Porque é que gostamos tanto de jogos violentos?

Na minha opinião é mais o contrário do que disseste: as developers realmente se empenham em jogos violentos porque é desses que gostamos, e não vice-versa. Nem toda a gente gosta de marios e companhia, e não é só uma questão de embirração.

Claro que não é embirração... é falta de visão.

E concordo contigo... nem toda a gente gosta de marios e outros jogos "crianças pequenas"... mas basta olhar para as vendas deste para ver que há mais gente que gosta disso do que dos outros para "machos".

Depois tens produções como Metroid's, Zelda's, SSB*, que provam que grandes jogos, acção e divertimento não precisam de ser +16/+18.
 
Claro que não é embirração... é falta de visão.

E concordo contigo... nem toda a gente gosta de marios e outros jogos "crianças pequenas"... mas basta olhar para as vendas deste para ver que há mais gente que gosta disso do que dos outros para "machos".

Depois tens produções como Metroid's, Zelda's, SSB*, que provam que grandes jogos, acção e divertimento não precisam de ser +16/+18.

São jogos *também* para crianças pequenas. A Nintendo sempre investiu produzir jogos que agradessem a todas as classes. Mas a verdade é que o elemento violência e determinadas cenas têm de ser excluídos por serem impróprios. Diversão e jogabilidade nesses jogos não falta. Nem é só e apenas uma questão de falta de visão. Há pessoal que joga e até aprecia, mas simplesmente não se sente atraído por ausência de seriedade.
 
Há pessoal que joga e até aprecia, mas simplesmente não se sente atraído por ausência de seriedade.

Não percebeste o que quis dizer... nem todos apreciam, certo. Por isso, felizmente, temos oferta para todos os gostos. Mas pelas vendas dos mesmos, há mais a gostarem. Logo era aí que (também) se devia investir.

Anyway, "ausência de seriedade" e Zelda ou Metroid na mesma frase não faz muito sentido.
 
Não percebeste o que quis dizer... nem todos apreciam, certo. Por isso, felizmente, temos oferta para todos os gostos. Mas pelas vendas dos mesmos, há mais a gostarem. Logo era aí que (também) se devia investir.

Anyway, "ausência de seriedade" e Zelda ou Metroid na mesma frase não faz muito sentido.

Mas esses já são para 12+, e não os classifico na mesma onda do super mario. Mas não quero discutir aqui especificamente sobre a Nintendo. As vendas do software tem por trás outros factores, não tivesse sido a GC um fracasso e no entanto para mim é capaz de ser a melhor consola e a mais equilibrada em termos de hardware da geração passada. E no entanto não era fan da Nintendo.
 
Simplesmente porque gosto.
Falando de Prince of Persia, Devil May Cry ou até Legacy of Kain - Defiance, por exemplo, dá-me um gozo brutal desfazer os inimigos com combos com mortais e piruetas e saltos nas paredes (no caso do PoP) ou no caso do Defiance, enfiar os tipos em cenas pontiagudas nas paredes.

Fica-se sempre com aquela sensação de invencibilidade e (falo por mim) é altamente estares rodeado de 10 tipos e em segundos estão todos no chão.

Nos FPS, sempre gostei do género, quer esguiche sangue e pinte o tecto ou não. Mas gosto. Jogo porque me dá gozo tentar ser melhor que o adversário.

tal e qual como eu, então nesses slash'em up com alta liberdade e imensa variedade de combos ainda mais gozo me dá, lá tá, faço tudo o que não faria na realidade
 
É um bocadinho fora do contexto, mas já o puxo para o tema dos jogos violentos:

Este fim-de-semana estava a jogar World of Goo, e há uma altura em que o meu pai entra na sala. Vê-me a jogar e diz: "Agora andas a jogar jogos para criancinhas?". Pergunto-lhe porque é que acha que é para crianças, e ele diz: "Porque isso é um jogo de bonequinhos."

É simples como isto: O português comum pensa que os jogos, só porque são "com bonecos", são para crianças, e os jogos violentos é que são os jogos de adultos. É mais uma questão de status que outra coisa.
 
É um bocadinho fora do contexto, mas já o puxo para o tema dos jogos violentos:

Este fim-de-semana estava a jogar World of Goo, e há uma altura em que o meu pai entra na sala. Vê-me a jogar e diz: "Agora andas a jogar jogos para criancinhas?". Pergunto-lhe porque é que acha que é para crianças, e ele diz: "Porque isso é um jogo de bonequinhos."

É simples como isto: O português comum pensa que os jogos, só porque são "com bonecos", são para crianças, e os jogos violentos é que são os jogos de adultos. É mais uma questão de status que outra coisa.

Sim, em muitos casos como esse, é status. Isto porque, para muita gente, um jogo para adultos é daqueles que não pode/não deve ser jogado para crianças. Só assim é que é jogo de adultos.
 
É por isso que eu [tipo sempre mal disposto e mal encarado, com cabelo comprido e barba gigante] gosto de ir no autocarro, sacar da DS e jogar New Super Mario Bros. :P Da um impacto engraçado.

