Politica de devolução de um produto

mouzz

Power Member
Boas malta, gostava de saber como funciona a politica de devolução de um produto nomeadamente se é possivel devolver um produto num espaço de 30 dias se algo como a performance do mesmo não me agradar, ou se este mesmo motivo é insuficiente.
E se a mesma se aplica a pequenos comerciantes e grandes espaços comerciais.
 
Boas @mouzz
Compra em lojas online podes devolver em 15 dias por insatisfação , em lojas físicas depende da política de trocas e devoluções do comerciante . Normalmente fazem trocas , a devolução só em caso de avaria confirmada. Também depende do bem adquirido por ex os auriculares por motivos de higiene não se fazem trocas por insatisfação agora se estiverem avariados e a marca comprove a avaria podes pedir a devolução ou a troca. Mas se fizeres uma pesquisa na net consegues ter acesso aos decreto lei sobre a lei do consumidor.
 
@mbarbedo chamado à receção! :D

mas são 15 dias para devolveres apartir do momento que o compraste... Não interessa a razão neste período de tempo, tens esta possibilidade de o fazer, sem dar satisfações à loja.

Corrijam-me se estiver errado sff.
 
Ao comprar na Internet a um vendedor profissional / comerciante, tem direito a cancelar a sua compra, ou seja, a devolver os bens comprados e a receber de volta o seu dinheiro, sem ter necessidade de qualquer justificação. O direito de cancelamento ou arrependimento aplica-se a bens e serviços.

O consumidor tem um direito de cancelamento, seja qual for o país da União Europeia em que a loja eletrónica se situe, incluindo a Islândia e a Noruega. No entanto, tenha em atenção que este direito só se aplica se estiver a comprar a um profissional. Se comprar a um particular, não se aplica o direito de cancelamento.


A nova diretiva veio uniformizar as regras para o exercício de livre resolução:

- Caso tenham mudado de ideia, os consumidores contam agora com um prazo uniforme em toda a UE, de 14 dias (seguidos), para rescindirem o contrato de compra, sem encargos e sem necessidade de justificação;

- Se esta informação não tiver sido dada ao consumidor previamente à celebração do contrato, o prazo para exercer a livre resolução do contrato passará a ser de um ano;

- O direito de livre resolução harmonizado aplica-se também às vendas realizadas fora do estabelecimento comercial, seja qual for a modalidade utilizada para estas vendas;

- O prazo para exercer a livre resolução do contrato abrange também as compras efetuadas em leilões em linha, ressalvando, contudo, a sua utilização apenas para quando o vendedor é um profissional;

- O prazo de 14 dias seguidos só começa a contar a partir da receção do bem pelo consumidor e não a partir da data da celebração do contrato;

- Todas estas regras para o exercício do direito de livre resolução aplicam-se às compras realizadas através da Internet, por telefone, correio e fora do estabelecimento comercial, seja qual for a modalidade (vendas à porta do consumidor, na rua, em reuniões ou em excursões organizadas pelo vendedor).

Fonte: http://cec.consumidor.pt/topicos1/c...t/direito-de-arrependimento-cancelamento.aspx
 
Eu pesquisei no site de uma destas grandes superficies comerciais e ele têm isto nas infornações:

No caso de ter adquirido um artigo numa loja física ******, possui um prazo de 14 dias para devolver e requisitar o reembolso do produto. No caso de possuir o Cartão ****** Resolve este prazo aumenta para 30 dias. Para tal é necessário:

  1. Apresentar a fatura
  2. O artigo não deve apresentar sinais de utilização e deve ser acompanhado pela embalagem original, o manual de instruções e respetivos acessórios e/ou consumíveis.
Saiba, no entanto, que nem todos os artigos estão abrangidos pela política de devoluções da loja física. Os produtos em exceção são:

  1. Artigos com entrega ao domicílio;
  2. Artigos de higiene pessoal;
  3. Software e hardware informático;
  4. etc....
Ou seja continuo na dúvida se isto vai contra a lei e qual das duas informações prevalece.
Eu queria experimentar uma gráfica e são sei se será suficiente para as minhas necessidades, e se olhar para a politica de devolução da empresa não estou abrangido mas se olhar para a lei tenho 15 dias ...
 
Pois basicamente é isso, 14 dias para compras efetuadas à distância ou fora do estabelecimento comercial, para compras em lojas físicas não existe qualquer prazo por lei para se poder devolver. Não obstante existem lojas que concedem determinado prazo para se devolverem determinados produtos e em determinadas circunstância mas fazem-no por políticas de marketing e gestão de clientes e não por obrigação legal.
Fora isto devoluções só por falta de conformidade dos bens com o contrato de venda.
 
Por esse e outros motivos que não faço aquisições de equipamento de valor considerável nesse tipo de lojas.

Há quem abuse dessa política para levar uma máquina fotográfica somente durante umas férias. Quem a adquirir posteriormente está a pagar por um produto em segunda mão, com desgaste, sabe-se lá por onde andou e que tratamento levou.
 
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