1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Por qual optar?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por vsd, 6 de Dezembro de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 2475)

1. vsd

vsd Power Member

Boas,

Estou a pensar comprar uma máquina digital, tenho 4 máquinas em mente, mas estou indeciso por qual delas optar, as maquinas são:

- Canon PowerShot A560
    - Casio Exilim Zoom EX-Z77
    - Fuji FinePix F480
    - Fuji FinePix F40 fd

Agradeço qualquer tipo de conselho ou de ajuda…

Cumps.

Última edição pelo moderador: 9 de Dezembro de 2007
  2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O que é que queres fazer com a máquina? Interessam-te modos manuais ou não?

3. vsd

vsd Power Member

sim ocasionalmente interessam-me modos manuais, embora o que queira é que as fotos fiquem com boa qualidade independentemente de ser tirado em modo manual ou automático.
    obrigado.

cumps.

4. vsd

vsd Power Member

já só estou indeciso entra a casio e a fugi 480.

5. rott

rott Power Member

Boas,

Sou novo aqui no fórum e também não percebo muito acerca de máquinas digitais, mas tal como o user vsd, também estou interessado em comprar uma máquina digital dessa gama, e também estou indeciso entre várias opções, são elas:

- Canon PowerShot A560
    - Canon PowerShot A570 IS- Casio Exilim Zoom EX-Z75
    - Casio Exilim Zoom EX-Z77
    - Panasonic Lumix DMC-FX12
    - Fuji FinePix F480- Fuji FinePix F40fdJá tive a ler umas coisas sobre elas e já as tive a comparar, mas como já referi não percebo muito do assunto, sei que "umas tem mais isto que outras e outras tem mais aquilo que umas", mas n percebo o que é mais importante e gostava que os users que são entendidos no assunto ajudassem mais e dessem mais opiniões, uma vez que lhe solicitamos a vossa ajuda…

Para evitar uma nova pergunta como a do user Rui Marto, interessam-me tanto modos manuais (uma vez que permitem aprender um pouco mais e configurar como vamos tirar a foto…), como modos automáticos (para aquelas situações em que não temos tempo para configurar, ou até para quando outra pessoa estiver a usar a máquina…).

Já ouvi falar bem da F40fd, e é para lá que estou mais inclinado, mas gostava bastante de receber várias opiniões tal como ajuda de users que percebem do assunto.

Desde já um obrigado a todos os users que participarem neste post…

Cumps.

6. Fuji FinePix S6500 fd

Boas
    Adquiri á pouco tempo uma Fuji FinePix S6500 fd e estou muito satisfeito apesar de não ter explorado completamente a maquina, mas pelo que já vi para os iniciantes na fotografia digital, esta maquina serve perfeitamente para o efeito.

Cumps

Obs:Comprei-a na *****, sensivelmente 100€ :009:mais barata:009: do que na box no jumbo.

7. rott

rott Power Member

obrigado Magatsy, acredito que seja uma boa máquina com bastantes funções, mas ja passa o dinheiro que tenho para gastar, de qualquer maneira obrigado por participares neste post ;)

8. Estamos cá para isso...
    Cumps

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, a S6500 é uma máquina que não tem nada a ver com as outras.

Das restantes não sei qual será a melhor máquina, são muitas máquinas para andar a comparar as features e lentes de cada uma mas das que foram faladas as que tenho ideia de serem melhores são a Fuji F40fd e a Canon A570IS.

10. rott

rott Power Member

Em relação a essas duas qual a maior diferença??? Sei que a Fuji F40fd não tem modo manual, por isso perde pontos em relação a Canon A570IS certo??? Mas haverá de certo alguns aspectos fortes na Fuji F40fd que também devem fazer a diferença entre a Canon A570IS!!!

Também reparei que a Fuji F40fd é a bateria (NP-70) e que a Canon A570IS é a pilhas (2 AA), gostava de saber se faz muita diferença, se realmente a bateria dura muito mais que as pilhas e se de facto não fica "viciada".

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A Fuji F40fd costuma lidar melhor com o ruido mas pelo que tenho visto as novas Canon melhoraram muito em relação a isso e actualmente já não sei qual a melhor nesse aspecto.

A A570IS tem mais zoom (se não me engano é de 4x) e o ser a pilhas é uma vantagem. Actualmente, por experiência própria, as pilhas duram bastante mais que as baterias e acabam por sair mais baratas. Compras carregador+4 pilhas por menos dinheiro que uma bateria e quando se estragarem compras mais 4 por 10€. E em caso de emergência há sempre uma loja com pilhas por perto.

12. rott

rott Power Member

Uma vez que não percebo muito do assunto, estou um pouco confuso, então a F40fd tira fotos mais nítidas porque lida melhor com o ruído, mas a A570IS tem mais zoom e é a pilhas (o que pelo que percebi dura mais que as baterias...) é isso???

