Porque é que gostamos tanto de jogos violentos?

Eu gosto de jogos violentos, porque é uma maneira de fugir a realidade do dia a dia, fazendo que com me consiga descontrair e esquecer por umas horas os problemas que temos na realidade.
 
Eu não jogo jogos violentos por dizer que são violentos. Não gosto do Postal e também não gosto do GTA (lá está, matar sem rezão nenhuma... isto do GTA que eu joguei).

Mas gosto muito de FPS. Adoro criar tácticas e sentir aquela tensão quando estou a jogar, é muito imersivo.

Mas a violência pode ser "necessária" em certos jogos. Olhem para Resident Evil... vamos conversar com aquelas "coisas" ou vamos rebentar-lhe a cabeça?
 
Hmmm...

Antes do mais vais ter de me desculpar mas acho que tens uma visão um tanto ou quanto deturpada da popularidade dos videojogos. É que se reparares a tendência actual é precisamente no sentido contrário daquilo que descreves.

Repara na quantidade de expansões de um Sims ou Sims 2, repara na quantidade enorme de jogos tipo singstar, buzz ou guitar hero que andam a aparecer, tens ainda aqueles jogos tipo eye toy e por fim repara no sucesso da wii e de alguns periféricos como o wii feet.

O mercado dos videojogos que antes estava muito limitado em termos de público (basicamente era quase tudo para geeks e pessoal anti-social) neste momento oferece um bocado de tudo para todos tentando transformar os PC's e as consolas em pontos de encontro para toda a família e não na caverna impenetrável do adolescente da família.

A meu ver isso explica também o facto de alguns jogos exibirem um nível elevado de violência, se há um mercado para esse tipo de conteúdos esse tipo de conteúdos aparece, agora tens de ter em conta uma coisa, o mercado dos jogos não é só para crianças e adolescentes, neste momento a grande maioria dos consumidores são jovens adultos ou mesmo adultos e nesses casos a questão não passa tanto pela violência mas sim pelo realismo, mencionas alguns FPS, é natural que sejam violentos, se forem baseados em história (como os baseados na WWII) têm mesmo de ser violentos já que a guerra não é bonita. Mencionas o manhunt, é pá existe mercado para um estilo de cinema chamado gore e há pessoal que gosta de snuff porque não tentar apanhar pessoal que gosta desse tipo de coisas? São jogos para adultos já formados que gostam desse tipo de coisa.

Aliás há uma coisa que a mim me irrita solenemente que é a estupidez (americana como não podia deixar de ser) de não haverem jogos para consolas de temática verdadeiramente adulta (ver a cagada que houve com o manhunt 2 em que tiveram de amenizar a violência do jogo para o mesmo poder ser publicado em consolas) em que os jogos explicitamente violentos ou de cariz sexual que estão limitados ao mundo dos PC's (como se uma criança não soubesse fazer duplos clicks).

Em relação a gostarmos de jogos violentos... é apenas e só uma questão de gostos, há quem goste de jogos violentos, há quem goste de jogos sociais tipo party games, há quem goste de jogos tipo MMO, conheço n pessoal que só gosta de jogos de condução ou de futebol, os que só jogam simuladores de vôo, etc, etc, etc.

Há dias em que dão jeito para descarregar as frustrações habituais do dia a dia de trabalho monótono juntamente com frases do género "Incha porco" mas se calhar um jogo de corridas ou de futebol também são capazes desse tipo de feito :)

Acho que a pergunta que devias fazer a ti próprio é... Porque que eu só reparo na existência de jogos violentos?

Edit:

Uma pequena nota, eu tenho plena consciência de que existem jogos de temática violenta na wii, quando me refiro ao sucesso da wii no que diz respeito à temática não violenta vem precisamente do grande sucesso de periféricos como o wii fit ou de jogos como trauma o trauma center em que a função é curar.
 
Última edição:
Não é bem realidade

Concordo, mas por exemplo Steam... possui 16 milhões de jogadores.
Counter-strike 1.6 -» o jogo mais jogado do universo (refiro-me a jogos online)
E quem não conheçe jogos como cod4, cs, postal ect.ect.ect.
Se tu perguntares a um dos teus amigos se ele já jogou cs,cod4 e esse tipo de shoters ele provavelmente vai responder que sim.
Ontem estive num pub em source e estava la um "puto" com 8/9 anos a jogar source...
Que dizes disto?
Não digo que os jogos mais jogados sejam sims e isso mas, os mais conheçidos são os de violencia.
Acho que todos aqui concordam comigo.
:):001::D
 
facil

sao coisas que nao podemos fazer na realidade... e como o fruto proibido é o mais apetecido...

nao teria piada haver um jogo em que respeitas as regras de transito .. para isos temso a vida real...




p.s-
esta teoria so tem uma lacuna: Sims
 
Para mim, os jogos violentos são como qualquer outros... Quando tou a jogar UT3 ou qualquer coisa do género, nem sequer tou a descarregar raiva, estou só a JOGAR O JOGO. Esse conceito de violência vem dos U.S 'n' A... Só porque apanham o Manhunt na casa de um puto que matou o colega a marteladas não significa que os outros façam o mesmo.

