1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Por onde começo a a desapertar os parafusos da caixa?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por edumad, 6 de Junho de 2006. (Respostas: 22; Visualizações: 3804)

1. edumad

edumad I fold therefore I AM

Boas.

Não sei se este será a secção ideal... mas aqui vai.

Eu gostava de perceber de hardware, a constituição dum pc, como funciona, trocar componentes com segurança e saber realmente se as specs dum pc são boas ou não... Isto é o básico, básico mesmo.
    O meu modus operandis na informática teu sido sempre mexe primeiro e olha pro manual depois (não é bem verdade, porque nunca olho pro manual :P), mas no caso do hardware tenho receio de fazer uma real ***** se começar a abrir a caixa do pc.

Alguém me sabe dizer por onde devo começar? Umas leituras básicas sobre hardware.

2. Brayn

Brayn Power Member

Olhas a caixa por trás e começas a abrir os parafusos k estao a tua direita!! ou pa saberes mais senas sobre os componentes d pc pk n peskisas um bocado na net??

3. flipado

flipado Power Member

Que tal começares por aqui?
    http://computer.howstuffworks.com/pc.htm

Não te aconselho de todo a abrires o teu computador principal sem saberes mexer no que está por dentro. Arriscaste a estragar alguma coisa. Primeiro que tudo, lê um pouco sobre o assunto, e depois de estares minimamente informado, experimenta com uma máquina antiga, que não a tua máquina de trabalho ( ou jogo ).

4. «R34P3R»

«R34P3R» [email protected] Member

Tas a flr d 1 desktop ou laptop?
    Na sig tens lá "ASUS A6V A User"

P.S. Manual pa ke? tu ganhas experiência a mecher ni bicho... se estragou, estragou... é 1 risco...:x2: Força nisso!!!

cumpzZz

5. guxo

guxo Power Member

uma vez levei o meu pc a arranjar... vi o gajo a abrir o pc.. a mecher nas "entranhas"...
    das vezes seguintes ja fui eu a mecher... ^^
    (a minha mae assim que ve um pc aberto diz: "pronto... la vai mais um computador po lixo.." - mas é só ideia dela.. só estraguei uma mobo até hoje... e nao foi a muito tempo.. e ate arranjei outra por aki =)=) )

6. LeeMan

LeeMan Power Member

o meu primeiro PC 286 a 12mhz durou 1 semana. Exactamente até ao dia q o abri.:002::002:
    Saquei o processador a voltei a colocar ao contrário (o "desenganador" era um ponto branco na mobo...).
    Foi com o pigs.

7. Brayn

Brayn Power Member

Eu comecei a abrir o pc kuando s sucedeu uma situação como a do guxo, fui a uma loja d informática por uma drive d dvd e apartir dai tudo o k tem havert com hardware sou eu k monto

8. bruncamps

bruncamps Power Member

É fácil montar e desmontar um PC. Basta faze-lo uma ou duas vezes, e apanha-se logo o jeito.

Estou a acabar um curso de informática, e colegas meus que não percebiam nada de informática e nem sequer tinham nenhum PC, montam e desmontam um PC facilmente, logo na primeira semana o fizeram.

Mas claro, primeiro convem ter-se uma ideia dos componentes, para que servem, como se montam, que cuidados a ter. Nada melhor que umas pesquisas no google.

9. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Tens que ter cuidado com a eletricidade estática que possas para os componentes, podendo danifica-los.
    Antes de tocares nos componentes toca em metal em contacto com a terra.
    Também existem uma pulseiras próprias para isso.

10. caprr

caprr Power Member

deixem-se disso...

para começar pegas num pc velhinho e desaparafusas todas as peças. tenta saber o nome daquilo que estas a desmontar.
    depois de tudo desmanchado voltas a montar. as peças so encaixam num citio/maneira, as alimentações tb...

11. nielsky

nielsky Power Member

eu aconselho primeiro ver, depois sim fazer.

