Ponto branco na lente... o que é?!

kronnuz

Power Member
Olá malta, peço a vossa ajuda pois pensei vender uma Nikkor 18-105mm que tinha parada aqui em casa e deparei-me com isto:

36870101581_e47f45226e_c.jpg


Será fungo?! Ou uma partícula de pó que se instalou ali?!
Não é à superfície porque não consigo removê-la (nem com pano, nem com soprador).
Inicialmente pensei que fosse uma partícula de pó que se tivesse alojado entre a lente e o filtro, mas depois de retirar o filtro, vi que não era... :( caramba, sempre tive tanto cuidado :(

Com flash não se vê:

37011142785_94863ffe3b_c.jpg


O que aconselham?
É algo chato porque (tirando isto) a lente está num estado excelente, mas não me sinto confortável em colocar isto à venda sabendo que está assim...

Cumprimentos
 
Última edição:
Pode ser fungo...princípios, vá. Acho que é.

A minha velha Yashica, que está num estado mais avançado, tem muitos desses pontinhos (mais de 20, à vontade).
 
Pode ser fungo...princípios, vá. Acho que é.

A minha velha Yashica, que está num estado mais avançado, tem muitos desses pontinhos (mais de 20, à vontade).

Caixa seca, é a única hipótese de resolver isso. Quem compra lentes novas, é mandar logo para uma caixa seca, quando têm fungus e desmontas a lente, quando a metes no sitio outra vez nunca fica igual, pois as lentes estão alinhadas ao pormenor de fábrica.
 
Caixa seca, é a única hipótese de resolver isso. Quem compra lentes novas, é mandar logo para uma caixa seca, quando têm fungus e desmontas a lente, quando a metes no sitio outra vez nunca fica igual, pois as lentes estão alinhadas ao pormenor de fábrica.
Sim, ela comigo está na caixa, juntamente com o material da Canon...o problema foram os 20 e tal anos que esteve guardada num armário dentro dum saco.
O meu material fica todo em caixa, com sílica reutilizável, higrómetro, e com exposição a um pouco de luz solar diária.
 
Back
Topo