1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Podcast Techzone - Abertura do Casting | Candidaturas encerradas

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por JKL22, 25 de Julho de 2008. (Respostas: 42; Visualizações: 3234)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. JKL22

JKL22 Power Member

Candidaturas encerradas

Como devem saber, paralelamente à ideia do portal que surgiu há alguns meses, surgiu também o projecto de realização de um podcast. Foi constituída uma pequena equipa para o planeamento e realização deste podcast e, devido à necessidade de aumento desta equipa, vimos por este meio informar que se encontram abertas as inscrições para a realização de um casting que vos poderá levar a tornaram-se um dos podcasters.

Fica uma versão áudio da abertura deste casting: (Link) [A audição desta versão não dispensa a consulta da versão escrita, é apenas um pequeno complemento]

Este casting será realizado através de uma conversa entre cada um dos candidatos e um ou mais dos elementos da equipa responsável pela realização dos podcasts, sendo desenvolvida através de um cliente de VOIP, o Skype, e tendo como assunto um dos seguintes temas-base: Hardware, Windows, Apple e Gnu/Linux.

Assim, se estiveres interessado em participar neste projecto e tiveres disponibilidade tal, deverás enviar-me uma Mensagem Privada (Private Message) que terá de seguir o seguinte modelo:

Avisos (importante):

A1: As vossas candidaturas poderão ser enviadas até dia 1/08/2008 à 1h, as candidaturas realizadas depois desta data serão ignoradas.

A2: Todas as candidaturas deverão seguir o modelo acima apresentado, se não seguir o modelo a candidatura poderá ser eliminada sem qualquer aviso prévio.

A3: Devido aos recursos (tempo, principalmente) por parte da equipa responsável pelos podcasts serem limitados, se o número de candidaturas ao podcast for maior que o previsto poderá ser necessário fazer uma escolha prévia dos candidatos que irão realizar o casting, sendo que esta escolha será feita tendo em conta a vossa participação no fórum.

A4: Se não forem escolhidos neste casting, não desanimem, todos os dados recolhidos através do mesmo poderão ser mais tarde utilizados para recrutar mais podcasters.

Agradecemos ao J[PT] pela disponibilidade apresentada para a edição da versão áudio da abertura do casting.

Todas as questões que tiverem acerca da realização do casting poderão ser colocadas neste tópico.

Última edição: 3 de Agosto de 2008
  2. UrbanRider

UrbanRider Power Member

Alguma possibilidade de vir a existe algum tema relacionado com gamig (plataformas, avaliação, etc)?
    Ou acham que pode provocar flames?

Edit:

Gostei do podcast Techzone Final Cut, aquela theme de inicio e fim é agradável e nota-se que é malta bem disposta (pelo menos se não o são conseguiram dar a volta à coisa :berlusca: )

Última edição: 26 de Julho de 2008
  3. JKL22

JKL22 Power Member

Por agora estamos só a pensar fazer com as plataformas que estão aí, até porque a ideia é começar da forma mais simples possível para não complicar na realização do podcast e ver o que acontece, se correr bem e sem muita desorganização será, então, possível pensar no alargar das temáticas abordadas, mas isto não ocorrerá num futuro próximo.

4. UrbanRider

UrbanRider Power Member

Percebe-se, são coisas que dão sempre trabalho.

Parece-me uma óptima iniciativa, força com isso!!

5. sirHack

sirHack Guest

É uma boa iniciativa.

6. esquiso

esquiso Power Member

Gostaria apenas de relembrar (tal como foi dito por "alguém" com uma voz bastante bela no ficheiro audio) que a adição de novos assuntos no âmbito do projecto do Podcast Techzone está bastante dependente da adesão que houver nesta primeira fase :)

7. Hashiriya

Hashiriya Power Member

Ser podcaster não é apenas um comunicador oral, certo? O conteudo do podcast é definido e o texto criado por alguem, ou o podcast é definido e criado pelo mesmo?

8. Desumano

Desumano Power Member

Também tenho a mesma dúvida, porque não é necessariamente o podcaster o criador do texto. (normalmente)
    Sendo assim, queria saber se poderão haver as duas funções: a do podcaster, o comunicador oral; a do redactor (ou algo parecido), que contribui com textos da área a que se candidatou, e os envia para os podcasters analisarem e transmitirem no podcast.

Cumprimentos.

9. esquiso

esquiso Power Member

Não vai haver texto/guião nenhum. Vão haver sim alguns tópicos que vão ser abordados e discutidos ao longo do podcast, portanto está bastante dependente da capacidade comunicativa e de improviso dos podcasters.

10. Hashiriya

Hashiriya Power Member

Como podcaster, o meu dever é criar podcasts com temas que eu ache interessantes e relevantes para uma determinada secção, portanto teria liberdade total, desde que apresentasse trabalho ao longo do tempo (com qualidade, claro :D)?

