Discussão Politica de Utilização Responsável

Eu acho que há aqui uma questão relevante que ainda ninguém pôs:

250GB de downloads até é bastante, não é muito como já foi acima referido, quem sacar filmes e series inteiras queima isso num instante, mas é razoável. O problema é que a Vodafone contabiliza também os uploads, e aí é que está a chatice, é que quem saca também faz upload, por experiência própria, se tiver o pc ligado umas 10~12 horas por dia a fazer upload a 70~80 KB vão ver que já não sobra assim tanto para download."

O segundo problema prende-se com o facto de não haver forma de controlar o trafego consumido, sobre isso enviei ao apoio cliente Vodafone o seguinte mail:


"Exmos. Srs.

Tenho o vosso serviço ADSL Casa Duplex instalado desde 16 de Março de 2009, no telefone nº 219xxxxx (Carlos xxxxxx xxxxxxx Nascimento, contacto móvel: 91xxxxxxx)

Quando contratei o vosso serviço ADSL estava perfeitamente consciente da famosa (ou nem tanto) PUR, Politica de Utilização Responsável.
Embora conheça bem o significado da palavra "ilimitado" (desde os tempos da instrução primaria), e considere ridículo o facto de publicitarem "ilimitado" com limites de 250GB/mês, uploads incluídos,
fiz a minhas contas e achei o limite razoável (pena a desonestidade do "ilimitado", era mais "responsável" da vossa parte dizerem que os limites são de 250GB e já não havia confusões)

As minhas questões são as seguintes:

1- Como posso eu saber o tráfego consumido ao longo do mês?
Na vossa página em área cliente não encontro essa informação, se existe peço que me informem como consultar.

2- Este limite de tráfego inicia-se e termina quando? Das 00:00 horas do primeiro dia do mês até às 24:00 do ultimo dia do mês?
Peço que me esclareçam sobre este ponto.

3- Na eventualidade de não haver forma de controlo do referido limite, e como me foi dito pelo vosso numero de apoio ADSL (16913), caso me aproxime do limite posso
contar com um aviso por sms? Caso possa contar com esse aviso... posso ter isso como garantido?

Entendam que, na eventualidade de ultrapassar o limite imposto pela PUR, não tendo como saber quanto tráfego já consumi, e os Srs. não me avisarem por sms (mail ou outro meio),
será fácil, o cliente ultrapassar o limite de tráfego sem que possa, em boa fé, ser responsabilizado por isso.
Se o cliente está sujeito a uma "Politica de Utilização Responsável" julgo que a Vodafone deveria respeitar uma "Politica de Informação Responsável"

Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo a vossa resposta.

Atenciosamente

Carlos Nascimento


"

Depois logo vejo o que respondem
 
Última edição:
A minhas resposta :

Exma. Sra. ...........

Confirmamos a recepção do seu e-mail.

A politica de utilização responsável que a Vodafone aplica ao serviço ADSL, visa garantir a prestação de um serviço de qualidade a todos os seus clientes.

O valor máximo de utilização responsável é definido com base nos perfis de utilização dos clientes Particulares/Empresariais com os tarifários em causa e é revisto periodicamente em função da evolução desses perfis. Actualmente, o nível de utilização razoável do serviço está definido como sendo 250GB por mês para o tráfego de dados ilimitado.

Apesar de não existir forma de controlar o tráfego já efectuado, a Vodafone tentará notifica os Cliente que excedam os limites em vigor através do meio mais adequado, SMS, Chamada telefónica para o número fixo do ADSL, Chamada telefónica para número de contacto indicado na proposta.

Informamos que a contabilização do tráfego é iniciada de acordo com o seu ciclo de facturação, ou seja, inicia a dia 16 de cada mês e termina a dia 15 do mês seguinte.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através do endereço de e-mail 16913 @vodafone.com.

Com os melhores cumprimentos,

Vânia Severino
Serviço de Apoio Clientes - Atendimento ADSL
 
Segundo o dicionário da Porto Editora, a definição de “ilimitado” é:

que não tem limites;
indeterminado;
infinito.

Lool, agora enterraste-te MANAGER. Tráfego Ilimitado = Indeterminado, o que significa que pode ter um limite não conhecido.
Já matematicamente, o símbolo do "infinito" (numa equação ou outra qualquer operação) representa um número não conhecido, não necessariamente um número enorme ou sem limite.
No mínimo, essa definição é incoerente...
Falta acrescentar que não sou apologistas da PUA/PUR.

