1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Plone

Discussão em 'Web Development' iniciada por shello, 13 de Janeiro de 2007. (Respostas: 0; Visualizações: 971)

  1. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Viva!
    Conheci há uns tempos este CMS, fiquei encantado com ele. Decidi então mostrar à comunidade. :)

    [​IMG]

    Primeiro que tudo, o Plone é, como já disse acima, um CMS (Content Management System).
    Tem a particularidade de correr em Zope (uma framework para CMS, feita maioritariamente em Python).

    É indicado para websites, comunidades, intra e extranets.

    Características a destacar são: ser completamente Open Source; ser fácil de instalar e utilizar; cumpre os standards da W3C; ser, tal como muitos outros CMS, extensível; é "tecnologicamente neutro" (corre na maioria dos sistemas de bases de dados (proprietários ou não, apesar de usar a ZODB Out-of-the-box) e em vários sistemas operativos (Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, BSD)).

    Uma grande vantagem deste CMS é que, já que usa Zope (e Python), existem para download "pacotes" para o executar sem ter que instalar nada de mais (sem ser o próprio "pacote" do Plone: tudo junto). Windows, Mac OS X, Linux. Porque nem todos usamos isto diariamente no computador :p

    Uma lista de sites que utilizam o Plone pode ser consultada aqui. Destacam-se (por serem mais conhecidos :p) a Creative Commons, o eBay Devloper (este corre sobre Windows), o Nokia Open Source, algumas Universidades e membros de governos (como parte da NASA) e até mesmo a Amnistia Internacional.

    Para quem estiver interessado, veja o screencast de introdução do Plone (em inglês). Vale mesmo muito a pena ver, já que se percebem as potencialidades do produto. Além disso, o screencast é divertido :p Na mesma página existe também o Editing with Plone, que é também muito interessante. Existem também mais uns screencasts mais profundos em termos de perceber como funciona o Plone e de desenvolvimento de extensões. O apresentador continua a ser divertido :p

    Para os que agora estiverem mesmo interessados em passar a utilizar o Plone, recomendo que leiam esta página. Pode desanimar um pouco, mas nem tudo são vantagens, claro.
    Links (já estão lá em cima, mas fica aqui um resumo):
    Site oficial: Download, FAQs, Documentação;
    Zope, Python;

    Cumprimentos,
    shello

    P.S: Infelizmente não tenho possibilidade de ter o Plone para poderem testar, porém, se estiverem interessados façam download do "pacote" do Plone do site oficial, instalem-no no vosso computador e testem :)
     

Partilhar esta Página