Discussão POLL: Velocidades Simétricas vs Assimetricas

Divisão de largura Down/Up

  • 80% / 20%

  • 60% / 40%

  • 50% / 50%

  • <50% / >50%


Results are only viewable after voting.

rjSampaio

Power Member
Como o tópico de Velocidade de internet muitas vezes vai sidetrack com este tópico,
mia culpa mais porque defendo que a simetria é desnecessária :D,
quero então abrir este tópico e pool para andarmos aqui a mais a vontade.

Actualmente em Portugal para fixo temos em media segundo testes externos
Internet fixa ~140 down / ~60 Up
Mobile ~40 down / ~ 12 Up

Assumindo que existisse a opção nos nossos ISP (fixos), e que o preço fosse o mesmo, como alocariam os caps para uma largura de banda total de 500Mbps (valor já acima da media de Portugal)

Como exemplo uma ligação simétrica seria 50%/50%, ou seja 250 down / 250 up e 80%/20% seria 400 Mbps /100 Mbps

Peço que votem do ponto de vista pessoal (user normal, que faça remote work, que jogue e faça stream, que tenha alguns sites pessoais alojados em casa mas sem revenue)

Malta que de uso profissional a ligação (que faça hosting e cobre pelo mesmo, que gira/hospede o próprio negocio em casa) deviria a partida ter uma ligação empresarial possivelmente.

E é isso, discutam a vontade
 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa, @rjSampaio!
No meu caso, dou muito mais uso ao download, por isso continuo a preferir os 80% / 20%.

Como exemplo uma ligação simétrica seria 250 down / 250 up , e 80%/20% seria 400 Mbps /100 Mbps
E atenção a isto pessoal, não é dizer que preferem 50%/50% a pensar que seria 400 Mbps/400 Mbps. 50%/50% nesta poll corresponde a 250 Mbps/250 Mpbs. Se não toda a gente quereria 50%/50% só para ter mais upload, mantendo o download.
 
Votei no 60/40, ou seja 300/200. Porquê? Não sei bem, pareceu-me bem.

Na realidade qualquer das respostas para uma base de 500 me serve, eu tenho 100/100 e não preciso de mais, só preciso que os meus 100 funcionem bem.
 
Acho que não faz sentido não haver oferta particular com velocidades simétricas obrigando a quem quer/precisa ter de assinar um contrato empresarial.

Não há mal nenhum em haverem mais opções. Quem não quer não paga.
 
enquanto a NOS não conseguir ter uma oferta simétrica a Vodafone e MEO vão manter o status qou. Um CEO que trabalhe para conquistar mercado já tinha aproveitado essa fragilidade do segundo maior operador, mas como existe uma espécie de pacto de não agressão as coisas são mantidas em uniforme.
 
Eu tenho 500/100Mb e se tivesse que escolher, não me importava nada ter 100Mb de download e os 500 em upload. Dou bastante uso ao upload, mas nestes últimos tempos por cada 50Mb que aumenta no upload aumentam 500 no download. A proporção entre eles foi é sempre gigantesca.

Mas se fosse 500/500Mb (50%/50%) melhor ainda. :P
 
Tendo em conta como o protocolo TCPIP funciona e tendo em conta o uso normal doméstico, o ideal numa ligação sempre foi o 8/1 ( ~400/100 )
Claro que 50/50 é o ideal para que não exista bottleneck em nenhuma situação e ainda por cima com o aumento do consumo doméstico de multimédia e streaming.
 
Última edição:
Nunca percebi por que raio com FTTH já bem instalado em Portugal,os nossos operadores não apostam em pacotes com internet simétricas.Em Espanha por exemplo a vodafone tem velocidades simétricas.

Fico sem perceber se há restrições técnicas que o impossibilitam ou se é mesmo por parvoíce...
 
@LPPT_flyier , Isso é facil de explicar num pais como PT.
O principal é financeiro visto que quanto mais largura de banda for fornecida por cada peer, mais largura tens que ter em todas em todos os capilares até aos backbones. E todos sabemos o quanto as empresas em PT gostam de investir em planos a longo prazo.
O segundo, é que portugal é um pais onde por norma toda a gente reclama no café ( ou num forum de internet :P ) sobre quase tudo o que nos rodeia mas depois na pratica as empresas impingem o que querem e tentam sempre esticar a corda até onde der. Sempre foi assim com as telecomunicações ( numero de GB por telemovel por mes é um exemplo gritante ), passando por marcas que lá fora são medianas ou low-end e cá em PT paga-se os olhos da cara e as pessoas fazem fila na porta para ir lá comprar, porque hey, se é caro, é porque deve ser bom.

