Plex media server

Se fosse para mudar ia para o Emby. Mas como já tenho o meu Plex tão trabalhado, não vou sequer tentar ( partindo do princípio que não acontece nada de extremo ).
 
Sou utilizador PLEX já algum tempo e durante esta semana instalei no servidor o Jellyfin, concorrente direto do PLEX com opções brutais.

E em termos de clientes? Só há para android? Este tipo de serviços enquanto não tiver clientes em todo o lado, fica mais complicado de crescer em numero de utilizações.
 
Para quem tem ios pode usar o MrMC para aceder À sua Lib de plex

De qq forma recomendo o plex pass para quem quer HW transcoding,TV stream e notificações.

Quem quiser monitorizar o servidor pode usar o Varys em IOS
 
@queiroga12 no site diz ter vários, mas grande parte criado e suportado por voluntários...
https://jellyfin.readthedocs.io/en/latest/clients/

Mas como foi dito, o emby sempre dá para testar sem arruinar o que já existe do plex. Eu testei, vi que para mim não tinha grande evolução vs plex, apaguei e arranquei outra vez o plex.


Já tem bastantes por acaso, mas ainda não tem para TVs LG, ou seja para mim ainda não dá. Talvez experimente só pela brincadeira da coisa, ver como é.
 
Para quem tem ios pode usar o MrMC para aceder À sua Lib de plex

De qq forma recomendo o plex pass para quem quer HW transcoding,TV stream e notificações.

Quem quiser monitorizar o servidor pode usar o Varys em IOS

O plex pass em nada altera o transcoding.
Isso depende do hardware do servidor plex.
 
Não precisas de Plex Pass para fazer transcoding, mas precisas para fazer Hardware Transcoding, isto é, transcode utilizando GPU.

Info: https://support.plex.tv/articles/115002178853-using-hardware-accelerated-streaming/
Propaganda do plex para comprar o plex pass.
Terá sempre que tem um bom Hardware porque não tem computador com bom GPU se não tiver um bom CPU.
A não ser que se invista numa placa grafica dedicada tipo uma GTX mas mesmo assim não é preciso ter plex pass para ser a placa grafica a fazer o transcoding que o consegue à mesmo por GPU.
 
Propaganda do plex para comprar o plex pass.
Propaganda? É um artigo de suporte a explicar uma funcionalidade premium.

Estou apenas a tentar ajudar, se não sou bem-vindo, posso continuar com o meu dia noutro lado :-)

Terá sempre que tem um bom Hardware porque não tem computador com bom GPU se não tiver um bom CPU.
Podes ter um computador com um CPU já com alguns anos, e um GPU recente. Da mesma forma, podes ter um CPU com poucos cores, mas capaz de utilizar o chip gráfico para hardware transcoding.
Repara, um i7 de 2011 é antigo mas pode fazer hardware transcode pelo iGPU. Eu tenho um Mac Mini de 2012 com um i5 que ainda hoje consegue fazer muito mais transcodes de 1080p a 10Mbps de bitrate com o iGPU do que o CPU consegue. É uma excelente forma de dar nova vida a hardware mais antigo.

Podes ver a lista de CPUs da Intel que suporta Quick Sync Video aqui: https://ark.intel.com/content/www/u...er.html?productType=873&0_QuickSyncVideo=True.

Com as gráficas, se quiseres fazer hardware transcode de h265/HEVC precisas de algo como uma GTX (Pascal), sim. Mas para h264 tens N modelos mais antigos que fazem transcode sem problema. Podes ver a lista oficial da NVIDIA aqui: https://developer.nvidia.com/video-encode-decode-gpu-support-matrix.

(...) mas mesmo assim não é preciso ter plex pass para ser a placa grafica a fazer o transcoding que o consegue à mesmo por GPU.
Não é? Podes-me mostrar um screenshot do dashboard do teu PMS a fazer um transcode por hardware, sem Plex Pass?

É que se consegues, encontraste um bug... apenas a NVIDIA SHIELD e os WD My Cloud Pro podem fazer hardware transcode sem um Plex Pass.
 
É que se consegues, encontraste um bug... apenas a NVIDIA SHIELD e os WD My Cloud Pro podem fazer hardware transcode sem um Plex Pass.
Tenho a nvidia shield TV e garanto-te que não consegues fazer transcoding de jeito.