O curioso, é não defenderem um preço justo, pelo facto de eu estar a pagar €35.00 por 24MB e estar a 12MB.....

Aqui, já ninguém fala.......... e deixa andar....

Concerteza que não. Primeiro, não há nada que os ISPs possam fazer quanto a isso (pelo menos facilmente), e segundo, este tópico é só sobre a PUA.

Cumps
 
Concerteza que não. Primeiro, não há nada que os ISPs possam fazer quanto a isso (pelo menos facilmente), e segundo, este tópico é só sobre a PUA.

Cumps


Obviamente que não é ( aparentemente ), mas como foi afirmado na continuidade de uma linha de pensamento anterior, acho, e foi/é a minha opinião, pertinente que o referisse tb.

Cumps,
 
A minhas resposta :

Exma. Sra. ...........

Confirmamos a recepção do seu e-mail.

A politica de utilização responsável que a Vodafone aplica ao serviço ADSL, visa garantir a prestação de um serviço de qualidade a todos os seus clientes.

O valor máximo de utilização responsável é definido com base nos perfis de utilização dos clientes Particulares/Empresariais com os tarifários em causa e é revisto periodicamente em função da evolução desses perfis. Actualmente, o nível de utilização razoável do serviço está definido como sendo 250GB por mês para o tráfego de dados ilimitado.

Apesar de não existir forma de controlar o tráfego já efectuado, a Vodafone tentará notifica os Cliente que excedam os limites em vigor através do meio mais adequado, SMS, Chamada telefónica para o número fixo do ADSL, Chamada telefónica para número de contacto indicado na proposta.

Informamos que a contabilização do tráfego é iniciada de acordo com o seu ciclo de facturação, ou seja, inicia a dia 16 de cada mês e termina a dia 15 do mês seguinte.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através do endereço de e-mail 16913 @vodafone.com.

Com os melhores cumprimentos,

Vânia Severino
Serviço de Apoio Clientes - Atendimento ADSL

Desde já agradeço a partilha da resposta que te deram..... mas isso foi resposta a quê????

É que sem saber a pergunta é dificil avaliar a resposta.

No meu post acima eu coloquei perguntas concretas, é certo que foi com o intuito de os "encorralar", o texto foi redigido nesse sentido, assim que a resposta chegar vou partilha-la aqui. mas o pessoal vai saber a pergunta e a resposta.
Só a resposta nada me diz, porque se enviaste um mail a perguntar... "ha e tal... como é isso do ilimitado" claro que vais receber uma resposta tipo copy/paste.
Há que ser um pouco criativo nos mails que lhes enviamos ;)
 
Lool, agora enterraste-te MANAGER. Tráfego Ilimitado = Indeterminado, o que significa que pode ter um limite não conhecido.
Já matematicamente, o símbolo do "infinito" (numa equação ou outra qualquer operação) representa um número não conhecido, não necessariamente um número enorme ou sem limite.
No mínimo, essa definição é incoerente...
Falta acrescentar que não sou apologistas da PUA/PUR.


Por acaso tu é que te tás a enterrar.
Esse "indeterminado" não tem esse sentido que lhe estás a dar.
Indeterminado como sinónimo de infinito significa que não está determinado, logo, poderá ser qql um.
Neste caso significa que o tráfego é ILIMITADO = INDETERMINADO = ALGO NÃO DETERMINADO, PODENDO SER QQL VALOR
O que é dfte de poder ter um limite não conhecido como tu dizes...
 
Pode ser assim na generalidade, mas não o é em todos os casos.
Eu por exemplo adoro cinema. Saco filmes e series de TV todos os dias, e vejo tudo. saco tudo em HD.
É na boa que em 2 ou 3 filmes e 2 ou 3 séries de TV eu gaste uns 20gb por dia. Agora faz as contas...

Mas o que está em questão neste tópico não é se os 250gb chegam ou não, ou se a malta tem ou não necessidade de gastar tantos gbs, etc... o que está em questão é que algo denominado de ilimitado não pode ter limites, ponto final. Não tem discussão possível.

