Plex media server

Eu posso falar um pouco da minha experiência.
Eu tenho plex server num servidor local com ubuntu server.
A solução que encontrei para a questão do 4K e dos codecs de dispositivos que não conseguem fazer o direct play é claro o transcoding.
Eu tenho plex pass, e por isso tenho acesso ao transcoding por HW. Comprei uma nvidia quadro p1000 no ebay baratinha e consegue fazer 3 transcodes de 4k para 1080p/720p em simultaneo (talvez 4).

NA sala tenho como cliente a apple tv 4k que faz direct play, e tive alguns problemas de reprodução, pois inicialmente tinha um switch 100mbits... que não é suficiente em muitas das series 4k que tenho no servidor. Depois de trocar para um switch fullduples 1gbps tudo ficou resolvido.

Em qualquer outro dispositivo, como iphone, tablet android ou TV, caso os codecas não permitam fazer o direct play, então o transcode com GPU funciona impecavelmente.
Já tive muitos stresses com o plex server, mas o sistema atual está estavel e se alguém precisar de ajuda ou algumas dicas, poderei tentar ajudar.
 
Boas pessoal, comecei recentemente a usar Plex criando um Plex Media Server no meu PC pessoal/gaming, para enviar os filmes em Direct Play para a minha Nvidea Shield na TV da sala (uma OLED 4K/HDR de 55").

No entanto só tenho 3tb de espaço no PC (2 ssd nvme M.2 de 1tb, e um ssd externo de 1tb), que tem de servir para tudo, media, jogos, etc. É curto, considerando que um filme 4K/HDR de qualidade média anda nos 20-30 Gb cada. Estava a pensar eventualmente comprar um disco externo WD Element de 8 ou 12 Tb para expandir o armazenamento do server.

Qual a vossa solução para armazenamento nos vossos media servers? Têm um NAS dedicado? Discos internos? Discos externos? Têm redundância (Raid 1/Raid 5 ou solução semelhante)?
 
Se o computador está sempre ligado, coloca um disco interno que fica rápido.

Para soluções de backup ou redundância um NAS faz sentido. Mas também podes ter RAID com uma placa para o efeito.

Para transcoding os NAS baratos não servem, nomeadamente de ficheiros 4K.
 
Se o computador está sempre ligado, coloca um disco interno que fica rápido.

Para soluções de backup ou redundância um NAS faz sentido. Mas também podes ter RAID com uma placa para o efeito.

Para transcoding os NAS baratos não servem, nomeadamente de ficheiros 4K.
Sim, o PC vai estar ligado, daí achar que a NAS seria desnecessária. A minha questao é que os discos externos estao bastante mais baratos que os internos equivalentes, logo faria sentido comprar externos. Por exemplo, o WD Element de 8tb está a 149€ e é essencialmente um WD red lá dentro, que se vende por muito mais caro.

Para redundancia podia eventualmente comprar um segundo, ficando um para o server e outro para backup.
 
Desculpem o double post, mas acho que encontrei a solução mais indicada no meu caso. Encomendei um disco externo WD Elements 12 Tb por 204€ na amazon.de e esta servirá para expandir a biblioteca do Plex Server que corre no Desktop, ficando com cerca de 14 Tb de espaço dedicado a armazenamento.

Como backup estou a testar o Backblaze, um serviço de backup na cloud com armazenamento ilimitado para 1 desktop (incluindo drives externas USB), por 70$ por ano (cerca de 62€). Tem excelentes reviews, e parece ter velocidades muito aceitáveis. Serve perfeitamente para backup da biblioteca de media (que por definição não tem muita variação) e é bastante acessível pelo que oferece. E assim evito estar preocupado com RAIDs, expansibilidade, etc.
 
Eu falo no Backblaze à anos aqui no fórum :)
Perde-se é a garantia mas muitas pessoas pegam nesses discos e tiram-nos das caixas. Porquesão mais baratos do que discos internos, nunca percebi.
 
