Discussão POLL: Velocidades Simétricas vs Assimetricas

Divisão de largura Down/Up

  • 80% / 20%

  • 60% / 40%

  • 50% / 50%

  • <50% / >50%


Results are only viewable after voting.
Tendo em conta também as limitações do WIFI, 500/500 fazem muito mais sentido do que 1000/200

O que não faltam em PC modernos são placas que apanham mais de 1gbpa por wi-fi. Apanho os 1050/210 por wi-fi no meu portatil, mais do que por cabo ethernet no meu PC (claro que prefiro na mesma ligação por cabo por estabilidade)
 
Que resposta? Neste momento 23 pessoas continuam a preferir velocidades não simétricas, 21 pessoas preferem simétricas.

A poll tem 4 opções e 3 delas são para velocidades assimétricas e 1 para velocidades simétricas, o que induz ao erro. O correto seriam apenas 2 opções, simétrica ou não simétrica. A questão real é se preferem ter por exemplo 500/100 ou 500/500, e não 500/100 ou 250/250. Nos países onde gozam de velocidades simétricas o pessoal tem menos download que aqui em Portugal? O resultado da poll continua bem claro pra mim.
 
O que não falta ai são placas Wifi a dar mais de 1Gbit. Algumas passam os 3Gbit. Verifica a norma 11ax.

Não não passam.

Eu tenho um router AX obrigado.

Um tipico cliente WIFI 5, com canal de 80Mhz, 2x2, tem cerca de 570Mb de troughoutput maximo.

Um tipico cliente WIFI 6 Ax, na mesmas condicões tem cerca de 800Mb maximo

Por isso, mais uma vez, tendo em conta o WIFI que o router do operador oferece e o tipico cliente que o cliente tem 500/500 são para já a melhor relação.

O que não faltam em PC modernos são placas que apanham mais de 1gbpa por wi-fi. Apanho os 1050/210 por wi-fi no meu portatil, mais do que por cabo ethernet no meu PC (claro que prefiro na mesma ligação por cabo por estabilidade)

Bom para ti que estás a destruir o espectro com 160Mhz, mais uma vez, casos anormais.

Voltando ao ontopic.
 
@Ansatsu
Este tópico basicamente tenta persuadir as pessoas a não querer simetria baixando a largura banda disponível. Que é exatamente o contrário que os outros países estão a fazer.

Portanto, todas essas empresas estão erradas. Deveriam ter consultado a Zwame antes de lançarem os seus tarifários.

Sim eu estou a tentar persuadir porque sou um magnata dos ISP e quero persuadir a população a limitar-se ao download para evitar ter de ter gastos de infraestrutura e outros e assim evitar oferecer ligacoes muito mais rápidas e mais baratas.

Ou sera que os outros países dão essas velocidades porque podem? tanto tem a velocidade mais alta como preços mais baixos.
Ou sera que os outros países dão essas velocidades porque sabem que que raramente os users atingem esses valores
A questão real é se preferem ter por exemplo 500/100 ou 500/500, e não 500/100 ou 250/250. Nos países onde gozam de velocidades simétricas o pessoal tem menos download que aqui em Portugal? O resultado da poll continua bem claro pra mim.

Já que já disseram que eu criei isto para manipular a resposta, a esta eu comento.

Olha lá, achas que para o isp sai o mesmo custo 500/100 ou 500/500? E sairia para nós o mesmo preço?

Achas que eu não preferia também 500/500 se fosse uma opção?

Com o aumento da média que consumimos continuaremos sempre a fazer muito mais download do que upload, somos maioritariamente consumistas, prefiro esperar 1min para fazer um upload para a cloud de um video de uma rede social qualquer, do que demorar 5 segundos para começar a ver um em stream.
 
Última edição:
Mas também se me dessem a escolha entre 500/100Mb ou 250/250Mb, no meu caso era de caras. 250/250Mb todos os dias.
 
Última edição:
Se calhar devia ter apertado ainda mais, devia ter agarrado na media de Portugal, somado o down e o up ou mesmo usado 2x o down para total e per perguntado como dividiam 300Mbps (ou 200Mbps) em vez dos 500.

Mas nem vou por ai porque ja vi que não vale a pena.
 
Muito bem, gostei do argumento. Os outros ISPs dos outros países dão mais velocidades porque sabem que os clientes raramente as vão usar. Os tugas é que são uns safados e usam muita velocidade e por isso há que lhes cortar as pernas. Malandros.
 
Não tenho first hand knolage nisso, mas digo que é assim na infraestrutura de electricidade e aguas.
Podemos ter todos contratos assinados que temos garantido >15kva, mas se todos usarem >12 em simultaneo garanto que muitas redes vao a baixo.
O mesmo para as aguas, todos nos devemos ter >2bar de pressao na torneira, garanto que se metade da malta abrir a torneira, não temos nem >1bar e devido a isso tens malta que nem agua recebe (mediante altura vs deposito ou hidropressor)

ACHO, que é igual na internet não?
se não não se estava a reduzir a qualidade do youtube ou netflix ou outros se já pagamos por aquela largura certo?
 