Repara que o que dá a entender é que o limite que eles põem no ilimitado é um valor astronómico quase fisicamente impossível de alcançar mensalmente, qdo na verdade, não o é, de todo!
Tu achas 250gb mto, mas garanto-te que hoje em dia já não é assim tanto. Um rip de um blu ray a 1080p são 8gb, 9gb. Se fôr mesmo daqueles sem quase compressão nenhuma, são 30gb, 40gb. Ora, já há centenas e centenas de filmes em blu ray. Um rip de uma série de TV em HD já passa de 1gb.
Pa um filme que eu há 1, 2 anos gastava 700mb ou 1,4gb, hoje gasto 8 ou 9gb.

Concordo o que disseste, acho que já todos concordámos que é inaceitável fazer publicidade como Ilimitado, quando na realidade são 250GB. Eu concordo e discordo do PUA.

Acho mais razoavel que dissesem logo "500 gb limite download". Assim excusava-se o PUA. Mas por exemplo no Serviço MEO não dá para contabilizar o Trafego Realizado do cliente (ou seja, PUA obrigatório), não sei se na Vodafone será semelhante?
 
Concordo o que disseste, acho que já todos concordámos que é inaceitável fazer publicidade como Ilimitado, quando na realidade são 250GB. Eu concordo e discordo do PUA.

Acho mais razoavel que dissesem logo "500 gb limite download". Assim excusava-se o PUA. Mas por exemplo no Serviço MEO não dá para contabilizar o Trafego Realizado do cliente (ou seja, PUA obrigatório), não sei se na Vodafone será semelhante?

Na MEO não dá para contabilizar o trafego realizado, conheço bem porque a minha namorada tem MEO, mas a MEO é ilimitado mesmo, ie, não tem PUA ou PUR... ou que raio tenham lá eles que inventar, logo nem precisas contabilizar o trafego.
A minha "guerra" com a vodafone é que têm PUR mas não há forma de contabilizar o tráfego.
Só para veres, num dos telefonemas que fiz para o apoio ao cliente o operador responde-me: "Olhe... mas basta procurar no Google e encontra aplicações que contabilizam o tráfego" , perdi a paciencia, sei que a culpa não é dele, mas respondi: "o Sr vai sozinho ou prefere que eu o mande... (à... mer), então eu é que tenho que fazer o vosso trabalho?????, eu é que tenho que me desenrascar a contabilizar o meu trafego????'"

É claro que uso o netlimiter para controlar, mas não me gozem, ou me facultam uma forma de consultar o trafego ou garanto que não me papam nem 1 centimo de trafego extra, isso garanto e vou até às ultimas consequencias.
 
Na MEO não dá para contabilizar o trafego realizado, conheço bem porque a minha namorada tem MEO, mas a MEO é ilimitado mesmo, ie, não tem PUA ou PUR... ou que raio tenham lá eles que inventar, logo nem precisas contabilizar o trafego.
A minha "guerra" com a vodafone é que têm PUR mas não há forma de contabilizar o tráfego.
Só para veres, num dos telefonemas que fiz para o apoio ao cliente o operador responde-me: "Olhe... mas basta procurar no Google e encontra aplicações que contabilizam o tráfego" , perdi a paciencia, sei que a culpa não é dele, mas respondi: "o Sr vai sozinho ou prefere que eu o mande... (à... mer), então eu é que tenho que fazer o vosso trabalho?????, eu é que tenho que me desenrascar a contabilizar o meu trafego????'"

É claro que uso o netlimiter para controlar, mas não me gozem, ou me facultam uma forma de consultar o trafego ou garanto que não me papam nem 1 centimo de trafego extra, isso garanto e vou até às ultimas consequencias.

Mas como é que eles cobram Tráfego Extra aos clientes se não têm formas de o contabilizar? não devem é querer partilhar as ferramentas, egoístas! >.<
 
Desde já agradeço a partilha da resposta que te deram..... mas isso foi resposta a quê????

É que sem saber a pergunta é dificil avaliar a resposta.

No meu post acima eu coloquei perguntas concretas, é certo que foi com o intuito de os "encorralar", o texto foi redigido nesse sentido, assim que a resposta chegar vou partilha-la aqui. mas o pessoal vai saber a pergunta e a resposta.
Só a resposta nada me diz, porque se enviaste um mail a perguntar... "ha e tal... como é isso do ilimitado" claro que vais receber uma resposta tipo copy/paste.
Há que ser um pouco criativo nos mails que lhes enviamos ;)


Enviei o mesmo mail que tu enviastes só alterei o meu nome deves estar a receber um copy paste do mesmo mail que recebi.
 
