Plex media server

Isso deve ser algum cabo ou então transcode como já disseram.

Há forçaste o Direct Play na app do Plex na televisão?
Correcto, pelo que li o Plex tem três formas de envio dos dados:

Transcode, quando é o Plex a fazer a descodificação
Direct Play, é o TV que faz a descodificação
Streaming/DNLA, o TV também faz a descodificação

não percebi bem a diferença entre o Direct Play e o Streaming, mas também não aprofundei o tema.

Essa do cabo, já mencionado pelo @possessed é que deixou a pensar, pelo que também, á cautela vou substituir o cabo RJ45.
 
Efectivamente pretendo ligar discos á TV Box, quanto ao aquecimento os nossos "amigos" chineses já previram essa situação, até já existem cooler´s para tv box.

Tentei anexar uma imagem, fazem uploa do google photos, mas pelos vistos a respectiva URL não dá.
Se fizerem uma pesquisa para cooler TV Box, aparece logo.

AF1QipNt1tZLOUg-A01YGEap5ugjtSgFAF-nEasOgJJx

Sim, existe, basta pesquisar por cooler usb tv box, é basicamente uma ventoinha de PC (uma de 120MM chega) mas com interface usb (que se pode ligar na própria box ou num hub usb).

Quem já tiver uma ventoinha dessas em casa sem estar a ser usada e tiver um cabo usb que possa dispensar, com este método:


faz o cooler para tv box e poupa 10 EUR. O que não falta são vídeos no youtube a ensinar a fazer isso (nem sei se este é o melhor) e neste caso posso afirmar que funciona e é "safe" qb porque já testei e funciona.
 
Continuo a recomendar instalar a app "xplay", que muitos de nós usamos nas nossas LG com webOS, porque no próprio menu do video dá para identificar se o video é directplay ou transcode (já cá meti até imagens disso, nuns posts mais antigos). Eu até chegava a ter stress por causa das malditas legendsa.

XPlay salvou-me a vida nesse aspecto. Embora tudo a 1080p, vem dum server mal amanhado com quase 10 anos de vida.
 
Correcto, pelo que li o Plex tem três formas de envio dos dados:

Transcode, quando é o Plex a fazer a descodificação
Direct Play, é o TV que faz a descodificação
Streaming/DNLA, o TV também faz a descodificação

não percebi bem a diferença entre o Direct Play e o Streaming, mas também não aprofundei o tema.

Essa do cabo, já mencionado pelo @possessed é que deixou a pensar, pelo que também, á cautela vou substituir o cabo RJ45.
Não, só existe transcode e direct play.
Transcoding é conversão.

Transcoding é converter o vídeo em um codec que o leitor (no teu caso a TV) consiga suportar/descodificar.
Vai haver sempre perda de qualidade.

Em direct play o leitor (TV) consegue suportar/descodificar e como o nome diz "direct play" vês na qualidade original.
 
Continuo a recomendar instalar a app "xplay", que muitos de nós usamos nas nossas LG com webOS, porque no próprio menu do video dá para identificar se o video é directplay ou transcode (já cá meti até imagens disso, nuns posts mais antigos). Eu até chegava a ter stress por causa das malditas legendsa.

XPlay salvou-me a vida nesse aspecto. Embora tudo a 1080p, vem dum server mal amanhado com quase 10 anos de vida.
Xplay não suporta 4K hdr?
 
Sou mais um que aposta que o problema ali do user é transcoding. Eu tb tenho uma OLED (modelo 8) e consigo ver na TV sem problemas ficheiros de 40 ou 50gb (4k, HDR, etc etc etc) a fazer directplay, mas no outro dia estava a jogar no PC e senti o jogo a ter quebras, era o meu filho que estava a ver um filme qualquer antigo de pokemon com um codec que a TV não tem, e estava a forçar o meu pc a fazer transcoding (daí puxar pelo CPU e eu notar no jogo).

Quase de certeza que o ficheiro que estava a ler tem algum codec que a tv não conhece e obriga ao transcoding. Como o PC parece ser mais fraco, não aguenta o transcoding do ficheiro, o que provoca o buffering.

