1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

por onde começar?

Discussão em 'Programação' iniciada por paulojrc, 15 de Janeiro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 763)

1. sou novo por estas bandas mas tenho um grande interesse pela programaçao ,gostaria de saber se existe algum curso pos-laboral aonde possa me dirigir eu sei que este nao è o melhor local para perguntar isto mas em alguns topicos que eu li reparei que a maioria sao estudantes de programaçao ou bastante conhecedores da materia e acreditem quanto mais habilitaçoes tiverem melhoir se saem!!!!:)ma satençao isto tb pode ser uma faca de 2 gumos!!:'(.
    ja li alguns topicos sobre java bastante interessantes e completos pois se nao houver nenhum sitio aonde ir ai tento fazer os conhecimentos possiveis aqui neste forum que se por si ja é muito bom.
    obrigado

2. K0mA

K0mA Power Member

Há vários tipos de linguagens de programação mas assim por alto vamos dividir isto em programação web e programação tradicional:

Primeiro tens de escolher por onde queres começar.

Se fores para a programação web até podes começar a trabalhar com bloco de notas (NOTEPAD) e imediatamente verás o resultado do que fizeste em HTML no teu navegador.
    Depois, para além do HTML há o php o asp, o perl etc, que já permitem fazer páginas web dinâmicas, para isto já precisas de um servidor (apache por exemplo) do interpretador (PHP, PERL, etc) e do bloco de notas ou de um editor próprio.

Se fores para a programação tradicional poderás ir para C++ para Visual Basic, etc , onde poderás criar programas propriamente ditos isto ie ficheiros EXE.
    Para isto deverás possuir um editor (IDE) que te permita escrever o programa e compilá-lo para um EXE.

Que tal começares pelo HTML ? Dá uma vista de olhos nesta resposta que dei há uns tempos.

Não deixes de ver: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=112178

Última edição: 15 de Janeiro de 2007
  3. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Ou para bytecode e depois ainda precisas de um interpretador no caso do Java :)

4. MadOnion

MadOnion Folding Member

O curso ou os cursos que pretendes fazer, são para hobbie, ou pretendes usá-los no futuro para emprego? Se for para hobbie, as linguagens tipo .net, como vb, php, asp e afins são optimas para esse fim, interactivas q.B, e podes fazer coisas engraçadas com elas. Se for para adquirir conhecimento e aplicar, por exemplo no mercado de trabalho, para além daquelas que já disse, C e C++ devem ser das linguagens mais importantes, pois a base da maioria dos programs é feito nestas duas linguagens(em conjunto com assembly).
    Java é uma linguagem bastante sólida e é considerada a linguagem da moda, provém do C++ e possui uma sintaxe menos complexa, mas tem um senão, não é directamente compativel com nenhum Sistema Operativo, precisa de uma Maquina Virtual para correr, o que rouba alguma performance em sistemas mais fracos, por outro lado tem uma grande vantagem que se prende com a portabilidade em varios campos da informática.

Recomendaria que começasses com Java(ou c++) e VB6(ou VB.net) se queres criar programas interactivos, já que o JAVA dispõe de uma enorme API, e o VB é óptimo para criar interfaces gráficas.
    Se pretendes ir pelo campo dos websites, um pouco de php e asp são do melhor para esse fim.
    Para programar directamente com a máquina a nível interno tens o C e o Assembly, que são linguagens extremamente dificeis de aprender e requerem alguma dedicação para tentares satisfazer os teus desejos, mas que são das linguagens mais poderosas que existem.

No fundo a questão pretende-se saber qual é o perfil em que achas que estás melhor enquadrado.
    Cumps ;)

5. nandoice

nandoice Power Member

na minha opiniao devias comecar por pascal a linguagem é antiga e "nao serve para nada" mas é sempre um bom comeco foi assim que eu comecei no 10º! depois vais passando para C, html, visual basic confermes te adaptares melhor...
    cumps

Partilhar esta Página