Nintendo Pokémon Sword & Shield


Este tipo de problemas não é por estarem a fazer uma transição entre consolas, é preguiça e não ser preciso fazer mais, não me digas que a GF não tem dinheiro para contratar alguns engenheiros para terem uma transição de consolas melhor? Ou até pedir ajuda à nintendo, no passado para fazerem o red e o silver foi o que aconteceu. Já para não falar que este é o segundo jogo na Switch.

Terem 1000 pokemons diferentes não é desculpa porque eles andam a reutilizar assets já desde a 3ds, vais ver os modelos e eles são exactamente iguais, colocar pokemons atrás de pay wall é puro cash grab, já para não falar que compravas jogos na 3ds a 40€/45€ e agora são 60€, e ainda temos dlc de 30€, ou seja para teres toda a experiência pokemon tens de dar 90€, o dobro que davas antes com features cortadas.
Claro que a Game Freak tem dinheiro para contratar mais engenheiros, mas se nestes anos todos nunca evoluiu assim tanto em cada sequela, era agora que o ia fazer?
Se a Nintendo ajudou nas primeiras duas gens era por ser o inicio de uma série e para dar um pequeno impulso inicial. Mas depois também se viu como foi o primeiro jogo sem a ajuda da Nintendo e os cortes que teve.
Mas pronto, nessa altura a série já era popular e os jogadores atiravam dinheiro aparecesse o que aparecesse.

Eles sempre foram como foram e por isso é que, mesmo usando os mesmo assets mas mais polidos, a transição para as consolas foi o que tornou mais evidente a pratica que fazem quase de geração em geração. Até porque acredito que se este mesmo jogo fosse antes apresentado para a 3DS (mas com mais limitações daquela consola), não iam haver tantas queixas.
Sobre isso da paywall e cash grab, sinceramente não acho muito diferente do que fizeram desde sempre com as versões definitivas de cada versão. Hoje em dia queixam-se dos DLCs, mas no passado ninguém se queixava quando pouco tempo depois do lançamento de uma nova geração, saia a versão Yellow, a Crystal, a Emerald, etc, e mais recentemente foi a Ultra Sun e Ultra Moon.
A diferença é que agora não precisamos de comprar um novo jogo e começar o progresso do zero para experimentarmos o que foi incluído de novo.
Dá para argumentar isso do preço, mas 60€ + 30€ (dos DLCs) acaba por ser o mesmo que quem no passado comprou a versão base (45€) e mais tarde comprou também a definitiva (45€).
 
Claro que a Game Freak tem dinheiro para contratar mais engenheiros, mas se nestes anos todos nunca evoluiu assim tanto em cada sequela, era agora que o ia fazer?
Se a Nintendo ajudou nas primeiras duas gens era por ser o inicio de uma série e para dar um pequeno impulso inicial. Mas depois também se viu como foi o primeiro jogo sem a ajuda da Nintendo e os cortes que teve.
Mas pronto, nessa altura a série já era popular e os jogadores atiravam dinheiro aparecesse o que aparecesse.

Eles sempre foram como foram e por isso é que, mesmo usando os mesmo assets mas mais polidos, a transição para as consolas foi o que tornou mais evidente a pratica que fazem quase de geração em geração. Até porque acredito que se este mesmo jogo fosse antes apresentado para a 3DS (mas com mais limitações daquela consola), não iam haver tantas queixas.
Sobre isso da paywall e cash grab, sinceramente não acho muito diferente do que fizeram desde sempre com as versões definitivas de cada versão. Hoje em dia queixam-se dos DLCs, mas no passado ninguém se queixava quando pouco tempo depois do lançamento de uma nova geração, saia a versão Yellow, a Crystal, a Emerald, etc, e mais recentemente foi a Ultra Sun e Ultra Moon.
A diferença é que agora não precisamos de comprar um novo jogo e começar o progresso do zero para experimentarmos o que foi incluído de novo.
Dá para argumentar isso do preço, mas 60€ + 30€ (dos DLCs) acaba por ser o mesmo que quem no passado comprou a versão base (45€) e mais tarde comprou também a definitiva (45€).

