1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Por onde começar? php/html/css/sql/asp/xhtml/xml ...

Discussão em 'Web Development' iniciada por huckleberryfinn, 22 de Janeiro de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 2770)

1. huckleberryfinn

huckleberryfinn Power Member

Viva a todos.

Este é o meu primeiro post neste fabuloso fórum e vamos lá ver no que vai dar...

A minha área de formação é Fotografia e Video.
    No entanto a necessidade e o gosto em evoluir e aprender sempre mais, levou-me a querer fazer um site de mim mesmo e dos meus trabalhos enquanto freelancer. Também a minha irmã me lixa a cabeça porque sabe que tenho a mania de mexer em tudo e pediu-me para lhe fazer um site para ela e para os bonecos e trabalhos manuais que faz e vende em várias feiras pelo país...

Não tenho nenhuma formação em cenas "web".
    Gostaria de saber a diferença entre um web designer e um web developer.
    Fico maluco com a vossa linguagem :p e dos "php/html/css/sql/asp/xhtml/xml ..." e gostava de saber um pouco mais.
    Alguém me pode indicar um curso ou formação que possa tirar na grande porto? Algo que não seja um curso superior e que dure menos de um ano e que não tenha de vender o carro para o pagar. Algo que me dê as bases mínimas para depois com a ajuda de fóruns da especialidade e documentação eu consiga evoluir por mim. É que não estou a conseguir entrar neste mundo a partir do zero. Nem sequer entendo os termos usados quanto mais...

Li umas coisas sobre joomla e ecommerce e pareceu-me algo não muito complicado, mas até para isso preciso de saber umas bases...
    A ajuda que estou a pedir, é para coisas simples. Não sei se estou a conseguir fazer passar aquilo que pretendo...
    Se ao menos fosse tão simples quanto photoshop ou prémiere...

Ninguém aqui dá umas explicações destas coisas? :D

Obrigados a todos.
    Abraços!

p.s. - Antes de perguntar já andei aqui a ler muito;), mas na zona do porto não encontro qq referência..., nem uma resposta concisa a um curso básico tal como este que pretendo.

Última edição: 22 de Janeiro de 2009
  2. Armadillo

Armadillo Folding Member

3. Peter V5

Peter V5 Folding Member

Olá, um web designer acho que são as pessoas que fazem o visual do site e assim quanto aos web developer. são os que constroem as páginas html com PHP e ASP e assim. Quanto a começares, bom não podes aprender html php asp e tudo isso ao mesmo tempo lolol, tens de ir com calma. vê este site o w3schools.com. Tem grandes tutorias de muitas dessas linguagens tudo á orla, mas claro não ficas com um certificado. Aconselho-te a aprenderes HTML e CSS e depois moveres-te para o PHP e assim. É também importamte teres conhecimento de servidores assim, não fará mal também cenhecer MySQL, lolol.
    Boa sorte com isso e fica bem.

4. Skulldevil

Skulldevil Power Member

Começa com Html e depois passa aos CSS visto estares na área da fotografia e video isso encaixa na multimédia !
    Só depois acho que deverias perder mais algum tempo e dedicar te a uma linguagem !

5. fil79

fil79 Power Member

1º aprender a lingua mãe -(x)hmtl... com CSS já consegues fazer coisas giras.
    2-º depois de dominares estas duas podes começar por aprender javascript também
    3º depois chega a altura de aprenderes uma linguagem de servidor (php, asp.net, jsp), porque isto de teres um site estático era no tempo da maria craqueja...
    4º visto estares na área de video sugiro também que aprendes flash...parece-me a ferramenta perfeita para a área em que estás enquadrado

6. jot4p

jot4p Power Member

nao duvides.... comexa pelo PHP ...:P

7. fil79

fil79 Power Member

isso é saltar passos essenciais na aprendizagem do web Development...de que serve saber php senão se sabe nada de html. primeiramente deves dominar xhtml depois vais subindo escadas!

8. geoblast

geoblast Power Member

O Cesai, no Pinheiro Manso - Porto, costumava ter cursos de informática em conta.

9. huckleberryfinn

Epá.

Obrigado a todos pelas vossas dicas.
    É importante saber por onde começar... Mas..., não pretendo fazer concorrencia a voçês pessoal Pró!!! :D
    O que pretendia era mesmo saber fazer um site para mim e saber um pouco mais para poder fazer algo para a minha irmã e que seja mais que um blog. Algo em que ela pudesse colocar as fotos e caracteristicas das coisas. Uma coisa do género em que se carrega numa foto e entra-se na página do produto com outras fotos e descrição. Não é preciso ir para o flash nem ter uma base de dados por trás. Algo Simple... :p

Quanto aos sites estáticos, eu já percebi que a malta curte coisas mais xpto, mas há sites estáticos de fotógrafos e galerias de arte (por exemplo), que têm tão bom gosto estético que as animações ou outros elementos dinâmicos acabam por não se sentir a falta.

Bem , vou ver o site do CESAE a ver então se têm algo.

Obrigados a todos mais uma vez. :D

10. fil79

fil79 Power Member

quando me refiro a sites estáticos, refiro-me ao facto de ter uma linguagem de servidor por trás e sejam dinâmicos.. algo com que possas fazer uma actualização no teu site com a facilidade de dois cliques...de certeza que esses sites que ter referes usam uma linguagem de ervidor

11. huckleberryfinn

hummm, não entendo na totalidade isso de linguagem de servidor, mas acho que entendi o que querias dizer... :victory:

Pobre de mim. Nem um noob sou...... Tenho mesmo de arranjar uma formação...
    Abraços!

12. Tens outra opção é arranjares um programa como o Web Page Maker e arrastares para lá o conteúdo que queres que apareça no site e já está. Nele dá para criares apresentações de fotos, vídeos em vários formatos, dá para configurares menus, muito fácil mesmo. Sugiro que faças o básico em Photoshop, como fundo, logo, e alguns pormenores que vai entrar no site. Se consultares o site deles vais ver lá um site construído pelo cliente, que é do teu ramo (Fotos).

Espero ter ajudado!

Um abraço,
    Nuno Pereira

Última edição pelo moderador: 25 de Janeiro de 2009
  13. sornafix

sornafix Power Member

Começa pelo básico: HTML e CSS (já consegues fazer coisas giras).
    Caso queiras tornar o site dinâmico e guardar informação em base de Dados: PHP e MySQL.
    Caso queiras fazer algo giro como por exemplo:efeitos em menus ou galeria de fotos: Javascript.

Partilhar esta Página