Problema ponto negro nas fotos

enzovic78

Power Member
boas pessoal,

tenho reparado que em algumas fotos que tiro tem surgido um ponto negro..

o que será..

deixo foto para análise



GLdPOuykNh4NogM3Cbrf



obrigado a todos.
 
nikon D80..

eu sei e que a foto nao esta nada de jeito..

ja limpei a lente..
o sensor e que nao..nao sei bem como fazer para limpar, e que tenho a maquina a pouco tempo..

mas isto nao acontece em todas as fotos..
 
Última edição:
Sujidade no sensor sem dúvida.

Podes sempre comprar uma pêra própria para a limpeza do mesmo, mas atenção, o sensor é extremamente delicado, por isso tem bastante cuidado ao limpar.

Se não te sentires seguro, penso que podes dirigir-te a uma loja de fotografia e pedir que façam eles o serviço.
 
experimenta limpar bem essa lente e o filtro caso estivesses a usar quando tiraste essa foto e ve se desaparece, usa um blower para que nao fiquem residuos e depois com um dakeles sprays de limpeza proprios pa lentes e um paninho tipo que se usa nos oculos esfrega a lente com cuidado. Se inclinares a lente em varios angulos é possivel que vejas la essa mancha.
 
estive a ler o manual da maquina, para saber como e que limpa o sensor..

sem duvida que e o sensor nota-se um ponto no sensor, da bem para ver, parece por exemplo um mini grao de "areia"..
 
eu so disse que me parecia na lente porque ja tive uma mancha com o mesmo aspecto, ligeiramente maior, e desapareceu apos eu ter limpo a lente, mas parece que a as opinioes vao todas para o sensor, e se calhar é mesmo. So acho que nao se perde nada em limpar a lente antes de se mexer no sensor que é mais sensivel, mas isso é o que eu fazia.
O que interessa aqui é resolver o problema :D
 
Deve ser no sensor... as tuas fotos com aberturas grandes têm esse problema? É que estes pontos começam a aparecer para aberturas menores que F8
 
existe uma thread nesta seccao sobre limpeza de lentes/ sensor, da uma vista de olhos por la, mas basicamente e por a makina em modo de limpeza (mirror lockup), virar para baixo, e dar umas sopradelas com um blower la para dentro com cuidado para nao tocar no sensor.

isto sem lente obviamente.
 
Back
Topo