Plex media server

TBoss

Power Member
Boa tarde pessoal,

Eu estou a utilizar o Plex media server no PC de casa a questão é que tenho que o ter sempre o PC ligado para que consiga aceder onde que que seja, o que monetáriamente acaba por gastar consideravelmente (electricidade).

Queria saber na vossa opinião o que posso usar em ambiente windows que não tenha um gasto grande de electricidade.

Já pensei num portátil ou um PC antigo com uma fonte fraca para que não gaste muito, mas não sei gostava de mais opiniões.

Queria uma coisa simples unicamente para estar ligado h24 com o Plex Media Server, não precisa de storage, pois tenho um NAS (que infelizmente não suporta o Plex)

Alguma opinião/ajuda

Melhores cumprimentos,
 
Boa tarde pessoal,

Eu estou a utilizar o Plex media server no PC de casa a questão é que tenho que o ter sempre o PC ligado para que consiga aceder onde que que seja, o que monetáriamente acaba por gastar consideravelmente (electricidade).

Queria saber na vossa opinião o que posso usar em ambiente windows que não tenha um gasto grande de electricidade.

Já pensei num portátil ou um PC antigo com uma fonte fraca para que não gaste muito, mas não sei gostava de mais opiniões.

Queria uma coisa simples unicamente para estar ligado h24 com o Plex Media Server, não precisa de storage, pois tenho um NAS (que infelizmente não suporta o Plex)

Alguma opinião/ajuda

Melhores cumprimentos,
estou na mesma situacao gostva de uma opiniao o mais barato possivel e que suporte 1080p pelo menos, o ideal de facto era um nas, a alguma forma ou hackkkk de por a funcionar la?
 
Soluções podes ter :

Raspberry podia ser uma solução, mas não sei de é compatível.

Um NAS

Nvidia shield

Sempre ficam mais baratos em termos de electricidade.
 
A nvidia shield TV tem a função de Plex media server, mas são 200€.
Uma ideia era substituir a NAS, por uma com essa função para não teres 2 equipamentos ligados, mas as NAS com essa função também devem ter um preço elevado.
O mais economico será como o @KillerWolf mencionou Raspberry pi 3
Alem deste video existem muitos no youtube, é so pesquisar.
 
Última edição:
Sim também já estive a ver alguns vídeos, vou tentar com o Raspberry PI a ver se me consigo ajeitar com aquilo. Acho que o que vai ser mais difícil é colocar as bibliotecas a sincronizar porque elas estão no NAS, tenho que ver como dá para fazer.
Caso contrário vou tentar com o meu PC antigo, mas como disse antes tenho receio de a conta da luz esticar.
 
A questão das bibliotecas não será difícil. Fazes mount das respetivas pastas no Raspberry Pi e configuras o Plex para as usar.

Quanto ao custo energético. Um PC moderadamente eficiente a fazer pouco (como será o caso) deverá usar à roda de 50 W. Ligado permanentemente durante um ano custará uns 90 euros. Um Raspberry Pi gastará 3% disso. A poupança será superior a 85 euros por ano (aceitando estes valores aproximados).
 
Difícil no sentido em que eu não pesco nada de Raspberry teria que bater uns vídeos para conseguir faze-lo, mas sim nada que não se faça.
Bom. o gasto de 90€ por ano não é muito, claro que o Raspberry PI nem se compara.

As spec's do PC que iria usar seria isto:
AMD PHENOM 2 X6 1100T 3.30GHZ
Antec Green Earthwatts 650W
4GB de RAm
SSD Samsung 60GB
a gráfica será uma de baixa gama

A ideia depois seria desligar os led's (sei que não gasta muito mas sempre é um gasto) e teria duas fan's banais.
Isto coincidia com o gasto que falas-te @RaaR
 
Se a PSU for boa (não conheço esse modelo para saber se é) e reduzir realmente a carga quando estiver tudo em idle, que será o caso na maior parte do tempo, o consumo será na ordem do que referi. Também poderá ser superior, o que tornaria o Raspberry Pi ainda mais vantajoso.
 
Boa noite malta,
Estou a usar um pc antigo para o plex media server mas preferia usar um raspberry pi. Os ficheiros que utilizo, serão em direct play, portanto é possível ter o raspberry pi na boa a tratar disto? Ou é muito para ele? Os vídeos que tenho é tudo em 1080p, os 10/100 do raspberry dá na boa?
 
Estou com o mesmo problema, mas não sei qual a melhor configuração\sistema para ver filmes e conteúdos sem paragens e sem problemas.

Instalei o Plex Server num Core2 Duo e queixou-se a processar os vídeos, diz que o processador não dá. Posto isto, o melhor PC que tenho é um AMD Phenom II X4 955 (QuadCore 3.2GHz) + 4Gb DDR2 + Asus M4A78-HTPC.

Quero ter os conteúdos no quarto e na sala queria apenas ter um raspeberry ou algo assim a estabelecer ligação com o Plex Server e ler a partir daí.

Para ter o Plex a correr sem engasgamentos, será preciso atualizar\comprar um sistema mais rápido? O Raspberry pi 3 pode ser económico mas tenho dúvidas que consiga dar conta do recado..

Tirando o Plex, haverá outra solução para fazer o que pretendo? Conteúdos no quarto e ver tudo na TV da sala (que não é smart).
 
Um pi3 embora potente não tem potencia suficiente para por exemplo produzir videos sem compressão a 1080p, nem um c2duo.

