Discussão Politica de Utilização Responsável

Aquilo que eu queria não era um melhor português para dificultar a ambiguidade das palavras, mas sim uma melhor decisão da parte deles que fizesse os ISP's ter alguma consideração pelo cliente. Com essa treta da ANACOM tudo o que se passou até aqui, vai continuar. Ou seja, mais valia estarem quietos.

Anacom serve para defender os interesses das operadoras.
Corrupção?!Nãããããoooooo!
 
Bastava dizer o contrário para tudo fazer sentido. "Não se admite a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de internet nas ofertas ilimitadas".
Mas isso é impossivel, seja em que oferta for. É o mesmo que dizer que não pode haver restrições ou condicionamento de tráfego numa auto-estrada concessionada. É óbvio que quando há acidentes, incêndios, neve, etc., enfim circunstâncias excepcionais, como lá está escrito, tem de haver condicionamentos de tráfego.

Eu pessoalmente preferia que listassem uma série de medidas que considerassem explicitamente proibidas, nomeadamente aquela do tráfego ilimitado no móvel limitado a 15GB, apesar de uma interpretação razoável do texto já proiba esta prática, seria melhor ser explícito.
 
Última edição:
Mesmo que seja impossível, então que não sejam extremistas ao ponto de caparem uma pessoa a 10Mb só porque passou os irrisórios 300GB de tráfego e aos 500GB suspenderem-te o serviço. E como já não fosse pouco, ainda mamamos com um TS na maior parte do dia para rede fluir melhor, dizem eles. Daqui a pouco não podemos abrir o browser porque podemos gastar megas preciosos da rede.

E no meio destas políticas quase ditatoriais, ninguém mexe uma palha ou quer saber.
 
Podem capar ao que lhes apetecer, a rede é deles. Desde que anunciem os limites claramente. E 10 Mbps não chega? É raro encontrar um servidor do qual consiga transferir a esse débito sequer, quanto mais superior. Aliás, o ideal era mesmo serem os serviços todos a 10 Mbps em vez das parvoíces de 100 Mbps, que são a razão para terem de ter TS. Os débitos de acesso são estupidamente superiores ao que a rede realmente suporta.
 
A questão, e como deves saber muito bem, eles não anunciam nada. Nem sei o porquê dessa tua frase. Aliás, antes ainda te diziam que aos 300GB de tráfego ficavas com a net condicionada, agora não. O paleio é sempre o mesmo: anomalia isto, anomalia aquilo ou andam ao subir aos postes para me roubarem a Internet e é por isso que o meu serviço está em baixo (a mais estúpida desculpa que ouvi em anos). Demasiada palhaçada para ser aturada. Mas como não tenho melhor na zona, e as instituições que deviam salvaguardar pelos nossos interesses só querem a comissão deles ou tempo de antena nos jornais, não há muito que se possa fazer. A menos que sejas uma pessoa de posses.

Em relação aos 10Mb, já não é a 1º vez que ouço esse (não) argumento. Eu não quero a net só para fazer grandes montes de tráfego, que admito que me dá jeito fazer downloads grandes a 4 ou 5MB que a 1.3. Agora, tenta estar a navegar fluídamente apenas com 10Mb quando mais gente está a fazer o mesmo que tu. Ainda pouco estava o meu pai e o meu irmão nos seus devidos computadores e eu no meu, e aqui estava impossível de se ter uma navegação normal. Se conseguires navegar nestas condições, tens que me dizer o teu segredo.

E sim, 10Mb, pelo menso para mim, e tendo em conta a pesada internet neste momento, não me chegam.
 
Durante anos tive ADSL a 8 Mbps, igualmente dividido por 3 pessoas e nunca tive problemas de navegação. Se bem que na altura não havia Youtube em HD.
A navegação "fluída" na WWW tem mais a ver com a rapidez de resposta do DNS e rapidez do arranque das ligações TCP aos servidores, que não têm nada a ver com o débito de acesso, e que pelo menos na (ex) Clix e (ex) Zon lamentavelmente têm vindo a decrescer nos últimos anos.

Isto agora é como tudo, se um ISP aplica limites sistémicos (e não a título excepcional) num serviço que diz ser ilimitado então vai pelo menos contra o espirito deste regulamento da Anacom. Cabe às pessoas fazerem queixa -- isso já não sei como -- e cabe à Anacom investigar as queixas.
 
Última edição:
Durante anos tive ADSL a 8 Mbps, igualmente dividido por 3 pessoas e nunca tive problemas de navegação. Se bem que na altura não havia Youtube em HD.

Eu por acaso nunca tive ADLS, mas tive net inferior a 2 ou 3 Mb por cabo, e mesmo com várias pessoas a usar a mesma ligação, voilá, também não tinha problemas. Mas isso era há uns 8/9 anos atrás, em que essa velocidade era de top e a WWW não estava carregadas de flashs, javas e outras programações puxadas em que se necessita de uma ligação já melhorzinha. Mais uma vez, 10Mb até pode chegar para uma só pessoa no que toca a navegar, mas para várias dizer isso é estar a tapar o sol com a peneira de uma maneira muito baixa. Basta estarem 2 pessoas a ver um livestreaming em HD, e eu já me vejo á rasca para fazer o mesmo.


A navegação "fluída" na WWW tem mais a ver com a rapidez de resposta do DNS e rapidez do arranque das ligações TCP aos servidores, que não têm nada a ver com o débito de acesso, e que pelo menos na (ex) Clix e (ex) Zon lamentavelmente têm vindo a decrescer nos últimos anos.

Os ISP's até podem ter a sua culpa, e não vou fazer de advogado do diabo para defende-los, mas certamente, e como disse em cima, uma maior velocidade certamente que te torna a navegação muita mais fluida especialmente se tiver que ser partilhada. Basta por exemplo teres um programa em background a controlar o incoming e muitas das vezes aquilo dispara muito para além dos 10Mb. Agora imagina a 3 pessoas ao mesmo tempo.


Isto agora é como tudo, se um ISP aplica limites sistémicos (e não a título excepcional) num serviço que diz ser ilimitado então vai pelo menos contra o espirito deste regulamento da Anacom. Cabe às pessoas fazerem queixa -- isso já não sei como -- e cabe à Anacom investigar as queixas.

Provavelmente não deves acompanhar a thread da Cabovisão, mas podias constatar que muitos users já contactaram a ANACOM como outras instituições do género, e o blá blá era sempre o mesmo. Por outras palavras, nunca faziam nada. Depois é a tal questão, se essas ditas instituições não fazem nada quem é que pode fazer? A menos que sejas um afortunado a nível de dinheiro e possas levar as coisas para advogados e posteriormente tribunais, nunca vais ter a tua justiça. Aquilo que podes fazer para os atingires é rescindir contracto, mas nem toda a gente tem concorrência melhor na zona para fazer isso. No meu caso por mais má que esteja a CV, sempre é melhor que ADLS ou satélites. Por outras palavras, como e calo.
 
Boas a todos

Alguém me sabe mostrar um gráfico ou algo do género para comprovar a velocidade da internet depois de aplicada a PUR? É que por exemplo eu tenho uma internet já muito antiga, do tempo do e-escola, só pago 5 euros por mês e tenho happy hour, e supostamente a velocidade de internet a que tenho direito é 3mb mas o raio da internet nao vai alem dos 500kb/s segundo o programa que uso para ver isso (NetWorx)... Já quando vou ao speedtest.net aquilo diz-me que a velocidade é de 3mb por segundo e quando se esta a realizar o teste, o networx diz-me que esta a cerca de 500kb/s a velocidade... E por exemplo quadno estou a tirar algo em torrent, no programa diz-me 500kb/s. Isto antes da PUR, depois da PUR, a velocidade não é reduzida para 128kb/s... É reduzida para 15kb/s... Aquilo até para abrir o raio do google é capaz de demorar... Por isso pedia a alguem que me mostrasse a velocidade da sua internet quando tivesse a PUR ativa para ver se o problema é só meu.

Abraços a todos
 
Boas a todos

Alguém me sabe mostrar um gráfico ou algo do género para comprovar a velocidade da internet depois de aplicada a PUR? É que por exemplo eu tenho uma internet já muito antiga, do tempo do e-escola, só pago 5 euros por mês e tenho happy hour, e supostamente a velocidade de internet a que tenho direito é 3mb mas o raio da internet nao vai alem dos 500kb/s segundo o programa que uso para ver isso (NetWorx)... Já quando vou ao speedtest.net aquilo diz-me que a velocidade é de 3mb por segundo e quando se esta a realizar o teste, o networx diz-me que esta a cerca de 500kb/s a velocidade... E por exemplo quadno estou a tirar algo em torrent, no programa diz-me 500kb/s. Isto antes da PUR, depois da PUR, a velocidade não é reduzida para 128kb/s... É reduzida para 15kb/s... Aquilo até para abrir o raio do google é capaz de demorar... Por isso pedia a alguem que me mostrasse a velocidade da sua internet quando tivesse a PUR ativa para ver se o problema é só meu.

Abraços a todos

Sabes que 500kbs é cerca de 5mb certo? E 15kbs é 128kbs... Ou seja esta tudo bem com a tua internet, na verdade até estas com 5mb em vez de 3mb...
 
Sabes que 500kbs é cerca de 5mb certo? E 15kbs é 128kbs... Ou seja esta tudo bem com a tua internet, na verdade até estas com 5mb em vez de 3mb...

Então quer dizer que quando é aplicada a PUR (que nos diz que é reduzida a velocidade para 128 kb/s), isso quer dizer que vai ser reduzida para 15kb/s?
 
Alguém me pode aconselhar sobre a melhor operador a que posso aderir? Na zona onde vivo já tive oportunidade de exprimentar todas as operadoras e todas elas apresentam velocidades bastante boas sem problemas no entanto o que me poe de pé atrás é a questão da PUR. No site da Vodafone e da Meo é dito que a no tarifário mais barato (porque nao tenho possibilidades economicas para colocar uma internet super potente) a velo é reduzida para 128kb/s depois de 1GB mas no site da NÓS parece que existe uma promocao qualquer que informa que é ilimitada (que para eles ilimitada=15GB por mês suponho) portanto pergunto... Existe alguma operadora que não tenha PUR?

Eis o site das 3 operadoras:
http://www.vodafone.pt/main/particu...ifarios/internet-no-computador-ou-tablet.html
http://www.meo.pt/internet/internet-movel/tarifarios-pc-tablet/pos-pagos
http://www.nos.pt/particulares/inte...arios/Paginas/tarifarios-com-fatura.aspx#tab3

Desde já orbigado
 
Neste momento teoricamente a PUR acabou, agora os limites têm de ser bem definidos! A Meo tem limites de 15 e 30gb (os mais altos), Vodafone e NOS penso que só até 15GB. Aqui entre nós e como podes constatar no tópico da vodafone não têm aplicado o limite, mas ele está lá no contrato e podem aplicar quando lhes aptecer.

De resto tens apenas soluções "fixas" que apenas existem na NOS e Vodafone. São uma espécie de banda larga mas só podem ser usadas em determinados locais daí serem "fixas", e essas sim não têm limite. Do que se pode observar aqui pelo fórum neste momento o meu conselho é tentares com a vodafone, se não tiveres cobertura então depois vê a NOS.
 
Neste momento teoricamente a PUR acabou, agora os limites têm de ser bem definidos! A Meo tem limites de 15 e 30gb (os mais altos), Vodafone e NOS penso que só até 15GB. Aqui entre nós e como podes constatar no tópico da vodafone não têm aplicado o limite, mas ele está lá no contrato e podem aplicar quando lhes aptecer.

De resto tens apenas soluções "fixas" que apenas existem na NOS e Vodafone. São uma espécie de banda larga mas só podem ser usadas em determinados locais daí serem "fixas", e essas sim não têm limite. Do que se pode observar aqui pelo fórum neste momento o meu conselho é tentares com a vodafone, se não tiveres cobertura então depois vê a NOS.

Muito obrigado JXulo. Bastante esclarecedora a tua resposta e por acaso também estava inclinado para a vodafone por eles não estarem a aplicar a PUR (apesar de ela estar nos contratos). Já agora quais sao essas opçoes de internet fixa? É que eu só precisava mesmo de colocar a banda larga em minha casa porque não a costumo usar noutro local. Mais uma vez muito obrigado pela resposta
 
Da NOS chama-se internet fixa penso eu, é o antigo WOW. Na vodafone chama-se net+voz fixa, mas se não precisas de voz podes aderir só a net. O tópico da vodafone é este http://forum.zwame.pt/threads/net-voz-fixa-vodafone-novo.863700/ e o da NOS este http://forum.zwame.pt/threads/internet-fixa-2p.861313/page-50#post-11861325. Aconselho a leres por lá um pouco e vês logo o melhor para ti, eles conseguem-te ajudar melhor que eu pois não tenho o serviço :). Mas fica a dica, primeiro vê o da vodafone porque é efetivamente melhor na maior parte dos casos.
 
Boas, tudo bem?
A Vodafone casa com fibra tem PUR?
É que tenho 100 megabits contratados, mas de há um dia para cá, não consigo sacar a mais de 1.2 megabytes por segundo...

Cumprimentos.
 
Back
Topo