, não me parece...
 
@shenizian Hmmm, tens que fazer um recheck às tuas sources, pois, tenho um agente inflitrado nas catacumbas de projetos da Sony, que me revelou que a PS6, vai ser assim:

ps6.jpg

HAHAHAHAHA!! Epá!! Genial!!
 
2ª página e já há malta a ficar ofendida? Não vale realmente a pena mais vale fecharem o tópico.
Não acho que a PS5 seja lançada apenas em 2020, acho que no natal de 2018 vamos ter o lançamento ou no máximo 2019. Pelo que tenho visto, o mercado esta a fazer com que um ciclo de geração dure no máximo 5 anos, com lançamento de consolas mais baratas para o consumidor, mais simples de produzir e mais fácil der desenvolver jogos.

A Sony já mostrou que vai apostar no PS Now, pois tem futuro e mais ano, menos ano (dentro de 5 a 10 anos no máximo) vai começar a se massificar, pois a geração que ai vem (quem nasceu depois de 1990), já está habituado a tudo digital (google Play, Steam, etc...). Serão esses os maiores compradores da PS5, logo faz sentido a Sony apostar agora no desenvolvimento do PS Now e na próxima geração começar a ter lucro com isso. Muito provavelmente os jogos da PS5 vão correr na PS4 através do Now, para tentar impulsionar o sistema e mostrar o seu valor.

A nossa geração (maiores de 25...) está ainda muito "apegada" aos jogos físicos, logo são os que ainda colocam obstáculos no formato digital para as consolas. Assim que essa geração deixar de ser a principal, o formato físico vai deixar de existir de forma gradual a cada geração.

Outro dos grandes obstáculos (muito provavelmente o maior) são as lojas, que ameaçam boicotar as vendas de consolas se os jogos digitais forem muito baratos e assim destruir o comercio deles. Pois as lojas sentiram na "pele" o que aconteceu com o comercio de jogos fisicos para PC, assim que os digitais começaram a aparecer. Logo a Sony e MS não tem muito a fazer, pois dependem das lojas para ter as consolas na casa das pessoas.

O problema não é ser em formato digital. O problema é ser através de streaming... A tecnologia para poderes ter uma consola a funcionar por streaming sem cortares com jogadores de zonas com pior ligação de Internet ainda não existe...
 
Não é preciso ir para países do 3º mundo para ter más ligações, andando aqui pelo fórum vê-se muita gente com boas ligações que a certas horas do dia não conseguem jogar online decentemente quanto mais estarem num serviço 100% streamed.
A somar a isso temos operadoras como a Cabovisão que aos 300GB de tráfego capam a ligação e aos 500 a cortam completamente, e o pessoal nem tem outras opções sem ser ADSL que também não servirá para esse tipo de serviços.

Não sou velho do Restelo mas não me parece que o stream seja algo viável nos próximos anos, até porque o aumento de velocidades não acompanha o aumento de necessidades como por exemplo agora com os 4K e os 8K lá para 202?.
 
Parece-me altamente viável todos totalmente por stream dentro de 4/5 anos. PS NOW é teste para tal.
As velocidades de internet vão levar um bom salto, em Portugal em 2015. Claro que há sempre países mais atrasados e outros mais avançados.
 
E mesmo em PT não acredito que até 2020(e já a ser optimista) tenhamos perto de 30mbps cada em casa, quanto mais ter net para jogar via stream... Bolas eu nem o shareplay consigo usar/testar porque tenho uns 12mbps e já tenho uma ligação melhor que muita gente que conheço...
 
A solução ser únicamente internet fixa, vai começar a fazer parte do passado.
Até 2015/16 vai aumentar muito a capacidade das redes móveis, velocidade já têm.
 
Se as latências melhorarem e acima de tudo nas horas de ponta as ligações não baixarem para velocidades vergonhosas até acredito nisso.
 
Eu sinceramente não acredito no stream generalizado antes de 2020. As velocidades aumentam, mas é sempre para os mesmos. Muitos outros continuam a ter as velocidades que tinham em 2004.

Não liguem aos anúncios que passam na TV e à realidade cor-de-rosa que a PT vende. Muita gente nos grandes centros não têm noção da realidade do país neste aspecto.
 
As consolas actuais já sairam ultrapassadas mas, infelizmente, as produtoras temem tornar isso bastante claro, longe vão os tempos da Playstation 2 em que não se importavam com as diferenças tecnicas pois eram mercados distintos (e a Playstation 2 saiu com diferenças consideraveis em relação à anterior consola), com a Xbox 360 e a Playstation 3 as ultimas começaram a adptar géneros que eram quase exclusivos ao PC, reduzindo a diferença entre os mercados.
 
Eu sinceramente não acredito no stream generalizado antes de 2020. As velocidades aumentam, mas é sempre para os mesmos. Muitos outros continuam a ter as velocidades que tinham em 2004.

Não liguem aos anúncios que passam na TV e à realidade cor-de-rosa que a PT vende. Muita gente nos grandes centros não têm noção da realidade do país neste aspecto.

Não é que seja uma mentira cor-de-rosa... Eu moro no centro do país e já tenho fibra a mais de 1 ano, mas sei que muitas terras maiores não tem nada disso.

