politicas de sistema no xp

Chip

Zwame Advisor
Bem, acho que é aqui o local mais adequado, embora também pudesse estar no internet, redes e segurança


Queria saber, no xp, como é que posso definir políticas de sistema para um determinado grupo de users: por exemplo, queria restringir o acesso ao paine de controlo aos normal users, mas ao editar as políticas de sistema, eu como power user ou como admin tabém não o consigo fazer :(

Este é um dos exemplos, tenho n outros :D
 
Originally posted by kazuza
gpedit.msc ...

Mas para que o Chip possa controlar cada política de grupo, ele tem de estar presente num Domínio com AD, não é? Se ele tiver só o Windows instalado e quiser por e.x. que o user "A" do grupo de utilizadores "Não configurável" não aceda ao Painel de Controlo, que o user "B" do grupo "Configurável" tenha acesso a tudo menos às ferramentas administrativas e finalmente o user "Manda Chuva" do grupo de "Administradores" tenha acesso a tudo, não é possível a não ser que esteja num domínio. Estou errado? :confused:


Hugs.
 
Exacto!
Tanto que se o computador estiver só num grupo de trabalho, geralmente nem se configura mais que um user, àparte do administrador, claro...
 
Originally posted by kazuza
Exacto!
Tanto que se o computador estiver só num grupo de trabalho, geralmente nem se configura mais que um user, àparte do administrador, claro...

Mas é possível configurar num computador "stand alone" sem rede, um utilizador que é administrador e que tem controlo sobre tudo e outro utilizador em que não pode abrir o painel de controlo, pertencente ao grupos "utilizadores limitados", p.e.? Não, pois não? :confused:


Hugs.
 
Originally posted by kazuza
É!

Pelo Registo...

Algum tutorial? Podes-me dar umas luzes? É que já há tempos que ando à procura de como configurar isso, mas nunca me ocorreu o registo. Thks in advance! :)


Hugs.
 
Segundo o que estou a ler, estes tweaks são aplicados a todos os users... Por exemplo, se eu quiser restringir ainda mais as opções de configuração do Convidado com estes tweks, vou limitar também os administradores... O meu objectivo é só alterar um utilizador, ou só um grupo e não limitar os Administradores... :confused:


Hugs.
 
Então é assim. Estive a testar, e se fôr a cada utilizador e no comando executar introduzir "gpedit.msc", posso controlar aquilo que eu quero que esse user pode mexer, aceder, alterar. Naõ é tão limitativo como em AD uma vez que um utilizador mais avançado pode sempre correr essa opção no comando executar, mas para utilizadores com menos conhecimentos resulta muito bem. :D (acho que era isto que querias, não era Chip?)


Hugs.
 
Originally posted by FASC
Então é assim. Estive a testar, e se fôr a cada utilizador e no comando executar introduzir "gpedit.msc", posso controlar aquilo que eu quero que esse user pode mexer, aceder, alterar. Naõ é tão limitativo como em AD uma vez que um utilizador mais avançado pode sempre correr essa opção no comando executar, mas para utilizadores com menos conhecimentos resulta muito bem. :D (acho que era isto que querias, não era Chip?)


Hugs.

Peço desculpa, isto está errado. Quando fui a encerrar o sistema à pouco, ele fez-me .|. porque aplicou as definições. Assim sendo, quando se configura essa política de grupos, fica aplicada para todos os utilizadores...


Sorry...
Hugs.
 
eh... era isso basicamente que queria fazer... tenho um pc com o Wxp em que tenho 4 utilizadores configurados, e queria restringir o acesso a todos menos a mim a algumas coias :D

Nemesis11, isso o que é que faz mesmo??

sou 1/2 n00b
 
eu tb gostava de aprender um pouco mais sobre as políticas de segurança dentro do windows xp professional ...

por exemplo, 2 users (um administrador, que terá acesso a tudo, e outro user, que só poderá ter acesso a 1 dos discos (sim, pq tenho 2 discos e não quero q 1 dos discos apareça a ao user) e não poderá instalar nada nem modificar nada no computador, como poderei fazer isto??

se me poderem explicar passo a passo, agradecia imenso, não estou haituado a trabalhar com isto, ou se fosse possívl, um totorial (em portugues ou ingles) a explicar como fazer isto ...

Obrigado.
 
Originally posted by pnabais
Chip,

A que tipo de coisas?


Ois Nabais, desculpa só tar a responder agora mas não tinha visto a tua pergunta.

O tipo de coisas que queria restringir são o acesso ao painel de controlo e a alguns programas como por exemplo o nokia phone manager, que não precisam disso para nada...

Fiz algumas coisas para "melhorar" alguns aspectos: fiz o login em cada uma das contas e alterei o "start menu", removendo alguns atalhos que não precisam para nada, passei atalhos de programas do start menu dos "all users" para o start menu do meu perfil.


pedro_fl, isso que tu queres é a parte mais fácil, configurar acessos a discos/pastas a determinados users. Já há várias threads aqui no fórum que explicam como fazer isso, com um search a "permi*" deves encontrar algo . Se precisares de ajuda diz.


Nºao percebi ainda muito bem as policy's. Nemesis11 pelo que me parece, se fizer isso, o primeiro aplica as politicas de sistema à máquina, ou seja a todos os users, o segundo ao grupo de utilizadores normais, deixando o de administradores, power users, etc de fora, é isso?


Mas porque é que os gajos não arranjam uma coisa simples como as permissões de acesso ao disco??? :D
 
Back
Topo