PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não vai limitar, a vantagem do PS NOW é estar em todo o lado e atingir o máximo de publico possível. Prova disso é o anúncio da chegada do serviço às TV's da Samsung.
Eu referia-me aos jogos ps4... Ou seja todos os outros serem disponibilizados no Now mas os da 4 por agora só nos equipamentos deles ;)
 
Para quem se lembra como eu em 20 anos muda muita coisa...

Da Cassete e do Vinil passámos ao CD e depois veio o MP3.
A seguir ao VHS veio o DVD, o Bluray e depois o AVI e o MKV.
Dos Livros em papel passamos para os EBooks.
A inovação para mim foi na qualidade do suporte de dados a K7 ou o VHS como suportes magnéticas com a utilização iam perdendo qualidade.
Quem não se lembra de ter medo de andar de metro com as disquetes com medo que aquilo desmagnetize, tantas horas a gravar um jogo em 10 disquetes com linhas de código de ARJ... (Se calhar estou a ficar velho LOL) :D

Pessoalmente não consigo ler um livro sem ser em papel, continuo a ter a minha colecção de CDS de que gosto de ver as letras e o artbook e qual continuo a aumentar.

Jogos tenho digital e em versão física, se bem que o digital tem aquela sensação de "não se ter nada..." ;)
Com os recentes ataques à PSN e ao LIVE ficam bem patente os problemas do digital... (se calhar semelhantes aos de andar de metro nos anos 90 com os bolsos cheios de disquetes)

Se calhar vamos mesmo para o 100% digital nas consolas e o always online, mas será o melhor caminho?
Continuo a preferir juntar uns amigos em casa para um torneio de FIFA, do que jogar com quem não conheço...
 
PSNow vai começar a vir com algumas TV's da Samsung em 2015, cheira-me que estão a tentar preparar terreno para algo no futuro.

Vamos a ver se pega ou não, eu tenho a certeza que a curto prazo (10 naos) vamos continuar com o físico a dominar.
 
A ideia de allways online já se tem vindo a provar ser péssima, a Blizzard tentou isso, saiu asneira, a EA tentou isso, asneira saiu, e estou apenas a referir-me a DRM, agora ter a renderização do jogo em Cloud? Então as pessoas queixam-se de monitores com 8ms de tempo de resposta e querem mudar para algo que, matematicamente, nunca irá atingir esses valores? Basta passar por uns routers e lá se vão 10ms à vida e anda pessoal a investir em monitores com 1ms de tempo de resposta...

Talvez, se teoricamente, uma ronda de um futuro FPS tiver todos os jogadores a correr num só servidor e a unica ligação externa seria entre o jogo e cada jogador, isto é, retiras os 50ms de um jogo de em rede por uns... 20ms do tempo de resposta da pessoa para o seu jogo... se é que me entendem? Mesmo assim... não, iam notar logo a diferença... imaginem o que é jogar algo com 20ms (numa excelente ligação, isto são quase valores de LAN) de tempo de resposta, não 20ms de latência entre a tua consola e o servidor, são 20ms entre o teu comando e o jogo em si.

Quando o pessoal anda a escolher monitores para jogar recomenda-se sempre os de 5ms ou, quando possivel, os de 1ms e acham que o pessoal iria aceitar passar para tempos de resposta 20x superiores? Bem... verdade que já se estabeleceu que as pessoas que se importam com as questões mais tecnicas de um jogo tem vindo a migrar para o PC Gaming e as mais "causais" ficam nas consolas mas... mesmo assim, acho que uma pessoa iria perfeitamente notar a falta de resposta de um jogo, embora que os relatos do OnLive não são maus, talvez até seja uma boa ideia para alguem que não se preocupe com o acesso mais rapido e directo...

Nos passamos de comandos ligados por fio para comandos sem fios, de jogar numa ligação por LAN para ligações WiFi, em parte porque a tecnologia assim o permite mas... depois de todos estes ataques à Sony e à MS... acham mesmo que algum dia alguém irá dizer "Hum... vou comprar um jogo do qual estou 100% dependente do acesso a uma plataforma que requer uma excelente ligação de internet e que a plataforma em si nunca vá abaixo"... pois.

Há aceitar o futuro... que eu já aceitei há anos, não compro nada fisico há imenso tempo, mas uma coisa é obter o jogo pela Internet e joga-lo no meu SSD e outra coisa bastante diferente é comprar um jogo e estar dependente do meu ISP, da ligação do meu ISP ao servidor, da qualidade do servidor, etc...
 
Última edição:
Eu penso que o maior problema da atual PS4, para além da fraca qualidade de contrução tanto na consola como nos comandos, é mesmo as suas componentes. Em 2014, temos um jogo remasterizado da PS3, como o GTA 5, que corre a 30 fps na 4, a consola estreou o ano passado e não consegue correr os jogos atuais a 1080p nativos, quanto mais 60 fps, Por isso é que a mantenho para jogos exclusivos, fifa, Gran Turismos futuros, ou o GTA 5, e vou montar este ano um PC para poder ter acesso a resoluções mais altas e framerates mais elevados.
 