Lá está, a GF não faz melhor porque o pessoal compra na mesma, capacidade eles têm de fazer melhor.

Mas isso da versão definitiva não podes comparar ao que é feito com o jogo base e dlc, no caso do red para o yellow, apenas tinhas uma estória seguir mais rumo no anime com a introdução da jesse e james, e alguns pokemns diferentes nos ginasios, de resto não houve mudanças significativas. Neste tens muitas coisas, inclusive pokemons, coisa que nunca devia estar atrás de uma pay wall.
 
Lá está, a GF não faz melhor porque o pessoal compra na mesma, capacidade eles têm de fazer melhor.

Mas isso da versão definitiva não podes comparar ao que é feito com o jogo base e dlc, no caso do red para o yellow, apenas tinhas uma estória seguir mais rumo no anime com a introdução da jesse e james, e alguns pokemns diferentes nos ginasios, de resto não houve mudanças significativas. Neste tens muitas coisas, inclusive pokemons, coisa que nunca devia estar atrás de uma pay wall.
Os DLCs são um problema de vários jogos.
Dizer que a Game Freak está errada em colocar pokémons e outro conteúdo atrás de uma pay wall e depois não achar o mesmo quando se trata de outros jogos de outras editoras, acho que é um bocado querer arranjar um pouco mais de motivo para criticar este jogo.
Se calhar na altura em que o tempo para a produção do jogo acabou, eles só tinham 400 pokémons funcionais (ou vá, pouco mais que isso). E os restantes foram finalizados depois.
Se era bom que os updates fossem gratuitos? Claro que era. Mas se nem as mínimas novas funcionalidades, missões ou cosmética dos DLCs do Breath of the Wild, do Luigi's Mansion 3, do Smash Bros Ultimate, etc o foram, porquê é que este jogo era obrigado a ser?

Já à muitos anos que não me considero fã desta série, nem estou sequer aqui a defende-la. Apenas estou a tentar constatar o que é a realidade actual e em como o problema não começou só agora.

Olha outra coisa que havia nos dois primeiros jogos e que nunca mais tiveste a partir daí: os lendários.
Tirando a Mew e o Celebi, todos os lendários de cada uma dessas gerações podem ser apanhados no mesmo jogo.
Mas chegas ao Ruby/Saphire até aos jogos dos dias de hoje e a não ser que compres ambos os jogos, nunca vais ter os dois lendários.
E ao contrário dos pokémons exclusivos mas comuns de cada versão, ninguém vai-te dar para ficares com ele para sempre, o pokémon lendário de uma versão em que só existe um e só o podes ter quando chegas ao endgame, depois de investires dezenas de horas no jogo.
 
Os DLCs são um problema de vários jogos.
Dizer que a Game Freak está errada em colocar pokémons e outro conteúdo atrás de uma pay wall e depois não achar o mesmo quando se trata de outros jogos de outras editoras, acho que é um bocado querer arranjar um pouco mais de motivo para criticar este jogo.
Se calhar na altura em que o tempo para a produção do jogo acabou, eles só tinham 400 pokémons funcionais (ou vá, pouco mais que isso). E os restantes foram finalizados depois.
Se era bom que os updates fossem gratuitos? Claro que era. Mas se nem as mínimas novas funcionalidades, missões ou cosmética dos DLCs do Breath of the Wild, do Luigi's Mansion 3, do Smash Bros Ultimate, etc o foram, porquê é que este jogo era obrigado a ser?

Já à muitos anos que não me considero fã desta série, nem estou sequer aqui a defende-la. Apenas estou a tentar constatar o que é a realidade actual e em como o problema não começou só agora.

Olha outra coisa que havia nos dois primeiros jogos e que nunca mais tiveste a partir daí: os lendários.
Tirando a Mew e o Celebi, todos os lendários de cada uma dessas gerações podem ser apanhados no mesmo jogo.
Mas chegas ao Ruby/Saphire até aos jogos dos dias de hoje e a não ser que compres ambos os jogos, nunca vais ter os dois lendários.
E ao contrário dos pokémons exclusivos mas comuns de cada versão, ninguém vai-te dar para ficares com ele para sempre, o pokémon lendário de uma versão em que só existe um e só o podes ter quando chegas ao endgame, depois de investires dezenas de horas no jogo.