Por acaso tu é que te tás a enterrar.
Esse "indeterminado" não tem esse sentido que lhe estás a dar.
Indeterminado como sinónimo de infinito significa que não está determinado, logo, poderá ser qql um.
Neste caso significa que o tráfego é ILIMITADO = INDETERMINADO = ALGO NÃO DETERMINADO, PODENDO SER QQL VALOR
O que é dfte de poder ter um limite não conhecido como tu dizes...

Bem, o problema é que nenhum de nós sabe qual o real sentido da palavra indeterminado (se é a minha perspectiva ou a tua)...
Mesmo na tua perspectiva, o tráfego pode assumir um "qualquer valor", sendo que esse não é conhecido para nós, e é de facto indeterminável no geral, mas se fores analisar cada utilizador e o seu perfil de utilização, poderá ser calculado um valor aproximado para esse indeterminado.

Assim, se ilimitado = indeterminado = a PUA pode assumir um qualquer valor limite, facilmente se percebe que o tráfego pode, de facto, ser ilimitado, mesmo contendo a cláusula da PUA...

Mais uma vez defendo que não sou apologista da Política da Zon no que respeita a este sentido, e tou nesta discussão apenas pelo debate de argumentos :)

Cumps
 
Enviei o mesmo mail que tu enviastes só alterei o meu nome deves estar a receber um copy paste do mesmo mail que recebi.

Tens razão, a mesma treta, são questões incomodas e eles fazem como os politicos quando são entrevistados... "ora ainda bem que me colocou essa pergunta... derivadamente em virtude da situação ser complexa.... e tal .... e tal, percebeu?" :rolleyes:

a unica diferença foi que informaram sobre o periodo de facturação

Primeira resposta.... passa a castanha quente a outro:

"Exmo. Sr. Carlos Nascimento,

Tendo em conta a natureza da questão que nos coloca, encaminhámos o seu e-mail para a área de Suporte ADSL.

Será contactado com a maior brevidade possível.


Futuramente pode utilizar o endereço do Suporte ADSL para colocar as suas questões: [email protected]


Com os melhores cumprimentos,


Sílvia Augusto
Serviço de Apoio a Clientes"


Segunda resposta:

"Exmo. Sr. Carlos Nascimento,

A politica de utilização responsável que a Vodafone aplica ao serviço ADSL, visa garantir a prestação de um serviço de qualidade a todos os seus clientes.

O valor máximo de utilização responsável é definido com base nos perfis de utilização dos clientes Particulares/Empresariais com os tarifários em causa e é revisto periodicamente em função da evolução desses perfis. Actualmente, o nível de utilização razoável do serviço está definido como sendo 250GB por mês para o tráfego de dados ilimitado.

Apesar de não existir forma de controlar o tráfego já efectuado, a Vodafone tentará notifica os Cliente que excedam os limites em vigor através do meio mais adequado, SMS, Chamada telefónica para o número fixo do ADSL, Chamada telefónica para número de contacto indicado na proposta.

Informamos que a contabilização do tráfego é iniciada de acordo com o seu ciclo de facturação, ou seja, inicia a dia 1 de cada mês e termina no último dia do mês.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através do endereço de e-mail 16913 @vodafone.com.

Com os melhores cumprimentos,

Vânia Severino
Serviço de Apoio Clientes - Atendimento ADSL"



Fogem à questão e pronto.

Verdade seja dita, prefiro uma ligação decente e sacar o que preciso rapidamente do que ter trafic shaping e isto andar a passo de caracol.
Segundo se diz por aí até o Sapo aderiu ao TS.(desculpem o off topic mas é só para relacionar)

Por isso é assim, ou PUA/PUR ou TS.... é o que temos...
 
O valor máximo de utilização responsável é definido com base nos perfis de utilização dos clientes Particulares/Empresariais com os tarifários em causa e é revisto periodicamente em função da evolução desses perfis. Actualmente, o nível de utilização razoável do serviço está definido como sendo 250GB por mês para o tráfego de dados ilimitado.

Apesar de não existir forma de controlar o tráfego já efectuado, a Vodafone tentará notifica os Cliente que excedam os limites em vigor através do meio mais adequado, SMS, Chamada telefónica para o número fixo do ADSL, Chamada telefónica para número de contacto indicado na proposta.