Então, esclarece-me uma coisa, tipo a diferença de qualidade na foto da F40fd para a A579IS é muita??? qual das duas consegue tirar melhores fotos com pouco luminosidade, tipo de noite????

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O ruido são pequenos pontos que aparecem na imagem, como se fosse o grão dos rolos. Mas isto só acontece quando usas ISOs altos. Não tem a ver com a nitidez nem com o ser de noite.

Só precisas de usar ISOs altos quando tiras fotos de noite e com movimento. Mesmo assim as velocidades de disparo que consegues não são tão altas quanto isso, e uma vez que a máquina não te deixa fazer isso manualmente a meu ver acaba por não ser uma vantagem por aí além.
    Especialmente porque as novas Canons melhoraram muito nesse aspecto.

Procura imagens em ISO800 de uma e da outra e vê qual gostas mais.

14. rott

rott Power Member

Segui o teu conselho e fui procurar imagens tanto da F40fd cm da A570IS em ISO800, e sem duvida que as imagens da F40fd são bastante melhores do que as da A570IS, como podemos confirmar nestes links:

- http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_f40fd-review/

- http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_a720-review/index.shtml

Seguindo portanto pelas imagens de cada uma tiradas em ISO800 concluo que a Fuji F40fd é melhor que a Canon A570IS nesse aspecto, mas tem a desvantagem de ser a bateria (uma vez que me disseste que dura menos que as pilhas) e de não ser muito eficaz na filmagem (como já li sobre ela), não esquecendo que não tem modo manual...

Para um principiante como eu qual das duas me aconselhavas???

15. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Dura menos? Normalmente duram é mais, para o mesmo espaço ocupado. Têm é a desvantagem de ser mais caras.
    Mas, pessoalmente, acho que não devem fazer disso um factor de decisão na hora de comprar uma camara. Há factores muitissimo mais importantes, nomeadamente, todos os que realmente interferem com a qualidade da imagem final.

16. rott

rott Power Member

Então as baterias duram mais??? que confusão!!! Então quais são os factores importantes que interferem com a qualidade da imagem final??? Qual destas máquinas me aconselhas???

17. mundano

mundano Power Member

Muito sinceramente se o que tu queres é pegar na maquina e apontar e disparar, a Fuji F40Fd é uma máquina espectacular para isso.. Tem umas lentes boas e nitidas e tem um Super CCD que em termos de qualidade de imagem, especialmente com pouca luz, no campo das compactas só é batido pelo da antiga F31fd..

Se queres ter algum controlo criativo sobre as tuas fotos para além do enquadramento, A Canon A570IS é uma melhor opção porque te dá os modos manuais...

É claro que tudo isto é relativo, porque numa compacta com distancias focais que vão até aos 23mm e aberturas de F/5.5, o depth of field é sempre enorme e nunca vais conseguir fazer um bokeh de jeito, pelo que o controlo da abertura não é importante como é numa SLR.. Mas sempre tens o controlo sobre o tempo de exposição, que permite fazer alguns efeitos que numa 100% automática não consegues com facilidade.

As Cacon tradicionalmente também têm modos contínuos muito porreiros... A A570IS deve conseguir tirar fotos a um ritmo de 1,5 fotos por segundo.. O que no mundo das compactas é muito, muito bom..

18. Necrom

Necrom [email protected] Member

´

Uma bateria decente, ou umas pilhas decentes vão dar para muitas fotos, e isso não afecta a qualidade da foto (que eu saiba:D)

Vai depender do que valorizas mais, melhor qualidade em fotos nocturnas e/ou com pouca iluminação, ou modos manuais para brincar um pouco mais.:)

Pessoalmente, tenho a minha A570 IS desde sexta e estou mt feliz com ela :D. É verdade que a partir de 800 iso surge um bocado de ruido, mas como tiro mais fotos de dia nao me faz mt diferença :)

Além disso, o firmware update dá mesmo mt jeito, acrescenta montes de funções giras, muitas que provavelmente nunca vou usar...:rolleyes:

Já agora, os niveis de qualidade da F40fd em iso alto é tão bom como a "mitica" F31fd?? É que vi ontem umas imagens dela e é de facto impressionante!!

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não é tão bom mas é quase...

A duração das baterias ou pilhas também depende muito da gestão que a máquina faz. Mas o que é certo é que hoje em dia, com umas boas pilhas, vês máquinas a tirarem bem mais de 600 fotos enquanto as máquinas a bateria normalmente ficam-se por cerca de metade. Não encontras é máquinas tão compactas como a F40fd a funcionar a pilhas por causa do tamanho, mas mesmo a A570IS não é muito grande.
    De qualquer forma como já foi dito, não te baseies nisto para tomar decisões. Num dia normal, com uma utilização casual, não se tiram assim tantas fotos.

Quanto ao ISO, pelo que estive a ver (e atenção que o link que aí tens é da A720 e não da A570) a F40fd continua a ser superior nos ISOs altos.

Factores que interferem com a qualidade final? Muitos... Principalmente a lente e o sensor.

Partilhar esta Página