Já agora, aproveito para perguntar...isso do DLNA é o quê no contexto do Plex? Alguém me consegue explicar resumidamente? Obrigado
 
Continuo a recomendar instalar a app "xplay", que muitos de nós usamos nas nossas LG com webOS, porque no próprio menu do video dá para identificar se o video é directplay ou transcode (já cá meti até imagens disso, nuns posts mais antigos). Eu até chegava a ter stress por causa das malditas legendsa.

XPlay salvou-me a vida nesse aspecto. Embora tudo a 1080p, vem dum server mal amanhado com quase 10 anos de vida.
Obrigado @jamiro , mas já comprei a TV Box (certamente que não irei ter problemas de codecs e descodificação) e vou ver se começo a tirar partido do 4K, devo recebê-la durante esta semana.
 
Sou mais um que aposta que o problema ali do user é transcoding. Eu tb tenho uma OLED (modelo 8) e consigo ver na TV sem problemas ficheiros de 40 ou 50gb (4k, HDR, etc etc etc) a fazer directplay, mas no outro dia estava a jogar no PC e senti o jogo a ter quebras, era o meu filho que estava a ver um filme qualquer antigo de pokemon com um codec que a TV não tem, e estava a forçar o meu pc a fazer transcoding (daí puxar pelo CPU e eu notar no jogo).

Quase de certeza que o ficheiro que estava a ler tem algum codec que a tv não conhece e obriga ao transcoding. Como o PC parece ser mais fraco, não aguenta o transcoding do ficheiro, o que provoca o buffering.

Já agora, aproveito para perguntar...isso do DLNA é o quê no contexto do Plex? Alguém me consegue explicar resumidamente? Obrigado

O DLNA é em vez do Plex, para evitar transcodes, acaba por ser um fileserver de media e todos os clientes dentro da rede se não houver nada a bloquear conseguem aceder a eles. Tenho no Synology os dois servidores, DLNA e Plex. O plex acaba por ser o meu serviço de streaming de música mas filmes em casa 99.9% (os 0.1% é directo por usb) vai a eito por dlna.

@jdmosorio já experimentaste copiar o filma para um disco e ligá-lo directamente à tv?
 
O DLNA é em vez do Plex, para evitar transcodes, acaba por ser um fileserver de media e todos os clientes dentro da rede se não houver nada a bloquear conseguem aceder a eles. Tenho no Synology os dois servidores, DLNA e Plex. O plex acaba por ser o meu serviço de streaming de música mas filmes em casa 99.9% (os 0.1% é directo por usb) vai a eito por dlna.

@jdmosorio já experimentaste copiar o filma para um disco e ligá-lo directamente à tv?

De realçar que o DLNA não tem nada a haver com o transcoding e o direct play.

Porquê está aqui pessoal a juntar os 3 como uma forma do Plex processar o conteúdo.

O Plex só tem 2 processos: transcoding e dicert play.
O DLNA é outra coisa.
 
Última edição:
E o DLNA do plex também faz transcoding quando a TV/box não consegue fazer decoding do video/audio. O DLNA não dá para passar legendas externas a não ser que estejam embutidas no .mkv.

É um processo diferente, tem uma secção só para DLNA no plex onde se pode meter o bitrate do transcode e outras settings, mas por default tem 3 profiles (slow, medium e fast) que podem ser escolhidos na página do utilizador se já não mudaram de sítio.

O DLNA é útil quando têm uma TV "antiga" que ainda não é android (ou semalhantes) e como tal não tem app plex nem kodi, mas tem DLNA. Com DLNA na Tv não têm a biblioteca com posters e tal, mas podem aceder a toda a biblioteca pelo interface da tv (lento como tudo em alguns casos).

Em termos de qualidade de imagem nem me vou expandir (basicamente depende da fonte), apenas digo que se tiverem hipótese de não usar DLNA, não usem.
 
Última edição:
E o DLNA do plex também faz transcoding quando a TV/box não consegue fazer decoding do video/audio. O DLNA não dá para passar legendas externas a não ser que estejam embutidas no .mkv.

