Porque é que a Apple, contrariamente a todas as outras marcas, não aceita devoluções?

Status
Fechado a novas mensagens.

Nomearod

Power Member
Basicamente um familiar comprou um iPod Touch e ao fim de algumas horas percebeu que ficava bem melhor servido com um smarthphone de gama média e resolveu ir à ***** para devolver. Acontece que na ***** normalmente aceitam devoluções até 30 dias desde que o producto esteja nas condições iguais às da compra.

No entanto, o funcionário não aceitou a devolução da compra (tinha sido umas horas antes...) pois a marca não aceita. Isto é legal? Se sim, qual é o motivo da Apple para recusar?
 
É legal desde que não tenha sido feita online a compra e desde que na política dos 30 dias da ***** venha lá mencionado que não abrange esse tipo de produtos.
 
Cuidado com a garantia da Apple porque eles não seguem as leis dos países onde vendem, mas sim a própria lei e depois tentam impingir o seguro Apple...
 
Cuidado com a garantia da Apple porque eles não seguem as leis dos países onde vendem, mas sim a própria lei e depois tentam impingir o seguro Apple...

Li num livro publicado pela DECO que seja qual for o produto comprado em Portugal tem OBRIGATORIAMENTE de cumprir as leis de garantia de cá.
 
Li num livro publicado pela DECO que seja qual for o produto comprado em Portugal tem OBRIGATORIAMENTE de cumprir as leis de garantia de cá.
A ***** não tem qualquer obrigação em aceitar o produto. Esse período de devolução só está consagrado na lei para compras à distância que a ***** resolveu aplicar a quase todos os produtos que vende mas apenas e só como política interna de empresa.

Quanto muito o comprador poderia ter perguntado à ***** porque é que não especifícou essa excepção antes da compra.
 
Muito sinceramente esta opção da ***** e até da própria Apple percebe-se perfeitamente...

Então agora uma pessoa compra, acha que não serve e devolve, depois volta a trocar por outro, acha que não serve e devolve...

Por acaso já alguém trabalhou numa loja deste tipo de material? Experimentem lá vender equipamentos com caixas abertas e com sinais que foram mexidas, ainda mais de equipamentos caros.
 
A ***** não tem qualquer obrigação em aceitar o produto. Esse período de devolução só está consagrado na lei para compras à distância que a ***** resolveu aplicar a quase todos os produtos que vende mas apenas e só como política interna de empresa.

Quanto muito o comprador poderia ter perguntado à ***** porque é que não especifícou essa excepção antes da compra.

Não tem porque nao existe na lei essa coisa dos "30 Dias" ... Isso são as lojas que oferecem. Mas em termos de garantia aplicam-se as leis portuguesas
 
No site de ***** não dizem que não aceitam trocas de produtos Apple.

Trocas

Num prazo de 30 dias, trocamos os produtos se não se sentir satisfeito.
Condições:
  • Apresentação do talão de compra ou factura;
  • O produto deve ser entregue nas mesmas condições em que foi vendido: sem riscos, sem danos exteriores e em perfeitas condições de funcionamento, incluindo as suas embalagens de origem acompanhados pelo manual de utilização e todos os seus acessórios.
  • CD's, DVD's e Software em celofane original selado e com selo IGAC intacto;
  • Não são aceites trocas de:
    . telemóveis de operadores;
    . baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, tinteiros ou tonners salvo anomalia técnica;
    . pacotes de serviços ou serviços ao domicílio, bilhetes de eventos culturais ou espectáculos (nacionais ou internacionais).
http://www2.*****.pt/help/sav_LOJA....gin=FnacAff&OrderInSession=1&TTL=290720122212
 
Cuidado com a garantia da Apple porque eles não seguem as leis dos países onde vendem, mas sim a própria lei e depois tentam impingir o seguro Apple...

Falso. Eles cumprem a lei dos paises, só que isso não está explicito no site da apple...o que leva as pessoas a comprarem o apple care, pois as pessoas pensam que só dão 1 ano de garantia, quando na verdade eles também dão 2 anos.
 
Deu no outro dia uma reportagem sobre isso e a DECO tem uma data de queixas sobre isso, e segundo disseram, acontece a mesma coisa noutros países.
 
Existe um tópico sobre a questão das garantias. Quanto a este tópico a questão já foi respondida, por lei só há devoluções em compras à distancia.
 
Li num livro publicado pela DECO que seja qual for o produto comprado em Portugal tem OBRIGATORIAMENTE de cumprir as leis de garantia de cá.
Estão a confundir garantia com uma devolução "porque sim".... O produto não tem qualquer defeito, apenas lhe apeteceu devolver.

Mas eu tenho de admitir que acho uma certa piada à situação, porque as pessoas que criticam estas recusas de troca se calhar são as mesmas que a seguir ficam todas indignadas se lhes vendem um produto já usado.
 