Informamos que a contabilização do tráfego é iniciada de acordo com o seu ciclo de facturação, ou seja, inicia a dia 1 de cada mês e termina no último dia do mês.


Vânia Severino
Serviço de Apoio Clientes - Atendimento ADSL"

Tudo igual , até a assinatura da tipa é igual ao mail que recebi....
 
Bem, o problema é que nenhum de nós sabe qual o real sentido da palavra indeterminado (se é a minha perspectiva ou a tua)...

Cumps

Não é a minha nem a tua, é a que tá no dicionário...



Assim, se ilimitado = indeterminado = a PUA pode assumir um qualquer valor limite, facilmente se percebe que o tráfego pode, de facto, ser ilimitado, mesmo contendo a cláusula da PUA...

Cumps

Mas a PUA poder assumir um qql valor limite não é igual a indeterminado!
Se a PUA assume um valor limite, está A DETERMINAR UM VALOR.
Não entendo pq dizes que "indeterminado = a PUA pode assumir um qualquer valor limite".
Não pode... é indeterminado. Se ela assumir passa a ser determinado.
 
Última edição:
Mas a PUA poder assumir um qql valor limite não é igual a indeterminado!
Se a PUA assume um valor limite, está A DETERMINAR UM VALOR.
Não entendo pq dizes que "indeterminado = a PUA pode assumir um qualquer valor limite".
Não pode... é indeterminado. Se ela assumir passa a ser determinado.

Na óptica da empresa, sim... Na óptica do Utilizador, no caso da Zon, continua a ser indeterminado porque nós não sabemos qual o valor real...
Quanto ao caso da Vodafone, pronto, não digo nada, tens razão, mas na Zon continuas sem saber o valor real, logo é indeterminado para nós... Há quem diga que é 320 GB, mas há utilizadores que são afectados depois de passar este valor e outros que nem precisam de chegar a este valor.

Cumps
 
Na óptica da empresa, sim... Na óptica do Utilizador, no caso da Zon, continua a ser indeterminado porque nós não sabemos qual o valor real...
Quanto ao caso da Vodafone, pronto, não digo nada, tens razão, mas na Zon continuas sem saber o valor real, logo é indeterminado para nós... Há quem diga que é 320 GB, mas há utilizadores que são afectados depois de passar este valor e outros que nem precisam de chegar a este valor.

Cumps

Mauro por amor de Deus não te humilhes a esse ponto , indeterminado é indeterminado ou seja estamos todos a ser enganados por meia dúzia de ISPS e ainda tem algumas pessoas que os defendem.
É imoral o que estão a fazer , o que a gente devia fazer todos era encher a caixa de correio da autoridade da concorrência , instituto do consumidor , deco , anacom , assembleia da républica de mails e cartas podia ser que fizesse tanto ruido que fossem forçados a mudar e deixarem de nos fazer de patos .
 
Mauro por amor de Deus não te humilhes a esse ponto , indeterminado é indeterminado ou seja estamos todos a ser enganados por meia dúzia de ISPS e ainda tem algumas pessoas que os defendem.
É imoral o que estão a fazer , o que a gente devia fazer todos era encher a caixa de correio da autoridade da concorrência , instituto do consumidor , deco , anacom , assembleia da républica de mails e cartas podia ser que fizesse tanto ruido que fossem forçados a mudar e deixarem de nos fazer de patos .

Eu não defendo ISPs nenhuns, sinceramente não me interessa se eles fazem ou não por duas razões:
1º - Não sou cliente de nenhuns dos ISPs que usam PUA
2º - Não uso essas quantidades de tráfego...

Agora, não venham desmentir o Português:
Indeterminado = não determinado; indefinido

In Wikcionário

Desde quando no contrato da Zon está lá alguma cláusula que menciona explicitamente o valor da PUA? Não está pois não? Então, para o utilizador, não está determinado = indeterminado = uma das definições de ilimitado...
Eu estou apenas a fazer um seguimento racional para tentar justificar a acção dos ISPs, mas continuo a achar, como sempre achei, que não deviam impor limites nenhuns... Ainda ontem uma amiga minha ficou apeada ao telefone quando recebeu uma mensagem da Vodafone a dizer que tinha esgotado os minutos da Política da Utilização Responsável, quando supostamente o tarifário dela era ilimitado...

[EDIT] Olha, no máximo não me culpem a mim, culpem os dicionários :p

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo