Discussão Politica de Utilização Responsável

Eu não defendo ISPs nenhuns,

Agora, não venham desmentir o Português:


Então, para o utilizador, não está determinado = indeterminado = uma das definições de ilimitado...
Eu estou apenas a fazer um seguimento racional para tentar justificar a acção dos ISPs Cumps

Mas isso é inverter para proveito próprio de uma maneira bizarra e escandalosa o conceito de ilimitado .

O sapo diz : O serviço de tráfego ilimitado do SAPO permite navegar 24 horas por dia e efectuar os downloads que quiser sabendo que no final do mês o custo será sempre o mesmo. Desta forma não se tem de preocupar com limites de tráfego e custos de tráfego adicional.

Não deveria ser este o conceito de ilimitado para todos?

Desculpa mas dissestes que não defendes os ISPS?
 
Mas isso é inverter para proveito próprio de uma maneira bizarra e escandalosa o conceito de ilimitado .

O sapo diz : O serviço de tráfego ilimitado do SAPO permite navegar 24 horas por dia e efectuar os downloads que quiser sabendo que no final do mês o custo será sempre o mesmo. Desta forma não se tem de preocupar com limites de tráfego e custos de tráfego adicional.

Não deveria ser este o conceito de ilimitado para todos?

Desculpa mas dissestes que não defendes os ISPS?

Eu estou a tentar justificar aquilo que eles fazem, arranjar argumentos lógicos, seguindo um encadeamento de definições... Pode não parecer, mas não estou a defender, e se vires comentários meus noutras threads também vês que não sou nada apologista de nenhuma prática da Zon, pois acho totalmente imoral aquilo que eles fazem, e podia tar aqui a falar mal infinitamente (com limites (-.-')) da Zon, mas como é óbvio não posso fazer isso...

Estava simplesmente a tentar relacionar a palavra "ilimitado" com a validade da PUA, mas esse quote do site da Sapo não deixa margens para "deturpações", como dizes...

A Sapo tem PUA?

Cumps
 
Sapo, Meo, Clix não tem pua mas pelos vistos o sapo e o meo ja passaram a fazer TS @200kps, so apartir da 1 da manha é k abrem a torneira...
 
Pronto, olhem fiquem lá com a bicicleta que eu fico com as rodas. Continuo a aceitar a minha definição...

Só acabo por aqui porque pelo rumo da conversa não vai sair boa coisa, porque não me importava de continuar...
Cumps
 
O serviço de tráfego ilimitado do SAPO permite navegar 24 horas por dia e efectuar os downloads que quiser sabendo que no final do mês o custo será sempre o mesmo. Desta forma não se tem de preocupar com limites de tráfego e custos de tráfego adicional.

isto é o verdadeiro significado do ilimitado.

visto que em termos de tráfego, facilmente se acha um limite.

se gastarem 1GB ou 1000GB pagam o mesmo.
 
Última edição:
Devia ser melhor legislado - eles podem por os limites que quiserem mas parece-me um pouco desonesto berrarem INTERNET ILIMITADA e depois terem uma clausula pequena no contrato que muita gente não lê a dizer que não é bem assim. É publicidade enganosa.
 
Ok, houve desenvolvimentos e farei a transcrição de passo por passo:

1.º E-mail enviado à DECO e à ANACOM.

EU disse:
Boa tarde. Há cerca de um ano que sou cliente da Internet da Vodafone, que, segundo eles teria tráfego ilimitado, contudo recebi há pouco tempo uma factura de cerca de 230€, alegando que ultrapassei o limite de tráfego "ilimitado", justificando tal limite com a "Politica de Utilização Responsável". Além de achar que tal clausula não faz sentido e que viola o contrato em si e que é uma clausula demasiado ambígua acrescem os seguintes factos; não nos ser comunicado nenhum tipo de limite por onde nos guiarmos, não termos qualquer forma de controlar o tráfego efectuado e ainda o facto de não ter sequer sido avisado de que estaria a alcançar o "limite" estabelecido por eles. Gostaria de saber até que ponto isto é legal, e até que ponto terei ou não de liquidar a factura e caso não tenha, se tenho o direito de cancelar o contrato por incumprimento da parte da Vodafone. Obrigado/a desde já pela ajuda.