Os modelos já estão feitos, tens pokemons do Lte's go que eles não passaram para o sword para eles os venderem depois, não estou a ver como pode ser assim tão difícil passar modelos que já estão feitos para um jogo.

Apesar de criticar um pouco o facto do modo dificl no Zelda estar preso atrás de um pay wall, não se pode comparar os dois dlc, primeiro o dlc do zelda é mais barato, segundo, eu acabei o jogo e nunca senti que eles podiam ter adicionado facilmente outras coisas, nos jogos do pokemon isso é mais que evidente.

Nos jogos da 3ds consegues facilmente obter os lendarios e outros pokemons com as funcionalidades online, que eram gratuitas na altura e agora não são. Eles andam a cortar conteúdo dos seus jogos para o vender depois, não sei como se consegue defender tal pratica, mesmo falando de outros outros jogos, em que pouco tem haver com este caso.
 
O problema não é a Gamefreak, é a Nintendo/Pokemon Company. Já veio a público que a Gamefreak teve diversos problemas a portar os pokemons para o Sword/Shield o que originou os diversos problemas. Por isso é que eles não mexeram nos modelos antigos e limitaram os pokemons no jogo. Mesmo o conteúdo dos DLC era para estar incluído no jogo base, mas eles não tiveram tempo para o terminar devidamente. O jogo devia ter sido lançado este ano, mas a Nintendo precisava dele no natal do ano passado.

A série perdeu qualidade quando passou a ser anual desde o Black/White 2 (embora já anteriormente tivessem saído 3 jogos seguidos). Com os jogos seguintes a ter um post-game reduzido ou mesmo nenhum (como o X/Y). A única excepção foi o Sun/Moon em que houve um hiato de 2 anos e se notou uma melhoria do jogo, mas depois voltou ao mesmo de 1 jogo por ano.

O Pokemon não é um RPG tradicional. Para além de desenvolver a história, mapa, conteúdo, é ainda preciso desenhar os pokemons, dar-lhes um tipo, stats, moves e encaixá-los devidamente no metagame, melhorar o sistema de combate offline e online. E a Gamefreak ainda coloca um gimmick por gen. Tudo isto demora muito tempo para lançar um bom jogo, que eles não possuem porque têm prazos apertados. Eles podem dizer que o jogo demorou três anos a desenvolver, mas durante esse tempo lançaram Ultra Sun/Moon, Lets go, Town, e tiveram uma ligeira colaboração no Go e outros jogos mobile... Tudo isto num estúdio relativamente pequeno...

A Nintendo não tem jogos para apresentar e lá vem o Pokemon para salvar a face. Onde anda o Metroid 4? E outros que tais? Se o pessoal quer um jogo ao nível da qualidade do Zelda, que eu também queria, é preciso dar tempo para tal. O Zelda demorou 5/6 anos a ser realizado.

Ps: Embora a Gamefreak também pareça estar fechada dentro da "bolha" de pokemon e não anda a ver o que o mercado apresenta.
 
O problema não é a Gamefreak, é a Nintendo/Pokemon Company. Já veio a público que a Gamefreak teve diversos problemas a portar os pokemons para o Sword/Shield o que originou os diversos problemas. Por isso é que eles não mexeram nos modelos antigos e limitaram os pokemons no jogo. Mesmo o conteúdo dos DLC era para estar incluído no jogo base, mas eles não tiveram tempo para o terminar devidamente. O jogo devia ter sido lançado este ano, mas a Nintendo precisava dele no natal do ano passado.

A série perdeu qualidade quando passou a ser anual desde o Black/White 2 (embora já anteriormente tivessem saído 3 jogos seguidos). Com os jogos seguintes a ter um post-game reduzido ou mesmo nenhum (como o X/Y). A única excepção foi o Sun/Moon em que houve um hiato de 2 anos e se notou uma melhoria do jogo, mas depois voltou ao mesmo de 1 jogo por ano.

O Pokemon não é um RPG tradicional. Para além de desenvolver a história, mapa, conteúdo, é ainda preciso desenhar os pokemons, dar-lhes um tipo, stats, moves e encaixá-los devidamente no metagame, melhorar o sistema de combate offline e online. E a Gamefreak ainda coloca um gimmick por gen. Tudo isto demora muito tempo para lançar um bom jogo, que eles não possuem porque têm prazos apertados. Eles podem dizer que o jogo demorou três anos a desenvolver, mas durante esse tempo lançaram Ultra Sun/Moon, Lets go, Town, e tiveram uma ligeira colaboração no Go e outros jogos mobile... Tudo isto num estúdio relativamente pequeno...

A Nintendo não tem jogos para apresentar e lá vem o Pokemon para salvar a face. Onde anda o Metroid 4? E outros que tais? Se o pessoal quer um jogo ao nível da qualidade do Zelda, que eu também queria, é preciso dar tempo para tal. O Zelda demorou 5/6 anos a ser realizado.

Ps: Embora a Gamefreak também pareça estar fechada dentro da "bolha" de pokemon e não anda a ver o que o mercado apresenta.
Não vejo tanto o Pokémon ser como a série que venha salvar a Nintendo quando não existe muito mais conteúdo para cada consola.
Vejo mais a série ser algo que se quer tornar mais independente (daí ser a Pokémon Company), mas que ainda continua presa à Nintendo por 32%.
Por isso é que tu vês haver toda uma agenda da existência e continuação de animes, filmes, vários jogos de telemóvel, lojas dedicadas e muito mais, que não vês outros jogos da Nintendo terem.
O Zelda nas últimas gerações teve a bem dizer um jogo por geração; Os jogos principais do Mario também (com a excepção do Galaxy que teve dois jogos na mesma); O Metroid 4 voltou para o forno novamente porque o que tinha sido apresentado inicialmente à Nintendo, não estava nos conformes (e não esquecer a existencia do Metroid Federation Force da 3DS que foi bastante criticado quando anunciado e que chegou mesmo a ver a luz do dia); E se depois também se olhares para vários outros exclusivos da Nintendo na Switch e comparares com entradas anteriores, vais ver que os actuais também não são nada por aí além e que já tivemos outros que muito ou pouco, foram melhores ou mais originais.
 
O problema não é a Gamefreak, é a Nintendo/Pokemon Company. Já veio a público que a Gamefreak teve diversos problemas a portar os pokemons para o Sword/Shield o que originou os diversos problemas. Por isso é que eles não mexeram nos modelos antigos e limitaram os pokemons no jogo. Mesmo o conteúdo dos DLC era para estar incluído no jogo base, mas eles não tiveram tempo para o terminar devidamente. O jogo devia ter sido lançado este ano, mas a Nintendo precisava dele no natal do ano passado.

A série perdeu qualidade quando passou a ser anual desde o Black/White 2 (embora já anteriormente tivessem saído 3 jogos seguidos). Com os jogos seguintes a ter um post-game reduzido ou mesmo nenhum (como o X/Y). A única excepção foi o Sun/Moon em que houve um hiato de 2 anos e se notou uma melhoria do jogo, mas depois voltou ao mesmo de 1 jogo por ano.

O Pokemon não é um RPG tradicional. Para além de desenvolver a história, mapa, conteúdo, é ainda preciso desenhar os pokemons, dar-lhes um tipo, stats, moves e encaixá-los devidamente no metagame, melhorar o sistema de combate offline e online. E a Gamefreak ainda coloca um gimmick por gen. Tudo isto demora muito tempo para lançar um bom jogo, que eles não possuem porque têm prazos apertados. Eles podem dizer que o jogo demorou três anos a desenvolver, mas durante esse tempo lançaram Ultra Sun/Moon, Lets go, Town, e tiveram uma ligeira colaboração no Go e outros jogos mobile... Tudo isto num estúdio relativamente pequeno...