E não compares um transoding por CPU para GPU.
O transcoding por GPU tambem consegues sem plex pass mas acredito que seja mais rapido pelo plex pass porque está optimizado e logicamente perdes mais qualidade.

Eu desisti de transcoding porque agora está tudo a sair em HEVC e aproveitando um PC antigo esquece.
Vejo tudo por direct play que não perco qualidade.
 
Ah, tens um PMS a correr na NVIDIA SHIELD. Portanto sim, consegues fazer hardware transcode, esse device é "especial". :-)

E não compares um transoding por CPU para GPU.
A qualidade não é tão boa. São escolhas. There's a downside to everything ;-)

O transcoding por GPU tambem consegues sem plex pass mas acredito que seja mais rapido pelo plex pass porque está optimizado e logicamente perdes mais qualidade.
Reitero que transcode por GPU, fora os devices "especiais" só funcionam com um Plex Pass. Se não tiveres Plex Pass faz transcode na mesma, mas pelo CPU.

Eu desisti de transcoding porque agora está tudo a sair em HEVC e aproveitando um PC antigo esquece.
Vejo tudo por direct play que não perco qualidade.
Concordo, até porque transcode de HDR (bt2020) ainda não é possível, pois as cores extra perdem-se, resultando numa experiência pior. Estamos a tentar melhorar isso, mas por enquanto HDR só com Direct Play ou Direct Stream.

Razão pela qual no meu PMS com os filmes 4K HDR tenho quase sempre uma versão 1080p SDR para quem precisa de fazer transcode (tenho alguns familiares que se estão a lixar para HDR, mas querem na mesma ver o filme :Whatever:).
 
O transcoding por GPU tambem consegues sem plex pass

Ajuda-me lá como fizeste essa magia, isto se não tiveres a falar do Nvidia Shield.

E sim, Transcoding por GPU faz TODA a diferença, ainda há dias andei a testar Unraid com GTX 960 e o Transcode no PLEX fazia uma diferença brutal ;)
 
Ajuda-me lá como fizeste essa magia, isto se não tiveres a falar do Nvidia Shield.
Já respondeste à pergunta "Nvidia Shield" mas como disse anteriormente é sofrivel e demora uma eternidade.
E sim, Transcoding por GPU faz TODA a diferença
Na rapidez sim, não na qualidade.

Mas com as velocidades de internet que já existem já se consuegue fazer direct play de filmes HEVC (10 a 15GB), logicamente que não são "remux" de blu-rays mas tem melhor qualidade do que fazer trancodings.

Ah, tens um PMS a correr na NVIDIA SHIELD. Portanto sim, consegues fazer hardware transcode, esse device é "especial". :-)
Já tive de inicio, mas devido à lentidam e perca de qualidade, agora tenho num NAS mas só em direct play.
O NAS é fraquito (wd my cloud ex2 ultra) e apesar de não fazer transcoding é mais pratico.

Estamos a tentar melhorar isso, ...
O que queres dizer com isso?
Trabalhas para a plex?
É que se for tenho algumas questões que sou e todo mundo tem sido ignorado no forum oficial da plex.
 
Sim, faço parte da equipa iOS/tvOS.

Chuta, não garanta que consiga ajudar directamente, mas posso investigar e passar a mensagem à equipa certa :)

Se fazes parte do IOS/tvOS é a vantagem que esse sistema tem e não existe nos outros, que é os capítulos dos filmes.
IOS/tvOS é exclusivo em criar imagem dos capítulos e poderes de início começar no que quiseres como num menu de DVD.
Quando para os outros sistemas (android e kodi addon no meu interesse) não existe.

Outro grande problema é o (parecer) ignorar quem vê os filmes com legendas.
Não existem grandes opções para as legendas, mais variedade de tamanho, sombreado, deslocamento das legendas em altura principalmente e a possibilidade de colocar as legendas na barra inferior preta de um filme que foi cortado (cropping) dessas barras.

Não uso a app android na Nvidia shield TV exactamente por isso.
Tenho usado o plex mas pelo addon do kodi (dentro do kodi) porque passa a ser o player do kodi a exibir os filmes que tenho no plex com as configurações do kodi devido ás legendas.

