Nintendo Pokémon Sword & Shield

Vou deixar aqui isto que recebi à uns tempos, baseado no Zelda. O que devia ter sido o Sword/Shield, em vez de um jogo da 3DS em HD. Nem todos vão concordar, claro. :P

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Vou deixar aqui isto que recebi à uns tempos, baseado no Zelda. O que devia ter sido o Sword/Shield, em vez de um jogo da 3DS em HD. Nem todos vão concordar, claro. :P

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Nem era preciso tanto, mas nem o mínimo eles fizeram, mas mesmo assim, se não foi o jogo mais vendido do ano, andou lá perto.
 
Nem era preciso tanto, mas nem o mínimo eles fizeram, mas mesmo assim, se não foi o jogo mais vendido do ano, andou lá perto.
Sendo uma das franquias principais da Nintendo no mínimo teria que ser isso... Mas é como disseram o pessoal compra, eu estou a pensar vender o jogo.

Até o let's go pikachu acho que está melhor
 
Sendo uma das franquias principais da Nintendo no mínimo teria que ser isso... Mas é como disseram o pessoal compra, eu estou a pensar vender o jogo.

Até o let's go pikachu acho que está melhor

Estás a dizer que o pessoal compra na mesma, mas tu também o compraste...A maior parte da informação deste jogo já se sabia antes do jogo sair, por isso, desde o pokemon y, não faço pre reversa de um jogo pokemon, e pelos vistos, assim vai continuar. Talvez compre o snap que não vai ser feito pela game freak, mas vou ver como são as coisas antes.
 
Vou deixar aqui isto que recebi à uns tempos, baseado no Zelda. O que devia ter sido o Sword/Shield, em vez de um jogo da 3DS em HD. Nem todos vão concordar, claro. :P

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Eu sou da opinião de que se em 2002 o Pokémon Ruby/Sapphire fosse realmente uma evolução do que foi o Gold/Silver e não um retrocesso pior que o que estamos a viver, hoje em dia não estávamos aqui a chorar sobre leite derramado.
Se hoje temos o que temos foi porque em 2002, ninguém reclamou quando recebeu um jogo com metade do numero de regiões que o anterior tinha, sem a national dex e a impossibilidade de se impossibilidade de se importar pokémons compativeis dos jogos anteriores, assim como a ausência da funcionalidade do ciclo dia/noite que foi muito louvado no Pokémon Gold e Silver.
E depois desse jogo, os fãs continuaram a comprar os novos jogos de uma série que se foi estagnando com o tempo, e cuja a funcionalidade mais recente que deixou muita gente de boca aberta como se nunca tivessem visto, foi a inclusão das mega-evoluções que não deixam de ser um rip-off das Digivoluções do Digimon e que já existiam à anos.

Para terminar o meu raciocínio, digo que é verdade que o jogo actual podia estar a um patamar muito acima do que está hoje, mas não é um mau jogo ou um jogo apressado ou cortado como muitos hipócritas o classificam.
A série do Pokémon nunca se tornou melhor porque os fãs é que não quiseram que assim fosse, no momento em não questionaram nem exigiram mais da empresa, quando lhes apresentaram um jogo inferior ao que o anterior foi e que continuaram a comprar os seguintes esquecendo que houve uma altura em que a série tinha uma segunda região no mesmo cartucho.
E quem possa questionar e dizer que o Gold/Silver foi em 1999 e o Ruby/Sapphire foi em 2002 e já muita dessa gente deixou-se de jogos e os mais novos nunca chegaram a saber disso. Não se esqueçam que em 2009 saíram os remakes HeartGold/SoulSilver novamente com essas duas regiões num só jogo e novamente (nem agora os mais novos) vieram questionar essas ausências.

Sobre o Sword/Shield acho um jogo razoável. Está muito longe de ser aquele jogo perfeito que no final dos anos 90, idealizávamos nos recreios sobre como ele iria ser no futuro quando saísse nas consolas (e que não fosse limitado a um Pokémon Stadium).
A base da componente MMO está cá, existe alguma forma de coop, agora o que faltava ter era a qualidade dos primeiros e a motivação que os devs tinham quando fizeram esses.
Também falta o Iwata, porque sem ele, Kanto nunca teria estado no Gold/Silver.
 