A Nintendo não tem jogos para apresentar e lá vem o Pokemon para salvar a face. Onde anda o Metroid 4? E outros que tais? Se o pessoal quer um jogo ao nível da qualidade do Zelda, que eu também queria, é preciso dar tempo para tal. O Zelda demorou 5/6 anos a ser realizado.

Ps: Embora a Gamefreak também pareça estar fechada dentro da "bolha" de pokemon e não anda a ver o que o mercado apresenta.

Encontras vídeos de quando eles lançaram o X/Y que eles começaram a fazer modelos a pensar nas gerações futuras, escaláveis até 4k, logo isso dos modelos é bem verdade.

Black and white 1 e 2 são dos melhores jogos da franquia, pokemon começou a descanbar apartir do x/y, mas eles faziam rios de dinheiro na mesma, por isso, esforço não é preciso.
Ultra sun/moon tens pouquíssimas adições ao jogo base, e foi uma equipa muito pequena que fez esse jogo.

Entre o omega ruby e o sun/moon também foram 2 anos.

Ninguém está a pedir um pokemon à lá zelda (apesar de ser um sonho), mas eles nem o mínimo fazem, e o problema está aí.
 
Eles podem dizer que o jogo demorou três anos a desenvolver, mas durante esse tempo lançaram Ultra Sun/Moon, Lets go, Town, e tiveram uma ligeira colaboração no Go e outros jogos mobile... Tudo isto num estúdio relativamente pequeno...

E não há mais developers no mercado? Não dá para aumentar o estúdio?
Eu sei que nestas coisas meter mais pessoas nem sempre reduz o tempo (2 mulheres não fazem a gestação de um filho em 4,5 meses), mas para as animações, criação dos pokemons, etc. É quase certo que nestes aspectos, mais pessoas aumentavam o trabalho produzido diariamente.

Também não é desculpa o jogo não ter português (deve ser uma panca da Nintendo, só pode), e o jogo nem ter falas. Seria uma equipa à parte, não demorava mais tempo o desenvolvimento.
 
E não há mais developers no mercado? Não dá para aumentar o estúdio?
Eu sei que nestas coisas meter mais pessoas nem sempre reduz o tempo (2 mulheres não fazem a gestação de um filho em 4,5 meses), mas para as animações, criação dos pokemons, etc. É quase certo que nestes aspectos, mais pessoas aumentavam o trabalho produzido diariamente.

Também não é desculpa o jogo não ter português (deve ser uma panca da Nintendo, só pode), e o jogo nem ter falas. Seria uma equipa à parte, não demorava mais tempo o desenvolvimento.

Isso de não ter português não me incomoda e até compreendo, tirando os estúdios da sony, que outras empresas traduzem os seus jogos para pt-pt? Pouquíssimas, e então um rpg...

Agora isso de contratar mais devs, claro que ia diminuir o tempo, até podiam formar duas equipas, visto que eles fazem outros jogos pokemon, como os remakes e o let's go que não são muito exigentes, mas assim também tinham mais despesas, e se calhar vendiam o mesmo.
 
Não vejo tanto o Pokémon ser como a série que venha salvar a Nintendo quando não existe muito mais conteúdo para cada consola.
Vejo mais a série ser algo que se quer tornar mais independente (daí ser a Pokémon Company), mas que ainda continua presa à Nintendo por 32%.
Por isso é que tu vês haver toda uma agenda da existência e continuação de animes, filmes, vários jogos de telemóvel, lojas dedicadas e muito mais, que não vês outros jogos da Nintendo terem.
O Zelda nas últimas gerações teve a bem dizer um jogo por geração; Os jogos principais do Mario também (com a excepção do Galaxy que teve dois jogos na mesma); O Metroid 4 voltou para o forno novamente porque o que tinha sido apresentado inicialmente à Nintendo, não estava nos conformes (e não esquecer a existencia do Metroid Federation Force da 3DS que foi bastante criticado quando anunciado e que chegou mesmo a ver a luz do dia); E se depois também se olhares para vários outros exclusivos da Nintendo na Switch e comparares com entradas anteriores, vais ver que os actuais também não são nada por aí além e que já tivemos outros que muito ou pouco, foram melhores ou mais originais.
Mais aí é que está a questão, o Metroid 4 não tinha qualidade e foi adiado, o Zelda também foi adiado para ser melhorado, o Pokemon tem diversos problemas mas é lançado na mesma porque a Nintendo não tem outro jogo para lançar no Natal. É preciso dar tempo para desenvolver um jogo melhor.

