Poll - Qual o teu ângulo de visualização?

Qual o vosso ângulo de visualização?


  • Total voters
    120
Por curiosidade fui ver qual seria o minimo FoV para se conseguir usufruir de uma TV 8k e o resultado é mais de 60º.
Quem é que consegue ver TV com um FoV tão elevado?

E ainda existem pessoas a salivar pelo 8k... o marketing realmente é algo perigoso. Ainda me lembro que esse marketing conseguiu acabar com a tecnologia plasma e hoje as pessoas compram tv lcd com pior qualidade imagem do que tv já com mais de 10 anos.
 
Acrescentei ao 1º post esta informação:

Já a DECO o que diz é:
32 polegadas (81 cm): 1,5 a 2,3 metros;
40 e 43 polegadas (102 a 109 cm): 2 a 2,8 metros;
46 a 49 polegadas (117 a 124 cm): 2,4 e 3,2 metros;
50 ou 51 polegadas (127 a 130 cm): 2,5 a 3,3 metros;
55 polegadas (140 cm): 2,8 a 3,6 metros;
65 polegadas (165cm): 3,4 a 4,2 metros.

https://www.deco.proteste.pt/tecnol...al-a-diagonal-de-ecra-certa-para-a-minha-sala


No meu caso, estou a 1.8 ou 1.9m, considerando que uma pessoa se encosta ou não no sofá, o que faz ter 28º a 29º de ângulo de visão
 
36º é o angulo para a distância máxima recomendada pela THX.

A distância de visionamento a um ecrã terá sempre um misto de uma trilogia: preferência pessoal (há quem goste de se sentar mais perto numa sala de cinema, outros mais longe), standards (THX e SMPTE essencialmente) e estética/logística.

Por norma, e numa sala comum de estar, sugiro colocar sempre o maior ecrã possível... é pouco provável que exceda o recomendado pela THX ou SMPTE para uma experiência cinemática imersiva.

Para termos uma ideia, os tamanhos mais comuns hoje em dia (55" e 65") terão uma distância recomendada de :

55": 110cm a 252cm
65": 125cm a 300cm

Numa sala comum não é fácil colocar ecrãs >65", mas, numa perspetiva puramente de imersão cinemática, quanto maior a estética e SWMBO permitir, melhor...

Mav
 
36º é o angulo para a distância máxima recomendada pela THX.

Isso está lá no 1º post :berlusca:

É a distância recomendada para a fila de trás ;)

Eu contentava-me em ter um ecrã de 65" para os 3m de distância que tenho à TV... mas o meu Plasma não há meio de avariar. Sem "recarregar o gás" :lol: e quase sem screenburn (nada visível com conteúdos normals, só em ecrãs de cor pura, e temos de olhar com atenção à procura das manchinhas). Já lá vão 12 anos, e dura, dura...
 
Isso está lá no 1º post :berlusca:

É a distância recomendada para a fila de trás ;)

Eu contentava-me em ter um ecrã de 65" para os 3m de distância que tenho à TV... mas o meu Plasma não há meio de avariar. Sem "recarregar o gás" :lol: e quase sem screenburn (nada visível com conteúdos normals, só em ecrãs de cor pura, e temos de olhar com atenção à procura das manchinhas). Já lá vão 12 anos, e dura, dura...

Não reparei, sorry :wow:.

A 3m devias ter um ecrã de pelo menos 100" :coolshad:.

Tive dois plasmas. Já não os tenho comigo mas ambos ainda funcionam... acho que devias mudar de estratégia..

Mav
 
Não é uma sala dedicada e não me vejo a ter algo maior para já. As 65" serão já uma conquista valente - a SWMBO preferia manter o tamanho atual:rcarton:

Quanto a mudar de estratégia, cá em casa só há 2 tvs: uma na sala, outra na cozinha (que tem 28" e no máximo cabe lá uma de 32"). Não está nos planos ter mais... Eventualmente posso descalibrar isto tudo e dizer que a TV avariou... e depois vai para o meu atelier. :lol:
 
Não é uma sala dedicada e não me vejo a ter algo maior para já. As 65" serão já uma conquista valente - a SWMBO preferia manter o tamanho atual:rcarton:

Quanto a mudar de estratégia, cá em casa só há 2 tvs: uma na sala, outra na cozinha (que tem 28" e no máximo cabe lá uma de 32"). Não está nos planos ter mais... Eventualmente posso descalibrar isto tudo e dizer que a TV avariou... e depois vai para o meu atelier. :lol:

Não é fácil porque um display tem um impacto permanente na sala e pode parecer deslocado ou desproporcional, mas, hoje em dia, com alguma criatividade consegue-se colocar um ecrã de 77" ou 85" numa sala de estar sem ter um impacto negativo na estética e comprometer a paz social no agregado... :). Pelo contrário! Na esmagadora maioria dos casos é que ao fim de alguns dias o tamanho maior faça todo o sentido.

Se o filme ou série for algo esporádico, até diria que não vale a pena o esforço nem fará sentido, agora, para quem vê filmes e séries com paixão (e em conjunto!) então vale muito a pena. A experiência que um ecrã grande (ou melhor, com tamanho adequado) traz, é fantástica!

Tenho uma sala de estar com uns 38m2. Os meus pais ofereceram-me um quadro/tela há uns meses (que em tempos eu disse gostar) que tem 1,60m x 1,80m. É enorme e magnifico, IMHO. Foi um desafio encontrar parede para ele e quando o pendurámos achámos que era grande... hoje em dia, o sentimento é que se enquadra perfeitamente com o resto da sala.

De qualquer forma, o bottom line para mim é: tentem o maior possível... e não se esqueçam que mais de 50% dos conteúdos (filmes, pelo menos) são 2.35:1, e que para se ter uma experiência imersiva com um filme com este ratio, com um ecrã de 65" terás de te sentar a cerca de 1,5m de distância do ecrã....

Mav
 
Esta é uma simulação do ecrã de 65" aqui na sala... dificilmente encaixo ali algo maior. Só eliminando o elemento superior do móvel (não queremos) ou trocando de móvel (pouco provável).

BZ84EW6.jpg


Esta TV acaba por ter um uso bastante intensivo... serve tanto para ver canais generalistas (eu não vejo) como para ver filmes e séries com qualidade. Creio que as 65" serão o sweet spot
 
65'' será o sweet spot também porque realisticamente 77'' em OLED ainda deve continuar com preços proibitivos nos próximos anos, digamos que se daqui a um ou dois anos apanhasse OLED 77'' abaixo de 2000€ (algo em que não acredito, infelizmente) de certeza que era menino para arranjar forma de meter tanta polegada numa parede da sala. :D
 
65'' será o sweet spot também porque realisticamente 77'' em OLED ainda deve continuar com preços proibitivos nos próximos anos, digamos que se daqui a um ou dois anos apanhasse OLED 77'' abaixo de 2000€ (algo em que não acredito, infelizmente) de certeza que era menino para arranjar forma de meter tanta polegada numa parede da sala. :D
Na minha parede ainda cabe uma de 100", é o meu sonho daqui a 10 anos :joker:

6ukZMsq.jpg
 
Back
Topo