Porque é que não há virus para o Osx?

Status
Fechado a novas mensagens.

Joe Ishii

Power Member
Para acabar com algumas duvidas e evitar sempre a mesma resposta a cada vez que esta questão se põe ("ninguem" usa MAC por isso é que n há virus), achei interessante colocar aqui isto...

"There is no silver bullet answer as to why not, its a combination of reasons :

1. OS X is built on UNIX. UNIX was a multi user system with a security architecture built into it at the beginning. WINDOWS came from a single user architecture with security and multi user capability as an after thought.

2. UNIX had networking built into it from the beginning, again in Windows this was bolted in at a later date.

3. Windows built Internet Explorer into the O/S at a very deep level, and allowed code execution within the browser. In OS X the browser is a completely separate application, its not a integral part of the OS. IMHO, this is the fundamental screw-up Microsoft made, as they created so many hooks into which someone can attack the OS.

4. In earlier Windows everything ran as the system user, so the capability to compromise an entire system was easier. (see reason 1)

5. Microsoft’s backward compatibility mantra doesn’t do them any favours as to run old software they need so many old APIs, all of which can have holes in them.

6. OS X has no registry. IMHO, second fundamental flaw Microsoft made.

7. OS X asks for your password before allowing you to run new software or install something. Not fool proof, but at least fool resistant.

Personally I don’t buy the “lack of market share” reason. Consider that in pre OS X days Macs did have viruses. Also interesting, that at that stage Macs were suffering point 1 & 2.

No system is totally safe, but Macs have a lot of architecture working in their favor."
 
Última edição pelo moderador:
Considerando que este post tem muito potencial para se entrar em flame wars, fica desde já o aviso que qualquer fanboyismo nesta thread não será tolerada.



PS: cor do texto mudado para default no post original
 
Agradeço ao zoidberg ter mudado as cores!!

ONTOPIC:
Sendo baseado em Unix é muito mais difícil conseguir infectar um sistema destes...
 
Última edição pelo moderador:
Bem verdade :) mas discordo na parte em que diz q o marketshare é uma desculpa. andar à procura de falhas para atingir "uma dúzia" de computadores é uma bela perda de tempo.
 
Sinceramente não acho, eu se fosse hacker teria todo o prazer de esfregar na cara da Apple e do Sr.Jobs que o sistema não é tão seguro como o pinta e ainda ganhava uns trocados
 
Bem verdade :) mas discordo na parte em que diz q o marketshare é uma desculpa. andar à procura de falhas para atingir "uma dúzia" de computadores é uma bela perda de tempo.

Só que descobrir uma falha no OSX dá muito mais prestígio do que descobrir (mais) uma falha num SO onde estas sejam mais comuns.
 
Só que descobrir uma falha no OSX dá muito mais prestígio do que descobrir (mais) uma falha num SO onde estas sejam mais comuns.

Mas acontece que hoje em dia a grande maioria das falhas de segurança não são descobertas para dar prestígio, mas sim para dar dinheiro com o spam, publicidade, etc...
Logo, enquanto o Windows for o mais usado, continuará a ser o mais atacado.
Bem verdade :) mas discordo na parte em que diz q o marketshare é uma desculpa. andar à procura de falhas para atingir "uma dúzia" de computadores é uma bela perda de tempo.
Concordo.
 
Mas acontece que hoje em dia a grande maioria das falhas de segurança não são descobertas para dar prestígio, mas sim para dar dinheiro com o spam, publicidade, etc...

Será que não? Tendo em conta o ego desse pessoal, se fosse "fácil", parece-me que gostariam de mostrar que conseguem atacar o OSX.
 
O marketshare é uma desculpa. Pedia-vos para olharem para o caso dos servidores, e depois podem voltar a fazer esse comentário.
E já agora, se me permitem, o post parece -mais uma- descasca na segurança do Windows do que propriamente dar razões para a segurança acrescida que o MacOSX têm. Mas, cá entre nós, é a base BSD que lhes dá essa tal segurança acrescida :P
 
O marketshare é uma desculpa. Pedia-vos para olharem para o caso dos servidores, e depois podem voltar a fazer esse comentário.
E já agora, se me permitem, o post parece -mais uma- descasca na segurança do Windows do que propriamente dar razões para a segurança acrescida que o MacOSX têm. Mas, cá entre nós, é a base BSD que lhes dá essa tal segurança acrescida :P

concordo..
ainda que eu tenha em mente o que está descrito no primeiro post, só digo uma coisa apenas:
Não são os virus e/ou exploits que me fazem decidir entre um ou outro Sistema Operativo/Software.
É a minha necessidade nestes :)

E cheira me que nos proximos anos, o que estamos a ler aqui vai alterar bastante... o OSX está a ganhar terreno no conhecimento das pessoas e está cada vez mais a ser utilizado..

Na realidade da questão, ninguém está seguro até que o melhor anti problemas esteja a funcionar, e esse está entre a cadeira e o teclado e monitor :)

PS: isto não é uma desculpa ao Windows, apenas uma culpabilização de todos.. ninguém nesta industria é inocente.

Ainda assim, bom post, sempre dá para discussões interessantes.
 
Não conheço a forma de trabalhar dos MACs, mas queria fazer uma pergunta a quem percebe do assunto: um programa feito para correr num determinado MAC é executável nas versões anteriores do sistema operativo em questão? E quais são as linguagens de programação mais usadas nestes ambientes?
(isto não é offtopic :P )
 
De facto as pessoas têm memória curta.
Se OSX fosse assim tão seguro, não teria sido hackado dois anos consecutivos num Security Contest anual "Pwn2Own".

Vírus, spyware, adware e trojans é consequência de market share, digam o que disserem, ninguém vai fazer este tipo de software para um nicho de mercado, é como colocar publicidade no meio do oceano para ninguém ver.

keep talking
 
Não conheço a forma de trabalhar dos MACs, mas queria fazer uma pergunta a quem percebe do assunto: um programa feito para correr num determinado MAC é executável nas versões anteriores do sistema operativo em questão? E quais são as linguagens de programação mais usadas nestes ambientes?
(isto não é offtopic :P )
Depende, se o programa não utilizar frameworks/tecnologias específicas de um OS, deve correr nas versões antigos. A linguagem mais utilizada é Objective C + Cocoa (API da Apple). Claro que também podes utilizar outras linguagens.

De facto as pessoas têm memória curta.
Se OSX fosse assim tão seguro, não teria sido hackado dois anos consecutivos num Security Contest anual "Pwn2Own".

Vírus, spyware, adware e trojans é consequência de market share, digam o que disserem, ninguém vai fazer este tipo de software para um nicho de mercado, é como colocar publicidade no meio do oceano para ninguém ver.

keep talking
Eu já ando a tentar alertar o pessoal disso há algum tempo. Por enquanto o OS X continua a ser um sistema muito seguro e sem grandes ameaças, felizmente. Acredito que a arquitectura do OS X seja mais segura que a do Windows, mas se quebraram sistemas de segurança do FBI, CIA e afins, será assim tão difícil fazer um vírus para Macs? :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo