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Discussão Politica de Utilização Responsável

Discussão em 'ISPs' iniciada por thyaguster, 24 de Março de 2009. (Respostas: 1461; Visualizações: 185202)

  1. thyaguster

    thyaguster Power Member

    Não devo ser o primeiro, e certamente não serei a última vitima dos ISPs, quando ao seu suposto tráfego ilimitado e a sua publicidade enganosa.

    Sou cliente da Vodafone há cerca de um ano, e heis que há cerca de duas semanas recebo uma conta no valor de ~230€ alegando que tinha ultrapassado o tráfego permitido, fiquei contente e sorri, pois não sei como consegui ultrapassar o limite de algo ilimitado!

    Obviamente que nem me passou pela cabeça liquidar tal factura e decidi entrar em contacto com a DECO e com a ANACOM...Visto que só hoje o fiz ainda não tenho respostas, mas vou colar aqui o mail que mandei e futuramente as respostas.

    Por enquanto, agradecia a alguém - sejam outras vitimas ou alguém que esteja dentro do assunto e me possa dar umas luzes de como actuar.

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    ACTUALIZAÇÃO DO PROCESSO - > http://forum.zwame.pt/showpost.php?p=4659570&postcount=94
     
    Última edição pelo moderador: 23 de Junho de 2009
  2. Kill Me

    Kill Me Power Member

    Já reclamaste com a Vodafone?

    Isto se é que não avisaram mesmo... Se mudaste de nº de telemóvel e não avisaste a Vodafone com novo contacto aí a responsabilidade é completamente tua.

    De qualquer das maneiras eles têem um limite definido de 250gb, como refere no site.


    Deves ter feito para aí uns 150GB acima do aceitável, não?? Para ser tamanha factura...


     
    Última edição: 24 de Março de 2009
  3. thyaguster

    thyaguster Power Member

    Pois, é isso, a minha única dúvida é se durante o processo, caso eles decidam levar isto para contencioso, se me cortam a net e me bloqueiam a linha ou assim.

    Pois, mas nem sequer sei até que ponto uma SMS é considerado uma prova legal.

    Além de que, não obstante de tudo não deixa de ser publicidade enganosa. É que dizer ilimitado e depois o limite ser 250GB é no mínimo ridículo.
     
    Última edição: 24 de Março de 2009
  4. Kill Me

    Kill Me Power Member

    Pois, não tinha lido ainda a política deles antes de editar, mas como tem la os limites, se forem para tribunal provavelmente ganham...

    Tens de resolver isso com eles mesmo a dizer que não recebeste nenhum aviso, etc etc...
     
  5. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Ilimitado é algo que não tem limite. É uma definição matemática. Vem anunciado na publicidade ao produto.

    Penso que o cerne da questão é a palavra "ilimitado" até porque as características de um produto destes não podem ser ambíguas. Ou é ou não é.

    Por outro lado, eles podem alegar que usaste o sistema para sacar pirataria. Aí já pia mais fino. É ilegal logo, irresponsável...

    No meu ponto de vista se usaste o tráfego para ver youtube ou outra coisa qq legal não tens nada a temer nem a pagar.

    Se foi para sacar, podes vir a ter problemas. Em última análise eles podem apresentar queixa até...

    Cuidado.
     
  6. skandal

    skandal Power Member

    Mas para ver páginas normais duvido que estourasse 250G num mês.

    Se fores para tribunal perdes quase de certeza, a única coisa que eles podiam vir a pagar era multa por publicidade enganosa.
     
  7. boot

    boot Power Member

    Isto não tem nada a ver com o ISP mas sim com as entidades competentes para o efeito.
     
  8. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    A 'utilização responsável' está no contrato, a vodafone só pode ser acusada de publicidade enganosa por na publicidade não fazer referencia aos limites do 'ilimitado'..