Não tem porque nao existe na lei essa coisa dos "30 Dias" ... Isso são as lojas que oferecem. Mas em termos de garantia aplicam-se as leis portuguesas
Não. O consumidor tem quinze dias para resolver o contrato quando a aquisição é feita à distância, sem ele poder constatar o estado do produto.
 
A ***** deveria era rejeitar todas as devoluções resultantes de compras presenciais em que o produto não tem defeito. Depois compramos qualquer coisa e reparamos que o produto já foi usado por alguém antes. Por acaso nunca me aconteceu, mas isso é comum acontecer. Quando eu compro novo, quero um produto novo, e não "quase" novo. Para isso comprava um usado.
 
A ***** deveria era rejeitar todas as devoluções resultantes de compras presenciais em que o produto não tem defeito. Depois compramos qualquer coisa e reparamos que o produto já foi usado por alguém antes. Por acaso nunca me aconteceu, mas isso é comum acontecer. Quando eu compro novo, quero um produto novo, e não "quase" novo. Para isso comprava um usado.

Exactamente!
Já me aconteceu isso mas foi na Worten, comprei um tablet a pensar que era novo e quando o abri deparei-me já com uma data de programas instalados o que se via bem que já tinha sido utilizado já para não falar que sempre que jogava no tablet ele ia abaixo. Quando perguntei ao funcionário se era usado ele disse sim, disse que faziam o "reset" ao tablet e voltavam a colocar à venda. Mas naquele caso não parece ter havido qualquer reset e nem confirmaram se o mesmo funcionava correctamente. Pedi a devolução do dinheiro e fui comprar à concorrência :)
 
No site de ***** não dizem que não aceitam trocas de produtos Apple.


http://www2.*****.pt/help/sav_LOJA....gin=FnacAff&OrderInSession=1&TTL=290720122212

Lá está, isso é no site, compras à distância. Em compras feitas nas lojas isso dos 30 dias para devoluções não existe. Normalmente as lojas facilitam e dão 15/30 dias para trocas ;)
 
Exactamente!
Já me aconteceu isso mas foi na Worten, comprei um tablet a pensar que era novo e quando o abri deparei-me já com uma data de programas instalados o que se via bem que já tinha sido utilizado já para não falar que sempre que jogava no tablet ele ia abaixo. Quando perguntei ao funcionário se era usado ele disse sim, disse que faziam o "reset" ao tablet e voltavam a colocar à venda. Mas naquele caso não parece ter havido qualquer reset e nem confirmaram se o mesmo funcionava correctamente. Pedi a devolução do dinheiro e fui comprar à concorrência :)

O problema às vezes é que dizem ao pessoal que está nas vendas que já foi feito o reset e depois lá fica aquilo assim, eu gostava de confirmar tudo mas às vezes nem tempo dava...

Como disse acima, por mim tal como também já foi referido, não havia cá esta coisa do não gostar ou não serve e troca por outro, fica lá um produto aberto que para vender é uma complicação mesmo estando impecável.

Tem problemas é feita a troca, não tem problemas não se troca.
 
A ***** não tem qualquer obrigação em aceitar o produto. Esse período de devolução só está consagrado na lei para compras à distância que a ***** resolveu aplicar a quase todos os produtos que vende mas apenas e só como política interna de empresa.

Quanto muito o comprador poderia ter perguntado à ***** porque é que não especifícou essa excepção antes da compra.

Atenção que se a ***** publicita um periodo de devolução de 30 dias, ela é obrigada por lei a dar o período de devolução. Mas lá nessa publicidade existe sempre uma lista de excepções, é ver se tem lá a Apple.

Não tem porque nao existe na lei essa coisa dos "30 Dias" ... Isso são as lojas que oferecem. Mas em termos de garantia aplicam-se as leis portuguesas

A partir do momento em que publicitam os 30 dias são obrigados a cumpri-los. Portanto existe sim os 30 dias, não sendo eles obrigados a oferece-los mas sendo eles obrigados a, caso os ofereçam, cumpri-los.

Lá está, isso é no site, compras à distância. Em compras feitas nas lojas isso dos 30 dias para devoluções não existe. Normalmente as lojas facilitam e dão 15/30 dias para trocas ;)

Existe a mesma política em loja, e não menciona produtos Apple (a não ser que esteja associado a uma operadora de telemovel)
 
Última edição:
Exactamente, a partir do momento que o produto está impecável e não tem defeito não deveria de existir a troca.

Enquanto estive na Worten todas as opiniões que me pediam sobre se o produto podia ser trocado ou não quando eles estavam impecáveis nunca dizia para trocar.

Tive uma vez uma situação fantástica, chegou lá um sujeito que queria trocar um iPhone 4 livre porque não gostava, bla bla bla, incrivelmente aceitaram a troca e depois andava a escolher um iPhone 4 bloqueado (era metade do preço).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo