DS Pokémon Platinum

Aqui vai a minha opinião sincera... desde o lançado do Ruby e Sapphire que as coisas mudaram muito e numa direcção com a qual simplesmente não posso concordar. Eles é que fazem os jogos claro, e estão-se nas tintas para mim blablabla, mas a quantidade de gimmicks e mini-jogos/sidequests inúteis que a série tem vindo a acomular ao longo dos tempos é no mínimo dos mínimos alarmante. Eu notei ao jogar o diamond, eu queria simplesmente completar o jogo e apanhá-los todos mas parecia que os npc's por todo o lado estavam a desviar a minha atenção para porcarias que não intressavam nada. E o Platinum parece que juntou mais umas porcarinhazinhas novas á série.

A meu ver o que interessa realmente na série é o ter um jogo grande, aonde se possa apanhar todos (nada de eventos), é teres uma história, que não interessa ser muito profunda mas contribuír para o ambiente e que tenha alguma coisa a haver (ainda não compreendi muito bem como fomos de "animais de estimação para combate" para "deuses do tempo e do espaço"). Interessa também que melhorem o sistema de combate, adicionem umas alteraçõezinhas interessantes (por exemplo, os ataques agora para serem físicos ou especiais não dependem mais do tipo, mas sim deles mesmos, foi uma boa alteração e acho que enriqueceu imenso, apesar de parecer pequeno). Essas alterações no sistema de combate têm de ser "vísiveis". Não é estarem a adicionar EV's que 99% dos jogadores não sabe que existem sequer, porque ninguem os consegue ver, não há nenhum stat para eles, são os EV's e uma data de outros stats que dificultam imenso o treinar os bichos, complicam demasiado o sistema de combate e inutilizam qualquer esforço de uma pessoa normal de se tornar boa no jogo. Para isso mais vale eu ir jogar world of warcraft, tenho o mesmo nível de complicação inútil mas ao menos tenho um controlo sobre a mesma e sei o que tenho de fazer.
 
Não posso deixar de concordar contigo Gaminger, já que para podermos ter um sem número de monstros temos de recorrer à geração passada, eventos que nunca se sabem quando vão acontecer nem temos acesso aos mesmos.
Já agradecia o upgrade aos combates, já cansa ser por sprites, gostava de os ver meter mais acção e vivacidade no sistema, para além de que pôr os mundos anteriores não só dava um pulo na longevidade como também servia de pretexto para apanharmos os mais antigos.
Além disso o GTS neste momento é praticamente inútil, só se vêm ofertas de Pokémons hackeados à vista desarmada...
 
Estás na mesma situação que eu :) ainda me lembro de jogar Pokemon Yellow e Silver no meu Game Boy Color (era um género de roxo translúcido, mas infelizmente perdi-o), e agora ando a considerar comprar uma DS e reviver aqueles momentos.
Um amigo meu trouxe-me o Diamond para eu experimentar (mas era emulador, não digam a ninguém :smilliex: ), e eu convenci-me: Nintendo DS para a mesa 2 fachabôr.


Gostava de voltar a estes momentos e já estou a ver se arranjo uma Lite baratinha para voltar ao vicio;)
 
Aqui vai a minha opinião sincera... desde o lançado do Ruby e Sapphire que as coisas mudaram muito e numa direcção com a qual simplesmente não posso concordar. Eles é que fazem os jogos claro, e estão-se nas tintas para mim blablabla, mas a quantidade de gimmicks e mini-jogos/sidequests inúteis que a série tem vindo a acomular ao longo dos tempos é no mínimo dos mínimos alarmante.

Essas alterações no sistema de combate têm de ser "vísiveis". Não é estarem a adicionar EV's que 99% dos jogadores não sabe que existem sequer, porque ninguem os consegue ver, não há nenhum stat para eles, são os EV's e uma data de outros stats que dificultam imenso o treinar os bichos, complicam demasiado o sistema de combate e inutilizam qualquer esforço de uma pessoa normal de se tornar boa no jogo.

Concordo com várias coisas que disseste, mas discordo de duas.

Primeiro, nem todos os mini-jogos são inúteis, por exemplo, a Battle Tower(e nas versões Emerald e Platinum, o resto das combat facilities). São uma maneira de testar a tua aptidão para novas situações em combates bem como de possibilitarem acesso a lojas com produtos impossíveis de encontrar noutro lado(visto o dinheiro ser facil de ganhar e esses produtos serem demasiado bons para serem faceis de conseguir).