@Project K-2 eu pessoalmente, o meu primeiro jogo pokemon, foi o pokemon Go. [emoji28]

Mas tirando o mobile, comecei pelo Lets Go.

Mas percebo quando falas em falta de evolução.

Eu por exemplo os DLC, não vejo grande motivo para os comprar. Adiciona uns pokemon que até já deviam vir de raiz com o Sword/Shield, e pouco mais. Parece me quase que depois de ter o jogo acabado, cortaram algumas partes para meter depois num DLC.
 
Eu sou da opinião de que se em 2002 o Pokémon Ruby/Sapphire fosse realmente uma evolução do que foi o Gold/Silver e não um retrocesso pior que o que estamos a viver, hoje em dia não estávamos aqui a chorar sobre leite derramado.
Se hoje temos o que temos foi porque em 2002, ninguém reclamou quando recebeu um jogo com metade do numero de regiões que o anterior tinha, sem a national dex e a impossibilidade de se impossibilidade de se importar pokémons compativeis dos jogos anteriores, assim como a ausência da funcionalidade do ciclo dia/noite que foi muito louvado no Pokémon Gold e Silver.
E depois desse jogo, os fãs continuaram a comprar os novos jogos de uma série que se foi estagnando com o tempo, e cuja a funcionalidade mais recente que deixou muita gente de boca aberta como se nunca tivessem visto, foi a inclusão das mega-evoluções que não deixam de ser um rip-off das Digivoluções do Digimon e que já existiam à anos.

Para terminar o meu raciocínio, digo que é verdade que o jogo actual podia estar a um patamar muito acima do que está hoje, mas não é um mau jogo ou um jogo apressado ou cortado como muitos hipócritas o classificam.
A série do Pokémon nunca se tornou melhor porque os fãs é que não quiseram que assim fosse, no momento em não questionaram nem exigiram mais da empresa, quando lhes apresentaram um jogo inferior ao que o anterior foi e que continuaram a comprar os seguintes esquecendo que houve uma altura em que a série tinha uma segunda região no mesmo cartucho.
E quem possa questionar e dizer que o Gold/Silver foi em 1999 e o Ruby/Sapphire foi em 2002 e já muita dessa gente deixou-se de jogos e os mais novos nunca chegaram a saber disso. Não se esqueçam que em 2009 saíram os remakes HeartGold/SoulSilver novamente com essas duas regiões num só jogo e novamente (nem agora os mais novos) vieram questionar essas ausências.

Sobre o Sword/Shield acho um jogo razoável. Está muito longe de ser aquele jogo perfeito que no final dos anos 90, idealizávamos nos recreios sobre como ele iria ser no futuro quando saísse nas consolas (e que não fosse limitado a um Pokémon Stadium).
A base da componente MMO está cá, existe alguma forma de coop, agora o que faltava ter era a qualidade dos primeiros e a motivação que os devs tinham quando fizeram esses.
Também falta o Iwata, porque sem ele, Kanto nunca teria estado no Gold/Silver.

Verdade que tinha duas regiões, mas não eram propriamente grandes, na primeira região ias à liga com poks de nível 45-50, o que não é normal, e depois kanto faz a correr. Não quero criticar o jogo, porque são os meus preferidos, mas apesar de retirarem o ciclo de dia e noite, os da gba trouxeram muitas coisas novas.

O problema neste último é que andar a cortar conteúdo, sim a cortar, e a vender em forma de dlc ou serviços, para não falar das animações terríveis (ou falta delas), conteúdo novo que pouco vale, não tem voz acting( nisto não condeno muito, mas se o zelda já traz algumas falas, por não Pokémon?), texturas horríveis, etc... antes em cada jogo ainda metiam sprites novas, agora são sempre as mesmas, o que não condenava se fossem introduzidas novas animações, mas até temos ataques dizem punch e a animação default é um pontapé.
 
