PlayStation PlayStation VR2 - Tópico Oficial

A minha resposta é no sentido de achar que isto se vai tornar um produto de massas ou que vai substituir o normal que é jogar na TV.
Eu próprio tenho curiosidade, mas não desejo jogar dessa forma normalmente.

Nunca irá substituir a TV mas não é por isso que é um gimmick. Gimmick para mim foi o kinect que sem ser nos jogos de dança não servia para mais nada de jeito no mundo gaming.
Eu tenho um projector de 110" a 3,3m e jogar em VR não tem nada a ver.
Num estás completamente fora do jogo (mesmo num ecra gigante como o meu), no outro estás dentro do jogo.
A imersão não tem nada a ver entre jogar num dispositivo VR e jogar numa TV.
 
VR será o futuro, e o número de utilizadores irá disparar bastante, mas só quando algo melhor em qualidade de imagem, e ainda mais leves/comodos de usar e a custarem metade do preço ou, vá 2/3, em relação a estes PlayStation VR2, além de só necessitar de hardware mais acessível mas capaz de jogos bem mais realistas a fps mais elevados.


Jogos em VR para se disseminar precisam do equipamento ser mais acessível, ser mais cómodo/fácil de usar e de possibilitar grande imersão (bons gráficos/realismo, com FPS elevados) num hardware relativamente mediano/acessível.

Talvez numa PlayStation 7 ou na 8, se a Sony e outras empresas continuarem a apostar nisto.


Dito isto, quando estes PS VR2 saírem à partida vou comprar.
 
Não é pelo aperfeiçoamento da tecnologia que ela vai ter mais sucesso. A aceitação do VR2 vai ser a mesma que a do VR1.
Basta ver os exemplo da wii que foi um sucesso á primeira e o caso fo kinect.
 
Não é pelo aperfeiçoamento da tecnologia que ela vai ter mais sucesso. A aceitação do VR2 vai ser a mesma que a do VR1.
Basta ver os exemplo da wii que foi um sucesso á primeira e o caso fo kinect.
É pelo aperfeiçoamento da tecnologia e hardware que vai ter mais sucesso sim.
É o aperfeiçoamento e evolução que permite tornar o hardware mais simples e fácil de utilizar, poder ser utilizado em mais situações/ locais e também baixar preços.

Todas as tecnologias passam por este processo de optimização, aperfeiçoamento, melhoria da experiência de utilização e baixa de precos até atingir a massificação.

Os comandos da Wii e o Kinect eram gimmicks de uma/duas consolas para atrair clientes. Óculos VR não é um stunt exclusivo de uma/duas consolas para atrair clientes e ser diferente do que há no mercado, é tecnologia muito valida tanto para várias formas de entretimento - jogar, ver filmes, tours virtuais, etc, como também a nível profissional em algumas áreas.
Só precisa mesmo é da tecnologia evoluir e amadurecer um bom bocado para ser mais confortável, barata e simples de usar.


Agora estes VR2 devem ter sucesso aproximado ou pouco mais que os VR1, sim. Como disse a tecnologia não está no ponto para a massificação, para ser atractiva para muitos clientes.
Mas no futuro deve chegar a esse ponto, sem dúvida.
 
Última edição:
A tecnologia do VR tem tudo para ter sucesso mas não é a substituição dos jogos tradicionais. Nunca terá a mesma adesão.

Depois depende sempre da forma com a mesma é utilizada. Uma empresa como o Facebook tinha tudo para poder dar um empurrão grande ao VR e só fizeram disparates e levaram a coisa numa direção que não ajudou nada.

A minha grande esperança na Sony é que eles, para além de desenvolverem hardware de qualidade têm capacidades para desenvolver software para o acompanhar.

Estes PSVR2 têm algumas vantagens grandes face aos PSVR1. Têm uma maior facilidade de utilização, apesar de ainda terem o fio. O que eles estão a fazer em termos de tracking é muito superior aos PSVR1 e por isso terá muito melhores resultados e o Eye Tracking ligado à capacidade da PS5 terá capacidade de apresentar jogos e experiências fantásticas a nível gráfico.
O principal entrave neste lançamento é que há muito menos PS5 na mão dos utilizadores do que havia PS4's no lançamento do PSVR1.

