1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Policia Anda Ai

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Blue_Wings, 7 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 62; Visualizações: 7432)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Blue_Wings

    Blue_Wings Power Member

    Passo a citar:

    "Editores aliados à Judiciária no combate à pirataria 'online'

    Recorrendo ao génio de jovens estudantes do Instituto Superior Técnico, editores e Polícia Judiciária colaboram neste momento no projecto de um novo software para monitorizar a troca ilegal de filmes através da Internet. A nova tecnologia deverá ficar pronta a usar ainda no primeiro semestre de 2006 e a ideia dos responsáveis pela iniciativa é clara "muito em breve, começaremos a fazer visitas às casas das pessoas."

    A promessa parte do presidente da APEV, que é também responsável pela Federação de Editores de Vídeograma Portugueses (Fevip), entidade especialmente criada para o combate à pirataria. "As pessoas têm de perceber que esta troca ilegal de ficheiros, hoje perfeitamente institucionalizada nos hábitos, é crime punível com pena até três anos de cadeia", diz Paulo Santos. "Estão em causa, entre outros, direitos de propriedade intelectual e esta é a maior causa de prejuízo de todo o mercado. Temos de combater isso com todas as armas ao nosso alcance." E o novo software, garante-se, será arma decisiva na guerra a um mercado negro que, segundo a "estimativa tímida" dos editores, rouba anualmente pelo menos 20% da facturação. O que significa, partindo das receitas declaradas em 2004, um mínimo de 12,5 milhões de euros.

    Com a nova tecnologia, a Fevip pretende monitorar a transacção de ficheiros na Net, nomeadamente nos canais peer to peer, e a partir daí aproximar-se da origem do ficheiro. O princípio é simples o software reconstrói o trajecto que o ficheiro seguiu na Internet, percebendo todas as transacções de que foi objecto. "Quanto mais antiga for data dessa transacção, mais perto estaremos da origem, ou seja, de quem fez a cópia ilegal e a lançou na Rede", explica Paulo Santos. "E sempre que percebermos que alguém é reincidente, com certeza vamos agir."

    O lado negro do mercado

    Em 2004, venderam-se em Portugal 8,3 milhões de DVD. A esse número, calculam as editoras, é necessário somar pelo menos 20% em cópias ilegais transaccionadas. Contas redondas, mais 1,7 milhões de discos. Mas esse nem é o lado mais negro do imenso mercado paralelo que se alimenta da indústria cinematográfica. "É na Net que está o grosso da pirataria", garante Paulo Santos. "Com a generalização do acesso de banda larga, a transacção de filmes é cada vez mais fácil. Ainda não estamos ao nível do que acontece com a música e o Mp3. Mas quase."

    Não são ainda conhecidos os números definitivos da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) - o organismo oficial a quem compete coordenar o combate a este tipo de contrafacção -, mas há já a certeza de que 2005 foi ano de recordes, tanto na avaliação que se faz sobre a dimensão do mercado ilegal como nas acções de fiscalização que sobre ele se realizaram. De acordo com o registos da Fevip, foram realizadas 311 acções de fiscalização em todo o País, de que resultou a apreensão de 237 mil cópias DVD, entre muitos outros bens. Na sequência dessas acções, elo menos 273 pessoas foram constituídas arguidas. "

    Artigo tirado do dn em : http://dn.sapo.pt/2006/01/09/artes/editores_aliados_a_judiciaria_combat.html

    Vi esta notícia num outro forum de um outro user... mas achei interessante trazer para aqui para a malta dar uma vista de olhos.

    Cumps
     
    Última edição: 7 de Fevereiro de 2006
  2. aeon

    aeon I quit My Job for Folding

  3. spastikman

    spastikman Banido

    Dá pra rir ....


    Até quero ver que tecnologia tão mirabulante vão eles inventar para conseguirem fazer isso...

    Daqui a bocado até os programas de P2P vão funcionar sobre SSL ou mesmo outra cifra qq.
     
  4. spiegelman

    spiegelman Power Member

    Hmmm, se eles só agem sobre quem fez originalmente a cópia, têm de ir muito ao estrangeiro. Além disso, de certeza que os memso "geniozinhos" do técnico que desenham o software para fazer o "tracking" serão os mesmos que desenharão formas de encriptar ficheiros... Notícia só para alarmar, mais nada.
     
  5. J[PT]

    J[PT] Power Member

    ir ao estrangeiro???? LOLOL... ai os meus DVDs Partilhados na burra...

    Eu não tenho culpa fiz uma copia de segurança do meu original para o meu disco duro sob a forma de 0 e 1 (zeros e uns) lá tenho culpa de aquilo organizar-se para gerar um clone do original... e alguem o tirar do meu pc por causa do programa que uso para trocar ficheiros FREEWARE XDDDDDDD
     
  6. x0cHiPiLLi

    x0cHiPiLLi Power Member

    Géniozinhos... LoL, vao descobrir a polvora..
    Isto dá mesmo para rir.. Entao e os newsgroups que é por acesso privado e o IP (quem é exactamente) fica registado?? Será que o milagroso software vai conseguir detectar quem lá posta? Isso é tao simples quanto pedir aos ISPs, e ninguém faz nada disso.. Agora vêm estes com programas de p2p falsos para combater a pirataria? Isto é hipocrisia! Mas contudo coitados dos que sofreram com isto, pk sim, eles terao que mostrar que fazem alguma coisa.