Eu penso que o maior problema da atual PS4, para além da fraca qualidade de contrução tanto na consola como nos comandos, é mesmo as suas componentes. Em 2014, temos um jogo remasterizado da PS3, como o GTA 5, que corre a 30 fps na 4, a consola estreou o ano passado e não consegue correr os jogos atuais a 1080p nativos, quanto mais 60 fps, Por isso é que a mantenho para jogos exclusivos, fifa, Gran Turismos futuros, ou o GTA 5, e vou montar este ano um PC para poder ter acesso a resoluções mais altas e framerates mais elevados.

A questão aí é que para o preço de venda, não há muita margem de manobra quanto a que componentes escolher... Penso que dos exclusivos ainda veremos jogos fantásticos tanto a nível de gráficos como jogabilidade mas obtê-los a 60fps infelizmente será dificil.
 
Curiosamente, como partilho uma conta e fiquei com a secundária (como conta de base), é-me exigido estar sempre online. Ou seja, indiretamente, já estou a ter uma experiência "always-online" na consola. Na verdade, tenho sorte de ter um serviço internet que não tem muitas falhas (mas acontece esporadicamente) e aí lá fico sem acesso aos jogos. Por outro lado, quando existe estes ataques à PSN, não consigo correr qualquer jogo single player e aí a experiencia não é agradável.

Claro que esta partilha é uma opção pessoal e tenho que aceitar esses aspetos menos positivos na utilização da consola. Contudo é uma situação revertível. Não o tenciono fazer, mas se houvesse necessidade daria para reverter a situação e ficar novamente com o single player "ativo".

Esta pequena reflexão, apenas para concluir que uma consola exclusivamente "always-online", com a dependência de infraestruturas e ligações net que não "controlamos", não será o melhor caminho para a indústria, pois existe ainda um longo caminho evolutivo nas ligações a ser feito...
 
E mesmo em PT não acredito que até 2020(e já a ser optimista) tenhamos perto de 30mbps cada em casa, quanto mais ter net para jogar via stream... Bolas eu nem o shareplay consigo usar/testar porque tenho uns 12mbps e já tenho uma ligação melhor que muita gente que conheço...

Em Portugal? Tenho uma amiga que vive em Londres, e falo com ela através do skype, ás vezes é uma cruz de tão má que é a internet dela. Ela não joga mas se a net dela não aguenta decentemente o skype o que faria com o stream do tetris lool.

Agora coloco outra coisa em questão, sendo supostamente a PS5 via cloud (que tem de deixar de se chamar playstation 5 para passar a ser a playcloud 5 porque deixaremos de ter uma station), e com estes ataques constantes aos servidores dos jogos, sendo que a PSN é facilmente afetada, a XB Live ás vezes, origin, etc, contando que a segurança contra ataques irá evoluir proporcionalmente à vontade dos hackers, como vão fazer com que eu jogue durante a semana que eventualmente os servidores ficarão todos offline?
 
Lá andam eles com a treta das próximas consolas não virem a serem físicas mas um serviço online.

Isto não tem assunto nenhum.

Principalmente quando, nos dias que correm, nem soluções eficazes parecem haver contra ataques DDoS. Havia de ser bonito termos consolas baseadas num serviço online vulnerável a hackers e afins...
 
Se nem sem óculos os gráficos surpreendem, quanto mais com óculos.

Estive afastado das consolas muitos anos, e este ano decidi envergar pela PS4 com a promessa de gráficos fantásticos...merh

Ainda estamos muito atrasados na questão dos jogos para nos voltarem a surpreender como o fizeram â uns anos atrás.
 
Se nem sem óculos os gráficos surpreendem, quanto mais com óculos.

Estive afastado das consolas muitos anos, e este ano decidi envergar pela PS4 com a promessa de gráficos fantásticos...merh

Ainda estamos muito atrasados na questão dos jogos para nos voltarem a surpreender como o fizeram â uns anos atrás.
Vai jogar Driveclub e vês...
 
Já eu vejo isto precisamente ao contrário, esta geração é só gráficos. Onde está a inovação? Dou um like a quem souber.

Já tivemos gerações que marcaram a indústria, com a evolução do 3d, as novas formas de interação com o jogo (wii mote, move e kinect) a mudança de sd para resolução hd...isso sim foram inovações.

E esta geração é caracterizada essencialmente pelo quê mesmo?
 
Já eu vejo isto precisamente ao contrário, esta geração é só gráficos. Onde está a inovação? Dou um like a quem souber.

