Plex media server

@RaaR isso é óptimo para quem vai usar plex para stream fora de casa e não só na intranet.

Até porque o serviço que recomendas e dizes, acaba por ser porreiro pela parte do upload possivelmente ajudar bastante nisso.

Eu nunca tenho 24h. Até que só ligo o meu NAS algumas horas por dia, quando estou em casa.
E por opção cara e usar em casa, eu repito a parte do mac mini. O bixo é super pequeno e com teclado bt ainda se ganha 1 máquina para se usar de computador.

@Lazarous montaste isso em caixa itx?
 
@gr2 para player "quase tudo dá" visto o transcoding vir já feito do servidor.

Eu para player ate´uso a app da minha tv e funciona mais que bem.
 
Humm, poderei não estar a entender bem as dúvidas em relação ao *****.
Com o ***** não é necessário fazer transcode. Basicamente só é necessário ter os filmes num NAS, numa partilha de rede num PC ou até num disco ligado directamente ao *****. E depois com o kodi (openelec ou outro do género) adicionar as sources dos filmes.
O kodi faz um scan, vai buscar capas, sinopses, links para trailers, etc e depois lê tudo sem problemas, 3D nunca experimentei, mas DTS e afins tb não se atrapalha, tudo em stereo na TV.
Onde me lembro que se atrapalhava era em AVIs, de resto mkv's atiro-lhe tudo :)
 
Eu posso contar um bocado da minha experiência. Comecei como toda a gente, a ter o plex instalado no meu pc. Funcionava tudo a 100% mas não queria manter o pc permanentemente ligado e então comecei a procura de outras soluções. Acabei por experimentar um RP1 com o plexpie instalado. Funcionava bem mas se tivesse de fazer transcode dava logo o erro que o processador não era potente o suficiente. Passado algum tempo resolvi investir no Nshield e fiquei todo contente quando o upgrade para plex server saiu. As coisas correram +/- bem. A Nshield tem alguns problemas inerentes a consola (perder rede quando está muito tempo em standby, matar o processo do plex server se estiver muito tempo sem ser utilizado, etc). Coisas chatas mas que uma pessoa conseguia aprender a viver. Passado uns meses a Nvidia lançou um update que basicamente matou o plex server de várias pessoas (o meu incluido). Resumindo, o update obrigava a desisntalar a app e voltar a instalar, o que limpou todos os settings que eu tinha (biblioteca, organização de pastas, etc). Fiquei tão chateado que acabei por me fartar e comprar um pequeno desktop (Core i3 4gb ram com o win10 que me custou 110€ no OLX) e para já (3 meses) está tudo a funcionar sem problemas).A minha shield hoje em dia serve para ir ler ao plex server que tenho nesse pc.

Coisas a ter em anteção:

- Solução Raspberry Pie: é preciso fazer transcode para mais que uma fonte? vais ver videos em 3d? videos em h264 com dts (ou qq forma de surround)? para qualquer uma destas situações o ***** não dá (nem o 3).

- Solução Nvidia Shield: Podes ter sorte e os updates do plex nunca te estragarem a biblioteca. Podes ter sorte e a tua shield nunca perder rede mesmo em standby (existem montanhas de pessoas a reclamar disto na internet).

- Solução PC: acaba por ser a melhor se conseguires um pc-zito a bom preço. Tens de ter em anteção se o processador consegue lidar com transcode e afins (cpubenchmark.net é o melhor site para saber se o processador que tens/queres ter chega. O score tem de ser no minimo 2200 para garantir 1 transcode).

- Solução NAS: Fica muito caro montar 1 NAS "só" para servir de servidor plex. Honestmanete a solução PC é melhor.

Faltou dizer que a minha biblioteca está num NAS da Iomega que funcona só como repositorio de media.

Boa sorte!
Tenho um pc que basicamente é apenas para direct play, não transcodifica nem nada desse género, apenas faz o direct play. Eu queria substituiu pelo raspberry pi b+ que tenho lá por casa, porque apenas tenho a televisão em casa ligada ao plex, é apenas para isso que quero usar o raspberry pi como plex media server. Basicamente tudo o que vejo tem som 5.1, estás a dizer que com isso, o raspberry pi não se aguenta? Ele basicamente não fará apenas o direct play?
 
O transcoding é necessário quando o HW não suporta nativamente o formato.
Eu tinha uma PS3 e tinha que usar o PS3 Media Server (SW) para fazer o transcode e ver filmes usando a PS3.
O ***** não precisa disso pq suporta nativamente vários formatos:
http://kodi.wiki/view/Raspberry_Pi_FAQ#Video_and_audio_formats_the_Raspberry_Pi_can_playback
Por isso é que se quiseres até podes meter um mkv no cartão de memória que ele lê-o sem qq dificuldade, ou seja, não precisas de mais nada.
Em relação ao áudio DTS por exemplo pode fazer o downmix para stereo ou fazer pass through.
@jamiro, poderemos estar a falar de coisas distintas, mas eu neste momento tenho 2 RPs e não tenho qq outro dispositivo a fazer o transcode.
 
