Plex media server

O server plex e a TV estão ligados com cabo de rede? Um ao outro? Assim sem nada no meio?

Pelo que percebi está tudo bem a nível de servidor plex e apps na TV e a própria tv sendo LG OLED é mais que capaz de comer ficheiros 30GB a nível de decoding. O problema aqui é a maneira como estará ligada ao pc (se por cabo de rede, deve ser crossover ou então pode haver problemas). Pode funcionar, mas sendo a placa rede do pc (gigabit?) e sendo a ligação ethernet da tv 100Mbps?? (Acho que as tvs lg oled ainda não têm gigabit ethernet, se tiverem peço desculpa) pode haver problemas. Assim sendo é melhor ligar por Wi-Fi 5GHZ (que tenho a certeza que têm).

Ligando plex server a um router AC1200 e depois a tv por wi-fi 5GHZ ao mesmo router (tudo na mesma rede como diz o @m.r.f. ) não terás problemas nenhuns nem com ficheiros de 50GB, por DLNA ou pela app plex na TV. Eu tenho uma TV "pior" que essa numa divisão da casa e com este método ela come tudo e mais alguma coisa por DLNA ligada a um servidor plex num pc+shield.
Boas,
Tenho o PC/Plex Media Server ligado ao LG OLED55CXBL, através do router Vodafone Huawei HS8247W, tenho tudo ligado através de cabos de rede, só uso o Wi-Fi para dispositivos portáteis.
A placa de rede do PC é uma Atheros L1 Gigabit Ethernet 10/100/1000Base-T Controller (Ethernet, 1Gbps).
A TV reproduz perfeitamente conteúdos em 4K do Youtube, mas mesmo que não tivesse gigabit ethernet empastelava nos filmes enviados pelo Plex ou DNLA ?
Vou fazer experiências com a ligação por Wi-Fi 5ghz e depois digo qualquer coisa.
 
Boas,
Tenho o PC/Plex Media Server ligado ao LG OLED55CXBL, através do router Vodafone Huawei HS8247W, tenho tudo ligado através de cabos de rede, só uso o Wi-Fi para dispositivos portáteis.
A placa de rede do PC é uma Atheros L1 Gigabit Ethernet 10/100/1000Base-T Controller (Ethernet, 1Gbps).
A TV reproduz perfeitamente conteúdos em 4K do Youtube, mas mesmo que não tivesse gigabit ethernet empastelava nos filmes enviados pelo Plex ou DNLA ?
Vou fazer experiências com a ligação por Wi-Fi 5ghz e depois digo qualquer coisa.

Em regra não devia, mas 1 teste na TV usando o analiti e no pc com ipref deve dizer qual a velocidade de rede que tens.

Os vídeos 4k youtube têm bitrate de um DVD untouched. O que conta para streaming é o bitrate. Com gigabit nos dois lados não há problemas no plex, mas se a placa ethernet da tv for apenas 100Mbps já poderá haver problemas. Um filme 30GB terá ~35Mbps de vídeo + 4Mbps de audio, no total ~40Mbps no qual 100Mbps parece que chega, mas não chega, porque é preciso para streaming fluído ter capacidade de rede muito superior à fonte (não sei o multiplicador exacto mas já foi aqui falado e não quero dizer barbaridades). Logo para um streaming em plex direct play fluído de um vídeo com 40Mbps (video+audio) será necessário uma velocidade de rede constante um bocado superior a 100Mbps.

Existem maneiras de dar a volta à situação mexendo na cache dos players em android (aka kodi em advancedsettings.xml) que pode minimizar as paragens, assim como algumas settings do DLNA no plex server, mas se há hipótese de usar o Wi-FI 5GHZ da TV e ela estiver relativamente perto do router para conseguir uma ligação estável por rede de cerca de 300Mbps já vale a pena. Acabam-se os problemas!!
 
Eu tenho o servidor Plex instalado num PC e costumava usar a aplicação para TV mas tinha alguns problemas com o som que obrigava a fazer transcoding e qualquer pausa que fizesse dava erro e tinha de reiniciar a aplicação. Imagino que isto seja pela TV já ter uns anos e ter certas incompatibilidades.
Entretanto comecei a usar a PS4 para ver os conteúdos do Plex e deixei de ter esses problemas no entanto chateia-me ligar a PS4 para isto.
Se comprar um Amazon Fire Stick acham que fico bem servido para isto?
A TV é full HD não tem suporte 4k.

Boas, sim um Fire TV stick 4k chega.
Eu tenho uma nvidia shield TV e um Fire TV stick 4k ligados por wireless e corre tudo em direct play, sem transcodings.
 
