Aqui vai a minha opinião sincera... desde o lançado do Ruby e Sapphire que as coisas mudaram muito e numa direcção com a qual simplesmente não posso concordar. Eles é que fazem os jogos claro, e estão-se nas tintas para mim blablabla, mas a quantidade de gimmicks e mini-jogos/sidequests inúteis que a série tem vindo a acomular ao longo dos tempos é no mínimo dos mínimos alarmante. Eu notei ao jogar o diamond, eu queria simplesmente completar o jogo e apanhá-los todos mas parecia que os npc's por todo o lado estavam a desviar a minha atenção para porcarias que não intressavam nada. E o Platinum parece que juntou mais umas porcarinhazinhas novas á série.
A meu ver o que interessa realmente na série é o ter um jogo grande, aonde se possa apanhar todos (nada de eventos), é teres uma história, que não interessa ser muito profunda mas contribuír para o ambiente e que tenha alguma coisa a haver (ainda não compreendi muito bem como fomos de "animais de estimação para combate" para "deuses do tempo e do espaço"). Interessa também que melhorem o sistema de combate, adicionem umas alteraçõezinhas interessantes (por exemplo, os ataques agora para serem físicos ou especiais não dependem mais do tipo, mas sim deles mesmos, foi uma boa alteração e acho que enriqueceu imenso, apesar de parecer pequeno). Essas alterações no sistema de combate têm de ser "vísiveis". Não é estarem a adicionar EV's que 99% dos jogadores não sabe que existem sequer, porque ninguem os consegue ver, não há nenhum stat para eles, são os EV's e uma data de outros stats que dificultam imenso o treinar os bichos, complicam demasiado o sistema de combate e inutilizam qualquer esforço de uma pessoa normal de se tornar boa no jogo. Para isso mais vale eu ir jogar world of warcraft, tenho o mesmo nível de complicação inútil mas ao menos tenho um controlo sobre a mesma e sei o que tenho de fazer.
A meu ver o que interessa realmente na série é o ter um jogo grande, aonde se possa apanhar todos (nada de eventos), é teres uma história, que não interessa ser muito profunda mas contribuír para o ambiente e que tenha alguma coisa a haver (ainda não compreendi muito bem como fomos de "animais de estimação para combate" para "deuses do tempo e do espaço"). Interessa também que melhorem o sistema de combate, adicionem umas alteraçõezinhas interessantes (por exemplo, os ataques agora para serem físicos ou especiais não dependem mais do tipo, mas sim deles mesmos, foi uma boa alteração e acho que enriqueceu imenso, apesar de parecer pequeno). Essas alterações no sistema de combate têm de ser "vísiveis". Não é estarem a adicionar EV's que 99% dos jogadores não sabe que existem sequer, porque ninguem os consegue ver, não há nenhum stat para eles, são os EV's e uma data de outros stats que dificultam imenso o treinar os bichos, complicam demasiado o sistema de combate e inutilizam qualquer esforço de uma pessoa normal de se tornar boa no jogo. Para isso mais vale eu ir jogar world of warcraft, tenho o mesmo nível de complicação inútil mas ao menos tenho um controlo sobre a mesma e sei o que tenho de fazer.