Encontras vídeos de quando eles lançaram o X/Y que eles começaram a fazer modelos a pensar nas gerações futuras, escaláveis até 4k, logo isso dos modelos é bem verdade.
Black and white 1 e 2 são dos melhores jogos da franquia, pokemon começou a descanbar apartir do x/y, mas eles faziam rios de dinheiro na mesma, por isso, esforço não é preciso.
Ultra sun/moon tens pouquíssimas adições ao jogo base, e foi uma equipa muito pequena que fez esse jogo.

Entre o omega ruby e o sun/moon também foram 2 anos.

Ninguém está a pedir um pokemon à lá zelda (apesar de ser um sonho), mas eles nem o mínimo fazem, e o problema está aí.
Sim, era isso que eu queria dizer, depois do Black/White 2 a série começou a ficar pior, porque passou a ser anual (fora o caso do OR/AS para o Sun/Moon que foram dois anos, e que se viu a diferença no jogo). O X/Y até tem bastante conteúdo até 2/3 do jogo, depois daí nota-se que foi completamente apressado e é tudo sempre a seguir sem qualquer desenvolvimento (team flare...). O OR/AS e o Ultra Sun/Moon é igual.

O problema é que para ter um melhor jogo é preciso tempo, principalmente num jogo com este tipo de especificidades. E não lhes dão esse tempo. Eles tiveram de recorrer a funcionários externos para resolver muitos problemas no jogo, senão o jogo ainda ficava pior.

Ainda no dia 24 devem anunciar os remakes da 4ªgen, e lá vão dizer que tem metade da equipa nos DLC e metade nos remakes. Uma equipa que já é relativamente pequena (não tenho a certeza, mas a equipa do Zelda era muito maior do que a Gamefreak).

A Gamefreak tem problemas próprios, desde logo ter histórico de ter problemas na mudança de geração de consolas, tanto na 3ª, 4ª e 6ª gen (embora se possa dizer que o Lets go foi verdadeiramente o primeiro, e nota-se que tiveram mais cuidado com ele). Mas sem lhes dar o devido tempo não se sabe até onde podem ir. Embora ache que precisam de contratar muita "gente nova" para elevar a série para outros patamares. Sinceramente, espero que eles façam um acordo para ir buscar os modelos do snap (que parece estar muito melhor) para o próximo jogo da série.
 
Mais aí é que está a questão, o Metroid 4 não tinha qualidade e foi adiado, o Zelda também foi adiado para ser melhorado, o Pokemon tem diversos problemas mas é lançado na mesma porque a Nintendo não tem outro jogo para lançar no Natal. É preciso dar tempo para desenvolver um jogo melhor.


Sim, era isso que eu queria dizer, depois do Black/White 2 a série começou a ficar pior, porque passou a ser anual (fora o caso do OR/AS para o Sun/Moon que foram dois anos, e que se viu a diferença no jogo). O X/Y até tem bastante conteúdo até 2/3 do jogo, depois daí nota-se que foi completamente apressado e é tudo sempre a seguir sem qualquer desenvolvimento (team flare...). O OR/AS e o Ultra Sun/Moon é igual.

O problema é que para ter um melhor jogo é preciso tempo, principalmente num jogo com este tipo de especificidades. E não lhes dão esse tempo. Eles tiveram de recorrer a funcionários externos para resolver muitos problemas no jogo, senão o jogo ainda ficava pior.

Ainda no dia 24 devem anunciar os remakes da 4ªgen, e lá vão dizer que tem metade da equipa nos DLC e metade nos remakes. Uma equipa que já é relativamente pequena (não tenho a certeza, mas a equipa do Zelda era muito maior do que a Gamefreak).

