1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pode a cópia ser melhor que o original?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 20 de Dezembro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1657)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Foi esta a pergunta que me fiz desde que ando a ouvir falar do Linux Mint.

Basicamente o Linux Mint é o Ubuntu com um artwork digamos que mais azul :) e uns codecs pelo meio ;).

Foi lançado a versão 2.1 à uns dias pelo que pensei em dar-lhe uma oportunidade para ver se o que se andava a falar teria fundamento.

Do que vi está perfeito. O theme default é lindo de morrer. O som no log in e shutdown também gostei e o melhor é que a ligação wireless mesmo com protecção WPA foi à primeira.

Resumindo. Vai passar a ser a minha recomendação para quem queira experimentar Linux pela 1ª vez. A experiência out of the box é melhor do que no Ubuntu.
    E para quem experimenta isso faz toda a diferença. Para usar a sério inclino-me para o Ubuntu pelo suporte para experimentar sem dúvida o Mint.

Site: http://linuxmint.com/
    Screenshots: http://lt.k1011.nutime.de/screenshots.html

2. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

Pelo que andei a ler... O mais engraçado é practicamente tudo o que funcione no Ubuntu, funcionar no Mint. Isto parece-me muito porreiro! A ver se experimento isto quando as férias começarem. :)

3. luikki

luikki Power Member

bom...
    pelo menos a avaliar pelos screen shots deixou de ter o horrível castanho do ubuntu.....

4. esquiso

esquiso Power Member

O azulinho nao engana :D

Um dia destes, pode ser que lhe dê uma oprtunidade :) (Talvez mereça, talvez nao)

5. @ sacating ^^

A ver se é desta que mudo pró linux :P

6. Metro

Staff Member

Claro. Repara:

Tem é já os codecs e afins. Quem tem portátil vai agradecer o que o Mint já trás.
    Supostamente no 7.04 já virá por default tb.

7. mundano

mundano Power Member

Este titulo quanto a mim não faz muito sentido...

É preciso ver que o Linux-Mint é praticamente 99% Ubuntu... E qualquer um, pega no seu Ubuntu e consegue po-lo como o Linux-Mint..

Simplesmente o Linux-Mint pretende dar aos utilizadores uma melhor experiência out-of-the-box... Mas não deixa de ser Ubuntu..

8. Metro

Staff Member

Não concordo com a parte que coloquei a bold no teu post.
    Porquê? Porque vejo todos os dias pessoal a fazer asneira a instalar isto ou aquilo em Linux ou a não terem wireless. Com o Mint fica tudo a funcar logo de imediato poupando muito tempo em particular a quem pela primeira vez se cruza com Linux.

É apenas ai que quero chegar.

9. Phantasia

Existe uma boa ferramenta para fazermos qualquer coisa estilo o que o nlite faz com o windows. O Reconstructor... Claro que não nos dá o poder que o Nlite dá. Mas sempre dá para fazer qualquer coisinha.
    Agora, em relação ao Mint, pelo que li e pouco que vi, gostei imenso. Simplesmente poupa-me algum trabalho após a instalação. :) É só mudar-lhe os repositórios para os do ubuntu edgy e fica perfeitinho (digo eu). Logo à noite já começo a experimentar o mint. (o nome até tá porreiro, sugere um ubuntu "fresco"!):D

10. crossroads

crossroads Power Member

fiquei mesmo com vontade de experimentar :):)

uma dica: Andei à procura mas não encontrei. Podem-me dizer qual a configuração mínima para o Mint? É que o queria instalar num computador antigo que tengo (PIII a 450MHz)

11. Datwo

Datwo I'm cool cuz I Fold

o mint deve vir com o GNOME por defeito, por isso é muito pesado para a máquina que referiste, experimenta antes o Xubuntu...

12. mrSombra

mrSombra Power Member

Mais uma distro... Parecem cogumelos :)

Com o automatix tem-se tudo o que se tem com esse tal Mint. Não é preciso andar a inventar mt

13. Phantasia

Já instalei e até agora está-me a parecer muito bem! :)
    Vou agora tentar instalar os últimos drivers da nvidia e por o AIGLX a trabalhar, logo passo ao resto.:)

14. mundano

mundano Power Member

Para um PC como esse, se tiveres paciência para a compilação inicial recomendo-te seriamente a instalação do Gentoo..

Eu tenho um Pentium [email protected] com 128 MB de Ram e é impressionante a fluidez com que o Gentoo corre numa antiguidade daquelas..

15. crossroads

crossroads Power Member

O meu PIV é a 450MHz mas tenho 256MB de ram....

O que é o GNOME?
    Xubuntu não conheço, nem Gentoo...
    Onde posso encontrar um comparativo simples das distros do Linux, com prós e contras?
    É que assim não há quem se entenda...

16. esquiso

esquiso Power Member

GNOME é o ambiente gráfico. As ditas "barras e menus". Existem tambem o KDE e o XFCE (que me esteja a lembrar, assim de repente, mas provavelmente existem mais).

Xubuntu é ubuntu, mas usa o XFCE (é mais leve para o computador do que o Gnome, o que vem com o Ubuntu). Gentoo é mais uma distribuição de GNU/Linux (talvez a preferida dos g33k's, dos tipos sem vida, e dos que gostam de se armar em g33k's :D)

Vais ver que entendes rápido. Ai, nesse computador, conseguirás correr Xubuntu, mas nunca há de ser muito fluido :) Podias sempre ir compilar kernels, mas precisavas de aquirir alguns conhecimentos, talvez desnecessarios a quem só "quer exprimentar" :)

17. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Oh the irony, the irony...:002: :002:

18. mundano

mundano Power Member

Ok... Já percebi que te estás a iniciar... Deixa então o Gentoo para mais tarde...

Sendo assim, o que eu recomendaria, seria o Xubuntu, qualquer outra opção dentro do mundo das distros, seria ou demasiado pesada para esse PC, ou demasiado complicada de instalar/configurar..

Quando já te souberes desenrascar com o Linux, ai sim, recomendo-te o Gentoo.. É uma distribuição unica na sua filosofia, porque cada pacote é optimizado especificamente para o teu PC e por isso fica tudo muito mais rapido..

19. sapropel

sapropel Power Member

o que não me agrada é:
    eu só uso gnome (já experimentei de tudo claro) e há anos que é assim, mas usar uma distro que nem em dá segurança se que vai usar o gnome sempre pra mim não serve. mm podendo instalar o gnome posteriormente (se fizessem uma release com kde por exemplo) lá se ia o conforto tod que eles querem dar.

20. jmpub

jmpub Power Member

Está igualzinho aos meu Mandriva 2007 bem como o 2006 que gosto muito, claro que com o Gnome sempre

Partilhar esta Página