    Mas como está no contrato a utilização responsável, eles podem exigir dinheiro por excesso de tráfego.
    No entanto senão está estabelecido qual o limite dessa utilização responsável e não avisaram que estaria a chegar a esse limite, IMO nenhum tribunal vai obrigar a pagar o tráfego a mais uma vez que assim eles volta e meia metiam-se a cobrar o 'trafego a mais' aos clientes, porque não estando definido e não avisando antes do aproximar desse limite a 'utilização responsavel' podia ser apenas 4 ou 5 gb.....
     
  9. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Ao olhos dos juízes gágás, utilização responsável é utilização para fins lícitos. Basta a vodafone dizer e provar que foi para sacar tá tudo tramado...
     
  10. Kill Me

    Kill Me Power Member

    Está no contrato e tem limite estabelecido...

    Era so lerem o 2º post...
     
  11. miraportuga

    miraportuga Power Member

    Quanto ao PUA, nao conheço ISP que não o tenha, no entanto um tem a decencia de dizer qual é esse limite e os outros não.
    Julgo que isso estando explicito no contrato o valor a partir do qual eles podem "actuar" só tens é de pagar, sim deveria ser ilimitado, ponto final.... mas não é.
    Podes sempre tentar fazer-te de coitadinho e tal, a dizer que não sabias, embora isso não seja desculpa para a não leitura de um contrato que assinaste ou com o qual concordaste.

    Cumps
     
    Última edição: 24 de Março de 2009
  12. thyaguster

    thyaguster Power Member

    Sim, está no contrato, mas nem quer dizer que seja legal, visto que a própria clausula invalida os pressupostos do contrato, e neste caso um dos pontos fortes do contrato.

    Seria o mesmo que comprares um carro e depois ter uma clausula que te limitasse o uso do carro a, por exemplo, 2 horas por dia...Assim já soa idiota, certo?

    Anyway, como disse, assim que obtiver resposta por parte da DECO e ANACOM colarei aqui.
     
  13. skandal

    skandal Power Member

    Apesar da publicidade ser um pouco enganosa não justifica que assinaste um contrato com determinadas restrições à utilização da linha.

    E a publicidade não é tão enganosa assim, mesmo no site para aderir tem lá a explicação do PUA. E sinceramente acho que abusaste um bocado, então já não sabias do limite? Pq ultrapassaste? :rolleyes:
     
    Última edição: 24 de Março de 2009
  14. thyaguster

    thyaguster Power Member

    Não aderi pela net.

    Obviamente que não sabia que se tratava de um limite tão ridículo como 250GB, e a Vodafone nem sequer dispõe de sistema de controlo de tráfego.

    E eu não ultrapassei nada, porque sempre paguei por tráfego ILIMITADO.
     
  15. Mordorr

    Mordorr Power Member

    Isto já foi mais do que debatido neste fórum...

    Embora esteja mto de fora do direito civil, parece-me haver no mínimo dúvidas, qto a legalidade de se fazer, por um lado, publicidade de ilimitado, depois e a letras "miúdos" falar num limite razoável....tendo em conta o contracto adesão, há cerca de 1 ano, e já ter referência ou não aos tais 250G.

    Pelos vistos, nem te avisaram, ou avisaram?

    Obviamente, parece-me que as expectativas do cliente, aquando da assinatura do contracto, e as anunciadas pelo ISP, são no mínimo dúbias e contraditórias.

    Pergunto-me:

    Se o ISP no momento da assinatura, de boa-fé, dissesse ao cliente, que afinal o ilimitado é limitado, assinaria este o contracto?

    Do ponto puramente legal, o ISP está bem escudado, agora do ponto de vista do consumidor, naquilo que são as suas expectativas e conhecimentos legais, vejo aqui, mto abuso contractual da parte do ISP.

    Infelizmente, temos um pais de treta, e entidades como a Anacom, antigo ISP, nada faz, ou as entidades legais, que deveriam controlar este tipo de situações.

    O meu conselho:

    Manda essa carta com AR para os gajos, faz um choradinho....

    Se não der resultado, avança e vai para Tribunal.

    Numa coisa podes ter a certeza: A lentidão da justiça, vai fazer com que os gajos, percam mto mais do uns meros €250.00.

