Multiplataforma Discussão sobre Consolas da Nova Geração [Hardware, Comparações Técnicas] - REGRAS 1º POST

Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?

Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.
 
Quando o pessoal se aperceber que só vai ter +/- 650 GB para poder instalar jogos na PS5, vai ser bonito.

No geral quando a malta vir que vai passar a vida a instalar e desinstalar jogos, vai querer voltar aos HDD.

A expansão inicial das capacidades vai ser cara e limitada, por exemplo na XSX a unidade expansivel está limitada a 1TB e não acredito que custa menos de 199€ e devo estar a ser positivo.
Para expandir a PS5 apesar de ser mais "aberta", os discos de 1TB compatíveis devido à velocidade, ainda devem ir para o dobro dos da X.


E não acredito que a compressão nesta geração vá fazer tanta diferença, isso e não haver necessidade de dados repetidos como havia para os HDD.
 
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?

Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.

Já leste sobre o Velocity Architecture da Series X? A consola tem hardware especifico para prever e fazer apenas transferência das texturas que o jogo realmente precisa naquele momento. Isto é uma tecnologia que a Microsoft desenvolveu e tudo indica que a PS5 não tem.
Ou seja, o SSD é mais lento, mas vai fazer transferência apenas das texturas necessárias. Na PS5 irá fazer a transferência de tudo, ou seja, o SSD é mais rápido, mas também precisa de passar mais dados.

A componente de software pode ser tão ou mais importante que o hardware, e nesse aspecto, muito poucas empresas conseguem bater a Microsoft.
 
Ao ler certos comentários nas redes sociais e afins dá-me a sensação que a Xbox Series X vem com um HDD.

E que a PS5 tirando o SSD vem com hardware de 2013, quer dizer nem o SSD se safa :-D

O que vi até agora é pop-ins e low res num first party num lado e frame drops num third party no outro lado, especialistas a dizer que o SSD na PS5 é brutal e outros a dizer que é um poucochinho melhor que o da Xbox, nem vou falar do GPU e CPU que dum lado é brutal e noutro é uma cagada, tou pra ver a diferença quando os jogos saírem, ah espera nessa altura os devs são incompetentes porque não sabem puxar pelo SSD mega rápido ou pelos 12 Tflops.

:004:
 
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?

Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.

Qual seria o problema? Se um jogo na PS5 carregar em 5 segundos e na XBSX demorar 8 segundos, que diferença faz?

No geral quando a malta vir que vai passar a vida a instalar e desinstalar jogos, vai querer voltar aos HDD.

A expansão inicial das capacidades vai ser cara e limitada, por exemplo na XSX a unidade expansivel está limitada a 1TB e não acredito que custa menos de 199€ e devo estar a ser positivo.
Para expandir a PS5 apesar de ser mais "aberta", os discos de 1TB compatíveis devido à velocidade, ainda devem ir para o dobro dos da X.


E não acredito que a compressão nesta geração vá fazer tanta diferença, isso e não haver necessidade de dados repetidos como havia para os HDD.

Já se arranja ssd nvme com 2TB por 240 euros , com iva. Com pice gen4.
O ssd da xbsc com 2 TB deve ficar abaixo dos 100 euros.
 
Já leste sobre o Velocity Architecture da Series X? A consola tem hardware especifico para prever e fazer apenas transferência das texturas que o jogo realmente precisa naquele momento. Isto é uma tecnologia que a Microsoft desenvolveu e tudo indica que a PS5 não tem.
Ou seja, o SSD é mais lento, mas vai fazer transferência apenas das texturas necessárias. Na PS5 irá fazer a transferência de tudo, ou seja, o SSD é mais rápido, mas também precisa de passar mais dados.

A componente de software pode ser tão ou mais importante que o hardware, e nesse aspecto, muito poucas empresas conseguem bater a Microsoft.

Teóricamente a Velocity Archetectura dá 100GB de acesso imediato.
Vamos ter mesmo de esperar os primeiros multis.
 
Já leste sobre o Velocity Architecture da Series X? A consola tem hardware especifico para prever e fazer apenas transferência das texturas que o jogo realmente precisa naquele momento. Isto é uma tecnologia que a Microsoft desenvolveu e tudo indica que a PS5 não tem.
Ou seja, o SSD é mais lento, mas vai fazer transferência apenas das texturas necessárias. Na PS5 irá fazer a transferência de tudo, ou seja, o SSD é mais rápido, mas também precisa de passar mais dados.