O pessoal tem que ter noção que a PT é uma empresa e precisa apresentar lucros. E a investir milhões em infraestruturas que nunca vão gerar retorno não passa pela cabeça deles e de ninguém.

As infraestruturas que foram montadas cá em Mação e muitas zonas do interior foram todas co-financiadas pelo governo e união europeia. Se não fosse assim ainda hoje andávamos na net de 12 megas adsl sem ter nada que fazer.

A coisa mais viável para essas empresas (PT,NOS, Vodafone) para colocar conexões de jeito em sítios isolados passa por banda larga móvel, ao reforçar e actualizar as tecnologias. De resto esperar por fibra em alguns sítios, é completamente irreal do ponto de vista monetário para as empresas.
 
Dificilmente os jogos avançam em completo para stream nos próximos 5 anos.

Eu nada tenho contra isso mas ainda existem muitas falhas de infraestruturas a nivel mundial (Quer de fornecimento, quer de segurança) para os serviços conseguirem tirar grandes proveitos (lucro) sem estarem constantemente a terem problemas.
 
5 anos as coisas mudam tanto. Há 5 anos a traz o digital era uma brincadeira.

Muda? Eu não estou a falar em eles terem a capacidade para lançarem o serviço... isso eles têm desde há muito tempo, simplesmente não lnçam em força porque o mercado não permite. E não se trata de pessoas que querem o jogo fisico mas sim o factor de que o serviço deles (que gera os$ de lucro) ficar altamente dependente de terceiros.

Isto envolve parcerias ao mais alto nivel com ISPs e afins em todos os paises do mundo para poderem prestar um serviço decente em stream e mesmo assim têm garantias nulas porque em todos os país, aparte dos grandes centros a cobretura de rede não é muito boa...

Percebes o que quero dizer? É um serviço que depende mais de terceiros do que deles... um exemplo claro disso foi o recuo que microsoft teve de fazer na ONE e na politica de DRM... então se eu compro uma consola e quiser levar para as férias onde não tenho net, não posso fazer o que seja da consola? (Apenas um dos exemplos da questão de estar totalmente dependente de net e afins.)

Se vai acontecer, vai sim senhor. Se será o serviço principal? Não... vão adicionando aos poucos mas dificilmente conseguem passar totalmente para stream.
 
Também não acredito que em 5 anos o stream de jogos seja o principal, mas acredito que daqui a 5 anos a Sony já comece a ter retorno dos seus investimentos com o PSNow.

Creio que os 2 próximos anos sejam usados para a implementação oficial e aberta do serviço a nível mundial, depois comece a subir de forma gradual a cada ano que passe e se os preços forem apetecíveis (algo do genero Steam) o PSNow vai ser um sucesso.

Pela experiência que tive a uns 3 anos atrás com o OnLive, creio que a Sony tem tudo para fazer deste serviço muito lucrativo e ter muito sucesso. Pois na época eu com net adsl 12 mb consegui fazer umas partidas com o jogo Dirt 2 (se não estou em erro) sem problemas, com pouco atraso nos comandos (sentia-se o atraso, mas nada que prejudicasse a corrida), logo a Sony com muito mais recursos, servidores, vais fazer disso a "Próxima geração".

Claro que sempre vai existir a PS5 de forma física, mas creio que os jogos da PS5 vão ser jogados também na PS4 através do PSNow sem problemas para quem tiver boas conexões.
 
Acredito que PSNOW é um teste, não me admirava nada que dentro de 2 a 3 anos, tivessem disponiveis jogos PS4 na PSNOW e porteriormente 5 ou 6, jogos "PS5".
 
Os jogos ps4 já estão previstos desde a apresentação do Now, apenas não para já por razões óbvias... E acredito que limitem isso a algumas plataformas apenas(TV deles, Vita e Xperia Z)... Mas daí a ser mainstream ainda vai demorar muito mais que o tempo de vida da 4...
 
Acredito que PSNOW é um teste, não me admirava nada que dentro de 2 a 3 anos, tivessem disponiveis jogos PS4 na PSNOW e porteriormente 5 ou 6, jogos "PS5".

Não tenho qualquer dúvida que é um teste e que o que falas, irá acontecer. O que eu digo é que até esse sistema se assentar como primário e destronar as consolas, vai demorar muitos anos pelos diferentes constrangimentos que isso implica.

Basta um exemplo simples: ataques de hackers na PSN e Live. Anda meio mundo revoltado porque não consegue jogar alguns jogos (cujo foco é o online), ou fazer isto e aquilo... Com um serviço de stream os estragos possíveis ainda serão superiores.
 
Os jogos ps4 já estão previstos desde a apresentação do Now, apenas não para já por razões óbvias... E acredito que limitem isso a algumas plataformas apenas(TV deles, Vita e Xperia Z)... Mas daí a ser mainstream ainda vai demorar muito mais que o tempo de vida da 4...

Não vai limitar, a vantagem do PS NOW é estar em todo o lado e atingir o máximo de publico possível. Prova disso é o anúncio da chegada do serviço às TV's da Samsung.
 
Back
Topo