Se for esse o caso, poderá sim partir de um texto. Eu poderia escrever um texto para me acompanhar na oralidade do podcast, para incluir todos os conteudos e manter fluidez no podcast. Daí eu perguntar se o podcaster teria de fazer tudo, ou se serviria apenas para ser um comunicador oral.

11. esquiso

esquiso Power Member

A ideia é mesmo ser espontâneo e natural ao longo do podcast. Claro que convêm ter as coisas estruturadas antes. Até é preciso que se tenha, senão sai tudo errado.
    No entanto, eu não consigo manter uma entoação igual quando estou a ler em comparação quando estou a articular raciocinios no momento. Se calhar sou eu que sou um comunicador limitado, mas que sempre gostei mais de trabalhos/discussões quando as coisas são feitas de modo espontâneo do que quando são lidas.

12. Hashiriya

Hashiriya Power Member

Segundo o que dizes, passo do pressuposto então que o podcaster tem de funcionar como "independente".

Em relação à oralidade, é necessário que o podcast seja eloquente, fluido e sonoramente atractivo. Ora, cada pessoa tem a sua técnica e as suas capacidades, alguns poderão conseguir reproduzir essas características seguindo um documento de apoio no momento em que estão a gravar. Digo isto porque, para manter um podcast completamente limpo de "uhhms" e "ahhms", seria uma ajuda. Aliás, acho que uma escrita ajuda a pessoa a interiorizar conteúdos, e poderá nem sequer consultar documentação durante a gravação. Pode também acontecer: "ah bolas, esqueci-me de referir o XPTO". Toca a gravar :P

Mas entenda-se, isto relativo a podcasts. É algo gravado, em que podemos ter outros apoios para elevar a qualidade do produto final, face a uma apresentação. Óbvio que não se vai andar atrás das pessoas nos transportes a transmitir podcasts live (:P), mas as gravações dão outro tipo de hipóteses para melhorias.

Peço perdão por, talvez, divagar um pouco fora, mas tenho bastante interesse em participar. Penso que há gente com mais conhecimentos específicos nas secções que me poderiam interessar mais, daí considerar abster-me por agora, até que outras secções sejam englobadas.

Best of Luck a todos, e parabéns pela iniciativa :)

13. esquiso

esquiso Power Member

Sim, o podcaster terá que ser responsável por aquilo que diz.

O podcast é conversa/discussão sobre um assunto previamente definido entre os participantes. Logo, por muito texto que tu estrutures, nunca podes contar ao certo com o que a outra parte vai dizer ;)
    Quanto aos "uhhms" e "ahhms", não me faz diferença nenhuma. Até dá um ar bem mais natural à coisa. E quanto aos erros, felizmente temos a possibilidade de editar o resultante da gravação com gente competente :)

Se achas que podes ser util, inscreve-te. :)

14. JKL22

JKL22 Power Member

E nunca se sabe como vai acabar a conversa, começamos no ponto X e na discussão desse ponto passamos pelo ponto Y, W e Z, e o podcaster tem de ter algum conhecimento para discutir também esses assuntos, nem que tenha tido conhecimento do assunto durante esse mesmo podcast. E aqui está uma boa qualidade para os podcasters, facilidade em estruturar opiniões sem precisar de andar a ver de antemão quais são as opiniões dos outros.

Hashiriya, se estás na duvida quanto à tua candidatura, candidata-te, nós muitas vezes não temos a capacidade de nos avaliar quanto ao nosso conhecimento em comparação com o dos outros e o que a equipa do podcast vai tentar fazer durante o casting é exactamente avaliar as capacidades da forma o mais idónea possível. E também não perdes grande coisa, nós não mordemos.

15. MaDi

MaDi Banido

Eu já tinha referido por PM, sou péssima a comunicar oralmente e acho que tenho uma voz horrível, mas acho boa a iniciativa e espero ouvir outras vozes femininas nos podcasts :009:

Um dia ainda me junto aí numa conversa com vcs, mas off-topic :D

16. Hashiriya

Hashiriya Power Member

Ah, já percebi como irão funcionar os Podcasts! Sinceramente não tinha compreendido que se trataria de uma discussão aberta! Pensei que fosse algo singular, como transmissão de noticias e até pequenas reviews orais, daí eu estar a falar como falei sobre métodos.

Pronto, já compreendi como irá funcionar, bastante interessante a forma como querem os querem fazer :)

17. HecKel

HecKel The WORM

Basicamente, será uma discussão, nada mais ;) Uma discussão em que há um tema de conversa, tal e qual como uma conversa de café, aqui a diferença é que cada um paga a sua conta :P

18. MaDi

MaDi Banido

Se bem que num café pode-se dizer merdum. Num podcast a qualidade terá que ser superior e convém que saibam o que estão a dizer.

19. thisis

thisis Power Member

Parece-me uma boa ideia, se fosse para ler um guião/texto e ditar, aí alistava-me, mas não me estou a ver a dizer qualquer coisa improvisada sobre a placa gráfica X236DGs128R v.17 ou algo do género... :P

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página