A componente de software pode ser tão ou mais importante que o hardware, e nesse aspecto, muito poucas empresas conseguem bater a Microsoft.

Não sabia disso. Sendo assim à partida cai por terra o que estava a dizer.

Qual seria o problema? Se um jogo na PS5 carregar em 5 segundos e na XBSX demorar 8 segundos, que diferença faz?

Não estava a falar dos loadings, estava a abordar uma possível estratégia da Sony que justificasse o facto de privilegiarem o SSD.
 
Se um jogo precisar da capacidade do SSD da PS5 para correr, e este SSD só estiver disponível também para PC, isso não limitaria a sua utilização apenas para PS5 e PC?

Custa-me a acreditar que esta aposta e foco no SSD esteja a ser feita por acaso.

Tens noção que grande parte dos users no PC tem SSD's "normais"? (até piores que o da XSX)

Tipo, um 3rd party ia lançar um jogo PC para uma pequena parte só porque sim?

Como é que os jogos atuais ainda saem para HDD, visto que já existe SSD há 1 década!!!

(se calhar os estudios ainda não sabem o que é um SSD, deve ser por isso, vá lá que a PS5 lhes ensina alguma coisa)
 
Tens noção que grande parte dos users no PC tem SSD's "normais"? (até piores que o da XSX)

Tipo, um 3rd party ia lançar um jogo PC para uma pequena parte só porque sim?

Como é que os jogos atuais ainda saem para HDD, visto que já existe SSD há 1 década!!!

(se calhar os estudios ainda não sabem o que é um SSD, deve ser por isso, vá lá que a PS5 lhes ensina alguma coisa)

Estava a levantar a hipótese de poderem vir a ser criados jogos cuja jogabilidade seria diferente da que conhecemos hoje. Para os estúdios hoje ainda lhes é indiferente se os jogadores utilizam HDD ou SSD. Talvez não me tenha feito entender bem, mas de qualquer das formas já se pôde concluir que isso à partida não irá conferir um vantagem competitiva à Sony.
 
Se o SSD estivesse implementado em quase todos os computadores, já terias jogos com o requisito SSD.

Entretanto, muitos recomendam, mas dão a possibilidade de jogar num HDD, pois não querem perder mercado.

O SSD atual pode vir a tornar-se requisito contante nos jogos, quando já houverem SSD's bem mais rápidos que o da Sony à venda.

É o tamanho de mercado que dita os requisitos, e não os estúdios. 3rd partys vão sempre desenvolver para o maior mercado possível.
 
Se o SSD estivesse implementado em quase todos os computadores, já terias jogos com o requisito SSD.

Entretanto, muitos recomendam, mas dão a possibilidade de jogar num HDD, pois não querem perder mercado.

O SSD atual pode vir a tornar-se requisito contante nos jogos, quando já houverem SSD's bem mais rápidos que o da Sony à venda.

É o tamanho de mercado que dita os requisitos, e não os estúdios. 3rd partys vão sempre desenvolver para o maior mercado possível.

Não disse o contrário. Mas gostava de sublinhar que o mercado não se move sozinho. Se houvesse a tal grande diferença nos SSD e um dos estúdios da Sony lançasse um título para PS5 e PC que necessitasse obrigatoriamente de um SSD do mesmo género e este fosse um sucesso, dou quase como certo que haveria gente a comprar o mesmo género de SSD para os seus PC's.
 
Qual seria o problema? Se um jogo na PS5 carregar em 5 segundos e na XBSX demorar 8 segundos, que diferença faz?



Já se arranja ssd nvme com 2TB por 240 euros , com iva. Com pice gen4.
O ssd da xbsc com 2 TB deve ficar abaixo dos 100 euros.

Sendo a read speed x2 não seria 5-10?

O night_sign está a falar do "cartucho" SSD da Seagate que vai ser usado para expansão nas Series.

Estava a levantar a hipótese de poderem vir a ser criados jogos cuja jogabilidade seria diferente da que conhecemos hoje. Para os estúdios hoje ainda lhes é indiferente se os jogadores utilizam HDD ou SSD. Talvez não me tenha feito entender bem, mas de qualquer das formas já se pôde concluir que isso à partida não irá conferir um vantagem competitiva à Sony.