Já tivemos gerações que marcaram a indústria, com a evolução do 3d, as novas formas de interação com o jogo (wii mote, move e kinect) a mudança de sd para resolução hd...isso sim foram inovações.

E esta geração é caracterizada essencialmente pelo quê mesmo?

Remasterizados à força toda! :P

lol

Se nem sem óculos os gráficos surpreendem, quanto mais com óculos.

Estive afastado das consolas muitos anos, e este ano decidi envergar pela PS4 com a promessa de gráficos fantásticos...merh

Ainda estamos muito atrasados na questão dos jogos para nos voltarem a surpreender como o fizeram â uns anos atrás.

Não discordo totalmente disto. Mas é preciso ter atenção algumas coisas.

Primeiro os jogos não são apenas gráficos, eles são muito importantes mas não é tudo. O DriveClub é prova disso, entre outros jogos.

Depois temos que perceber que chegamos a um ponto, onde fica difícil dar um salto muito grande, fica dificil um jogo deixar-nos de boca aberta porque o nivel já esta muito alto.

Nos ultimos tempos, falando das consolas só Ryse e Driveclub me deixaram de boca aberta. (Sim, o ryse tem no PC mas eu joguei na Xbox)

Por fim e talvez o mais importante, ninguém vai para a consola à procura dos melhores gráficos. Todos sabem que o PC tem sempre vantagem nisso.
 
Última edição:
Remasterizados e essencialmente... novos capitulos de Far Cry, Assasins Creed, CoD, Battlefield, FiFa..por aí fora, ou seja todos os "franchisados" da geração anterior!

Vá lá que existe um DriveClub ou um Ryse mas também não trouxeram experiências verdadeiramente refrescantes.


A ideia é esta, nada contra os jogos citados, mas lá está, é melhores gráficos e pouco mais.
 
Pela diminuição drástica dos níveis de exigência do mercado, do lançamento de jogos inacabados, jogos despromovidos de inovação, da morte de boas propriedades intelectuais, por outro lado estamos a ver um certo renascer de géneros esquecidos, de uma certa atenção a jogos mais pequenos e focados, é também uma altura em que a distinção entre consolas e PC é cada vez mais ténue...

Não me refiro à diferença de performance mas a pequenos pormenores como actualizações obrigatorias para conseguir jogar um jogo, o meu cartucho do Sonic 2 nunca precisou de actualizações, quando era lançado no mercado era isso, nada mais, nada menos, ou o jogo saia a 100% ou não era lançado, agora chegou-se a um ponto em que o dono de uma Plastation 4 não se importa que tenha que actualizar o seu jogo umas 5 vezes no decorrer de um mês para o poder jogar.

Onde está o argumento de que uma consola oferece simplicidade, conveniência, rapidez? Uma consola tornou-se num PC, apenas com uma biblioteca de jogos extremamente mais reduzida e com menos controlo em como quer jogar o jogo, já não tenho a garantia de que compro um jogo e a minha consola o irá correr bem...

Esta geração parou no tempo em termos de inovação, as consolas nem dois anos de vida completaram e já se atingiu a parede de 1080p a 30 quadros por segundo, algo que o PC ultrapassou há... 10 anos? Temos grandes jogos a sairem castrados em prol da simplicidade, porque pobres dos jogadores se não conseguem acabar um jogo de rajada sem terem que pensar no que sequer estão a fazer... Falam em jogos como o Dark Souls que são "dificeis", são um "certo género de jogo para um certo publico alvo", hum... Um jogo que não é imediatamente fácil, mas que no entanto recompensa quer se der ao trabalho de compreender as suas mecânicas, permitindo até uma pessoa evoluir nesse jogo não em termos de HP/MP e afins mas em termos de perícia pura? "Nós" tínhamos um nome para isso nos anos 80/90, chamavam-se "jogos".

Querem saber o que correu mal? Joguem o primeiro Super Mário e reparem que não o vão acabar na primeira vez que o jogam, agora peguem num jogo recente, qualquer um que não seja um daqueles "jogos como o Dark Souls" e reparem a facilidade e simplicidade com que o acabam.


Experimentem realmente acabar o Super Mário... ou outro jogo da era NES ou da era SNES, (diria até uns quantos da era Playstation 2) e comparem com a vossa experiência com os jogos mais recentes e perguntem-se isto... Quais do jogos é que vocês acabaram porque simplesmente perderam o tempo previsto para o acabar ou porque tornaram-se bons no jogo e o venceram... Resumindo, quais foram os jogos que apenas acabaram com o conteúdo disponível por uma questão de tempo gasto nele ou os jogos que venceram, que superaram, que chegaram ao fim devido à vossa perícia e nada mais?

Um bom jogo vence-se... um jogo mediano completa-se.
 
Última edição:
Pessoalmente já não tenho a mesma paciência de quando era puto para estar a insistir até "vencer o jogo".