"colas-te" a um amigo, vizinho , primo ... ou quem quer que seja e das uma espreitadela quendo estiverem a desmontar/montar.

quanto uma configuração ser boa ou nao, com o tempo vais lá.
    aprenda primeiro a reconhecer as definiçoes de cada componente.

12. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Pela forma que falam das máquinas, parece tratar-se de um bicho qualquer que morde.
    Devo dizer antes de mais que não morde, e não faz mal mexer. :D
    O facto de se saber montar uma máquina, e saber o que são os seus componentes, não quer dizer saibam alguma coisa de hardware, pois no fundo os componentes de um PC são como peças de lego, sem tirar nem pôr.
    Há que mexer, trocar, experimentar, tocar, ler, ver, ouvir, mas nunca ficar sem saber o que existe dentro da caixa. Isso é que não!

13. atlante

atlante Power Member

Eu quando era puto vi uma board e tentei perceber a logica daquilo, o porque daqueles fios e o porque de certos parafusos em certos sitios, quando faz sentido, comecas a ver que tudo é igual.

Ou seja, perceber a logica dos componentes, o que fazem e para que servem, quando conseguires entender és capaz de montar e desmontar tudo.

14. BestKnight

BestKnight Power Member

eu ja abri e desmotei e motei varias vezes o meu (mas knd fiz isso pela pri,meira vez (10 ou 11 anos) ja tinha visto o meu pai a mecher a montar e a desmotar)!!

o computador por dentro é tipo um puzele, cada peça so encaixa num unico sitio e de uma so maneira (os computadores de hoje em dia é assim)!!

o unico problemazito é os cabos do disco, esses por vezes deixam ser metidos de qualquer maneira, e isso é mau,)

15. brunex

brunex Power Member

olha... a primeira vez k andei a mexer num pc por dentro tinha 11 anos e a conclusão foi um processador queimado... por isso aconçe-lho te a informar-te bem acerca de hardware e a treinares com xarutos!!! eu hoje com 15 anos desmonto e monto o meu pc quando quero porque alem de ter visto o meu irmão a desmontar, os xarutos ensinaram-me bem!!!!

cumps,
    brunex

16. aligator

aligator Power Member

O melhor mesmo é arranjares uma makina velha , mas que trabalhe ! A seguir tiras as tripas todas , peças tudo separado, a seguir montas tudo para veres se consegues por aquilo a funcionar ! Para ver se nao sobram peças ( lool )

Mas claro primeiro vai lendo umas cenas , pondo umas questoes !

17. JoaoAlves7

JoaoAlves7 Power Member

kuando tiveres a desmontar o pc e se n tiveres o manual da board aconselho k tenhas uma caneta e papel pa apontares os cabos de ligação d botões on/off, leds HDD, reset, etc
    para mim foi o mais dificil kuando montei o pc. para ti n sei...

boa sorte pa isso...

18. R4E

R4E Suspenso

Eu comecei com um Pentium 133 que me deram... da primeira vez que o abri, vi-me aflito para o por a trabalhar de novo...:-D

Mas depois comecei a apanhar o jeito e hoje tenho um Celeron 2.4 montado todo por mim...

Claro que já avariei muitas coisas, e até hoje, só uma não encontro uma situação lógica, foi carregar no botão do reset do Pentium 4 2.53Ghz e o CPU nunca mais trabalhou... mas pronto.

Boa sorte com isso;)

19. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Será k o botão do reset tava ligado no sitio correcto? hummm... eis ai a tua explicação... secalhar causaste um cc...

20. R4E

R4E Suspenso

Eh pah, eu acho que sim, até porque eu de vez em quando lá tinha que fazer um reset e ele sempre trabalhou... A board ficou boa, depois foi só por outro cpu e pronto...
    Na altura aquele cpu P4 2.53Ghz, custou 250€... até me ia dando uma coisa má quando aquilo avariou...depois comprei o que uso agora, um Celeron D 2.4Ghz... claro, não tem nada a ver... mas era o mais barato...:'(

Partilhar esta Página