Mas a grande mais valia da Sony nem sequer é no hardware, é no software. Se conseguirem lançar jogos de qualidade específicos para o PSVR2 e ainda lhe juntarem modos/experiências para o VR em todos os jogos AAA 1st party como disseram que é o seu objetivo, dão um passo gigante para o sucesso do PSVR2 e do VR como um todo.
 
É pelo aperfeiçoamento da tecnologia e hardware que vai ter mais sucesso sim.
É o aperfeiçoamento e evolução que permite tornar o hardware mais simples e fácil de utilizar, poder ser utilizado em mais situações/ locais e também baixar preços.

Todas as tecnologias passam por este processo de optimização, aperfeiçoamento, melhoria da experiência de utilização e baixa de precos até atingir a massificação.

Os comandos da Wii e o Kinect eram gimmicks de uma/duas consolas para atrair clientes. Óculos VR não é um stunt exclusivo de uma/duas consolas para atrair clientes e ser diferente do que há no mercado, é tecnologia muito valida tanto para várias formas de entretimento - jogar, ver filmes, tours virtuais, etc, como também a nível profissional em algumas áreas.
Só precisa mesmo é da tecnologia evoluir e amadurecer um bom bocado para ser mais confortável, barata e simples de usar.


Agora estes VR2 devem ter sucesso aproximado ou pouco mais que os VR1, sim. Como disse a tecnologia não está no ponto para a massificação, para ser atractiva para muitos clientes.
Mas no futuro deve chegar a esse ponto, sem dúvida.

O 3D chorou ao ler o teu comentário.
 
E o VR também apareceu, morreu e voltou a aparecer agora que é viável.
Já está aí há praticamente uma década e sobrevive. Pior não vai ficar.

Já agora, o 3D quando surgiu com o Avatar não foi nada de absolutamente novo. Já existia 3D antes. Já tinha existido filmes 3D há várias décadas.
Apenas se popularizou, mas nunca conseguiu atingir popularidade necessária para lá das salas de cinema.
 
Os comandos da Wii e o Kinect eram gimmicks de uma/duas consolas para atrair clientes. Óculos VR não é um stunt exclusivo de uma/duas consolas para atrair clientes e ser diferente do que há no mercado, é tecnologia muito valida tanto para várias formas de entretimento - jogar, ver filmes, tours virtuais, etc, como também a nível profissional em algumas áreas.
Só precisa mesmo é da tecnologia evoluir e amadurecer um bom bocado para ser mais confortável, barata e simples de usar.

As coisas não são assim tão lineares quanto isso... O Kinect 2 também esteve no PC, que até foi onde foi mais utilizado, e não conseguiu fazer nada de mais.

Para PC já existem dezenas de VR de todos os preços possíveis e não se tornou tão mainstream quanto isso. Não é por aparecer a segunda geração na PS5 que vai ser um sucesso, quando no PC existe uma base de utilizadores dezenas de vezes maior que as consolas, existem centenas de jogos, consegue ser tão representativo.

Como disse, existem muitos jogos que não fazem sentido com o VR e para além disso, existem jogos que fazem sentido, mas as pessoas simplesmente não gostam de jogar com isso na cabeça.
 
Para o 3D acho que o problema era que obrigava a comprar o conteúdo, não existiam transmissões e a tecnologia não era standard, havia óculos passivos, ativos e o user normal não estava para isso até porque o ganho era pequeno para o "esforço".
Atualmente, com o streaming talvez pegasse melhor pois não obrigaria a comprar filme a filme, mas só daqui a muitos anos é que lhe voltarão a pegar.
Disto isto, acho que ainda não é agora que vai massificar, principalmente pelo preço, é um brinquedo caro.
 
Sinceramente acho que o VR mais depressa tem uma boa experiência que o 3D.