Outra melhoria que poderia ser implantado mas não urgênte seria a possibilidade de mais diversidade de apresentação dos filmes tipo em slide, etc.

O mais importante será as legendas que deverá ser um problema que a app oficial do plex fez como player.

Ps: esqueci-me de que não é possível o plex ler ISOs de DVD ou blu-ray.
 
Se fazes parte do IOS/tvOS é a vantagem que esse sistema tem e não existe nos outros, que é os capítulos dos filmes.
IOS/tvOS é exclusivo em criar imagem dos capítulos e poderes de início começar no que quiseres como num menu de DVD.
Quando para os outros sistemas (android e kodi addon no meu interesse) não existe.

Todos os clientes podem navegar directamente para um capítulo através do player (ie. começas o filme, navegas para capítulo X), mas tanto quanto sei apenas o iOS permite começar a sessão directamente num capítulo (através do context menu). Essa funcionalidade nunca foi planeada, tanto que nem existe esse menu na app de tvOS.

Se não consegues navegar para capítulos pelo player, aí a história é outra (bug?) e agradeço mais info para tentar diagnosticar. :-)

Outro grande problema é o (parecer) ignorar quem vê os filmes com legendas.
Não existem grandes opções para as legendas, mais variedade de tamanho, sombreado, deslocamento das legendas em altura principalmente e a possibilidade de colocar as legendas na barra inferior preta de um filme que foi cortado (cropping) dessas barras.

Não uso a app android na Nvidia shield TV exactamente por isso.
Tenho usado o plex mas pelo addon do kodi (dentro do kodi) porque passa a ser o player do kodi a exibir os filmes que tenho no plex com as configurações do kodi devido ás legendas.

Não sei ao certo a partir de que versão foi implemento, mas já consegues fazer isso na app de Android TV:

wgnNvmF.png


Outra melhoria que poderia ser implantado mas não urgênte seria a possibilidade de mais diversidade de apresentação dos filmes tipo em slide, etc.

Nós tentamos que todos os clientes tenham uma experiência consistente, mas tentando sempre adaptar à plataforma (iOS/Android/Windows/Roku/etc). Estamos também sempre a tentar melhorar a forma como mostramos listas/grids de conteúdos, mas tanto quanto sei uma apresentação "em slide" não está nos nossos planos, sorry.

Ps: esqueci-me de que não é possível o plex ler ISOs de DVD ou blu-ray.
Tanto quanto sei, não existem planos de suportar isso no futuro próximo. O recomendado é fazer remux para MKV ou MP4.
A principal razão de não suportarmos esses formatos é porque são containers de imagens de discos com muito mais além do filme, portanto qualquer playback que daí venha não vai poder seguir o flow normal do Plex e permitir coisas como remote playback com transcode, quando necessário.
 
@hugocampossousa dando a chega ao meu problema, porreiro era dar a possibilidade de dizer o que vai requerer transcode ou não, para a malta deixar de usar a app xplay :P
Se soubesses a quantidade de vezes que já tivemos essa conversa... :-D

Infelizmente não é fácil, porque existem 2 grupos de factores para haver uma decisão:
- Capacidades do cliente (máxima resolução suportada? Suporta HEVC? Suporta HDR? Que outros containers/codecs suporta? Que formatos de legendas suporta? Está a fazer cast/airplay? Etc.)
- Capacidades do servidor (detalhes do video/audio? Existem limites de bandwidth definidos? Existem outros streams a decorrer no momento?)

Os clientes dizem ao servidor quais são as suas capacidades, e o servidor devolve uma resposta (chamamos internamente a isto o Media Decision Engine). Infelizmente, devido a muitas variáveis envolvidas, só temos uma resposta definitiva quando pedimos ao servidor uma decisão.

Podes perguntar "então porque não pedir uma decisão antecipadamente?", pode tornar-se pesado fazer esses requests e processamentos sempre que queres ver os detalhes de um filme/episódio. Em casos extremos pode envolver acesso ao ficheiro em disco no servidor, e se o tiveres configurado para fazer spin-down dos HDDs, já foste.

Neste momento tanto iOS/tvOS como Android já mostram os detalhes da sessão de playback e a resposta do MDE quando é necessário fazer transcode. Exemplos:

39Z17ko.jpg

PDe2wdK.jpg

cM42POs.jpg
 
Back
Topo