Segundo, os EV's sempre existiram e é a razão pela qual existe tanta variedade de equipas no PvP do jogo. Devido a eles podemos ter vários tipos de Snorlax por exemplo, cada um com funções diferentes. Isto permite também uma maior variabilidade intra-espécie de pokémons, contribuindo para seja raro haver dois pokemons iguais. E como só com EV's, que nós podemos facilmente controlar(não são tão complicados como queres fazer parecer, é só questão de ler um bocado sobre eles), seria ainda assim fácil encontrar dois pokémos iguais, puseram também IV's, que também afectam os stats mas são completamente random e definidos na captura ou na obtenção do ovo. Tanto EV's como IV's são "invisiveis" na lista de stats, visto não ter sido originalmente previsto os jogadores saberem deles. Além disso, a partir das versões GBA incluiram Natures(estas já visiveis), que também afectam os stats dos nossos bichos. Com estes 3 factores, assegura-se a tal variabilidade de pokémons, sendo assim realmente quase impossível encontrar dois pokémons iguais.
Soa complicado? É um pouco, mas facilmente se percebe lendo um guia, mas não dificultam imenso o treino dos bichos. Ao treinar normalmente já ganhas EV's, mesmo sem tentares. E quanto a jogadores normais, penso que queiras dizer jogadores casuais, ou pelo menos eu faço uma distinção entre normal e pro, casual e addicted. Tanto jogadores normais como jogadores pros podem facilmente implementar este sistema no esquema de treino de um pokémon(os pros tem que o fazer obrigatoriamente senão não sobrevivem em torneios). Quanto a jogadores casuais, é normal que não saibam ou não implementem isto no treino dos seus bichos, mas também não lhes interessa, para vencer o jogo basta um pokémon com bons ataques e um bom nível(exceptua-se a Battle Tower, que é uma espécie de simulação de PvP). Quanto a ser bom no jogo, para isso não é preciso muito. Como se vê, passá-lo é fácil e mesmo ganhar as primeiras lutas da Battle Tower também. Agora, ser bom contra outros jogadores, isso é que já torna as coisas mais complicadas um pouco.
 
Última edição:
Não posso deixar de concordar contigo Gaminger, já que para podermos ter um sem número de monstros temos de recorrer à geração passada, eventos que nunca se sabem quando vão acontecer nem temos acesso aos mesmos.
Já agradecia o upgrade aos combates, já cansa ser por sprites, gostava de os ver meter mais acção e vivacidade no sistema, para além de que pôr os mundos anteriores não só dava um pulo na longevidade como também servia de pretexto para apanharmos os mais antigos.
Além disso o GTS neste momento é praticamente inútil, só se vêm ofertas de Pokémons hackeados à vista desarmada...

É que é mesmo... mas sabes o que eu achava um bom pulo para esta série? Um RPG na consola (um a sério, não como o Coloseum ou o Gale of Darkness). Mas em vez de teres combates turn-based tinhas real-time. Controlavas o pokémon e usavas... diga-mos o D-pad do Wiimote para um dos quatro ataques. Acho que ia ficar interessante. Em função disso o metagame teria que mudar claro. Se fosse um MMO era melhor ainda. Mas prontos, para quem leu as entrevistas que o Masashira tem dado, ele não gosta da ideia de fazer versões para as consolas porque acha que a série só serve para handhelds. Não podia discordar mais. Eles só têm a ganhar com versões sólidas tanto nos handhelds como nas caseiras.

Concordo com várias coisas que disseste, mas discordo de duas.

Primeiro, nem todos os mini-jogos são inúteis, por exemplo, a Battle Tower(e nas versões Emerald e Platinum, o resto das combat facilities). São uma maneira de testar a tua aptidão para novas situações em combates bem como de possibilitarem acesso a lojas com produtos impossíveis de encontrar noutro lado(visto o dinheiro ser facil de ganhar e esses produtos serem demasiado bons para serem faceis de conseguir).

Eu eu falei um pouco sem pensar porque estava mesmo indignado quando escrevi aquilo. mas eu compreendo claro. Portanto concordo com essa parte, realmente isso foi uma sidequest bem concebida e útil.

