pois... eu sei... mas.. criar partilha de acesso à net????

ash[M]ael

Membro
olá grandes gurus do mundo dos byts (cá no norte diz-se 'baites',lol)... pois é... eu sei que há muitos tópicos sobre isto, mas sou lerdo, já a minha mãe dizia... é assim... tenho net oni com modem d-link 302t... tenho um router conceptronic w54apra(ou parecido)... quero ligar o meu desktop directamente pelo modem e dois portáteis por wireless ( pelo router,certo?)... o meu desktop tem duas placas de rede, o router tem 4 portas... e agora? Aceitam-se sugestões e gozadelas (se acompanhadas com soluções,lol). Obrigado ppl...
 
boas

Ora bem vamos lá ver então. Vou assumir que o teu desktop já tem net porque está ligado directamente ao modem.
Primeiro executas o assistente de ligações do windows e escolhes a terceira opção (configurar uma rede de escritório etc..) dizes que o desktop é um gateway (os outros pc acedem à net por ele) e dizes qual a interface que é usada para aceder à net.
A seguir dizes qual a interface(s) que os outros pc usam para se ligarem a net (no teu caso uma das redes (a que não está a ser usada para o modem).
Por fim só falta configurar o router, em que irá ser suficiente ligar o modo dhcp (nas opções da wireless ). Os pcs ligados ao router deveram ter a rede em modo automatico.

Ps: Não te esqueças que a segurança, quando de usa wireless é muito importante (procura no forum porque acho que há um guia para a configurar ). Claro que viveres num daqueles sitios que em que o proximo pc está 2km de distancia não precisas de te preocupar :-D )

Fica bem
 
Ora esta....

Antes de mais obrigado... já funcemina e a 100 à hora(ou seja, mal... ONI SUCKS)... Eu já tinha tentado isto mais de uma vez, já tinha tentado tudo e mais alguma coisa, e já estava farto de ver respostas de regozijo de quem já tinha isto a funcionar... Agora já trabalha e fiz tudo de novo uma vez mais.... e funciona,lol... tenho de ir à bruxa.

Obrigadão....
 
Já agora uma sugestão diferente:

Esse router tem porta WAN? Ou seja, alem das 4 portas LAN, tem alguma entrada RJ45 com a indicação WAN?

É que da forma que tens a rede, apenas podes aceder á net nos portateis, se tiveres o Desktop (Gateway) ligado, e podes ligar o cabo de rede que sai do modem a essa entrada WAN do router, e por sua vez, um cabo desde uma das portas LAN ao Desktop, e assim terás net em qualquer PC independentemente dos que estão ligados ou não.

É apenas uma sugestão. ;)


Abraço.
 
Back
Topo