@Project K-2 eu pessoalmente, o meu primeiro jogo pokemon, foi o pokemon Go. [emoji28]

Mas tirando o mobile, comecei pelo Lets Go.

Mas percebo quando falas em falta de evolução.

Eu por exemplo os DLC, não vejo grande motivo para os comprar. Adiciona uns pokemon que até já deviam vir de raiz com o Sword/Shield, e pouco mais. Parece me quase que depois de ter o jogo acabado, cortaram algumas partes para meter depois num DLC.
Eu tenho mixed feelings em relação à existência dos DLCs.
Por um lado concordo contigo sobre a ideia de que alguns pokémons já lá deviam de estar e parecer que foram partes cortadas do jogo propositadamente para isso. Mas também essa é a ideia que fico em todos os jogos que anunciam logo Season Passes no lançamento do jogo ou pouco depois disso.
Mas por outro lado, e olhando para o passado dos jogos do Pokémon e em que sempre houveram versões definitivas das normais de cada geração - ou seja, o Yellow do Red/Blue, o Crystal do Gold/Silver, o Emerald do Ruby/Sapphire, etc - fico mais satisfeito se pagar por ter esses extras como actualização do meu jogo e do meu progresso, em vez de estar a comprar um novo jogo igual ao que tenho com algumas diferenças e de o ter de começar a jogar do inicio um save novo para que lá para o fim possa usufruir dessas diferenças.


Verdade que tinha duas regiões, mas não eram propriamente grandes, na primeira região ias à liga com poks de nível 45-50, o que não é normal, e depois kanto faz a correr. Não quero criticar o jogo, porque são os meus preferidos, mas apesar de retirarem o ciclo de dia e noite, os da gba trouxeram muitas coisas novas.

O problema neste último é que andar a cortar conteúdo, sim a cortar, e a vender em forma de dlc ou serviços, para não falar das animações terríveis (ou falta delas), conteúdo novo que pouco vale, não tem voz acting( nisto não condeno muito, mas se o zelda já traz algumas falas, por não Pokémon?), texturas horríveis, etc... antes em cada jogo ainda metiam sprites novas, agora são sempre as mesmas, o que não condenava se fossem introduzidas novas animações, mas até temos ataques dizem punch e a animação default é um pontapé.
Mas também não eram regiões propriamente pequenas.
E chegar à primeira Elite Four com eles a nível 45-50, não é nada mau tendo em conta que ainda existe mais uma região e outra Elite Four por percorrer, e que em jogos com uma só região chegas à Elite Four com quê? só mais 5 ou 10 níveis acima disso, talvez?
E depois existia o combate com o Red que tinhas de farmar experiência para o derrotares. Até porque os pokémons dele estavam entre os níveis 73 e 81.

Sobre o teu segundo paragrafo, em parte escrevi sobre ele em cima na resposta ao Spiderman.
Em relação à qualidade deste jogo, foi o que disse: temos o que temos pela maneira que as coisas foram feitas e pelo deixar andar dos fãs.
É fácil criticar e comparar este Pokémon ao Zelda: Breath of the Wild. Mas há quantos anos é que a série da Zelda está nas consolas e há quanto tempo é que a GameFreak faz jogos do Pokémon para as consolas domésticas?
Acho que se tem de começar por aí.
Se a série do Pokémon tivesse dado o salto dos jogos principais para as consolas domésticas já no tempo da Wii em vez de continuar a arrastar a carcaça durante anos na DS e 3DS, talvez a transição na altura teria sido muito mais fácil e talvez hoje teríamos um jogo mais apelativo.
Então só agora na 8ª geração, com cerca de uns 1200 pokémons com visuais distintos entre cada entrada na dex e todas as variações de visuais de cada, numa era em que o online é mais que comum e expectável em todos os jogos, queriam que uma equipa que sempre fez jogos para portáteis viesse fazer milagres na primeira tentativa do primeiro jogo principal da série?
O Sword/Shield é só o repetir da mesma história do Ruby/Saphire. A diferença é que hoje em dia existe mais o habito de se reclamar do que havia à 18 anos atrás.
 
