PODE SER PROBLEMA DE MUITOS (Bug com AMD Athlon X2)

Ricmann

Portugal@Home Member
Há dias iniciei um tópico relacionado com o mesmo problema.
(Vejam o meu sistema aí ao lado).

É um problema de fluidez nos gráficos.
Principalmente nos jogos da Codemasters - Toca Race Driver 2 e Colin McRae 04.
Acontece que os gráficos param por uma fracção de segundo, quer seja com detalhes máximos, quer seja com uma resolução e detalhes mínimos.
Sucede ainda que se iniciar um jogo qualquer e depois for jogar estes jogos da Codemasters, entro nos jogos tudo bem, mas com uma rapidez espantosa, e o jogo começa a correr com uma velocidade 100X superior à normal, sendo impossível controlar os carros ou fazer qualquer opção no jogo.
Em todos os restantes jogos acontece que nas rotações (espero estar a ser explícito: há translações e rotações nos jogos) elas decorrem com uma lentidão execrável.
Todos estes jogos corriam na minha geforce 2 mx400 sem problemas (excepto as limitações óbvias).

Já me foi sugerido o seguinte:
instalar novas drivers do chipset da motherboard;
instalar novas drivers da placa gráfica;
instalar drivers modificados;
nada resultou, o problema continua o mesmo.

Sei que é um tópico extenso e um problema um pouco abstracto, mas toda a ajuda é benvinda.

Última edição:
Eu li algures acerca desse problema acho que era um bug do processador, penso que so era nalguns muito especificos, acho que dependia da semana em que foram feitos. E so afectavam os AMD penso que seja esse que estas a falar(pelo menos e o que esta no system).

Soluçao: Existe um fix que se instala no SO, faz uma pesquisa por aqui que deves encontrar, foi ca na tz que eu li isso.

eu também li acerca desse bug, mas nunca pensei que pudesse vir a afectar-me (pensei que só acontecia aos outros!).
penso que foi um post + ou - há 1 mês atrás, mas não consigo encontrá-lo.

se alguém o encontrar diga-me s.f.f.

espero bem que seja um bug do processador.

estive agora a procurar no google informação sobre o bug do cpu AMD Athlon X2 e parece que o problema se manifesta mais com alguns jogos, nomeadamente com alguns da Codemasters.
Só ainda não consegui encontrar o fix para o problema.

já que ninguém me responde, respondo eu a mim próprio. LOL !
já encontrei o fix para o bug no site da microsoft e já fiz o download do amd dual core optimizer.

ESPERO QUE ISTO RESOLVA O PROBLEMA.
Até breve.

vai aqui o que encontrei à uns tempos no forum AMD (já não sei onde está...)

IN ORDER:

Physically install the CPU.
...unless you already have a CPU in the planned mainboard. If so, flash the BIOS first, then install the CPU.
It only fits one way. AMD has recently allowed the use of Arctic Silver 5 instead of the stuff found pre-placed on the bottom of your heatsink, so I highly suggest using it. Clean off the old stuff with rubbing alcohol if this is what you want to do. Don't use too much, maybe a half-pea sized amount in the center. Make sure the heatsink is secure.

Flash your mainboard BIOS to the latest version.
This is much easier if you are upgrading to an dual-core because you can do it in Windows with your old CPU. However, if the dual-core is the first thing in the board, you will have to flash the BIOS with a bootable CD or floppy. Latest revision BIOS also helps with making sure your new Opteron is detected properly.
Visit the website of your mainboard manufacturer to learn more about flashing BIOS. DFI-Street is a good place to go if you own a DFI board.

Reformat your Windows partition, or install Windows to a fresh partition. EDIT: I have been told by a couple that this is not necessary. While I disagree, you may not. If you MUST keep your install, then try it... but if you run into problems, reformatting should be your next step.
Don't try to save all your FreeCell high scores, it is necessary to reinstall Windows to get the second core recognized.
I also highly recommend a program called nLite to make a custom-stripped version of Windows, which will help you to avoid the next two steps.

Install Service Pack 2 if not included on your Windows CD.
Does not help you directly with the dual-core issues, but it doesn't hurt either. Can be integrated to your non-SP2 copy of XP with nLite.

Perform a WindowsUpdate, or download some sort of update pack.
I prefer to integrate an update pack with nLite, such as RyanVM's Update Pack.

Install the XP SP2 Dual-Core Hotfix
Download the hotfix here. After installing, restart. EDIT: This does not run on x64. Currently researching whether it is needed. I will still be modifying the registry though.
Go to Start, Run. Type regedit and push OK. Navigate to HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager. Right-click Session Manager and do New, Key. Type Throttle for the name. Right-click New, DWORD Value. Type PerfEnablePackageIdle for the name. Right-click PerfEnablePackageIdle and click Modify. In the Value data box, enter '1' (without quotes, default is most likely '0'); make sure Hexadecimal is selected and push OK. Close the registry editor.

Install mainboard drivers.
Get the chipset drivers themselves (example: NForce4, www.nvidia.com), go to the manufacturer's website for a download, or if all else fails, use the CD that came with the board.

Install the X2 driver.
Here. This is necessary and often overlooked.

Finish driver/program installation.
I prefer from here to install video drivers, then sound drivers, then my programs, but this has nothing to do with dual-coreness

Eu ate te tinha respondido mas pela hora que esta nos teus posts inda estava a trabalhar ;) e entao isso resolveu o problema ou nem por isso?

bem pessoal, vou experimentar hoje à noite os fix's da amd e xp.
espero que resulte.
já estou um bocado desesperado !

amanhã saber-se-á (não tenho net em casa).

bem pessoal, vou experimentar hoje à noite os fix's da amd e xp.
espero que resulte.
já estou um bocado desesperado !

amanhã saber-se-á (não tenho net em casa).

Go to Start, Run. Type regedit and push OK. Navigate to HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager. Right-click Session Manager and do New, Key. Type Throttle for the name. Right-click New, DWORD Value. Type PerfEnablePackageIdle for the name. Right-click PerfEnablePackageIdle and click Modify. In the Value data box, enter '1' (without quotes, default is most likely '0'); make sure Hexadecimal is selected and push OK. Close the registry editor.

não te esqueças da alteração do registo (depois de fazer um backup deste)

Problema resolvido.
Agora corre o TOCA Race Driver 3 a 1024x768 com os detalhes no máximo (não que este seja um jogo muito exigente), como uma fluidez muito boa.

THX.

Back