É um processo diferente, tem uma secção só para DLNA no plex onde se pode meter o bitrate do transcode e outras settings, mas por default tem 3 profiles (slow, medium e fast) que podem ser escolhidos na página do utilizador se já não mudaram de sítio.

O DLNA é útil quando têm uma TV "antiga" que ainda não é android (ou semalhantes) e como tal não tem app plex nem kodi, mas tem DLNA. Com DLNA na Tv não têm a biblioteca com posters e tal, mas podem aceder a toda a biblioteca pelo interface da tv (lento como tudo em alguns casos).

Em termos de qualidade de imagem nem me vou expandir (basicamente depende da fonte), apenas digo que se tiverem hipótese de não usar DLNA, não usem.

lol

Tem tanta coisa errada neste post que nem sei por onde pegar.
 
lol

Tem tanta coisa errada neste post que nem sei por onde pegar.

Se estivesse muito errado de certeza que já estava aí um testamento "teórico" a explicar as origens do DLNA e o ano em que foi feito e para que foi feito e qual a diferença entre DLNA, SAMBA, FTP, NFS e outros. Mas não sou teórico nem estou prestes a fazer um teste de informática. Tenho é prática e na prática posso dizer que DLNA para ver filmes/séries é de fugir (sabendo as alternativas que existem).

E sim, é isso que realmente interessa aqui. É para o "comum mortal" saber que DLNA é um desenrasca e que se houver uma alternativa melhor é usá-la. E não me venham falar dos DLNA music servers e blablabla que ainda hoje é a melhor maneira de ouvir audio para os puristas do som.

Estamos a falar de plex.
 
Pessoal existem aqui pessoas que estão a perguntar pelo DLNA a pensar que é uma alternativa a transcoding ou direct play:

Correcto, pelo que li o Plex tem três formas de envio dos dados:

Transcode, quando é o Plex a fazer a descodificação
Direct Play, é o TV que faz a descodificação
Streaming/DNLA, o TV também faz a descodificação
Nada disso.

O Plex só processa o conteúdo de duas formas: Transcoding e direct play.

Agora DLNA, SAMBA, FTP, NFS são formas de enviar o conteúdo pela Net.
 
Existe a teoria que está em wikipédias (mal ou bem) ou outros locais da net ou vídeos no youtube (mal ou bem) e quem quiser saber mais vai a uma livraria (quando abrirem e esclarece-se).

Para o dia a dia, na app android do plex não dá para usar DLNA. DLNA é um protocolo como SMB e NFS, etc e como tal não é o que o plex usa. O plex usa SMB. O que o plex server tem é uma secção que dá para activar um servidor de DLNA que comunica com o DLNA client que existe nos aparelhos compatíveis (TV/boxes, smartphones, etc).

Cada aparelho é diferente e tem os seus próprios formatos de vídeo ou audio que se do outro lado (servidor DLNA no pc/plex) não forem cumpridos haverá transcoding. Se forem cumpridos não haverá transcoding.

Quem tem box android com app plex esqueça o DLNA para SEMPRE. Nem precisa de activar isso no plex server lá no pc para NADA.

Se querem mesmo usar DLNA escolham um servidor DLNA dedicado (o do plex é um desenrasca à falta de melhor palavra), mas eu esquecia a palavra DLNA para sempre a não ser que estejam em vias de fazer um teste de informática.
 
Última edição:
Se estivesse muito errado de certeza que já estava aí um testamento "teórico" a explicar as origens do DLNA e o ano em que foi feito e para que foi feito e qual a diferença entre DLNA, SAMBA, FTP, NFS e outros. Mas não sou teórico nem estou prestes a fazer um teste de informática. Tenho é prática e na prática posso dizer que DLNA para ver filmes/séries é de fugir (sabendo as alternativas que existem).

E sim, é isso que realmente interessa aqui. É para o "comum mortal" saber que DLNA é um desenrasca e que se houver uma alternativa melhor é usá-la. E não me venham falar dos DLNA music servers e blablabla que ainda hoje é a melhor maneira de ouvir audio para os puristas do som.

Estamos a falar de plex.

Se calhar ainda tenho vida e não ter tempo para descontruir as baboseiras no momento

E o DLNA do plex também faz transcoding quando a TV/box não consegue fazer decoding do video/audio. O DLNA não dá para passar legendas externas a não ser que estejam embutidas no .mkv.

É um processo diferente, tem uma secção só para DLNA no plex onde se pode meter o bitrate do transcode e outras settings, mas por default tem 3 profiles (slow, medium e fast) que podem ser escolhidos na página do utilizador se já não mudaram de sítio.

Se é DLNA não faz transcode.
O DLNA permite legendas externas.

O DLNA é útil quando têm uma TV "antiga" que ainda não é android (ou semalhantes) e como tal não tem app plex nem kodi, mas tem DLNA. Com DLNA na Tv não têm a biblioteca com posters e tal, mas podem aceder a toda a biblioteca pelo interface da tv (lento como tudo em alguns casos).

Se não tiver uma imagem já não sei o que é o quê, ainda sei ler e desconfio que a maioria também o saiba.
Ser só para tvs antigas é ainda mais parvo porque as tvs têm de possuir os codecs, logo quanto mais recentes maior probabilidade existe de os possuir.
O browsing é lento? Ou o servidor dlna é efectivamente lento ou televisão tem um interface lento ou a junção dos dois factores.

Em termos de qualidade de imagem nem me vou expandir (basicamente depende da fonte), apenas digo que se tiverem hipótese de não usar DLNA, não usem.

A qualidade de imagem depende da fonte, querias o quê? Que declaração dramática.


Existe a teoria que está em wikipédias (mal ou bem) ou outros locais da net ou vídeos no youtube (mal ou bem) e quem quiser saber mais vai a uma livraria (quando abrirem e esclarece-se).

Para o dia a dia, na app android do plex não dá para usar DLNA. DLNA é um protocolo como SMB e NFS, etc e como tal não é o que o plex usa. O plex usa SMB. O que o plex server tem é uma secção que dá para activar um servidor de DLNA que comunica com o DLNA client que existe nos aparelhos compatíveis (TV/boxes, smartphones, etc).

Cada aparelho é diferente e tem os seus próprios formatos de vídeo ou audio que se do outro lado (servidor DLNA no pc/plex) não forem cumpridos haverá transcoding. Se forem cumpridos não haverá transcoding.

Quem tem box android com app plex esqueça o DLNA para SEMPRE. Nem precisa de activar isso no plex server lá no pc para NADA.

Se querem mesmo usar DLNA escolham um servidor DLNA dedicado (o do plex é um desenrasca à falta de melhor palavra), mas eu esquecia a palavra DLNA para sempre a não ser que estejam em vias de fazer um teste de informática.

Vez que estás mais perto da realidade.
Ter dlna ou ligar um disco à tv é na prática a mesma coisa. Em vez de seleccionar o disco selecciono a rede e a partir daí tenho de realizar os exactamente os mesmo passos para colocar um filme a dar. Se achares que estou a inventar posso muito bem fazer o vídeo com isto a funcionar.
A minha sugestão partiu a partir do momento em que questionaram o porque que a sua LG cx ter dificuldades a reproduzir 4K quando eu com uma LG b9 o consigo sem “qualquer” (entre aspas pois a limitação é da porta Ethernet da tv por ser apenas 100 base-t) problema. Caso desconheças os equipamentos em si o processador da minha é o alpha 7 gen2 e o do queixoso é o alpha 9 gen3 portanto com uma boa capacidade a mais.

Se tivesses lido o porque que foi à baila foi primeiro para troubleshooting e segunda para evitar que se gaste dinheiro quando não é claramente necessário.

Também concordo contigo que deve ser um servidor dlna dedicado e não o existente no plex (se é que o é sequer).
E referi nos posts anteriores que dlna era basicamente um media file share.

Tens claramente algum trauma com o dlna e isso era uma coisa para falar se tivesse alguma formação em psicologia. Ao contrário de ti tenho uma experiência óptima com tvs recentes (modelos 2019) e até me poupou umas centenas de euros por deixar de ter necessidade de actualizar o nas que não tem já capacidade de fazer grandes transcodes, mas por dlna porta-se que é um mimo.
 
Back
Topo