Segundo, os EV's sempre existiram e é a razão pela qual existe tanta variedade de equipas no PvP do jogo. Devido a eles podemos ter vários tipos de Snorlax por exemplo, cada um com funções diferentes. Isto permite também uma maior variabilidade intra-espécie de pokémons, contribuindo para seja raro haver dois pokemons iguais. E como só com EV's, que nós podemos facilmente controlar(não são tão complicados como queres fazer parecer, é só questão de ler um bocado sobre eles), seria ainda assim fácil encontrar dois pokémos iguais, puseram também IV's, que também afectam os stats mas são completamente random e definidos na captura ou na obtenção do ovo. Tanto EV's como IV's são "invisiveis" na lista de stats, visto não ter sido originalmente previsto os jogadores saberem deles. Além disso, a partir das versões GBA incluiram Natures(estas já visiveis), que também afectam os stats dos nossos bichos. Com estes 3 factores, assegura-se a tal variabilidade de pokémons, sendo assim realmente quase impossível encontrar dois pokémons iguais.
Soa complicado? É um pouco, mas facilmente se percebe lendo um guia. E quanto a jogadores normais, penso que queiras dizer jogadores casuais, ou pelo menos eu faço uma distinção entre normal e pro, casual e addicted. Tanto jogadores normais como jogadores pros podem facilmente implementar este sistema no esquema de treino de um pokémon(os pros tem que o fazer obrigatoriamente senão não sobrevivem em torneios). Quanto a jogadores casuais, é normal que não saibam ou não implementem isto no treino dos seus bichos, mas também não lhes interessa, para vencer o jogo basta um pokémon com bons ataques e um bom nível(exceptua-se a Battle Tower, que é uma espécie de simulação de PvP). Visto isto, facilmente jogadores normais podem ser bons no jogo. Mesmo os casuais podem, se se derem ao trabalho de ler um guia e o usar(o que normalmente não o fazem porque simplesmente não pretendem dar uso a esse treino).

Isso é tudo muito bom, pode até (e sem dúvida que o fez) ter enriquecido o metagame, mas eu contínuo a achar que é demasiada coisa em que pensar para um jogo que costumava ser divertido pela simplicidade das estratégias (e mesmo assim era variado). EV's existiram sempre? Eu ia jurar que EV's só começaram com a versão Ruby e Sapphire, mas devo estar enganado. IV's e DV's a mesma coisa. É que no GSC levavas bastante tempo para formares uma boa equipa mas não tanto como agora, para mim é simplesmente demais. E eu discordo completamente em haver stats ocultos. O jogador normal se calhar não precisa mas também não vai ter gosto nenhum pelo jogo se ele não for acessível, ninguem consegue ter sucesso na Battle Tower e no Wi-fi sem noções de advanced training. Bom, aumenos agora tens alguns NPC's no jogo que te dizem se os EV's e outros stats ocultos estão maximizados, como em Sunnyshore salvo erro, aquele NPC dos Effort Ribbons (isso é outra coisa que me incomoda, mas eu admito que sou piquinhas, para mim bastava dizerem que os EV's estavam maximizados e darem um item útil como prenda, não um ribbon feio que de nada serve).
 
Última edição:
Sim, EV's e IV's sempre existiram, mas só começaram a ser usados em larga escala a partir das versões GBA tanto quanto sei. Nas primeiras versões nem era preciso ganhar um nível para teres os efeitos dos EV's, podias por um pokemon a lv100 com rare candies, treiná-lo em EV's, depositã-lo no PC e quando o retirasses os stats reflectiam o treino que lhe deste. Ainda é possível teres uma boa equipa sem treinares os EV's e sem prestar atenção aos IV's, basta teres um bom conjunto de ataques. Por exemplo, peguei num Metagross que nunca treinei em EV's e não fazia ideia dos IV's, dei-lhe um bom moveset e só a usá-lo ganhei os dois primeiros sets de 7 rondas da Battle Tower. Os EV's simplesmente facilitam muito a tarefa de ganhar as lutas. E eu sempre tive gosto pelo jogo, mesmo só tendo sabido que EV's exisitiam quando fui a um fórum sobre a versão Diamond(apesar de ter pelo menos uma versão de todas as outras gerações xD). Frustava não conseguir ganhar na Battle Tower, mas atribuia isso a não ter os tipos ideais de pokémon nem os melhores ataques para eles. Mas sim, é chato que EV's sejam ocultos, implica uma maior atenção da nossa parte. Quanto à duração do treino, demoro uma hora ou duas a ter um pokémon totalmente treinado em EV's e a bom nível. Não sei se consideras isso muito ou não(já não tenho a noção do que é muito ou pouco tempo em jogos... jogo demasiados RPG's).
 
E eu discordo completamente em haver stats ocultos.