Estive 8 anos numa das equipas da PT a gerir a infraestrutura capilar até casa das pessoas por isso sei quanto custa cada patchcord, km de fibra, bastidores, etc.
Existe muito que o user normal não faz ideia do custo que tem, mas tambem a maior parte das empresas tenta sempre atingir o ROI o mais rápido possivel.
 
a malta que anda a falar de 500/500, percebe que a ideia é ser bandwith total 500, ou seja 250/250, e apensar que penarem que nao muda nada e continua 50/50, muda.
 
Eu queria ter a ligação dos nossos hermanos. 600/600 Mbps... Parece-me bem e nem é pedir muito!

A maior parte do pessoal só dá valor ao upload quando tem que enviar coisas grandes e depois fica ali montes de tempo à seca... Alguns até acabam por desistir e recorrer ao velho método de levar numa pen :D Isto de usar cd/dvd/pens... Está arcaico! Devia ser tudo digital e online... Mas para isso acontecer temos que ter velocidades viáveis para isso. Não é com 100 Mbps de upload que dá cerca 12 MB/s que é viável. Imaginem terem um disco que só escrevia 12 MB/s... Pois, bem me parecia.

a malta que anda a falar de 500/500, percebe que a ideia é ser bandwith total 500, ou seja 250/250, e apensar que penarem que nao muda nada e continua 50/50, muda.

Podem dividir 2 Gbps em 50/50% que não me importo :)

tirem-me uma dúvida a tecnologia gpon não é em si mesma uma tecnologia assimétrica no seu standard?

Assimétrica. 2.5Gbps Down e 1.25Gbps upload. Mas já existe XGS-PON que é simétrica (10Gbps). Os operadores "só" precisam de mudar os terminais para fazer o upgrade.
 
Última edição:
Podem dividir 2 Gbps em 50/50% que não me importo

Naturalmente, mas estipulei um total de 500 agora por causa do conteúdo existente, quando todos tivermos a ver Netflix a 16k, se calhar a malta já prefere 4000/1000 e não 2000/2000.

Quando o tamanho do conteúdo voltar a subir, acho que quem prefere 250/250 muda de opinião, até ao proxima necessário de doanload maior.
 
A evolução está acontecer. Olha para Espanha, já têm simetria... 300/300, 600/600 e 1000/1000 Mbps a preços muito competitivos. A não ser que Portugal fique parado na pré-história aqui também vai acabar por acontecer.

E em França também há simetria, Suíça também... Estes são os que me lembro de cabeça.

Vamos dizer que eles é que estão errados e os certos somos nós? Só se fossemos muito burros diríamos tal coisa. Uma coisa era ninguém implementar a simetria e pronto aí podíamos dizer que todos concordavam que este tipo de mercado não precisava disso. Outra é veres outros países a implementar simetria. É porque verificam que o mercado precisa. E como são países mais evoluídos e com mais recursos já estão nessa fase... Nós somos os pobres da Europa e só daqui alguns anos teremos algo parecido.
 
Última edição:
Prefiro 400/100 a 250/250.

A maioria das vezes dou muito mais uso ao download do que a upload e 100mbps parece-me suficiente para quando é necessário.
 
@Ansatsu mas preferias 400/400 ou 400/100 Mbps?

Este tópico basicamente tenta persuadir as pessoas a não querer simetria baixando a largura banda disponível. Que é exatamente o contrário que os outros países estão a fazer.

- https://www.vodafone.es/c/particulares/es/productos-y-servicios/fibra-optica-adsl/
- https://www.movistar.es/particulares/internet/adsl-fibra-optica
- https://www.swisscom.ch/en/residential/plans-rates/inone-home/internet.html
- https://www.orange.es/tarifas/fibra-y-movil
- https://m.boutique.orange.fr/internet/offres-fibre?mmapi=true
- https://www.sfr.fr/offre-internet

Portanto, todas essas empresas estão erradas. Deveriam ter consultado a Zwame antes de lançarem os seus tarifários.
 
Última edição:
Assimétrica. 2.5Gbps Down e 1.25Gbps upload. Mas já existe XGS-PON que é simétrica (10Gbps). Os operadores "só" precisam de mudar os terminais para fazer o upgrade.

Creio que esse só aí dá será um investimento jeitoso, também não creio que seja a tecnologia em uso nos vário exemplos apresentados.

Não estaremos então a pedir um tipo de serviço que, pela tipologia da rede, é inadequado e poderia vir a gerar dificuldades em cumprir o contratado e consequentes reclamações?

Ou será que nos exemplos apresentados os operadores continuam a saber que o consumo de banda é ainda brutalmente assimétrico em utilizadores residenciais e por isso se podem dar ao luxo de ter uma oferta que "contrataria" a tipologia da rede?

Posto isto e tendo em conta a questão da poll, neste momento continuo a preferir uma ligação assimétrica sendo que os 80/20 ainda me são suficientes.
 
Back
Topo