Reparem bem, no Gta 4 eu tento roubar o minimo de carros possiveis - as pessoas notam-se tão reais que até dá pena XD
 
Basicamente porque me diverte, e é para isso mesmo que sevem os jogos, Sou uma pessoa calma mas adoro mandar os meus headshots ou cortar os locusts a meio com a lancer no Gears of war, passado 10 minutos vou ver o canal panda com o meu filhote.
É um jogo..
 
Na minha opinião, a violência nos jogos é algo de secundário face a outros aspectos como a jogabilidade ou a diversão.

O ser humano tem uma natureza violenta, não só entre si, como sobretudo contra outras espécies, animais, plantas, etc. No entanto, também temos inteligência suficiente para distinguir o que é bem do que é mal e sabemos quando praticamos cada um desses actos. A história deu-nos variadas lições de ética e moral para hoje em dia termos a noção presente do impacto da violência humana.

No entanto, a violência nos jogos e o facto de acharmos divertido a vilolência, isso tem um pouco a ver com a teoria do "fruto proibido" e, claro... com o facto de sabermos precisamente que é tudo ficção.

A violência gerada por jogos e séries, é inerente ao meio social e à educação na minha opinião. Se um puto espancar outro na rua, não me parece que seja por imitar o movimento do dragon ball que ele o deixaria de espancar, mas há quem prefira dizer que a culpa foi do jogo que levou à violência. Em certos casos sim, mas tal como referi, isso depende da educação e do meio.

O que nos faz gostar de jogos violentos tem a ver com a diversão e precisamente com o facto de sabermos que não é real. Mesmo quando inspirado em realidades verídicas, sabemos diferenciar a verdade de uma representação da verdade. Posso até exagerar estupidamente e dizer que muitos jogos são volentos porque implica lutar ou matar bichos ou outros inimigos, mas como estão feitos num tom de animação que os afasta da imagem da realidade muito mais que outros jogos considerados para um público mais adulto, são considerados para crianças.

Por último, não é apenas pelos jogos serem violentos que eles têm sucesso e são procurados. É pelo facto dos jogos serem bons e realistas. Porque há que ver que, a par desses estarem a fazer sucesso, também estão outros como super mario galaxy ou zelda por exemplo.
 
Concordo, mas por exemplo Steam... possui 16 milhões de jogadores.
Counter-strike 1.6 -» o jogo mais jogado do universo (refiro-me a jogos online)
E quem não conheçe jogos como cod4, cs, postal ect.ect.ect.
Se tu perguntares a um dos teus amigos se ele já jogou cs,cod4 e esse tipo de shoters ele provavelmente vai responder que sim.
Ontem estive num pub em source e estava la um "puto" com 8/9 anos a jogar source...
Que dizes disto?
Não digo que os jogos mais jogados sejam sims e isso mas, os mais conheçidos são os de violencia.
Acho que todos aqui concordam comigo.
:):001::D

O que digo disso...

A única coisa que se pode dizer é que há por aí muitos progenitores e muito poucos pais.

Eu sou da opinião que devia ser necessária uma licença de paternidade / maternidade antes de se por uma criança no mundo porque é a tal coisa um puto de 8 ou 9 anos não tem nada que estar a jogar CS, não é apropriado para a idade dele e em vez de formar deforma.

O problema é mesmo que tens ai muito progenitor que prefere deixar a criança à frente do PC / consola / televisão em vez de fazerem um acompanhamento do que a criança joga ou vê e depois dá borrada...
 
Adorei este tópico. dá bastante k falar... eu jogo JOGOS... independentemente de serme violentos ou não, jogo para me divertir, seja a pensar nas tácticas, seja a apreciar o grafismo, whatever, mas o essencial dos jogos de computador acho k é a diversão/o lazer... "destressar" por assim dizer.

eu devo jogar pc desdos meus 5-6 anos, mas jogava jogos do género Pizza, constructor, lion king, etc... jogos mais violentos só comecei a jogar mais tarde... não sei o k acham, mas de certa forma os jogos são educativos, ***** um k seja xD
seja por aprender o inglês, seja por aprender ***** coisa sobre história ou outras áreas (tipo jogos da WWII) seja por aprender o k não se deve fazer!
por muito mais k não seja, aprendemos a perder tempo! xD
 
Basicamente porque me diverte, e é para isso mesmo que sevem os jogos, Sou uma pessoa calma mas adoro mandar os meus headshots ou cortar os locusts a meio com a lancer no Gears of war, passado 10 minutos vou ver o canal panda com o meu filhote.
É um jogo..

Só para registar que acabaste de perder toda a credibilidade perante a minha pessoa :eek:

just kidding :P
 
Eu gosto bastante de jogos violentos. Quando me refiro a violentos não estou a dizer FPS normais, matar pessoas, etc, refiro-me a gore mesmo como Gears Of War, FPSs onde haja muito sangue, tripas e desmembramentos (primeiros Soldier of Fortunes por exemplo), jogos de zombies (porque normalmente desfazem-se todos)... Porquê? Não sei mas gosto de dar tiros e ver tudo a saltar, sangue a jorrar. Para mim é desstressante e faz-me sentir bem.

Na realidade sou completamente o oposto, não consigo ver uma ferida aberta que me arrepio todo, ou aqueles videos em que alguem parte um pé ou uma braço e se vê mesmo a partir então... Desde que não esteja a acontecer algo a uma pessoa/animal real ou uma coisa que eu veja que me pode acontecer a mim no futuro, não me importo e até gosto de ver.
 
Hmmmm....

Eu acho que ha algumas diferenças entre os jogos aqui falados.
Não acho que se deva comparar Postal ou GTA com Counter-Strike ou CoD, por exemplo.

Postal e GTA são jogos que puxam para a violencia. Acima do stress do dia-a-dia, do facto de sermos selvagens.... os jogos dão-nos a possibilidade de fazer coisas que pura e simplesmente não devemos fazer IRL. Podemos, mas não é qualquer um que vai saír por aí disparado a atropelar gente e a arrancar cabeças com pás. É pura e simplesmente um escape ao nosso dia-a-dia regrado em sociedade.

Já o counter-strike ou CoD, são jogos que viciam não pela violencia em si, mas pelos factores que os tornam diferentes dos outros. É muito diferente estar a jogar offline, limitados a interagir com o computador, do que jogar qualquer coisa em equipa com outras pessoas. Em que cada pessoa joga para o objectivo da sua equipa e por mais IA que um jogo tenha, é sempre diferente de jogar contra seres humanos.

Ainda me lembro no 1º postal, o quanto eu me ria juntamente com um amigo, quando incendiávamos as pessoas e elas andavam às voltas aos gritos enquanto não morriam de vez.....

É apenas uma forma de fugirmos da nossa realidade por um bocadinho.
 
Eu gosto de jogos que me façam sentir o perigo, a adrenalina e me façam sentir um herói.

Um jogo que me fez sentir isso foi o Total Overdose... Aquelas missões, montes de inimigos e a banda sonora mexicana à mistura davam a sensação de poder e de heroísmo. Então a ultima missão não podia ser melhor: salvar a namorada que tava no comboio... Têm-se de lutar com alguns inimigos até a carruagem em que estamos ser separada das outras. Então aí pega-se numa moto e acompanha-se o comboio até um precepicio, a namorada salta pra moto saltamos por uma rampa para o outro lado e o comboio cai pelo precepicio... Enfim, simplesmente brutal...

Também sou do tipo de jogador que acha que a violência tem de ter um fim senão não faz qualquer sentido...
 
Eu gosto bastante de jogos violentos. Quando me refiro a violentos não estou a dizer FPS normais, matar pessoas, etc, refiro-me a gore mesmo como Gears Of War, FPSs onde haja muito sangue, tripas e desmembramentos (primeiros Soldier of Fortunes por exemplo), jogos de zombies (porque normalmente desfazem-se todos)... Porquê? Não sei mas gosto de dar tiros e ver tudo a saltar, sangue a jorrar. Para mim é desstressante e faz-me sentir bem.

Na realidade sou completamente o oposto, não consigo ver uma ferida aberta que me arrepio todo, ou aqueles videos em que alguem parte um pé ou uma braço e se vê mesmo a partir então... Desde que não esteja a acontecer algo a uma pessoa/animal real ou uma coisa que eu veja que me pode acontecer a mim no futuro, não me importo e até gosto de ver.

Só o pormenor no Soldier of Fortune 2, de enfiar um tiro de sniper na cabeça de um inimigo, e veres a cabeça mesmo a desfazer-se toda no processo...
Este tipo de jogos servem como uma escapatória e um alívio do stress que sofremos no dia-a-dia. Por muito que nos apeteça enfiar um tiro na "cremalheira" nos nossos patrões, não convém muito... :D
 
Back
Topo