O VR aperfeiçoando o tracking, é tudo uma questão dos computadores (e consolas) terem poder suficiente para aguentar os graficos. Porque de resto enfiar lá dois ecrãs com resolução alta não há de ser complicado dado que qualquer smartphone hoje em dia já tem ecrãs com resoluções altíssimas também.

O 3D é mais complicado. Pelo menos na altura, um gajo tinha que alinhar os astros e ter a TV certa, os oculos certos, estar sentado no sitio certo... Um engodo, para ainda assim a qualidade visual não ser tão boa, em detrimento de ser apenas 3D.
 
Anda aí um software que permite transformar todos os jogos feitos em Unreal 4 em jogos com VR quase como se fosse nativo ao jogo, basta essa tecnologia se espalhar e o VR passaria a ter uma livraria de software enorme. Basta aperfeiçoarem e a Sony "permitir" o seu uso na consola.
https://www.pcgamer.com/legendary-modder-works-to-bring-all-unreal-engine-games-to-vr/

Bem a Sony disse que era muito fácil adaptar qualquer jogo a VR. E acredito que seja. Penso que o mais difícil seja adaptar o jogo aos comandos. A parte gráfica deve ser relativamente fácil.
 
Bem a Sony disse que era muito fácil adaptar qualquer jogo a VR. E acredito que seja. Penso que o mais difícil seja adaptar o jogo aos comandos. A parte gráfica deve ser relativamente fácil.
Pelo que andei a ler, esse mod já consegue por os jogos a funcionar com os comandos VR (parece que no início obrigava a usar o comando normal), o que num ambiente controlado como o da PS5 em que só existe um modelo de comando ainda deve ser menos complicado.
 
A Sony diz que é fácil adaptar qualquer jogo a VR mas depoia não adapta os do VR1 ou VR2.

Não sabemos se a Sony vai ou não adaptar os seus jogos VR1 para o VR2. Aliás à uma forte possibilidade de adaptarem.

A questão é a retro compatibilidade, não o desenvolvimento ou adaptação de uma nova versão.

A Sony hoje tem pelo menos um jogo que tem “upgrade” ao ser jogado através do VR1 na PS5 vs PS4.
 
A Sony diz que é fácil adaptar qualquer jogo a VR mas depoia não adapta os do VR1 ou VR2.
Ninguém disse que não adaptariam os jogos, apenas que não há retrocompatibilidade, ou seja, não vão correr as-is, o que já se imaginaria dada a diferença no tracking e comandos.
O adicionar hardware para garantir compatibilidade aumentaria a complexidade, o custo e o peso do novo headset o que não compensaria, sai mais barato fazer um patch aos jogos mais populares.
 
Não deve ser dificil, só que nem todas as empresas devem achar que compensa. Eu acho que o problema maior está no tracking e nos comandos. A parte dos gráficos deve ter zero impacto.

A situação corre mais ou menos assim: Se vêm forma de vender mais jogos e fazer mais dinheiro, o jogo é retrocompactível. Caso contrário não justifica renovar licenças e coisas do género.

Só que em tempos modernos, é mais facil vender um remaster por um X dinheiro.

Até certo ponto custa crer como é que a PS5 é retrocompactivel com a PS4. Talvez por a Xbox ter uma postura mais a favor desse tipo de coisa e não quisessem ter essa desvantagem. Ou porque entretanto entrou o covid e viram que o desenvolvimento de jogos ia atrasar. Ou então porque lhes facilitava as pessoas transitarem para um sistema novo. Ou um misto de um pouco disso tudo.

O VR1 não vendeu assim tanto, não me choca não ser retrocompactivel no VR2. É pena, sim, mas também sei que os jogos do VR1 tinham muito pouca qualidade de imagem, dado as limitações do sistema. Acho que de tudo o que é remastered nos dias de hoje, alguns titulos do VR1 devem ser dos que fazem mais sentido verem uma versão nativa do VR2.

Aguardo pelo Astro Bot, já que até já o ofereceram no plus :berlusca:
 
Back
Topo