A Gamefreak tem problemas próprios, desde logo ter histórico de ter problemas na mudança de geração de consolas, tanto na 3ª, 4ª e 6ª gen (embora se possa dizer que o Lets go foi verdadeiramente o primeiro, e nota-se que tiveram mais cuidado com ele). Mas sem lhes dar o devido tempo não se sabe até onde podem ir. Embora ache que precisam de contratar muita "gente nova" para elevar a série para outros patamares. Sinceramente, espero que eles façam um acordo para ir buscar os modelos do snap (que parece estar muito melhor) para o próximo jogo da série.

Agora disseste tudo, contras companhias quando se encarregam em fazer um jogo pokemon, parecem ter mais carinho com a franquia, digo parece porque ainda só vimos um trailer, e resta saber se temos conteúdo que justifique full price.
 
Isso de não ter português não me incomoda e até compreendo, tirando os estúdios da sony, que outras empresas traduzem os seus jogos para pt-pt? Pouquíssimas, e então um rpg...

Nem falo em PT-PT, falo em Português no geral. E no caso do Pokemon nem é falado, é só texto. Qualquer jogo decente da Sony ou Microsoft tem Português.
 
Mais aí é que está a questão, o Metroid 4 não tinha qualidade e foi adiado, o Zelda também foi adiado para ser melhorado, o Pokemon tem diversos problemas mas é lançado na mesma porque a Nintendo não tem outro jogo para lançar no Natal. É preciso dar tempo para desenvolver um jogo melhor.
Se esse fosse realmente um problema para a Nintendo, eles adiavam algum outro jogo que lançaram o ano passado ou lançavam um qualquer port de um jogo da WiiU.
O Luigi's Mansion 3 foi lançado 15 dias antes do Sword/Shield. E 15 dias antes do Luigi's Mansion 3, lançaram o Ring Fit Adventure.
Aliás, só no ano passado e sem contar com o Pokémon Sword/Shield, a Nintendo lançou o Super Mario Maker 2, New Super Mario Bros U Deluxe, o Zelda: Link's Awakening, o Luigi's Mansion 3, o Yoshi Crafted World, o Fire Emblem: Three Houses, o Ring Fit Adventure e mais alguns outros exclusivos.
Achas mesmo que a existência do Pokémon veio preencher algum eventual vazio em termos exclusivos lançados naquele ano?

Os timings dos jogos do Pokémon são o que são porque aquela agenda pessoal que a Pokémon Company quer ter, é que obriga a que um novo jogo principal coincida com o lançamento da nova temporada dedicada do anime e com todo o merchandise à volta.
Nos outros exclusivos da Nintendo isso não acontece porque não existem outros factores externos a obrigarem o lançamento numa altura em especifico. Por isso é que o Metroid voltou para o forno, como também foi por isso que o Animal Crossing só saiu este ano quando estava agendado sair no verão do ano passado.

Nem falo em PT-PT, falo em Português no geral. E no caso do Pokemon nem é falado, é só texto. Qualquer jogo decente da Sony ou Microsoft tem Português.
Acho que fazia todo o sentido num jogo como o Pokémon estar legendado em português.
O único problema nisso é que iam traduzir o nome de todos os ataques e quem ande nisto à 20 anos, teria de reaprender o nome de todos em português. E muitos não davam para uma tradução literal.
 
E não há mais developers no mercado? Não dá para aumentar o estúdio?
Eu sei que nestas coisas meter mais pessoas nem sempre reduz o tempo (2 mulheres não fazem a gestação de um filho em 4,5 meses), mas para as animações, criação dos pokemons, etc. É quase certo que nestes aspectos, mais pessoas aumentavam o trabalho produzido diariamente.