Eu falo no Backblaze à anos aqui no fórum :)
Perde-se é a garantia mas muitas pessoas pegam nesses discos e tiram-nos das caixas. Porquesão mais baratos do que discos internos, nunca percebi.
Até agora estou satisfeito com o backblaze, já fez upload de 350Gb de dados desde ontem. Muito mais rápido do que estava a espera.

Em relação ao disco, estou ainda a pensar se o tire da caixa. Pelo que percebi, se a caixa não ficar destruida, a garantia não deve ficar afectada, basta colocar o disco novamente na caixa antes de enviar. Existem até relatos de RMAs só do disco, sem a caixa, em que a WD não recusou a garantia.
 
Até agora estou satisfeito com o backblaze, já fez upload de 350Gb de dados desde ontem. Muito mais rápido do que estava a espera.

Em relação ao disco, estou ainda a pensar se o tire da caixa. Pelo que percebi, se a caixa não ficar destruida, a garantia não deve ficar afectada, basta colocar o disco novamente na caixa antes de enviar. Existem até relatos de RMAs só do disco, sem a caixa, em que a WD não recusou a garantia.
Perdoem-me a ignorancia o que é o backblaze? Storage que usam para o plex? Ou serve apenas para backup?
 
@vTuga considera também o tipo de media a dar uso no plex. Eu grande parte do conteúdo faço delete após visualização. Isto reduz bastante o espaço real necessário.
 
@vTuga considera também o tipo de media a dar uso no plex. Eu grande parte do conteúdo faço delete após visualização. Isto reduz bastante o espaço real necessário.
Pois, é uma coisa que tenho de considerar, especialmente se faz sentido fazer backup para a cloud de coisas que facilmente consigo fazer download novamente. Se calhar até mais facilmente do que consigo recuperar os dados do serviço de backup na cloud.
 
Alguém tem problemas com buffering em usar o Plex fora da rede local?
Não tenho problemas de largura de banda, logo não deveria fazer buffering. Alguém sabe o que possa ser?
 
Alguém tem problemas com buffering em usar o Plex fora da rede local?
Não tenho problemas de largura de banda, logo não deveria fazer buffering. Alguém sabe o que possa ser?
Provavelmente está a fazer transcoding. O server está alojado onde? Possivelmente o hardware nao está a conseguir fazer o transcoding convenientemente.

Ativa a aceleracao de transcoding por hardware nas definições do plex server (deves ter plex pass).

Na app plex cliente, vê se nas definicoes consegues forçar direct play, ou a qualidade maxima mais alta, para ele nao tentar fazer transcode.
 
Provavelmente está a fazer transcoding. O server está alojado onde? Possivelmente o hardware nao está a conseguir fazer o transcoding convenientemente.

Ativa a aceleracao de transcoding por hardware nas definições do plex server (deves ter plex pass).

Na app plex cliente, vê se nas definicoes consegues forçar direct play, ou a qualidade maxima mais alta, para ele nao tentar fazer transcode.
Não está a fazer transcoding. Está a fazer direct play. Streams de 8,7 Mb/s.
O servidor é uma NVidia Shield Pro. Não tenho plex pass, mas não preciso.
 
Não está a fazer transcoding. Está a fazer direct play. Streams de 8,7 Mb/s.
O servidor é uma NVidia Shield Pro. Não tenho plex pass, mas não preciso.
Se está como direct play e tem largura de banda suficiente, pode ser o cliente que tem dificuldade em ler o ficheiro. Qual é o equipamento que está a tentar aceder à biblioteca? Dentro da rede reproduz sem problemas?
 
Se está como direct play e tem largura de banda suficiente, pode ser o cliente que tem dificuldade em ler o ficheiro. Qual é o equipamento que está a tentar aceder à biblioteca? Dentro da rede reproduz sem problemas?
Sim sem quaisquer problemas dentro de rede. Se me ligo fora da rede, já começa a dar problemas.
 
Back
Topo