Para não terem o servidor de Plex sempre ligado podem configurar na vossa rede o wake on lan. Podem depois até ter uma aplicação para android ou ios que envia um magic packet para "acordar" o PC.
Basicamente o que tenho é o servidor em casa desligado e quando preciso aceder ao Plex utilizo essa aplicação para que o PC se ligue. Após algum tempo de inactividade o PC volta a desligar-se automaticamente.
 
Viva!

Bem, apesar de as minhas dúvidas serem completamente à parte daquilo que foi falado até então, dado o título da thread ser "genérico", não vi necessidade de criar uma nova.

Sou um utilizador ocasional do plex (um bocado todas as noites para ver uma série ou filme). Portanto, quando quero ver os conteúdos na TV, corro o plex nesta e no PC e vejo sem problemas.

Porém, recentemente têm acontecido duas coisas "anormais":

1 - Determinados ficheiros - por exemplo estes últimos webrips do Game of Thrones (Game.of.Thrones.S07E02.iNTERNAL.1080p.WEBRip.x264-MOROSE) - o plex duplica-me as legendas e não sei como resolver. Provisoriamente, resolvo ligando o PC por hdmi à TV, mas o som fica demasiado mau (tenho de colocar o som na TV a mais de metade);

2 - Determinados ficheiros (agora não sei dar exemplo de nenhum) o plex na TV não os consegue arrancar - ficam a moer - e as ventoinhas no PC começam a trabalhar feito doidas (mais que em alguns jogos pesados).

Obrigado.
 
Boas pessoal.

É possível fazer uma coisa do género que mostro nesta imagem?
Transferir ficheiros via Wi-Fi do Mac para um disco de rede e executar o plex nesse disco?


upload pic
 
Última edição:
Boas pessoal.

É possível fazer uma coisa do género que mostrou nesta imagem?
Transferir ficheiros via Wi-Fi do Mac para um disco de rede e executar o plex nesse disco?


upload pic

Essa solução é possível se a NAS em questão suportar Plex Media Server. Vejo que referes um Western Digital My Cloud. Alguns desses permitem a instalação de Plex Media Server e outros não. Podes ver aqui: https://www.wdc.com/features/plex-media-server.html.
 
Essa solução é possível se a NAS em questão suportar Plex Media Server. Vejo que referes um Western Digital My Cloud. Alguns desses permitem a instalação de Plex Media Server e outros não. Podes ver aqui: https://www.wdc.com/features/plex-media-server.html.

Obrigado pela resposta!

Pois, de facto parece que da:
http://support.wdc.com/knowledgebase/answer.aspx?ID=12949

Queria era perceber se este em específico dá: https://www.wdc.com/products/personal-cloud-storage/my-cloud.html
 
Última edição pelo moderador:
Alguém me sabe explicar porque é q o Plex me está a fazer transcoding d 4k para 1080p? O transcoding é feito pelo pc. e tou a correr o filme na lg c7

Tenho um i7 7700k

Edit: acho q encontrei a explicação



Container: MP4
Resolution: 3840x2160 or smaller
Video Encoding: HEVC (H.265)
Video Frame Rate: 30fps
Video Bit Depth: 8
4K content not matching the above properties will be transcoded to 1080p. Transcoding 4K content is a very intensive process and will require a powerful computer running Plex Media Server.

Other players may have additional requirements beyond that. But plex itself is limited to those settings. My devices have support beyond that.
Trying to understand the MP4 requirement and not MKV or why it matters? I have devices that support 10 bit video depth and 60fps as well“


Contudo descobri que se pagar o plex ele instala a versao mais recente que acho que ja suporta 10 bits
 
Última edição:
Mais alguém aqui com problemas no PLEX recentemente? Como só vejo na app da LG, não sei ao certo se o problema estará na app ou no PMS...mas basicamente o mais irritante é que não consigo recomeçar um filme num determinado ponto. Tenho um filme a meio, vou a fazer resume, ele tenta recomeçar no ponto que deixei, demora ali algum tempo e depois desiste e começa o filme do inicio.
 
Alguém me consegue explicar a grande diferença/vantagem entre usar o PMS como app numa smartv (ou via outro método) ou ligar directamente um disco rígido externo de rede a uma tv via USB?
 
Última edição:
Back
Topo