1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Por onde começar?

Discussão em 'Web Development' iniciada por iRoberto, 22 de Abril de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 1125)

1. iRoberto

iRoberto Power Member

Antes demais boa tarde, tenho intenções de criar um site/blog para partilhar conteúdo próprio.
    Mas não quero um blog da blogspot ou wordpress gostaria de ter o domínio .com, mas como nunca tive aulas não tenho a menor das noções por onde começar, tenho apenas uma noçãosinha de html e css nada demais alguém me poderia indicar os passos a dar ate começar a blogar?
    Obrigado

2. eurobot

eurobot Power Member

Não precisas de usar dominios x.blogspot.com ou wordpress.com/x, para usar esses CMS, (quer dizer com o wordpress sei que não tens, o blogger não tenho a certeza visto que nunca experimentei), e é capaz de ser a opção mais simples se pretendes um blog, podes ainda procurar outros CMS, existem excelentes alternativas.
    Se queres mesmo algo de raiz, prepara-te para aprender javascript, php (ou outra linguagem server-side, sendo que acho que o php é a mais aconselhada) e mysql, tal como aprofundar conhecimentos de html e css

3. iRoberto

iRoberto Power Member

eurobot desde já obrigado pela respostas, mas permanecem-me duvidas fundamentais, tais como por exemplo, se for eu a criar desde raiz tenho que ser eu a criar o painel do blog (do género do blogspot que contem um painel, que desde editar o html e postar mensagem)?
    Eu não sei se posso citar algum síte externo mas gostaria de saber como foram feitos estes blogs: ainanas.com e tafeio.com? Não pretendo copiar nenhuma das ideias pois eu não pretendo um blog humorista, eu gostaria de perceber como começar através de exemplos...
    Desde já obrigado pela atenção

4. amando96

amando96 Power Member

5. nfk

nfk Power Member

Se criares de raíz pode ser tão simples como uma pasta com ficheiros de texto que são transformados num blog (há ferramentas para fazer isso automaticamente), mas se quiseres um painel como os do blogspot e wordpress tens de os fazer. Para começar, o mais fácil seria mesmo usar wordpress (ou outro semelhante). Se registares um domínio e arranjares um espaço de hosting até é possível que eles forneçam ferramentas como blog, CMS e outras.

6. iRoberto

iRoberto Power Member

estive a dar uma vista no WordPress... esses sites que mencionaram tem conta pro para poderem alterar a seu agrado o visual ( design )?
    Caso pretenda fazer um blog no Wordpress é só pagar o domínio .com personalizar a meu agrado e fica do género dos sites referidos?

7. amando96

amando96 Power Member

Não, há wordpress.com, e wordpress.org, no último fazes download do software que tem que ir para um alojamento.

Mas tens controlo total sobre todos os ficheiros, podes fazer o que quiseres.

8. iRoberto

iRoberto Power Member

O servidor linux é aconselhavel para utilizar o software do wordpress?
    Em relação ao servidor o espaço de disco ( 1GB ) é o que posso hospedar/postar? E 25 de trafego quer dizer o que?
    Desde já obrigado

Partilhar esta Página