Também não é desculpa o jogo não ter português (deve ser uma panca da Nintendo, só pode), e o jogo nem ter falas. Seria uma equipa à parte, não demorava mais tempo o desenvolvimento.
A relação entre Nintendo, Pokemon Company e Game Freak é complexa. A Gamefreak faz a maior parte dos jogos para a Nintendo, mas também tem alguns na Sony. A solução terá de ser aumentar o estúdio com mais pessoal, e principalmente mais tecnicamente capacitado para desenvolver jogos para a Switch . A questão é se o dinheiro que recebem para fazer o Pokemon cobre isso (creio que a Nintendo/Pokemon Company ficam com a maior parte do dinheiro das vendas do jogo).

A questão de ter português acho que é uma questão da Nintendo Portugal fazer lobby (acho que a Nintendo não vende diretamente para o Brasil, o que prejudica).

Se esse fosse realmente um problema para a Nintendo, eles adiavam algum outro jogo que lançaram o ano passado ou lançavam um qualquer port de um jogo da WiiU.
O Luigi's Mansion 3 foi lançado 15 dias antes do Sword/Shield. E 15 dias antes do Luigi's Mansion 3, lançaram o Ring Fit Adventure.
Aliás, só no ano passado e sem contar com o Pokémon Sword/Shield, a Nintendo lançou o Super Mario Maker 2, New Super Mario Bros U Deluxe, o Zelda: Link's Awakening, o Luigi's Mansion 3, o Yoshi Crafted World, o Fire Emblem: Three Houses, o Ring Fit Adventure e mais alguns outros exclusivos.
Achas mesmo que a existência do Pokémon veio preencher algum eventual vazio em termos exclusivos lançados naquele ano?

Os timings dos jogos do Pokémon são o que são porque aquela agenda pessoal que a Pokémon Company quer ter, é que obriga a que um novo jogo principal coincida com o lançamento da nova temporada dedicada do anime e com todo o merchandise à volta.
Nos outros exclusivos da Nintendo isso não acontece porque não existem outros factores externos a obrigarem o lançamento numa altura em especifico. Por isso é que o Metroid voltou para o forno, como também foi por isso que o Animal Crossing só saiu este ano quando estava agendado sair no verão do ano passado.
Mas nenhum desses jogos tem grande peso para aquela altura do ano onde se mais vende. Não havia Mario, Mario Kart, Zelda ou Smash, precisavam do Pokemon para impulsionar as vendas da Switch no natal.

Os fatores externos é outro problema. Mas creio que podiam ser ultrapassados se houvesse vontade para isso (até porque creio que a 7ª gen foi a mais rapidamente substituída). Quanto mais não fosse que colocassem o Let´s go na mão de outra companhia ou arranjassem que a Gamefreak tivesse mais pessoal.
 
Mas nenhum desses jogos tem grande peso para aquela altura do ano onde se mais vende. Não havia Mario, Mario Kart, Zelda ou Smash, precisavam do Pokemon para impulsionar as vendas da Switch no natal.

Os fatores externos é outro problema. Mas creio que podiam ser ultrapassados se houvesse vontade para isso (até porque creio que a 7ª gen foi a mais rapidamente substituída). Quanto mais não fosse que colocassem o Let´s go na mão de outra companhia ou arranjassem que a Gamefreak tivesse mais pessoal.
A Nintendo como já sabia que o Pokémon ia mesmo ser lançado naquela altura (pelas razões que disse anteriormente) nem precisou de se preocupar com essa altura do ano.
Porque de resto, ao contrário das portáteis, a Nintendo nunca esteve dependente de jogos do Pokémon para vender consolas. Nem mesmo nos tempos da Nintendo 64, quando teve os jogos do Pokémon mais conhecidos das consolas.
 
Yeahhh

The Pokémon Company have put out a note regarding the progress for the current Zeraora raid event. It has been confirmed that the target of 1 million players defeating Zeraora has been completely passed well in advance of the end of the event. As such, a Shiny Zeraora is to be distributed from June 30th 2020 in Pokémon HOME. To get this, you need to put a Pokémon in HOME from Sword & Shield at any time between now and July 7th. Then, when the event starts, you'll get access to the Shiny Zeraora. We'll provide full details when the event begins
 
Mapa com localização dos Diglett.

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