Eu não chamo aos IVs nem EVs stats ocultos. A única coisa oculta no Pokémon é o código fonte para mim (e mesmo assim já é exagerar um pouco, porque este pode ser explorado - temos os "hacks" de versões, tipo Shinygold). Se eles fossem mesmo stats ocultos, isto não seria verdade:

statspks.png



O jogador normal se calhar não precisa mas também não vai ter gosto nenhum pelo jogo se ele não for acessível, ninguem consegue ter sucesso na Battle Tower e no Wi-fi sem noções de advanced training.

Discordo, não é preciso colocar EVs nos Pokémon para lutar na Battle Tower, de longe. Se tiveres 3 Pokémon que funcionam e cooperam entre si, mas com funções distintas (correlação ou relação dialética), consegues ganhar com alguma facilidade. É claro que os movesets têm de ser bons, mas basta isso para ganhares. A Battle Tower é, de longe, a mais fácil de todas os edifícios da B. Frontier. Diria que dificil, dificil, só mesmo a Battle Factory, porque os Pokes não são teus e terás alguma dificuldade em adaptar-te a Pokemons diferentes.

Agora no Wi-Fi é diferente, pois não estás contra o CPU. Enquanto que é fácil prever o que um NPC faz no B.T, no WiFi não, pois só mesmo os bons (mas MESMO bons) conseguem prever, com alguma dificuldade, as acções do adversário. E por vezes fazem algo chamado de "overthinking" e perdem por causa disso, pois acreditam que o adversário vai seguir o plano deles e eles inventam um "counter" plano para esse plano; enquanto que o adversário "topa" e faz algo de inesperado. Isto acaba com muitas estratégias e sweeps, pois o foco está em acabar o mais depressa possível com a equipa do adversário, mas ele se colocar a fazer de "stall", vai tudo por água abaixo (ou quase).

Isto obviamente requer EVs para os movesets. O Smogon (grande site para competitive battling - recomendo vivamente a quem quiser entrar neste mundo glorioso, mas duro e difícil) tem movesets para todos os Pokémon, com explicações super claras dos peritos nesta arte. É claro que tudo isto (IVs, EVs, movesets, held items, natures, etc...) combinam para formar um Poke único, mas a verdade é que sem a exclusividade, o jogo perderia a graça muito rapidamente, uma vez que todos tinhamos o mesmo Pokémon, com os mesmo stats e os counters seriam muito previsíveis.
 
Acabei de ganhar o último líder de ginásio.

Acho que já é altura de fazerem um jogo mais desafiante, é muito fácil, nem é preciso treinar muito os Pokémons. Mesmo os puzzles dos ginásios podiam ser melhorados. :/
 
O jogo principal é como a maioria dos RPG's que por aí andam, lv45-55 chega para o passar. As partes que não constam da história em si é que costumam ser mais dificeis. Torna as coisas mais fáceis para quem só quer passar a parte principal do jogo, assim não perdem nenhuma parte da história por não conseguirem passar. Mesmo assim, a parte mais complicada dos jogos Pokemon é definitivamente o PvP.

Já agora, para quem percebe inglês: EV's e IV's
 
Bem ja faltou mais para o jogo sair..
Amanhã vou comprar a nova nintendo dsi e depois é só esperar uns dias pa comprar este fantastico jogo.
Mas algo que me deixa preocupado é o facto de a nova dsi nao ter gba slot e como isso nos vai prejudicar no platinum..
 
Última edição:
Só prejudica se tiveres jogos pokemon do GBA e não tiveres mais nenhum modelo da DS. Nesse caso, a única maneira de conseguir vários pokemons é trocando com outros jogadores através da net. Mas já por isso a DS Lite e a DSi vão co-existir, para nos permitir jogar os jogos que façam uso do GBA slot ou fazer uso de um centro multimedia.
 
além do Ebay, alguém conheçe alguma loja que envie este jogo para PT?

(sim quero a versão americana do jogo)


edit: ja encontrei e já comprei.
 
Última edição:
Só prejudica se tiveres jogos pokemon do GBA e não tiveres mais nenhum modelo da DS. Nesse caso, a única maneira de conseguir vários pokemons é trocando com outros jogadores através da net. Mas já por isso a DS Lite e a DSi vão co-existir, para nos permitir jogar os jogos que façam uso do GBA slot ou fazer uso de um centro multimedia.

sim, mas quem nao tiver nenhuma e comprar a dsi fica complicado, eu sei que é possivel trocar na net, mas prefiro migrar dos jogos gba.
Por mim nao ha problema o meu irmao vai comprar uma ds lite e depois uso a dele =D
Mas so tou a dizer que, na minha opiniao, se a dsi tivesse gba slot era simplesmente perfeita.
 
Back
Topo