N64 Pokémon Snap

Eu vi uns comandos que acho que eram estilo n64 e davam naquele. Já joguei, na altura um amigo tinha o jogo e eu jogava algumas vezes. Tenho de ver quantos pontos são precisos e ponderar a situação então
 
pokemon_snap_frontcover_large_ZLZn4JwN3BbKKxe.jpg


Depois de Super Mario, Sonic the Hedgehog e Lara Croft, na segunda metade dos anos 90 surge nos estúdios Nintendo um novo ícone dos videojogos, cuja fama ultrapassou largamente o domínio dos videojogos, instalando-se fortemente na cultura popular da época: Pokémon. Depois do sucesso estrondoso de Red e Blue (que inclusive deram nova vida ao velhinho Game Boy), não é de estranhar o aparecimento de vários títulos da franquia nas consolas Nintendo. Neste contexto, surge Pokémon Snap na Nintendo 64, que é considerado para muitos como o melhor spin-off da série. Nele, o jogador controlava um fotógrafo de Pokémon que tinha como objetivo fotografar cada Pokémon no melhor ângulo. Em vez de termos de os apanhar todos, temos de os fotografar todos!

pokemonsnap_1.jpg


Todd, um fotógrafo de Pokémons, é chamado pelo Prof. Oak para o ajudar numa uma pesquisa, pois precisa de fotos de qualidade para entender melhor o comportamento dos Pokémon. Em cada nível controlamos Todd no seu buggy, com a estrutura do jogo a decorrer num sistema on rails, com o buggy a avançar sozinho (o que significa que não podemos parar para tirar fotos, por isso temos de ser rápidos!) e a câmara a ter uma mira, como se de um shooter se tratasse, mas em vez de disparar tiros, "disparamos" fotografias.

pokemonsnap_3.jpg



É possível tirar 60 fotos em cada nível e depois escolher a melhor para dar ao Prof. Oak. Este avalia o estado da foto e dá pontos ao jogador, consoante a qualidade da fotografia. Os critérios de avaliação são:

Special - É dado caso o Pokémon esteja numa posição especial, podendo ser utilizada para tal a Poke Flute
Tamanho - O Pokémon não pode estar muito pequeno nem com cortes na fotografia.
Pose - Avalia a pose do Pokémon
Outro Pokémon - Caso haja dois ou mais Pokémon numa foto, pontos extras são dados.
Técnica - Caso o Pokémon esteja bem centralizado e focado.


Pokemon-Snap-WII_portrait_w858.jpg

wh31dAN.png


Pokémon Snap apresenta apenas sete níveis, mas é necessário repeti-los várias vezes, pois é impossível conseguir fotografar tudo em poucas viagens. O jogo é, por isso, algo curto, mas o replay value é imenso, pois é sempre um prazer voltar a cada nível para tentar descobrir mais Pokemons ou tirar fotos aos que já encontramos em melhores poses. Em cada nível há "Marcas de Pokémon", ou seja, paisagens e elementos da natureza que têm a forma dos Pokémon e que é preciso descobrir.

sandshrew_pokemon_snap.jpg


S40mKtt.png


O jogo recebeu uma versão para a Virtual Console da Nintendo Wii, em 2007. A diferença para a versão original é que as fotos poderão ser postadas no Wii Message Board, sendo o primeiro jogo da Virtual Console a ter alguma alteração em relação ao jogo original.

pokemon_snap_bulbasaur_by_susanlucariofan16-d5mzejp.png

arcanine_pokemon_snap_by_zahuranecs-d3eenqm.jpg


Pokémon Snap foi aclamado no seu lançamento por ser um jogo muito divertido e inovador, mas recebeu muitas críticas por conter apenas 63 dos 151 Pokémon existentes na época e por ser um titulo curto. Inicialmente seria suposto o jogo ter mais níveis e mais Pokemons (e estava planeado para o 64DD), mas a ânsia da Nintendo em lançar o jogo ainda no tempo útil de vida da N64 fez com que o lançamento tivesse de ser apressado. Como qualquer jogo Pokemon na época, as vendas de Snap foram bastante boas, com o jogo a conseguir deixar um legado de fãs bastante interessante, que anseia por uma sequela do jogo. Sem dúvida uma excelente aposta da Nintendo e uma mais valia para o portefólio da Nintendo 64.

WxlxYkN8KEmD515IluZeVQ2.jpg


Pokemon foi um excelente impulsionador das vendas da N64 na segunda metade do seu período de vida

Análise MultiConsolas nº1, Novembro 2000


Classic Scene, Nintendo Oficial Magazine nº 131, Agosto 2001



RetroRevival, The N64 Book




Pokemon Snap - Did You Know Gaming?

Johnny vs. Pokémon Snap
 
Back
Topo