    - Nem que seja por uma questão de principio.


    Ah. E rescinde o contracto com eles.

    Mas, alguém com mais conhecimentos do que eu, que se pronuncie.
     
  16. skandal

    skandal Power Member

    Ridículo? Sinceramente não acho. Mas pronto.

    Não não perdem, pq depois o cliente paga o que deve e os custos do processo.
     
  17. thyaguster

    thyaguster Power Member




    Talvez se recebesses assim do nada 230€ para pagar já achasses ridiculo :p

     
  18. Mercy_pt

    Mercy_pt Power Member

    Ora bem, todos sabemos da existencia das PUA's (ou pelos vistos não) mas seja como for ao aceitar o contrato aceitamos implicitamente as condiçoes deste. No entanto não deixa de ser publicidade enganosa e como tal punível por lei. Mais, o afirmar que 250gb ou 500gb são demasiado trafego para ver páginas é relativo. Imaginem que eu tenho 2 pc's em 2 locais diferentes e como sou mt cauteloso diariamente transfiro todos os meus mails actualizados de um para o outro de forma a ter sempre as contas e mails seguros (não interessa aqui as soluções anternativas). Ora obviamente é facil de acreditar que eu possa ter uns 10gb de mails (até tenho mais por acaso). Se multiplicarmos isto por um mes inteiro a acrescentar a uns streams de youtube , uns jogos online, etc etc facilmente se ve que estoiro o com os 250gb em todas as facturas sem para isso recorrer a qualquer acto ilicito e como tal não condenável.

    Não sei se numa ida a tribunal o ISP não perde, por informação prestada ser errada e publicitar um serviço falso. Mais segundo o contrato ele próprio se obriga a avisar o cliente o que pelos vistos não fez e portanto mais um ponto a contar contra eles.

    Pessoalmente, já obriguei (num contrato empresarial) o ISP a dar trafego ilimitado avisando logo que ia passar bem acima dos 200gb todos os meses e não houve stress até a data.

    É apertar com eles.....tantos €€€€ lá deixamos que sirvam pra alguma coisa...
     
  19. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Vocês esquecem-se que a PUA não existe porque o ISP entende que X gigas são suficientes para o cliente normal. A PUA existe para que todos os clientes possam usufruir da net sem receios, mas de forma a que não haja crashes no fornecimento do serviço. Sim, porque se alguém entende que deve sacar 1 milhão de gigas num só mês, não está a prejudicar o ISP, está sim a prejudicar todos os outros clientes com os quais partilha a célula.

    E não venham com moralismos, não há cliente particular que tenha necessidade de fazer transferência de 10 gigas de mails todos os dias. Há, isso sim, clientes egoistas que acham que, lá porque algo é apresentado como "ilimitado", podem usar e ABUSAR do serviço, olhando apenas para o seu umbigo, sem se preocupar com os estragos que pode estar a efectuar ao vizinho do lado.

    Se os ISPs apresentam tráfego como "ilimitado", mas que afinal tem um certo limite, isso não é mais do que manobras de marketing. Agora, todos temos que ter noção que NÃO HÁ tráfego ilimitado. Há sim tráfego um pouco mais desafogado, mas tem sempre limite.

    É como a água potável, praticamente ninguém se preocupa com o facto da mesma ser "limitada", assumem sempre que é "ilimitada" porque não vem nada referente a isso na factura, então vá de gastar a lavar o carro, a lavar o pátio, a lavar o terraço, etc... lembrem-se é que um dia essa água pode acabar, não só para vocês, mas para toda a gente e depois vamos todos pagar por aqueles que só pensaram em si e no seu umbigo.
     
  20. Mordorr

    Mordorr Power Member

    Desculpa mas isso nem tem por onde se pegue.........


    E no seguimento do teu raciocino, como o ISP não tem condições, vai tb fazer um desconto no preço dos cliente, certo?

    A bem do todo, e da justeza, igualdade e boa fé:coolshad:


    Não vás por ai..............
     

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