Mas entendo e concordo que os jogos de hoje são demasiado
fáceis, até pelo caminho que seguiram, hoje em dia grande parte dos videojogos são filmes interactivos.
 
Sony’s PlayStation 5 Would Reportedly Feature Blisteringly Fast 3D Stacked RAM
Games 5 months ago by Fahad Arif
Sony’s latest PlayStation 4 console is only a few months away from completing its one whole year as an eighth generation video game console in the local markets, and it has already exceeded the platform holder’s expectations by breaking several sales records that were set by previous consoles. Unlike PlayStation 4 that arrived almost seven years after its predecessor, assumptions are that the PlayStation 5 will make its public appearance fairly sooner, and reports suggest that Sony has plans to power its next console with blisteringly fast 3D stacked RAM.



Sony Partnering Up With Micron to Design Ultra Fast 3D Stacked RAM for PlayStation 5 – Microsoft Might Leave the Gaming Business
Launched back in November 2013, Sony’s PlayStation 4 console has already been adopted by more than 9 million gamers, and while the numbers continue to grow rapidly, the ninth generation of consoles also keeps getting more certain. Analysts claim that compared to the latest consoles, the next generation will arrive fairly sooner, and knowing that Sony might already be working on PlayStation 5 (if that is what they are going to name it), reports and speculations are inevitable.

Of course, it is still a little early to predict anything about the compelling hardware that will bring the PlayStation 5 console to life, but a report published by Insiderp suggests that the console in discussion will be powered by blisteringly fast ReRAM, which is otherwise known as resistive random-access memory, RRAM or most grippingly, 3D stacked RAM. The reported RAM will be many times powerful that the 8GB GDDR5 memory that the PlayStation 4 console uses to handle the latest games.


According to the report, Sony has already entered into a statutory agreement with Micron Technology, which is an American-based multinational corporation that is best known for producing memory chips, for the production of 3D stacked RAM that would be used in the PlayStation 5 console. With the hike of its share values from $4 to $30, Micron is expanding briskly, and it is expected that the company will hit $50 share rate by its next earnings date.

It is speculated that once the PlayStation 4 further spreads into regions like China and India, the share prices for Sony will as well jump higher (currently the rate is 17.42), and the PlayStation 3 console will be laid to rest within next couple of years. This factor will allow Sony to grant the production companies to Micron that will use them to develop the 3D stacked RAM for the PlayStation 5 utilizing the last-generation CELL fabricators. In this way, Sony will also be able to lower production cost for memory modules, and save money for more powerful GPU and CPU.



Talking about the console wars and Microsoft, the report predicts that the American platform holder might have to leave gaming altogether (take this as a pure speculation, nothing else), this will allow Sony to release its video game consoles with shorter time periods, and even achieve its predicted 100-million lifetime PlayStation 4 sales within a much shorter time frame, barring “some massive economic or political disaster”.

Now what I think is that Sony is undeniably giving a hard time to Microsoft with its latest PlayStation 4 console, which outsold the Xbox One by 3:1 ratio, but that apparently does not mean that the American platform holder will have to end this duel by giving up its latest video game console, that, as far as I think, is something very unlikely to happen. Microsoft has started to take the right decisions now after dropping the price of the Xbox One to $399, and with that done, we might see the console catching up with the PlayStation 4 soon. As far as PlayStation 5 and 3D stacked RAM are concerned, the report came up with good facts, so the speculations seem fairly appropriate.


Read more: http://wccftech.com/sonys-playstati...isteringly-fast-3d-stacked-ram/#ixzz3OHR0jGl2

http://wccftech.com/sonys-playstation-5-reportedly-feature-blisteringly-fast-3d-stacked-ram/
 
Pessoalmente já não tenho a mesma paciência de quando era puto para estar a insistir até "vencer o jogo".

Mas entendo e concordo que os jogos de hoje são demasiado
fáceis, até pelo caminho que seguiram, hoje em dia grande parte dos videojogos são filmes interactivos.

Não tens a mesma paciencia, ou os jogos hoje em dia estão tão facilitados que nem te da a mesma piada?

Ainda hoje tive a jogar um Super Mario no meu GB e apesar de ja ter passado aquele jogo "n" vezes, não consegui parar enquanto não o passei.. Como comparação, na PS3 tenho o GT6 que jogo uma vez por semana e por vezes, nem isso.

Eu li o post do @Morais e concordo a 100%. Nos dias de hoje, se sai um jogo mais dificil é o caos.. Eu nunca joguei ao Dark Souls e ja sei que é um jogo dificil como tudo. (Ou será um jogo que exige perícia de quem tá a jogar?)

E sobre o super mario, lembro-me sempre deste artigo

É triste ler isto, sobre pessoas que são "gamers"...
 
Back
Topo