1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pode haver estragulamento de performance?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por nribeiro, 20 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1413)

1. nribeiro

nribeiro Power Member

É assim, ontem consegui chegar com as minhas Kingston a 900Mhz sendo elas a 667 default. O que quero saber é se pode haver estrangulamento de performance em algum nivel do OC. Isto nas memórias. Ou desde que esteja o sistema estável a performance sobe sempre? Cumps

2. WindWalker

WindWalker Power Member

A largura de banda das memórias (performance?) depende tanto da frequência como dos timmings.

Já agora, não te aconselho a passar dos 2.1V nas memórias (já vi este valor noutro post teu).

3. nribeiro

nribeiro Power Member

Hum... Sim, não vou mesmo passar dos 2.1. Chega! :P Agora só vou mesmo ver se aumentam ainda mais. Portanto, estas minhas estão a 5-5-5-15 2T a 900mhz. Se aumentarem um pouco mais sem haver erros e o sistema estiver estável quer dizer que só obtenho performance ou largura de banda...?

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a largura de banda não depende nada dos timmings.
    os timmings so definem o nº de ciclos de espera entre um pedido e uma disponibilização de dados para leitura, ou uma escrita, e uma disponibilização de dados para leitura (ou outras operações de memoria, mas adiante)

a largura de banda não é afectada por estes ciclos de espera.

a largura de banda esta relacionada com a largura do Bus, e com a frequencia de funcionamento.
    (ja devias saber isso de microprocessadores pa!! :x2:)

Se os timmings afectam a performance? isso sim, afectam.

nribeiro, o que eu te recomendo a fazer, é ir testando varios compromissos entre frequencias e timmings, e ires fazendo benchmarks a ver em qual deles é que obtens melhor performance. (podes ir procurar um bocadinho no forum algumas conbinações de timmings e frequencias, utilizadas por alguns users, e os resultados ja obtidos)

Última edição: 20 de Fevereiro de 2008
  5. nribeiro

nribeiro Power Member

Então, segundo o que disseste sobre os timings afectarem a performance e estando estes como vieram de origem, só estou a ter aumentos de performance. Correcto? Mesmo que consiga aumenta-las mais e não mude os timings tenho sempre aumento de performance? Cumps

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Pois, usei mesmo mal o 'largura de banda' x_x

O que queria dizer é que os timings influenciariam um resultado como este:

Sim.

7. nribeiro

nribeiro Power Member

Então, segundo a imagem, o sistema que tem mais largura de banda é aquele que tem latências mais baixas? Mesmo tendo memórias à velocidade do segundo melhor? O terceiro melhor tem memórias mais rápidas com latências iguais ao do segundo mas perde para este! Porquê? Devido à velocidade do CPU? Cumps

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Também gostava de saber. Frequência do CPU, FSB, cache L3 (é um P4 EE), chipset; provavelmente é devido a um ou mais destes factores.

9. nribeiro

nribeiro Power Member

Hum... Então vou eu fazer um teste ao meu. Primeiro com as memórias a 800 e depois com elas a 860. Finalmente vou testá-las a 900. Existe algum software para ver isso? Sem ser o Sandra.

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu não usei o Sandra...

11. nribeiro

nribeiro Power Member

Por agora deu-me na leitura de memória, o mesmo da tua imagem: 8518. O mais alto deles!! Vou baixar as rams para os outros valores a ver o que acontece. Deve dar menos concerteza.

12. nribeiro

nribeiro Power Member

Fiz os testes mas comecei desde a velocidade padrão delas para se ter uma ideia dos aumentos que obtive. A partir do segundo teste já nenhum dos sistemas que lá vem no Everest era o primeiro! :004:
    Só no teste de latência é que não era o primeiro sistema mas ficou em terceiro com as mems a 900Mhz. Bem os resultados são:

667 | 800 | 860 | 900--------Velocidade da Ram
    6413 | 7686 | 8227 | 8685----Leitura
    6034 | 7240 | 7787 | 8191----Escrita
    5935 | 7096 | 7723 | 7992----Cópia
    78.6 | 65.6 | 61 | 58-------Latência

Pode-se concluir que ouve sempre um bom aumento de performance relacionado com o OC. Mesmo o tempo das latências vieram sempre a descer.
    Cumps

PS: Desculpem não fazer um quadro melhor mas parece que o fórum não deixa fazer certas coisas. Espero que entendam.

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  13. WindWalker

WindWalker Power Member

Subiste apenas o FSB, mantendo o divisor?

Já agora, qual é o FSB do CPU com as memórias a 900?

14. nribeiro

nribeiro Power Member

Queres saber se estão 1:1? Sim. O FSB do CPU é de 1800 com as rams a 900. Cumps

Tentei dar-lhes mais mas está quieto. A 910Mhz com Orthos a correr foi-se abaixo. Acho que estão agora no limite. Vou comprar outras de qualquer forma. Já agora, o que acham vocês do OC destas meninas tendo em conta serem umas Kingston a 667?! Também devo ter tido sorte nestes módulos não é? Cumps

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  15. nribeiro

nribeiro Power Member

Actualizei à pouco a Bios e os valores que aqui postei baixaram consideravelmente!!! Pode acontecer? O que é que a actualização fez ao certo para os valores serem mais baixos do que os que obtive ontem no Everest? Segundo vi, esta actualização era só a nivel de suporte para os CPU's de 45nm. Cumps

16. Ricasete

Ricasete Power Member

Infelizmente é normal. Por vezes bios mais antigas são preferíveis.

E não é só na Asus...

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  17. nribeiro

nribeiro Power Member

Penso que seja final. Pelo menos no site da Asus não indica ser Beta. Os valores baixaram consideravelmente mas não sei se estarão mais correctos. Fiz novamente o mesmo teste começando desde a frequência padrão delas até aos 900 e há sempre aumento de performance mas não são os mesmos valores. Para terem uma ideia.

Ontem a 900Mhz no teste de leitura deu: 8685
    Hoje a 900Mhz com a nova bios deu: 7898

Grande diferença não é? Só queria entender o que realmente mudou com a actualização da bios...

Devia de ter deixado estar... E agora se eu quiser passar para a anterior? Dá? Que acham? Fico com esta?

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  18. WindWalker

WindWalker Power Member

Muito estranho.

Eu ontem também actualizei a BIOS da P5K para a última (que deve ser basicamente o mesmo tipo de alterações que essa BIOS) e tenho menos 50~100MB em 7200MB/s. Não sei se é da BIOS, mas pelo menos não é tão significativo como no teu resultado :\

19. Ricasete

Ricasete Power Member

Em algumas das bios (beta) da gigabyte houve também alguns problemas: perda de perfomance, menos estabilidade em oc e até apareceu uma que era ram killer. A que tenho actualmente (F7E) ainda nem está no site da GB, mas também tem alguns erros nas voltagens (o vdimm normal aumentou 0.1 v) o que pode ser perigosos em oc.

Quanto à Asus, posso dizer que o meu portátil, depois de uma actualização da bios, passou a funcionar apenas ligado à corrente. Regressei à antiga e ficou ok.

Acho que algumas bios são como os melões:D

20. nribeiro

nribeiro Power Member

Posso voltar à bios anterior se quiser? Nem que seja para ver se os resultados que obtive com a outra voltam! É que as opções que apareceram foram:
    - Um menu relacionado com Lan que não me deve fazer falta para nada...
    - Uma opção no FSB Strap to Northbridge que agora o máximo é 400 Mhz e não os 333.

Além de que suporta ainda melhor os CPU's de 45nm.

Acham que estas alterações nomeadamente o FSB Strap é suficiente para eu deixar esta tendo em conta a perda de perfomance nas rams?

Partilhar esta Página