Última edição:
não tem voz acting( nisto não condeno muito, mas se o zelda já traz algumas falas, por não Pokémon?), texturas horríveis, etc... antes em cada jogo ainda metiam sprites novas, agora são sempre as mesmas, o que não condenava se fossem introduzidas novas animações, mas até temos ataques dizem punch e a animação default é um pontapé.

E gastar dinheiro a fazer voice acting? Ainda por cima em várias línguas?
Incluindo Português?

"irony mode off"

Com a quantidade de €£$ que fazem com isto, acho que realmente era o mínimo. O mobile (Niantic) não está muito melhor, que também fazem dinheiro como lixo e o jogo está sempre cheio de problemas.

O problema é mesmo o pessoal ser fã deste "mundo animal virtual", e acaba por comer o que lhe põe à frente. Eu inclusive... Mas não lhes dou o meu € para o DLC. Só se apanhar um desconto.
 
Eu tenho mixed feelings em relação à existência dos DLCs.
Por um lado concordo contigo sobre a ideia de que alguns pokémons já lá deviam de estar e parecer que foram partes cortadas do jogo propositadamente para isso. Mas também essa é a ideia que fico em todos os jogos que anunciam logo Season Passes no lançamento do jogo ou pouco depois disso.
Mas por outro lado, e olhando para o passado dos jogos do Pokémon e em que sempre houveram versões definitivas das normais de cada geração - ou seja, o Yellow do Red/Blue, o Crystal do Gold/Silver, o Emerald do Ruby/Sapphire, etc - fico mais satisfeito se pagar por ter esses extras como actualização do meu jogo e do meu progresso, em vez de estar a comprar um novo jogo igual ao que tenho com algumas diferenças e de o ter de começar a jogar do inicio um save novo para que lá para o fim possa usufruir dessas diferenças.



Mas também não eram regiões propriamente pequenas.
E chegar à primeira Elite Four com eles a nível 45-50, não é nada mau tendo em conta que ainda existe mais uma região e outra Elite Four por percorrer, e que em jogos com uma só região chegas à Elite Four com quê? só mais 5 ou 10 níveis acima disso, talvez?
E depois existia o combate com o Red que tinhas de farmar experiência para o derrotares. Até porque os pokémons dele estavam entre os níveis 73 e 81.

Sobre o teu segundo paragrafo, em parte escrevi sobre ele em cima na resposta ao Spiderman.
Em relação à qualidade deste jogo, foi o que disse: temos o que temos pela maneira que as coisas foram feitas e pelo deixar andar dos fãs.
É fácil criticar e comparar este Pokémon ao Zelda: Breath of the Wild. Mas à quantos anos é que a série da Zelda está nas consolas e à quanto tempo é que a GameFreak faz jogos do Pokémon para as consolas domésticas?
Acho que se tem de começar por aí.
Se a série do Pokémon tivesse dado o salto dos jogos principais para as consolas domésticas já no tempo da Wii em vez de continuar a arrastar a carcaça durante anos na DS e 3DS, talvez a transição na altura teria sido muito mais fácil e talvez hoje teríamos um jogo mais apelativo.
Então só agora na 8ª geração, com cerca de uns 1200 pokémons com visuais distintos entre cada entrada na dex e todas as variações de visuais de cada, numa era em que o online é mais que comum e expectável em todos os jogos, queriam que uma equipa que sempre fez jogos para portáteis viesse fazer milagres na primeira tentativa do primeiro jogo principal da série?
O Sword/Shield é só o repetir da mesma história do Ruby/Saphire. A diferença é que hoje em dia existe mais o habito de se reclamar do que havia à 18 anos atrás.
Só derrotavas a elite four 1 vez, fazias kanto e ias lutar com o red, e volto a dizer que são os meus jogos preferidos de toda a série, porque fizeram uma sequela digna do nome.

A razão porque não fizeram melhor não é porque nunca fizeram um jogo mas consolas caseiras, até porque a switch não deixa de ser uma consola portátil, mas sim porque não precisam, bastava fazerem animações melhores, melhorar as texturas de algumas zonas, colocar os pokemons à escala, meter modos de dificuldade e tinhas um produto muito mais refinado.


