POI (Points Of Interest), como funcionam? (Urgente)

DeBosch

Power Member
Desculpem a urgência, mas preciso mesmo de uma resposta rápida por motivos que explico no fim do post.

A minha dúvida é a seguinte: é possível definir um percurso desde o ponto que nos encontramos até um dado POI, ou eles apenas são assinalados na estrada enquanto passamos? Se é possível definir um percurso a um dado POI, é possível em todas as marcas?

A questão prende-se com o seguinte: ofereceram-me no Natal um Becker Traffic Assist Highspeed. Para além do mapa estar desactualizado, apresenta uma quase total ausência de POI. Os que apresenta são basicamente stands de automóveis, postos de gasolina e pouco mais - nem um único centro comercial ou hotel, por exemplo, que eu tenha visto. A navegação é feita apenas pelo nome das ruas, ou então pelos chamados destinos especiais que - aí já confirmei - não apresentam um único centro comercial ou hotel em todo o país!

Entretanto, soube que existe um programa chamado POI-Warner que permite adicionar os POI ao Becker. Mas, se continuar a não ser possível definir um trajecto directamente até eles, não me interessa.

O que me interessa é o seguinte: imaginemos que eu quero ir ao Fórum Algarve (passe a publicidade), este não consta no meu Becker, nem indicado na estrada, nem como possível destino especial; ainda por cima fica na Estrada N125, pelo que nem posso pôr o nome da rua! Acham que se eu instalar o POI-Warner posso passar a definir um percurso até ao referido ponto (admitindo que ele está assinalado, claro)?

E nas outras marcas, nomeadamente TomTom, é possível fazer isso?

A urgência deve-se ao aparelho ter sido comprado na Worten no dia 23 de Dezembro, pelo que o prazo de 15 dias para a troca acaba amanhã. O aparelho funciona bem, é rápido e preciso, o problema são os mapas e a ausência dos POI.
Se eu souber que os outros aparelhos também só permitem navegar para ruas, não troco. Mas a navegação apenas para ruas não me interessa, até porque, grande parte das vezes, quando alguém nos dá indicações para um determinado sítio é mais comum dizerem "fica ao pé Centro Comercial Tal" do que "fica na Rua Tantas", porque grande parte das vezes as pessoas nem sabem o nome das ruas, à excepção da de onde moram e pouco mais (é o meu caso
smiley9.gif
).

Obrigado
 
No TomTom podes meter para navegar até a um Ponto de Interesse, e escolhes o ponto de interesse e ele leva-te até lá como se fosse uma vulgar morada. E o TomTom tem mesmo muitos pontos de interesse. P.S. O Fórum Algarve está no mapa ;)
 
Obrigado pela resposta rápida. :)

Haverá alguém que elucide se adicionando um POI ao Becker através do POI-Warner, se pode definir um trajecto directamente a esse POI, nomeadamente se ele o adiciona aos destinos especiais?
 
Eu não conhecia essa marca de GPS's e para te ser sincero não me parece ser grande coisa,isto pelo que tu disseste e porque não é muito conhecida no mercado. Eu coloquei o nome no google(imagens) e não me apareceu nenhum gps,so colocando Becker gps é que me apareceu e sobresai o da Ferrari,por acaso ja conhecia este gps mas nao sabia que era desta marca.

Eu tenho um Garmin Nuvi 360 e já tive um 350 mas inflizmente e por azelhice da minha mãe, que deixou o vidro do carro aberto no parque da praia (Areia Branca) e numa altura onde estava a decorrer um campeonato de surf,foi roubado.
Eu estou muito satisfeito com os garmin,já mexi também num Nuvi 660 e num TomTom One e prefiro mesmo a Garmin,secalhar também por já estar habituado.

Nestas duas marcas eu sei colocar esses POI's ou PDI's,porque já fiz em ambos e para outras marcas acho que também não é dificil. Tudo o que precisso é do PoiEdit(caso os POI's não estejam no formato do gps) e para o Garmin é necessario o PoiLoader para tranferir os POI's para o gps e precisas do essencial,os POI's.Mas onde os podes ir buscar?
Comprando na marca do gps ou de forma gratuita e legal em http://www.portalppc.com,é um forum onde tens dos mais variados POI's,desde Centros comerciais,a restaurantes,parques de campismo e os famosos radares,quer aqueles assinalados quer os que estão ocultos e ainda locais onde é frequente fazerem operações stop. Está lá tudo a explicar como transferir os ficheiros para os GPS's.
Ahhh e é possivel seleccionar um destes POI's que eu referi como destino e inclusive alguns possuem vozes de aviso(para os radares da jeito).

Eu tive a dar uma vista de olhos e não encontro nada sobre os Becker,se souberes em que formato estão os ficheiros do teu gps diz,pode ser que sejam os mesmos de outra marca (.csv,.ov2,etc).
Acho que o melhor que tens a fazer era trocar o gps por outro melhor,tipo TomTom,Garmin ou NDrive.A titulo de curiosidade,quanto deste por ele?

Mais alguma duvida diz.
cumps;)
 
Obrigado pelas sugestões. Vou pensar ainda até amanhã. :)

O software disto é Navigon. Os mapas são da Navteq. Já investiguei, e parece que se pode usar um PDI como destino, usando o tal software POI-Warner. Mas o modo de o fazer não me parece muito fácil e intuitivo, embora possa ser apenas por eu ainda não ter experimentado. A explicação para o fazer, para quem possa estar interessado, encontra-se no 6º post desta página: http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=7025&PN=1

Acho que o melhor que tens a fazer era trocar o gps por outro melhor,tipo TomTom,Garmin ou NDrive.A titulo de curiosidade,quanto deste por ele?

Eu não dei nada, porque, como disse, foi oferta, mas sei que custou 179€ em promoção. Julgo que agora está em 199, que é o preço do TomTom One 3º Edição. O que eu não gosto neste é o facto de ter apenas memória interna, e a 2ª edição, ao que parece, não está disponível na loja onde o aparelho foi comprado...

Ainda tenho de pensar bem... trocar implica deitar fora um cartão SD de 2gb que já comprei para este e um leitor de cartões (claro que posso utilizar ambos noutra coisa), e ainda ter de me deslocar mais de 300 km (ida e volta), porque quem me ofereceu o aparelho, não mora aqui e comprou numa loja perto de onde vive. A alternativa é gastar mais vinte e tal ou 30 euros, não me lembro bem, no tal software POI-Warner e esperar que as coisas assim dêem para o que eu preciso. Mas, entre o experimentar e não experimentar, acabam os 15 dias de prazo para poder trocar na loja... :rolleyes:
 
Se a loja for de uma grande cadeia de retalho tipo Worten, podes trocar em qualquer uma.

Hum... a sério? Já tinha ido à Worten aqui de Faro, queixar-me de que os mapas estavam desactualizados. Até foram simpáticos, contactaram o representante da marca que se prontificou a trazer um DVD com os mapas actualizados quando cá viesse, mas não me falaram da hipótese de trocar aqui... vou ver isso.

Thx :)
 
Desde que a pessoa que te ofereceu ainda possua o talão de compra podes trocar em qualquer loja da cadeia,eu proprio já fiz isso e por acaso na worten.

Eu pessoalmente aconselho-te a Garmin,é das melhores marcas de gps do mercado e parece que agora até tem gps baratos.

cumps
 
Já perguntei e sempre me trocam na Worten aqui de Faro :)

Pois, mas na Worten os Garmin são bem caros. Aliás, os GPS costumam ser carotes na Worten.

Pois é, o garmin nuvi 200 são 229€ na worten e julgo já ter lido aqui algures que havia na ***** a 129€... será possível uma tal diferença, ou estarei a fazer confusão? 8| Enfim, de qualquer modo, na worten, pelo menos segundo a página deles, está esgotado (não sei se ainda encontrarei algum na loja). Por 229€, também na worten, compra-se o TomTom One V2 Europa. Pessoalmente, nem me interessam mapas fora da península Ibérica, mas, sinceramente, o facto da 3ª Edição ter apenas memória interna (e curta), faz-me alguma confusão. Se bem entendi do que li no fórum, o melhor mapa para navegar no campo é da teleatlas e para a cidade é o da navteq, ora, se eu tivesse um cartão, dava para eu colocar os dois e optar (ou até ter dois cartões cada um com um mapa), caso contrário, vejo-me limitado a uma hipótese.
Na worten, só têm o Iberia 3ª Edição (199€), 2ª edição só têm o da Europa.

Perante este leque de escolhas, o que me aconselhavam?
1- TomTom One Ibéria 3ªEdição - 199€
2- TomTom One Europa 2ª Edição - 229€
3- Garmin Nuvi 200 - 229€ (se houver)

Eu não me importava dar mais alguns euros (dado que a maior fatia foi oferta ;) ), mas não sei se vale a pena meter-me a comprar o da Europa, se nem preciso do mapa da Europa, quanto ao Garmin (caso haja) custa-me é dar 229€, podendo achar muito mais barato noutros lados... :/
 
Eu tenho o One Europa 2ª edição e estou feliz com ele.

No entanto devo dizer que gosto muito dos garmin por causa dos mapas navteq.

Aliás recentemente troquei um GO 920 que me ofereceram no natal por um Garmin 760.

São opções.
 
Já perguntei e sempre me trocam na Worten aqui de Faro :)

Pois é, o garmin nuvi 200 são 229€ na worten e julgo já ter lido aqui algures que havia na ***** a 129€... será possível uma tal diferença, ou estarei a fazer confusão? 8|

Eu não me importava dar mais alguns euros (dado que a maior fatia foi oferta ;) ), mas não sei se vale a pena meter-me a comprar o da Europa, se nem preciso do mapa da Europa, quanto ao Garmin (caso haja) custa-me é dar 229€, podendo achar muito mais barato noutros lados... :/
Isso é fácil de resolver,em vez de trocares por outro produto pedes o dinheiro e vais a ***** comprar mais barato. Eu nas 2 devoluçoes que fiz optei por me darem o dinheiro porque na loja não tinham o que queria. Fácil!!!!
Se bem que o TomTom não é um gps mau,pelo contrario mas sem slot para cartões...:wvsore: e dá muito jeito um cartaozinho para por os mapas(k sao grandes),os POI's(estes ocupam muito pouco),algumas musicas e fotos.

cumps
 
epah, se os nuvi 200 tao a 229 e pq foi o ultimo preço a k os venderam ai.
eu comprei o meu a 2 meses na worten e ja so dei 189€
e so esta semana e k eles baixaram para 129 devido a tar para sair mais uma actualizacao de mapas pros garmin.
eu desaconselho vivamente os tomtom, tive um e trokei-o logo passados dias.
agr cm este vou a td qt e sitio imaginavel e ja fiz a actualizacao para os novos mapas da europa toda.
o tomtom tem mapas mto rascos mesmo, faltam mtas estradas :S
 
Segundo os conselhos que tenho recebido aqui (e a própria exame informática que também consultei :)), a escolha acertada parece ser o Garmin. Há contudo uma coisa que me faz hesitar francamente: é que basta chegar aqui a este fórum e encontramos logo em sticky: "POI's para TomTom & Route66", andamos um bocadinho para baixo e encontramos logo: "Os Melhores Mapas Da Actualidade Para Gps Tomtom (one/go/rider)", onde encontramos não só conselhos sobre os melhores mapas, como inclusivamente modo de os obter... Em relação à Garmin, embora aqui se diga que também é fácil de obter, a verdade é que, assim à primeira vista, não vejo onde e parece-me ser francamente mais difícil, porque haverá menos escolha... ou estarei enganado? Será que os "adeptos" da Garmin me poderiam dar uma dica, nem que seja por mensagem privada?

Senão, como eu já decidi perder a vergonha e pedir mesmo o dinheiro de volta, não tenho de estar condicionado ao que existe na worten, pelo que posso, com mais calma, procurar noutros sítios onde eventualmente ainda haja TomTom One Ibérico v2.

PS- Peço desculpa por a discussão neste tópico se estar a afastar francamente do título do mesmo. A verdade é que comecei com uma dúvida específica, mas, como isto é como as cerejas, :) foi descambando mais para conselhos sobre qual o GPS a escolher do que sobre o funcionamento dos PDI...
 
No site www.omeugps.com tem pontos de interesse para as marcas mais usadas, Garmin incluída. Mesmo que obtenhas algum ponto de interesse que não esteja no formato da Garmin podes converter com POIConverter.
Tenho um reparo a fazer em relação ao Nuvi 200, já que tive com um durante 1 dia emprestado. Os mapas realmente são melhores (City Navigator NT 2008), por serem Navteq, e o sistema de navegação é mais divertido do que o da TomTom, mas em termos de opções e desempenho fica um pouco atrás da TomTom. O andamento no mapa não é fluído, o ícone do veículo por vezes anda aos soluções e há algum atraso, talvez devido ao processador ser um pouco fraquinho.
Quem tiver esse Garmin que me corrija se estiver errado. É chato mandar vir à direita depois de passar o cruzamento.
 
Uma coisa importante para querm não gosta de complicações: É um bocado mais fácil instalar poi's no tomtom do que é no garmin. No tomtom trata-se de um simples processo de copy/past, no garmin é preciso um programa.
 
Back
Topo