Bem.. só faltava era a DS ser cor-de-rosa :P
 
E quase que me esquecia, o meu pai nem sequer é uma autoridade em jogos.

Só para verem, o jogo mais complexo que joga é...Free Cell.

Muitas vezes as pessoas nem sequer têm uma base sólida, mas gostam de dizer bem alto para quem se destina um jogo, só pelo que vêem.
 
E quase que me esquecia, o meu pai nem sequer é uma autoridade em jogos.

Só para verem, o jogo mais complexo que joga é...Free Cell.

Muitas vezes as pessoas nem sequer têm uma base sólida, mas gostam de dizer bem alto para quem se destina um jogo, só pelo que vêem.

Isso é natural. Se não ligam a jogos é normal que façam comentários desses. Qualquer um diria o mesmo se não estivesse dentro do assunto. Nós é que conhecemos e parece-nos estranho.
 
Epa... É isso do selvagem...:-D

De vez em quando tou eu a jogar Burnout na boa...

Depois começo a perder umas poucas de corridas seguidas.

Até fico fulo com os produtores por não poder matar ninguem no jogo....:-D
 
É um bocadinho fora do contexto, mas já o puxo para o tema dos jogos violentos:

Este fim-de-semana estava a jogar World of Goo, e há uma altura em que o meu pai entra na sala. Vê-me a jogar e diz: "Agora andas a jogar jogos para criancinhas?". Pergunto-lhe porque é que acha que é para crianças, e ele diz: "Porque isso é um jogo de bonequinhos."

É simples como isto: O português comum pensa que os jogos, só porque são "com bonecos", são para crianças, e os jogos violentos é que são os jogos de adultos. É mais uma questão de status que outra coisa.
Concordo.
 
Última edição:
jonny__27 @ Tens tu muita sorte, o meu pai cada vez que me vê a jogar jogos ditos por violentos diz logo "Lá estás tu a jogar essa porcaria outra vez!"

Epa... É isso do selvagem...:-D

De vez em quando tou eu a jogar Burnout na boa...

Depois começo a perder umas poucas de corridas seguidas.

Até fico fulo com os produtores por não poder matar ninguem no jogo....:-D

Isso acontece-me no Devil May Cry 4 que até é um jogo que dá para descarregar umas raivas mas às vezes quando me passava com um nivel lá tinha eu que ir matar umas pessoas no GTA San Andreas ou uns zombies no Left 4 Dead.

Já viram o que diz na publicidade do Saints Row 2: "Liberta o pecador que há em ti!" :joker:
 
Boas!!
Nós gostamos tantos de jogos violentos porque são (a maior parte) viciantes, tipo o CS, e é uma maneira de descarregarmos aquelas energias que estão acumuladas. Em vez de andarmos ao murro na vida real, pegamos num M4A1 e damos um headshot ao nosso parceiro!!
 
Boas noites pessoal,


Como tudo na vida, tudo se baseia em equilíbrio.
O ser humano vive em comunidade e tem de se sujeitar às condutas indirectamente impostas, logo ao final do dia como já foi dito sente essa necessidade de ser violento. É uma maneira bastante justificável de se ver livre do stress.
Uma vez vi um programa em que as pessoas destruíam televisões, jarros com o nome do patrão, etc para expelir o stress e todo o tipo de sentimentos acumulados durante o dia.
Quando era mais novo, jogava bastante o Worms Armagedom. Colocava o nome dos stores nas minhocas, fazia uma pirâmide e BUUUM mandava-os pelo ar com uma Holy Granade :D
Funcionava às mil maravilhas!


Cumps e Bom Natal ( acho que já se pode dizer isto...senão não faz mal)
 
Boas noites pessoal,


Como tudo na vida, tudo se baseia em equilíbrio.
O ser humano vive em comunidade e tem de se sujeitar às condutas indirectamente impostas, logo ao final do dia como já foi dito sente essa necessidade de ser violento. É uma maneira bastante justificável de se ver livre do stress.
Uma vez vi um programa em que as pessoas destruíam televisões, jarros com o nome do patrão, etc para expelir o stress e todo o tipo de sentimentos acumulados durante o dia.
Quando era mais novo, jogava bastante o Worms Armagedom. Colocava o nome dos stores nas minhocas, fazia uma pirâmide e BUUUM mandava-os pelo ar com uma Holy Granade :D
Funcionava às mil maravilhas!


Cumps e Bom Natal ( acho que já se pode dizer isto...senão não faz mal)

Adicionando uma pitada de princípios éticos, morais, sociais e da consciência pessoal de cada um, gostei e concordo com a opinião e com a forma como escreveste :)
 
Adicionando uma pitada de princípios éticos, morais, sociais e da consciência pessoal de cada um, gostei e concordo com a opinião e com a forma como escreveste :)

Obrigado, e já agora, concordo com essa pitada!
Estava bastante cansado quando o escrevi, nem sei como acabou por fazer sentido...


Cumps e Bom Natal :snatal:
 
Back
Topo