E gastar dinheiro a fazer voice acting? Ainda por cima em várias línguas?
Incluindo Português?

"irony mode off"

Com a quantidade de €£$ que fazem com isto, acho que realmente era o mínimo. O mobile (Niantic) não está muito melhor, que também fazem dinheiro como lixo e o jogo está sempre cheio de problemas.

O problema é mesmo o pessoal ser fã deste "mundo animal virtual", e acaba por comer o que lhe põe à frente. Eu inclusive... Mas não lhes dou o meu € para o DLC. Só se apanhar um desconto.

O problema está aí, o pessoal reclama mas compra na mesma, e a GF agradece. Da minha parte não ganham mais 1€. Ao ver jogos como dq11, persona 5, a empresa com a franquia mais lucrativa de sempre não fazer algo parecido a nível de qualidade é gozar com os fãs.
 
Só derrotavas a elite four 1 vez, fazias kanto e ias lutar com o red, e volto a dizer que são os meus jogos preferidos de toda a série, porque fizeram uma sequela digna do nome.

A razão porque não fizeram melhor não é porque nunca fizeram um jogo mas consolas caseiras, até porque a switch não deixa de ser uma consola portátil, mas sim porque não precisam, bastava fazerem animações melhores, melhorar as texturas de algumas zonas, colocar os pokemons à escala, meter modos de dificuldade e tinhas um produto muito mais refinado.
Agora estava com a ideia de que havia uma outra Elite Four com outros lutadores quando terminavas os ginásios de Johto e depois disso é que ias para Kanto fazer os ginásios daquelas zona.

Sobre a Switch, apesar de haver a versão da Lite que não dá para ligar à TV, ela não deixa de ser considerada também uma consola doméstica. Dizer que ela é portátil quase que é como chamar também aos PC portáteis de smartphones, quando se consegue instalar e correr os mesmos jogos (através dos mesmos ficheiros) que se instala num PC de torre.
Sim, podiam ter feito tudo isso melhor, mas tinham de o ter feito tendo em conta que é uma consola domestica e as exigências de tal.
Que não é só melhorar ligeiramente para parecer mais bonito num ecrã pequeno, que depois não vai continuar a parecer mau quanto vistos em ecrãs de TV.
Por isso digo que esse salto dos jogos principais já devia ter sido feito na Wii, que nessa altura devíamos de ter apenas uns 400 pokémons na Dex e não havia a mesma exigência de ter um bom sistema de online porque isso não era nenhuma prioridade na altura.
Esta estreia nas consolas domésticas não foi a melhor porque deixaram andar e andar. E hoje em dia têm um milhar de criaturas diferentes no seu portfólio, pouca a nenhuma experiência da serie em jogos de ser jogados na televisão e ainda a exigência acrescida da obrigatoriedade de um online funcional.
 
Agora estava com a ideia de que havia uma outra Elite Four com outros lutadores quando terminavas os ginásios de Johto e depois disso é que ias para Kanto fazer os ginásios daquelas zona.

Sobre a Switch, apesar de haver a versão da Lite que não dá para ligar à TV, ela não deixa de ser considerada também uma consola doméstica. Dizer que ela é portátil quase que é como chamar também aos PC portáteis de smartphones, quando se consegue instalar e correr os mesmos jogos (através dos mesmos ficheiros) que se instala num PC de torre.
Sim, podiam ter feito tudo isso melhor, mas tinham de o ter feito tendo em conta que é uma consola domestica e as exigências de tal.
Que não é só melhorar ligeiramente para parecer mais bonito num ecrã pequeno, que depois não vai continuar a parecer mau quanto vistos em ecrãs de TV.
Por isso digo que esse salto dos jogos principais já devia ter sido feito na Wii, que nessa altura devíamos de ter apenas uns 400 pokémons na Dex e não havia a mesma exigência de ter um bom sistema de online porque isso não era nenhuma prioridade na altura.
Esta estreia nas consolas domésticas não foi a melhor porque deixaram andar e andar. E hoje em dia têm um milhar de criaturas diferentes no seu portfólio, pouca a nenhuma experiência da serie em jogos de ser jogados na televisão e ainda a exigência acrescida da obrigatoriedade de um online funcional.


Este tipo de problemas não é por estarem a fazer uma transição entre consolas, é preguiça e não ser preciso fazer mais, não me digas que a GF não tem dinheiro para contratar alguns engenheiros para terem uma transição de consolas melhor? Ou até pedir ajuda à nintendo, no passado para fazerem o red e o silver foi o que aconteceu. Já para não falar que este é o segundo jogo na Switch.

Terem 1000 pokemons diferentes não é desculpa porque eles andam a reutilizar assets já desde a 3ds, vais ver os modelos e eles são exactamente iguais, colocar pokemons atrás de pay wall é puro cash grab, já para não falar que compravas jogos na 3ds a 40€/45€ e agora são 60€, e ainda temos dlc de 30€, ou seja para teres toda a experiência pokemon tens de dar 90€, o dobro que davas antes com features cortadas.
 
@ric7 Eu estava agora a ver o vídeo, e a pensar: "Afinal no Sword/Shield também dava para escolher um buddy como no Lets Go, e eu nunca descobri isso".

Fui agora pesquisar, e descobrir que até isso faz parte do DLC! :lol:
 
@ric7 Eu estava agora a ver o vídeo, e a pensar: "Afinal no Sword/Shield também dava para escolher um buddy como no Lets Go, e eu nunca descobri isso".

Fui agora pesquisar, e descobrir que até isso faz parte do DLC! :lol:

Só no DLC mesmo, o que foi um tiro no pé da Gamefreak. Os modelos já estão feitos, era só aplicar no resto do mapa e a comunidade ficava mais “contente”.
 
Tiro no pé? Basta ver a receita que os jogos e dlc andam a gerar para ver que está longe de ser um tiro no pé.

Não foi bem isso que quis dizer, o que eu quis dizer é que poderia não ter gerado mais rage, implementaram no DLC, não lhes custava nada terem implementado no resto do jogo.

Não vou dizer que não me diverti a jogar o jogo, porque tenho mais de 100 horas e dizer isso seria um bocado estupido, mas não comprei o DLC e se comprar é só quando sair a segunda parte ou quando estiver com uma boa promoção. Ainda que tenho gostado, há muitas coisas que deixam a desejar, desde o parecer que este jogo estava a ser pensado pra 3DS até à falta de dificuldade. Já bastou o Lets Go, que só vi um bocado o gameplay e perdi completamente a vontade de comprar por ser muito fácil, parece que a Gamefreak pensa que os jogadores não têm capacidade para pensar. Para a próxima geração, já que é das franquias mais valiosas do mundo, podiam contratar mais pessoal e pedir umas aulas aos desenvolvedores do BotW e do Xenoblade.
 
Não foi bem isso que quis dizer, o que eu quis dizer é que poderia não ter gerado mais rage, implementaram no DLC, não lhes custava nada terem implementado no resto do jogo.

Não vou dizer que não me diverti a jogar o jogo, porque tenho mais de 100 horas e dizer isso seria um bocado estupido, mas não comprei o DLC e se comprar é só quando sair a segunda parte ou quando estiver com uma boa promoção. Ainda que tenho gostado, há muitas coisas que deixam a desejar, desde o parecer que este jogo estava a ser pensado pra 3DS até à falta de dificuldade. Já bastou o Lets Go, que só vi um bocado o gameplay e perdi completamente a vontade de comprar por ser muito fácil, parece que a Gamefreak pensa que os jogadores não têm capacidade para pensar. Para a próxima geração, já que é das franquias mais valiosas do mundo, podiam contratar mais pessoal e pedir umas aulas aos desenvolvedores do BotW e do Xenoblade.

O problema é que eles não precisam porque eles devem vender mais que essas duas franquias juntas. Este deve ser o jogo pokemon que mais controvérsia gerou, e mesmo assim foi dos que mais vendeu, o que significa que os jogadores não se importam. Eu ao ver alguns vídeos que postei fico mesmo indignado com o que fazem com uma das minhas franquias preferidas.
 
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