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Quando o pessoal se aperceber que só vai ter +/- 650 GB para poder instalar jogos na PS5, vai ser bonito.
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?
Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.
Ao ler certos comentários nas redes sociais e afins dá-me a sensação que a Xbox Series X vem com um HDD.
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?
Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.
No geral quando a malta vir que vai passar a vida a instalar e desinstalar jogos, vai querer voltar aos HDD.
A expansão inicial das capacidades vai ser cara e limitada, por exemplo na XSX a unidade expansivel está limitada a 1TB e não acredito que custa menos de 199€ e devo estar a ser positivo.
Para expandir a PS5 apesar de ser mais "aberta", os discos de 1TB compatíveis devido à velocidade, ainda devem ir para o dobro dos da X.
E não acredito que a compressão nesta geração vá fazer tanta diferença, isso e não haver necessidade de dados repetidos como havia para os HDD.
Já leste sobre o Velocity Architecture da Series X? A consola tem hardware especifico para prever e fazer apenas transferência das texturas que o jogo realmente precisa naquele momento. Isto é uma tecnologia que a Microsoft desenvolveu e tudo indica que a PS5 não tem.
Ou seja, o SSD é mais lento, mas vai fazer transferência apenas das texturas necessárias. Na PS5 irá fazer a transferência de tudo, ou seja, o SSD é mais rápido, mas também precisa de passar mais dados.
A componente de software pode ser tão ou mais importante que o hardware, e nesse aspecto, muito poucas empresas conseguem bater a Microsoft.
Já leste sobre o Velocity Architecture da Series X? A consola tem hardware especifico para prever e fazer apenas transferência das texturas que o jogo realmente precisa naquele momento. Isto é uma tecnologia que a Microsoft desenvolveu e tudo indica que a PS5 não tem.
Ou seja, o SSD é mais lento, mas vai fazer transferência apenas das texturas necessárias. Na PS5 irá fazer a transferência de tudo, ou seja, o SSD é mais rápido, mas também precisa de passar mais dados.
A componente de software pode ser tão ou mais importante que o hardware, e nesse aspecto, muito poucas empresas conseguem bater a Microsoft.
Qual seria o problema? Se um jogo na PS5 carregar em 5 segundos e na XBSX demorar 8 segundos, que diferença faz?
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?
Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.
Tens noção que grande parte dos users no PC tem SSD's "normais"? (até piores que o da XSX)
Tipo, um 3rd party ia lançar um jogo PC para uma pequena parte só porque sim?
Como é que os jogos atuais ainda saem para HDD, visto que já existe SSD há 1 década!!!
(se calhar os estudios ainda não sabem o que é um SSD, deve ser por isso, vá lá que a PS5 lhes ensina alguma coisa)
Se o SSD estivesse implementado em quase todos os computadores, já terias jogos com o requisito SSD.
Entretanto, muitos recomendam, mas dão a possibilidade de jogar num HDD, pois não querem perder mercado.
O SSD atual pode vir a tornar-se requisito contante nos jogos, quando já houverem SSD's bem mais rápidos que o da Sony à venda.
É o tamanho de mercado que dita os requisitos, e não os estúdios. 3rd partys vão sempre desenvolver para o maior mercado possível.
Não estava a falar dos loadings, estava a abordar uma possível estratégia da Sony que justificasse o facto de privilegiarem o SSD.
Qual seria o problema? Se um jogo na PS5 carregar em 5 segundos e na XBSX demorar 8 segundos, que diferença faz?
Já se arranja ssd nvme com 2TB por 240 euros , com iva. Com pice gen4.
O ssd da xbsc com 2 TB deve ficar abaixo dos 100 euros.
Estava a levantar a hipótese de poderem vir a ser criados jogos cuja jogabilidade seria diferente da que conhecemos hoje. Para os estúdios hoje ainda lhes é indiferente se os jogadores utilizam HDD ou SSD. Talvez não me tenha feito entender bem, mas de qualquer das formas já se pôde concluir que isso à partida não irá conferir um vantagem competitiva à Sony.
E que estratégia é essa?
Que é que o SSD da PS5 vai fazer assim de tão especial?
Sendo a read speed x2 não seria 5-10?
O night_sign está a falar do "cartucho" SSD da Seagate que vai ser usado para expansão nas Series.
O que tu ainda não percebeste é que o SSD da PS5 não é o salto que tu pensas face ao da Series X e dos PCs no geral. É que nem é o topo da cadeia alimentar em termos de SSDs. Acima dos NVME ainda há os Optane.
Verdade seja dita,e baseado nos system requirements para pc do The Medium, um SSD nem vai ser uma obrigação para a malta do PC jogar jogos desenhados para as novas consolas.
Sendo a read speed x2 não seria 5-10?
O night_sign está a falar do "cartucho" SSD da Seagate que vai ser usado para expansão nas Series.
O que tu ainda não percebeste é que o SSD da PS5 não é o salto que tu pensas face ao da Series X e dos PCs no geral. É que nem é o topo da cadeia alimentar em termos de SSDs. Acima dos NVME ainda há os Optane.
Verdade seja dita,e baseado nos system requirements para pc do The Medium, um SSD nem vai ser uma obrigação para a malta do PC jogar jogos desenhados para as novas consolas.
Sendo a read speed x2 não seria 5-10?
É só ler o que disse, mas no fundo poderia passar por tentar mover o mercado no sentido de ser necessária a utilização do mesmo género de SSD's.
Isso não me perguntes a mim, não sou a Sony.
Ou seja, voltamos à minha questão que o ecossistema de desenvolvimento fragmentado vai prejudicar os jogos.
Muitos jogos vão ser hold back logo na fase de definição do conceito e scope por terem de correr em hardware tão díspar.