2.º Resposta da DECO (por telefone)

DECO disse:
Disseram-me que visto que não tinha sido avisado não teria que pagar, como tal sugeriram-me contactar a Vodafone e pedir a anulação da factura, por essa mesma razão.


3.º E-mail para a Vodafone

EU disse:
Boa tarde. Estou a entrar em contacto devido à recente factura recebida, relativa à facturação de 01/02/2009 a 28/02/2009 emitada a 04/03/2009 (Factura n.ºxxxxxxxxx). Na mesma é-me facturado, para além da mensalidade (19,90€), um valor aproximado de 210€ relativo a tráfego extra. É com desagrado que encaro esta situação, pois para além da publicidade enganosa pela parte da Vodafone acrescem os factos de não ter sido previamente alertado de estar a atingir o limite de tráfego, como estipulado no contrato, e o facto de não haver possibilidade de consultar o mesmo no site da Vodafone. Como tal espero obter contacto da vossa parte, brevemente, na esperança de se encontrar alguma solução.


4.º Resposta da Vodafone (rápida, diga-se de passagem)

VODAFONE disse:
Exmo. Sr. Tiago Gomes, Compreendemos a sua insatisfação ao sucedido, contudo, a politica de utilização responsável que a Vodafone aplica ao serviço ADSL, visa garantir a prestação de um serviço de qualidade a todos os seus clientes.

Não consideramos ter efectuado uma campanha enganosa referente ao tráfego ilimitado, pois a Politica de Utilização Responsável está indicada no nosso site e também na embalagem do router. O valor máximo de utilização responsável é definido com base nos perfis de utilização dos clientes Particulares/Empresariais com os tarifários em causa e é revisto periodicamente em função da evolução desses perfis. Actualmente, o nível de utilização razoável do serviço está definido como sendo 250GB por mês para o tráfego de dados ilimitado.

Apesar de não existir forma de controlar o tráfego já efectuado, a Vodafone tentará notifica os Cliente que excedam os limites em vigor através do meio mais adequado, SMS, Chamada telefónica para o número fixo do ADSL, Chamada telefónica para número de contacto indicado na proposta.

Contudo, uma vez que nos indica não ter sido devidamente informado acerca da Politica de Utilização Responsável, foi solicitado o crédito do valor cobrado estando o mesmo a ser analisado. Assim que tenhamos desenvolvimentos, será informado em conformidade. Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através o endereço de e-mail: [email protected]


5.º E-mail enviado hoje (porque entretanto me tinham cancelado a linha por já ter 2 facturas em atraso)

EU disse:
É com maior agrado que vejo uma resposta, até agora, positiva, por vossa parte e espero que tudo se resolva de forma positiva para ambos.

No seguimento do processo de analise de crédito a ligação encontra-se suspensa por atraso no pagamento da factura em questão, como tal, gostaria de solicitar, ou saber se é possível a reactivação da mesma até resolução do processo.

Cumprimentos,

Tiago Gomes.

6.º Passado cerca de 30 minutos recebo esta resposta

VODAFONE disse:
Exmo. Sr. Tiago Gomes, Informamos que foi efectuado o crédito de 176,70Eur (valor sem IVA), sendo este emitido na próxima factura.

Assim sendo, deverá proceder ao pagamento do valor correcto, ou seja 39,80Eur, utilizando os seguintes dados: Entidade: 10297 Referência: 755890909 Valor: 39,80Eur

Adicionalmente, informamos que foi retirada a suspensão do serviço, pelo que poderá utilizar o mesmo.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através do endereço de e-mail [email protected].

Com os melhores cumprimentos,
Soraia Pinheiro

Serviço de Apoio a Clientes ADSL





E todos viveram felizes para sempre! :p

Obviamente que nada perdoa a publicidade enganosa e a, primeiramente, má fé da Vodafone. No entanto, como podem ver nos mails, não foi preciso nada demais para resolver o assunto que até se resolveu em cerca de 5 dias.



Espero que esta thread sirva de alguma coisa a alguém :P
 
Última edição:
Ok, houve desenvolvimentos e farei a transcrição de passo por passo:

1.º E-mail enviado à DECO e à ANACOM.



2.º Resposta da DECO (por telefone)




3.º E-mail para a Vodafone




4.º Resposta da Vodafone (rápida, diga-se de passagem)




5.º E-mail enviado hoje (porque entretanto me tinham cancelado a linha por já ter 2 facturas em atraso)



6.º Passado cerca de 30 minutos recebo esta resposta







E todos viveram felizes para sempre! :p

Obviamente que nada perdoa a publicidade enganosa e a, primeiramente, má fé da Vodafone. No entanto, como podem ver nos mails, não foi preciso nada demais para resolver o assunto que até se resolveu em cerca de 5 dias.



Espero que esta thread sirva de alguma coisa a alguém :P


Pois mas apesar de te terem perdoado continuas com um serviço Limitado, se isso não é roubar não sei o que é..

Na MEO é mesmo Ilimitado e se a vodafone não te tivesse vendido um serviço duvidoso poderias ter ido para a MEO.

Eu estou na mesma situação mas com uma agravante, é que a mim instalaram a linha telefonica e agora para cancelar o serviço tenho de pagar 150€ por essa linha, ora se eu soubesse que a campanha tinha limites nunca tinha aderido e não precisava que me oferececem a instalação da linha.. é muito injusto..
 
Só num dia, a puxar ao máximo, consigo cerca de 90 gigas....

Ora em 3 dias, já estava a mamar com uma conta xoruda.......:eek:


Pelo menos na Sapo, não existem essas tretas...... embora a qualidade do serviço tenha baixado imenso desde Novembro.

Ainda bem que tudo se resolveu por bem.:D
 
Pois mas apesar de te terem perdoado continuas com um serviço Limitado, se isso não é roubar não sei o que é..

Na MEO é mesmo Ilimitado e se a vodafone não te tivesse vendido um serviço duvidoso poderias ter ido para a MEO.

Eu estou na mesma situação mas com uma agravante, é que a mim instalaram a linha telefonica e agora para cancelar o serviço tenho de pagar 150€ por essa linha, ora se eu soubesse que a campanha tinha limites nunca tinha aderido e não precisava que me oferececem a instalação da linha.. é muito injusto..

Concordo. Para o mês que vêm acaba o contrato e vou logo cancela-lo, e esta decisão tomei-a mal abri a carta da factura....Vou meter MEO ou ZON.
 
Só num dia, a puxar ao máximo, consigo cerca de 90 gigas....

Ora em 3 dias, já estava a mamar com uma conta xoruda.......:eek:


Pelo menos na Sapo, não existem essas tretas...... embora a qualidade do serviço tenha baixado imenso desde Novembro.

Ainda bem que tudo se resolveu por bem.:D

Já para não falar que o meu software para monitorizar a Internet nunca ultrapassou os 250gb(download+upload) e na factura ultrapassei perto de 400gb, um kb é igual em qualquer parte do mundo, até poderia haver diferênças mas nunca para três vezes mais.. sei lá que contas é que eles fazem para lá, e como é que se prova uma loucura destas?? eles fazem o que querem...
 
Última edição:
Tenho ADSL da Vodafone e por causa dos 250GB de limite, vou mudar para Sapo ou CLIX. (nota: não quero pagar mais de 20€, que é o que pago actualmente).

Segundo o que li a Sapo faz traffic shapping - corta.

O que deixa a clix.

O que eu quero saber é, qual o limite do "ilimitado" da CLIX? valerá a pena mudar?

qual recomendam (zona: Porto).

Sugestões?
 
O Clix é mesmo ilimitado, que eu tenha conhecimento.

O Sapo, digamos que de dia, é para desligar o PC, pois já não vale mto a pena:D

Mas nem é mto agressivo.
 
O Clix é mesmo ilimitado, que eu tenha conhecimento.

O Sapo, digamos que de dia, é para desligar o PC, pois já não vale mto a pena:D

Mas nem é mto agressivo.

Viva! Penso que o clix também tem politica de utilização responsável! E duvido muito que o sapo não tenha, embora tenham dito que é o único realmente ilimitado, duvido muito que não diminuem muito a velocidade se alguém ultrapassar um certo valor.
Pelo que sei o serviço ADSL do sapo é horrível em termos de qualidade.
 
Aqui há uns tempos, quando houve as mudanças de velocidade na clix, um dos users, na sua parte pessoal do site, apareceu-lhe um limite de qualquer coisa como 564773 gigas de limite. Lol. Não sei se foi de facto erro ou não. Claro que a Clix também tem uma politica de utilização responsável... mas nunca conheci ninguem que a tivessu ultrapassado...
 
Back
Topo