Boas,
Tenho o PC/Plex Media Server ligado ao LG OLED55CXBL, através do router Vodafone Huawei HS8247W, tenho tudo ligado através de cabos de rede, só uso o Wi-Fi para dispositivos portáteis.
A placa de rede do PC é uma Atheros L1 Gigabit Ethernet 10/100/1000Base-T Controller (Ethernet, 1Gbps).
A TV reproduz perfeitamente conteúdos em 4K do Youtube, mas mesmo que não tivesse gigabit ethernet empastelava nos filmes enviados pelo Plex ou DNLA ?
Vou fazer experiências com a ligação por Wi-Fi 5ghz e depois digo qualquer coisa.

eu tenho essa mesma TV ligada por ethernet (a porta é só 100mbps) na mesma rede que o servidor plex (também 100mbps) e papa tudo que é 4k com bitrates altos (dificilmente deverás ter bitrates maiores que 100mbps). se estás a ter problemas com o filme é porque está a fazer transcode, verifica se tens a opção direct play na app da tv e se o filme tem os codecs suportados pela tv, se o audio for DTS esquece pois essas tvs nao suportam.
 
Em regra não devia, mas 1 teste na TV usando o analiti e no pc com ipref deve dizer qual a velocidade de rede que tens.

Os vídeos 4k youtube têm bitrate de um DVD untouched. O que conta para streaming é o bitrate. Com gigabit nos dois lados não há problemas no plex, mas se a placa ethernet da tv for apenas 100Mbps já poderá haver problemas. Um filme 30GB terá ~35Mbps de vídeo + 4Mbps de audio, no total ~40Mbps no qual 100Mbps parece que chega, mas não chega, porque é preciso para streaming fluído ter capacidade de rede muito superior à fonte (não sei o multiplicador exacto mas já foi aqui falado e não quero dizer barbaridades). Logo para um streaming em plex direct play fluído de um vídeo com 40Mbps (video+audio) será necessário uma velocidade de rede constante um bocado superior a 100Mbps.

Existem maneiras de dar a volta à situação mexendo na cache dos players em android (aka kodi em advancedsettings.xml) que pode minimizar as paragens, assim como algumas settings do DLNA no plex server, mas se há hipótese de usar o Wi-FI 5GHZ da TV e ela estiver relativamente perto do router para conseguir uma ligação estável por rede de cerca de 300Mbps já vale a pena. Acabam-se os problemas!!
Fiz o teste por wi-fi e a mesma coisa, deve ser qualquer problema na configuração do plex, que se enviar directamento pelo windows (tecla direita do rato e seleccionar transmitir para o dispositivo....e escolho tv) dá uma imagem fluída mas não descodifica o som, seja 5.1 ou 7.1 nem legendas.
 
eu tenho essa mesma TV ligada por ethernet (a porta é só 100mbps) na mesma rede que o servidor plex (também 100mbps) e papa tudo que é 4k com bitrates altos (dificilmente deverás ter bitrates maiores que 100mbps). se estás a ter problemas com o filme é porque está a fazer transcode, verifica se tens a opção direct play na app da tv e se o filme tem os codecs suportados pela tv, se o audio for DTS esquece pois essas tvs nao suportam.

Com 100 Mbps em teoria funciona, mas duvido que na prática se consiga ver um filme de 30GB com ~40Mbps de video+audio sem paragens!!!! Muitas coisas têm de acontecer na perfeição para que um filme com esse bitrate passe sem paragens numa rede com apenas 100Mbps. É preciso nenhuma app estar em background a querer fazer updates usando a rede. O próprio plex por vezes vai à net fazer "coisas". Mas consegue-se. Eu consigo, mas nunca conseguir via SMB (protocolo usado pelo plex) e mesmo DLNA só com extra settings. Com NFS já se consegue, mas o plex não usa NFS.

E mesmo que o filme de 30GB tenha audio DTS-HD, o plex server no pc que o @jdmosorio referiu é mais do que capaz de fazer o transcoding do dts para AAC ou AC3 sem problemas e até faz com que o bitrate a passar na rede seja inferior. A questão aqui é mesmo o overload e congestionamento que pode acontecer esporadicamente numa rede de apenas 100Mbps ao passar ficheiros de ~40/50Mbps.
 
Fiz o teste por wi-fi e a mesma coisa, deve ser qualquer problema na configuração do plex, que se enviar directamento pelo windows (tecla direita do rato e seleccionar transmitir para o dispositivo....e escolho tv) dá uma imagem fluída mas não descodifica o som, seja 5.1 ou 7.1 nem legendas.
Basta a TV não suportar uma coisa que força o transcoding.
 
Fiz o teste por wi-fi e a mesma coisa, deve ser qualquer problema na configuração do plex, que se enviar directamento pelo windows (tecla direita do rato e seleccionar transmitir para o dispositivo....e escolho tv) dá uma imagem fluída mas não descodifica o som, seja 5.1 ou 7.1 nem legendas.

Transmitir para dispositivo, em princípio é por DLNA. Por DLNA, deves encontrar "n" pastas para o mesmo filme quando ligas a tv ao servidor plex. Na minha tv quando ligo por DLNA ao servidor plex, tenho imensos ficheiros para o mesmo filme, que não são ficheiros em si, apenas "transcoding profile settings" de DLNA que cada TV ou aparelho possuem por defeito e depois reportam ao servidor e ele faz o transcoding. No teu caso seria uma que metesse o audio em AAC/AC3 e com legendas embutidas, sendo necessário portanto um transcoding de video e audio que o teu servidor plex aguenta na boa porque também tenho um dual core (Intel NUC) e consegue fazer transcoding de ficheiros de 30GB para bitrate inferior com legendas externas embutidas no vídeo e audio em AAC (no caso de ser DTS-HD ou Atmos).
 
Com 100 Mbps em teoria funciona, mas duvido que na prática se consiga ver um filme de 30GB com ~40Mbps de video+audio sem paragens!!!! Muitas coisas têm de acontecer na perfeição para que um filme com esse bitrate passe sem paragens numa rede com apenas 100Mbps. É preciso nenhuma app estar em background a querer fazer updates usando a rede. O próprio plex por vezes vai à net fazer "coisas". Mas consegue-se. Eu consigo, mas nunca conseguir via SMB (protocolo usado pelo plex) e mesmo DLNA só com extra settings. Com NFS já se consegue, mas o plex não usa NFS.

E mesmo que o filme de 30GB tenha audio DTS-HD, o plex server no pc que o @jdmosorio referiu é mais do que capaz de fazer o transcoding do dts para AAC ou AC3 sem problemas e até faz com que o bitrate a passar na rede seja inferior. A questão aqui é mesmo o overload e congestionamento que pode acontecer esporadicamente numa rede de apenas 100Mbps ao passar ficheiros de ~40/50Mbps.
Penso que a solução ideal, isto para não colocar o pc á beira do tv (dado que a gráfica é muito antiga), é investir numa box 4k capaz de ler um hdd externo e que faça todas essas descodificações de imagem e som, estive a ver os preços e andam entre 30€ a 50€, qual a V/opinião ?
 
Penso que a solução ideal, isto para não colocar o pc á beira do tv (dado que a gráfica é muito antiga), é investir numa box 4k capaz de ler um hdd externo e que faça todas essas descodificações de imagem e som, estive a ver os preços e andam entre 30€ a 50€, qual a V/opinião ?

Isso sem dúvidas, box 4k resolve o problema/stress. O que estava a dizer era só para desenrascar para já. Ter um pc torre a fazer o transcoding dá, mas gasta muito realmente.

Entre 30 a 50 EUR para plex uma Fire Stick, para disco externo e ler directamente do disco, sem plex, talvez uma mi box s ou uma chinesa com coreelec, mas isso é uma mudança total de processo de ver videos. É necessário ter algum conhecimento, mas uma box chinesa com coreelec é sem dúvida a melhor solução a esse preço.

Dá uma vista de olhos neste tópico:

https://forum.zwame.pt/threads/tv-box-melhores-opcoes-neste-momento.977454/

As últimas 10/20 páginas têm bastantes recomendações.
 
Isso sem dúvidas, box 4k resolve o problema/stress. O que estava a dizer era só para desenrascar para já. Ter um pc torre a fazer o transcoding dá, mas gasta muito realmente.

Entre 30 a 50 EUR para plex uma Fire Stick, para disco externo e ler directamente do disco, sem plex, talvez uma mi box s ou uma chinesa com coreelec, mas isso é uma mudança total de processo de ver videos. É necessário ter algum conhecimento, mas uma box chinesa com coreelec é sem dúvida a melhor solução a esse preço.

Dá uma vista de olhos neste tópico:

https://forum.zwame.pt/threads/tv-box-melhores-opcoes-neste-momento.977454/

As últimas 10/20 páginas têm bastantes recomendações.
Já tenho andado a visitar esse forum e outros, assim como a pplware e de todas as opções a:

TV Box X96 Max Plus 4GB/64GB 8K S905X3 Box Android TV


parece-me a melhor e mais completa, só que está esgotada em todo o lado, talvez saiam novos modelos.
 
Já tenho andado a visitar esse forum e outros, assim como a pplware e de todas as opções a:

TV Box X96 Max Plus 4GB/64GB 8K S905X3 Box Android TV


parece-me a melhor e mais completa, só que está esgotada em todo o lado, talvez saiam novos modelos.

Ficas bem com uma de 4Gb/32GB, não precisas dos 64GB para nada. Essas boxes S905x3 são muito boas com "custom" rom Slimbox + coreelec (pen ou sdcard).

Só um à parte, essas boxes aquecem muito mesmo sem fazer quase nada. Será necessário dissipação extra (ventoinha debaixo da box, uma daquelas das torres do pc ou de um cooler chegam) e um comando air mouse (o comando que vem nessas boxes é geralmente para o lixo). Já nem falo em cabo HDMI, que embora a box traga um é melhor usar outro melhor.

Portanto, uma box dessas a ser ~40 EUR requer assim de repente (caso não se tenha já) um comando air mouse, ventoinha e cabo HDMI. Não fica por menos de 60EUR.

Mas em coreelec aquilo tem uma performance brutal quando comparada com boxes 3 vezes mais caras.

Embora, seja "safe" usar o coreelec por pen ou sdcard, cuidado ao instalar no eMMC interno, pode dar tijolada. Costuma-se alertar para o facto de que estas boxes pelo método de instalação de "custom" roms poderem ficar um tijolo, mas quem só as quer para ver filmes de um disco externo nem precisa de se preocupar com isso porque a rom que vem por defeito serve-. Até porque nem a vão usar muito e só serve para fazer "reboot update" num terminal sem usar o palito.
 
Última edição:
Penso que a solução ideal, isto para não colocar o pc á beira do tv (dado que a gráfica é muito antiga), é investir numa box 4k capaz de ler um hdd externo e que faça todas essas descodificações de imagem e som, estive a ver os preços e andam entre 30€ a 50€, qual a V/opinião ?

Estás certamente a fazer alguma coisa mal. Eu tenho uma B9 que tem menos capacidade de processamento que a CX e só filmes acima de 100Mbps é que tenho problemas, e como são raros quando aparecem resolvo a coisa a copiar o mkv para um usb e ligar directamente à tv.
Eu tenho um pc dedicado à tv há anos e quando comprei esta tv deixei praticamente de o utilizar por ver directamente tudo na tv.
Eventualmente o áudio pode ser o único constrangimento já que tenho um AV para tratar disso, que mesmo assim já não é recente e não tem suporte para atmos.

-edit-
Fui ao site da LG confirmar, a cx tem suporte para os seguintes codecs de áudio

Audio Codec AC4, AC3 (Dolby Digital), EAC3, HE-AAC, AAC, MP2, MP3, PCM, WMA, apt-X

Se o filme não tiver um destes formatos irá passar sem som.
 
Última edição:
Estás certamente a fazer alguma coisa mal. Eu tenho uma B9 que tem menos capacidade de processamento que a CX e só filmes acima de 100Mbps é que tenho problemas, e como são raros quando aparecem resolvo a coisa a copiar o mkv para um usb e ligar directamente à tv.
Eu tenho um pc dedicado à tv há anos e quando comprei esta tv deixei praticamente de o utilizar por ver directamente tudo na tv.
Eventualmente o áudio pode ser o único constrangimento já que tenho um AV para tratar disso, que mesmo assim já não é recente e não tem suporte para atmos.

-edit-
Fui ao site da LG confirmar, a cx tem suporte para os seguintes codecs de áudio

Audio Codec AC4, AC3 (Dolby Digital), EAC3, HE-AAC, AAC, MP2, MP3, PCM, WMA, apt-X

Se o filme não tiver um destes formatos irá passar sem som.
Obrigado pelos inputs, já tentei tudo, inclusivé fazer reset de fábrica ao router, certamente que algo está mal, mas apesar de todas as ajudas não consigo dar conta do recado.
Eu sei que são formatos diferentes, mas todos os filmes que quero passar para a tv, passam no telemóvel em streaming, através da app VLC, com som e legendas, sem qualquer problema.
Já comprei uma box android para ligar ao TV e assim fico com dois sistemas webOS e Android, com mais opções e menos stress.
Quando a receber e ligar, depois partilho os resultados.
 
Só não recomendei as sticks porque o @jdmosorio quer ligar um disco externo por usb em vez de usar o plex. Se for plex a fire stick 4k é provavelmente a melhor escolha ao preço referido.

Não me apercebi.
Ligar discos USB Directamente nos fire não é recomendado devido a terem que estar formatados em fat32.
Por rede (disco ligado ao router) penso que já pode estar em NTFS.
 
Ficas melhor servido com um Fire TV stick 4k.
Com essa Box terás que fazer bricolage como o @shilton referiu devido ao aquecimento.

Efectivamente pretendo ligar discos á TV Box, quanto ao aquecimento os nossos "amigos" chineses já previram essa situação, até já existem cooler´s para tv box.

Tentei anexar uma imagem, fazem uploa do google photos, mas pelos vistos a respectiva URL não dá.
Se fizerem uma pesquisa para cooler TV Box, aparece logo.

AF1QipNt1tZLOUg-A01YGEap5ugjtSgFAF-nEasOgJJx
 
Back
Topo