Actualmente, em teste, tenho o meu imac a fazer o serviço e entre buscar o media ao servidor, passar pelo imac e enviar para a tv ele vai aguentado com ficheiros com compressão. Agora sem compressão já é 1 problema. Embora quando meti estes ficheiros no imac ele já conseguiu fazer o serviço (talvez pelo tamanho dele).

Tendo em conta que para android só encontrei como servidor o nvidia shield, diz muito da potencia que é preciso para aguentar com grandes formatos.
 
Pois, eu sempre um PC ao lado da TV e nada como abrir o vídeo e voilá.. cabo HDMI\VGA ligado na TV e está feito. Se calhar e´o que ainda vou fazer outra vez..
 
Não é barato mas uso a Shield TV tanto como servidor Plex como uso o Kodi como leitor directo dos ficheiros armazenados no NAS.

Excelente em qualquer cenário de uso, não engasga com nenhum ficheiro vídeo que já testei, 4K, HDR, 4K 60Hz.
 
Vídeos sem compressão não sei, mas os tradicionais mkv a 1080p até num rpi1 se consegue ver na boa através da rede. Neste momento uso um rpi2 ligado directamente a pastas partilhadas no nas e sempre fluído.
 
O Shield parece 1 boa opção e ainda acrescento, quem tenha dinheiro para gastar, ainda melhor é um mac mini (late 2012) :D
 
Pois, eu tenho um RPi 1 mas é muito lentinho. Já pensei em comprar um RPi 3 para ligar à TV e ligar com RJ45 a um PC no quarto com um Free Nas instalado. Será que irá funcionar perfeitamente? O meu problema é comprar algo que depois não irá ser o mais adequado..

NAS já tive em tempos, e em partilhas de rede demorava um pouco a carregar os vídeos mas depois dava na boa.


Alternativa será usar uma coisa desras:
VGA extender, mas não sei se a qualidade de imagem fica igual ou se há muita diferença.
 
Última edição:
Eu posso contar um bocado da minha experiência. Comecei como toda a gente, a ter o plex instalado no meu pc. Funcionava tudo a 100% mas não queria manter o pc permanentemente ligado e então comecei a procura de outras soluções. Acabei por experimentar um RP1 com o plexpie instalado. Funcionava bem mas se tivesse de fazer transcode dava logo o erro que o processador não era potente o suficiente. Passado algum tempo resolvi investir no Nshield e fiquei todo contente quando o upgrade para plex server saiu. As coisas correram +/- bem. A Nshield tem alguns problemas inerentes a consola (perder rede quando está muito tempo em standby, matar o processo do plex server se estiver muito tempo sem ser utilizado, etc). Coisas chatas mas que uma pessoa conseguia aprender a viver. Passado uns meses a Nvidia lançou um update que basicamente matou o plex server de várias pessoas (o meu incluido). Resumindo, o update obrigava a desisntalar a app e voltar a instalar, o que limpou todos os settings que eu tinha (biblioteca, organização de pastas, etc). Fiquei tão chateado que acabei por me fartar e comprar um pequeno desktop (Core i3 4gb ram com o win10 que me custou 110€ no OLX) e para já (3 meses) está tudo a funcionar sem problemas).A minha shield hoje em dia serve para ir ler ao plex server que tenho nesse pc.

Coisas a ter em anteção:

- Solução Raspberry Pie: é preciso fazer transcode para mais que uma fonte? vais ver videos em 3d? videos em h264 com dts (ou qq forma de surround)? para qualquer uma destas situações o ***** não dá (nem o 3).

- Solução Nvidia Shield: Podes ter sorte e os updates do plex nunca te estragarem a biblioteca. Podes ter sorte e a tua shield nunca perder rede mesmo em standby (existem montanhas de pessoas a reclamar disto na internet).

- Solução PC: acaba por ser a melhor se conseguires um pc-zito a bom preço. Tens de ter em anteção se o processador consegue lidar com transcode e afins (cpubenchmark.net é o melhor site para saber se o processador que tens/queres ter chega. O score tem de ser no minimo 2200 para garantir 1 transcode).

- Solução NAS: Fica muito caro montar 1 NAS "só" para servir de servidor plex. Honestmanete a solução PC é melhor.

Faltou dizer que a minha biblioteca está num NAS da Iomega que funcona só como repositorio de media.

Boa sorte!
 
Há ainda outra solução que nunca vi mencionada aqui no fórum, provavelmente porque custa algum dinheiro, mas que é muito boa: ter um servidor dedicado num datacenter.

Por cerca de 25 euros por mês, é possível ter um servidor dedicado com largura de banda considerável (mais do que a maioria tem em casa), com 2 a 4 TB de disco e CPU capaz de fazer 3 a 4 transcodes em simultâneo. Claro que 20 euros por mês pode ser bastante para alguns mas é uma opção.

Entre comprar um computador de propósito para o efeito e pagar a eletricidade para o ter a funcionar 24 horas por dia ou gastar 25 euros por mês num servidor dedicado alojado num datacenter em Paris ou Amesterdão que até pode ser dividido com um amigo (dá perfeitamente para duas pessoas usarem e terem acesso à mesma biblioteca com contas separadas no Plex), poderá ser melhor a segunda opção. Isto pode também ser uma vantagem para quem divida o seu tempo entre mais que uma casa ou viaje muito porque fica independente da ligação à internet na casa onde teria o computador.

Antecipando já que uma ou outra pessoa diga que 25 euros por mês é caríssimo ou assim, quero deixar claro que não estou a recomendar esta solução, estou apenas a dizer que existe e é válida para quem nela veja vantagens.
 
Back
Topo