    Acerca do SSL e encriptação.. Isso não adianta de nada, como o sistema de torrents e emule está concebido existem ficheiros que indicam o conteudo (ex: .torrent). Ou seja, basta criar um cliente faker e descarregar esse .torrent, depois é só ir criando a lista de IPs dos seeders e dos peers aos quais se conectam para retirar o ficheiro.. Tao simples quanto isso.. Agora tb é relativamente fácil fazer com que eles não tenham a minima hipotese, basta os trackers (ou nós com algum tipo de firewall) não aceitarem IPs de gamas pertencentes a Universidades, Policias, enfim tudo o que a policia possa usar LEGALMENTE para usar os seus falsos clientes.

    O que eles vao conseguir com isto é conseguir meter uns IPs nas blocklists dos emules, torrents, e afins..
     
    Última edição: 7 de Fevereiro de 2006
  7. Copa7

    Copa7 Power Member

    Tretas... estes gaijos sao so tretas... apesar de um cromo que conhecia foi preso por pirataria... mas nao foi com nenhum software, foi com denuncia... por isso, a unica preocupaçao que tenham é que nao se ponha a espalhar o que sacam e deixam de sacar... ou podem sempre dizer, que so sacais cenas free...

    Estes gaijos agr kerem se meter no pior caminho.. a INFORMATICA... daki ninguem leva nd...
     
  8. greven

    greven Folding Artist

    Realmente existem outras áreas bem mais importantes que o crime cibernético onde a Policia poderia concentrar os seus esforços. No entanto estão no seu direito, já que se alguém faz download de conteúdos ilegais da net sabe que está a cometer um crime. Se for apanhado não tem nada que protestar, só pagar.
     
  9. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Ai os meninos do técnico (me looks @ greven and :D)

    Podiam de facto concentrar-se em outras coisas mais importantes (que trouxessem mais dinheiro ao país) mas não... :rolleyes:
     
  10. Eu vou já a correr pra comprar um par de imans electricos bem fortes só por causa das visitas... N0T! :D


    Não sei o que quer a policia provar com isto, mas vai-lhes sair o tiro pla culatra :lol:
     
  11. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Desculpem lá, mas para entrarem na casa das pessoas não é preciso um mandato:rolleyes:
     
  12. timber

    timber Zwame Advisor

    Isto tem pinta de ser o trabalho de final de curso de alguém
    O gajo faz isto, acaba o curso e a coisa fica estática no tempo
    A não ser que o prof pegue nisto e faça como base doutros TFC futuros isto fica parado no tempo
    E se isto não for actualizado com alguma frequência passa a não servir para nada
    Enfim vamos ver no que dá
     
  13. Pentrite

    Pentrite Banido

    Não sei se vai funcionar ou não, mas aplaudo a intenção da policia de apanhar os ladrões, afinal é o trabalho deles.
     
  14. tolinhas

    tolinhas Suspenso

    os 1ºs a irem dentro são os alunos do proprio tecnico:joker:
     
  15. xgOd

    xgOd Power Member

    Isto vindo de um advogado :)
     
  16. SuBzEr0

    SuBzEr0 [email protected] Member

    Muahaha. A mais bela das verdades....a origem da mula modificada para os tugas, para os que não sabem, é de alunos IST. O nome Bowlfish não é por acaso ;) (os alunos do ist sabem do que falo)

    Ps. aos alunos ou ex alunos do ist que nunca cometeram nenhum "crime" informático, as minhas desculpas. Eu já o fiz bastantes vezes e nos tempos que lá andei não conheci ninguem que não o tenha feito...

    []s
     
  17. SuBzEr0

    SuBzEr0 [email protected] Member


    Sem duvida uma prespectiva interessante sobre o problema...

    []s
     
  18. xgOd

    xgOd Power Member

    Já agora o que quer dizer? :002:
     
  19. tolinhas

    tolinhas Suspenso

    eu nem me estava a referir a tools/programas, mas ao uso da rede para fazer downloads/uploads ;)

    esse tótó da APEV que vá montar é guarda no Metro do campo grande, todas as vezes lá passo estão lá as ultimas novidades por 5€ :x2:
     
  20. Super_Tech

    Super_Tech Power Member

    BE AFRAID, BE VERY AFRAID! LOL!

    Andar a "chatear" por causa de uns DVD's ali e acolá, porque o Sindicato do Raio-que-os-parta das Actividades Culturais faz as queixinhas sabe-se lá porque se queixam, se calhar são os mesmos que "cravam" dinheirinho ao Estado pra fazer uns quantos filmes portugueses de pessima qualidade todos os anos - claro dinheiro esse que metade vai pros bolsos de realizadores etc - e entao pra isso parece que já existe policia.

    E se se dedicassem por exemplo ao maior combate a outros tráficos? Para aí já não da para entrar de rompante casa dentro?
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página