1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

politicas de sistema no xp

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Chip, 2 de Novembro de 2003. (Respostas: 17; Visualizações: 1131)

  1. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Bem, acho que é aqui o local mais adequado, embora também pudesse estar no internet, redes e segurança


    Queria saber, no xp, como é que posso definir políticas de sistema para um determinado grupo de users: por exemplo, queria restringir o acesso ao paine de controlo aos normal users, mas ao editar as políticas de sistema, eu como power user ou como admin tabém não o consigo fazer :(

    Este é um dos exemplos, tenho n outros :D
     
  2. kazuza

    kazuza Power Member

    gpedit.msc ...
     
  3. FASC

    FASC Power Member

    Mas para que o Chip possa controlar cada política de grupo, ele tem de estar presente num Domínio com AD, não é? Se ele tiver só o Windows instalado e quiser por e.x. que o user "A" do grupo de utilizadores "Não configurável" não aceda ao Painel de Controlo, que o user "B" do grupo "Configurável" tenha acesso a tudo menos às ferramentas administrativas e finalmente o user "Manda Chuva" do grupo de "Administradores" tenha acesso a tudo, não é possível a não ser que esteja num domínio. Estou errado? :confused:


    Hugs.
     
  4. kazuza

    kazuza Power Member

    Exacto!
    Tanto que se o computador estiver só num grupo de trabalho, geralmente nem se configura mais que um user, àparte do administrador, claro...
     
  5. FASC

    FASC Power Member

    Mas é possível configurar num computador "stand alone" sem rede, um utilizador que é administrador e que tem controlo sobre tudo e outro utilizador em que não pode abrir o painel de controlo, pertencente ao grupos "utilizadores limitados", p.e.? Não, pois não? :confused:


    Hugs.
     
  6. kazuza

    kazuza Power Member

    É!

    Pelo Registo...
     
  7. FASC

    FASC Power Member

    Algum tutorial? Podes-me dar umas luzes? É que já há tempos que ando à procura de como configurar isso, mas nunca me ocorreu o registo. Thks in advance! :)


    Hugs.
     
  8. FASC

    FASC Power Member

    Segundo o que estou a ler, estes tweaks são aplicados a todos os users... Por exemplo, se eu quiser restringir ainda mais as opções de configuração do Convidado com estes tweks, vou limitar também os administradores... O meu objectivo é só alterar um utilizador, ou só um grupo e não limitar os Administradores... :confused:


    Hugs.
     
  9. FASC

    FASC Power Member

    Então é assim. Estive a testar, e se fôr a cada utilizador e no comando executar introduzir "gpedit.msc", posso controlar aquilo que eu quero que esse user pode mexer, aceder, alterar. Naõ é tão limitativo como em AD uma vez que um utilizador mais avançado pode sempre correr essa opção no comando executar, mas para utilizadores com menos conhecimentos resulta muito bem. :D (acho que era isto que querias, não era Chip?)


    Hugs.
     
  10. FASC

    FASC Power Member

    Peço desculpa, isto está errado. Quando fui a encerrar o sistema à pouco, ele fez-me .|. porque aplicou as definições. Assim sendo, quando se configura essa política de grupos, fica aplicada para todos os utilizadores...


    Sorry...
    Hugs.
     
  11. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    SECEDIT /REFRESHPOLICY MACHINE_POLICY /ENFORCE

    SECEDIT /REFRESHPOLICY USER_POLICY /ENFORCE

    Para forçar a User e Machine policy.
     
  12. Chip

    Chip Zwame Advisor

    eh... era isso basicamente que queria fazer... tenho um pc com o Wxp em que tenho 4 utilizadores configurados, e queria restringir o acesso a todos menos a mim a algumas coias :D

    Nemesis11, isso o que é que faz mesmo??

    sou 1/2 n00b
     
  13. pnabais

    pnabais Power Member

    Chip,

    A que tipo de coisas?
     
  14. pedro_fl

    pedro_fl Power Member

    eu tb gostava de aprender um pouco mais sobre as políticas de segurança dentro do windows xp professional ...

    por exemplo, 2 users (um administrador, que terá acesso a tudo, e outro user, que só poderá ter acesso a 1 dos discos (sim, pq tenho 2 discos e não quero q 1 dos discos apareça a ao user) e não poderá instalar nada nem modificar nada no computador, como poderei fazer isto??

    se me poderem explicar passo a passo, agradecia imenso, não estou haituado a trabalhar com isto, ou se fosse possívl, um totorial (em portugues ou ingles) a explicar como fazer isto ...

    Obrigado.
     
  15. Chip

    Chip Zwame Advisor


    Ois Nabais, desculpa só tar a responder agora mas não tinha visto a tua pergunta.

    O tipo de coisas que queria restringir são o acesso ao painel de controlo e a alguns programas como por exemplo o nokia phone manager, que não precisam disso para nada...

    Fiz algumas coisas para "melhorar" alguns aspectos: fiz o login em cada uma das contas e alterei o "start menu", removendo alguns atalhos que não precisam para nada, passei atalhos de programas do start menu dos "all users" para o start menu do meu perfil.


    pedro_fl, isso que tu queres é a parte mais fácil, configurar acessos a discos/pastas a determinados users. Já há várias threads aqui no fórum que explicam como fazer isso, com um search a "permi*" deves encontrar algo . Se precisares de ajuda diz.


    Nºao percebi ainda muito bem as policy's. Nemesis11 pelo que me parece, se fizer isso, o primeiro aplica as politicas de sistema à máquina, ou seja a todos os users, o segundo ao grupo de utilizadores normais, deixando o de administradores, power users, etc de fora, é isso?


    Mas porque é que os gajos não arranjam uma coisa simples como as permissões de acesso ao disco??? :D
     
  16. kazuza

    kazuza Power Member

    E já arranjaram...
    O Sistema de ficehiros tem é que estar em NTFS...
     
  17. pedro_fl

    pedro_fl Power Member

    ok chip, vou tentar fazer isso, se não conseguir venho-te lixar a cabeça aqui, hehe, :P

    Obrigado.
     

Partilhar esta Página