Sim, é assim mesmo (apesar desses valores não existirem :D), existem factores de simultaneidade no dimensionamento da rede de distribuição.

Isso existe em tudo, um exemplo muito básico é que os prédios comuns têm 2 elevadores, não tem 1 por apartamento.
 
Isso existe em tudo, um exemplo muito básico é que os prédios comuns têm 2 elevadores, não tem 1 por apartamento.

não acho o melhor exemplo, estou mais a pensar quando os barcos (famoso exemplo do titanic) podiam ter muito menos salva-vidas do que passageiros (para o total, não 1-1).

anyway, é Offtopic.
 
Esse caso é um exemplo de uma coisa mal dimensionada, nem tudo pode ser feito com a premissa que não é tudo utilizado ao mesmo tempo. Esse caso é exactamente um exemplo de um recurso que é para ser utilizado ao mesmo tempo

Na rede de electricidade há, há muita coisa dimensionada para suportar muito mais que o máximo, caso contrário não se tem N-1. Por exemplo numa subestação entre o transporte e a distribuição mais pequena que a carga máxima seja inferior a 60 MVA (que é um valor comum para um transformador 220/60 kV ou 400/60 kV) existirão duas máquinas de 60 MVA. Se uma falhar (e falham) ninguém nota. Claro que no PT da rua da esquina só há um transformador e se avariar é esperar que alguém lá vá.
 
Devido ao splitting que é feito isso acontece nas comunicações. Não te consigo dizer qual o racio neste momento mas de certeza que é muito maior do que quando se começou com os pacotes fibra.
Espremer a infra estrututa até ao tutano como já disse e penso que muita gente saiba disso.
 
não acho o melhor exemplo, estou mais a pensar quando os barcos (famoso exemplo do titanic) podiam ter muito menos salva-vidas do que passageiros (para o total, não 1-1).

anyway, é Offtopic.

é um raciocínio bem lógico e importante que as pessoas percebam. Eu não tenho problema nenhum em vender 1gbps a toda a gente se souber que dessa toda gente só 1 ou 2 usam. Praticamente todos os serviços o fazem (os hóteis vende mais quartos que os que têm, as companhias aéreas mais bilhetes que lugares, etc).

Portanto se os ISPs portugueses fazem alguma coisa mal é de facto em não vender velocidades simétricas e cobrar mais por isso partindo do principio que de facto o consumo real continua a ser marcadamente assimétrico. Ou então os perfis de tráfego são muito diferentes do que pensamos e isso colocaria o bom funcionamento da rede em causa.

Não esquecer que a rede GPON tem exactamente esses 2 principios: a ligação é assimétrica e existe baixa simultaneidade no seu uso (porque por exemplo 5 clientes com 500mbps saturam o download e 10 com 100 mbps saturam o upload).
 
Não não passam.

Eu tenho um router AX obrigado.

Um tipico cliente WIFI 5, com canal de 80Mhz, 2x2, tem cerca de 570Mb de troughoutput maximo.

Um tipico cliente WIFI 6 Ax, na mesmas condicões tem cerca de 800Mb maximo

Por isso, mais uma vez, tendo em conta o WIFI que o router do operador oferece e o tipico cliente que o cliente tem 500/500 são para já a melhor relação.

Esquece o tipico cliente. O tipico cliente também não mete 500/500 ou 1000/200, e mesmo que coloque porque tem dinheiro e compra o mais caro, nem sequer dá uso a essas velocidades.
Por isso é que basta teres 200 de download para o speedtest dizer que tens net mais rápida que 97% dos Portugueses.

Consegues ter em casa um sistema Wifi que dá mais de 1Gbit e nem pagas muito, ponto. Se não tens, isso já é outro assunto.

Não precisas de estar limitado ao router que o operador fornece, podes comprar um Switch/Router Wifi e ligar ao router do operador.

Muito bem, gostei do argumento. Os outros ISPs dos outros países dão mais velocidades porque sabem que os clientes raramente as vão usar. Os tugas é que são uns safados e usam muita velocidade e por isso há que lhes cortar as pernas. Malandros.

Tirando casos especificos que normalmente até estão relacionados com uma utilização mais profissional, toda a Internet está direcionada para usares muito mais download do que upload. A não ser que sejas um utilizador muito assíduo de torrents, onde tens de dar upload.

A maioria do pessoal nem nota a velocidade de upload, já o download notam e de que maneira, basta fazerem o download de algo e quanto mais rápida a ligação, mais cedo fica pronto.
 
Última edição:
Que o download é o mais usado isso não se questiona. Que serviços como alojamento remoto, que são o futuro, precisam de mais upload para funcionarem decentemente também não se questiona. Torrents isso cada vez mais estão obsoletos. Os serviços de streaming vieram reduzir substancialmente a pirataria e por consequência a utilização de torrents que era um dos meios dessa prática.

Once again, atravessem a fronteira e comparem os serviços de internet. Os Espanhóis estão errados? Nós é que somos os inteligentes por continuaremos com velocidades ridículas de upload? Eu acho que quem comenta isto nem se acredita naquilo que escreve.
 
Back
Topo