O que tu ainda não percebeste é que o SSD da PS5 não é o salto que tu pensas face ao da Series X e dos PCs no geral. É que nem é o topo da cadeia alimentar em termos de SSDs. Acima dos NVME ainda há os Optane.

Verdade seja dita,e baseado nos system requirements para pc do The Medium, um SSD nem vai ser uma obrigação para a malta do PC jogar jogos desenhados para as novas consolas.
 
E que estratégia é essa?
Que é que o SSD da PS5 vai fazer assim de tão especial?

É só ler o que disse, mas no fundo poderia passar por tentar mover o mercado no sentido de ser necessária a utilização do mesmo género de SSD's.

Isso não me perguntes a mim, não sou a Sony.

Sendo a read speed x2 não seria 5-10?

O night_sign está a falar do "cartucho" SSD da Seagate que vai ser usado para expansão nas Series.



O que tu ainda não percebeste é que o SSD da PS5 não é o salto que tu pensas face ao da Series X e dos PCs no geral. É que nem é o topo da cadeia alimentar em termos de SSDs. Acima dos NVME ainda há os Optane.

Verdade seja dita,e baseado nos system requirements para pc do The Medium, um SSD nem vai ser uma obrigação para a malta do PC jogar jogos desenhados para as novas consolas.

Que raio, já reconheci que não estava a par da tecnologia da MS.

Só levantei uma hipótese pela qual poderia passar a estratégia da Sony. E o The Medium é um jogo qualquer, como todos os outros a que assistimos hoje em dia.

Ou não perceberam nada do que eu disse ou não estão a querer perceber.
De qualquer das formas isto é uma não discussão, o Ansatsu já veio esclarecer que as diferenças entre os SDD da PS5 e Xbox não deverão ser notórias.
 
Última edição pelo moderador:
@Pigment acho que mais rápido se mete requisitos mínimos no PC uns 16 ou 32gb de RAM (que funcionaria como uma cache para SSDs de PC mais lentos ou HDD) do que exigir um SSD com performance igual ao da PS5.
 
Sendo a read speed x2 não seria 5-10?

O night_sign está a falar do "cartucho" SSD da Seagate que vai ser usado para expansão nas Series.



O que tu ainda não percebeste é que o SSD da PS5 não é o salto que tu pensas face ao da Series X e dos PCs no geral. É que nem é o topo da cadeia alimentar em termos de SSDs. Acima dos NVME ainda há os Optane.

Verdade seja dita,e baseado nos system requirements para pc do The Medium, um SSD nem vai ser uma obrigação para a malta do PC jogar jogos desenhados para as novas consolas.

Ou seja, voltamos à minha questão que o ecossistema de desenvolvimento fragmentado vai prejudicar os jogos.
Muitos jogos vão ser hold back logo na fase de definição do conceito e scope por terem de correr em hardware tão díspar.
 
Sendo a read speed x2 não seria 5-10?

Existem outros bottlenecks dentro do sistema. Compilação de shaders, descompressão, latências, IOPs, etc.
Não creio que vá ser o dobro. A velocidade de leitura teórica máxima é apenas uma medida e não é a mais importante.
Falta-nos ver outras coisas importantes de um SSD, como IOPs, o hardware de descompressão, sistema de ficheiros, tamanho da TLB, uso de TLC ou QLC, tamanho da cache SLC/MLC.

É só ler o que disse, mas no fundo poderia passar por tentar mover o mercado no sentido de ser necessária a utilização do mesmo género de SSD's.

Isso não me perguntes a mim, não sou a Sony.

Isso que dizes é o objectivo. Mas qual é a estratégia?
O que pode a Sony fazer mais do que uns loadings mais rápidos?
 
Ou seja, voltamos à minha questão que o ecossistema de desenvolvimento fragmentado vai prejudicar os jogos.
Muitos jogos vão ser hold back logo na fase de definição do conceito e scope por terem de correr em hardware tão díspar.

Uma coisa é certa e já alertei várias vezes @Bugu1990, nos primeiros 2 anos de uma nova consola é difícil ter jogos que sejam focados no desenvolvimento desta, quando ela nem sequer estava finalizada, pois os jogos atuais têm vários anos de desenvolvimento.

Só depois de 2022 é que podemos ter jogos a tirar proveito do hardware das consolas. Até lá não vale a pena andar com grandes espectativas de apenas algumas melhorias com a nova geração.

(para mim os loadings mais rápidos já serão grande melhoria para ambas as consolas)
 
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