Porque é que não há virus para o Osx?

Status
Fechado a novas mensagens.
Se é possível programar para OS X, se é possível um programa criar e modificar ficheiros, se é possível um executável conseguir "anexar-se" a outro, e se é possível um mesmo programa correr em várias versões do mesmo sistema operativo, como é que é possível "não haverem vírus"? Referindo-me, obviamente, ao verdadeiro termo de "vírus".
Só se for mesmo porque há menos adeptos deste SO do que dos restantes e menos interessados em programar vírus para os mesmos, porque possível parece-me ser, qualquer que seja o modelo de segurança usado.
 
Se é possível programar para OS X, se é possível um programa criar e modificar ficheiros, se é possível um executável conseguir "anexar-se" a outro, e se é possível um mesmo programa correr em várias versões do mesmo sistema operativo, como é que é possível "não haverem vírus"?

Por exemplo, tendo um sistema de permissões em condições. É que só isto pode fazer com que, por exemplo, um programa deixe de poder criar e modificar ficheiros.

E qual é o problema de uma aplicação correr em várias versões de um SO mesmo?
Muito sinceramente ainda gostava que me explicasse o teu post, e qual a importância daquilo que dissestes na criação de vírus...

Acredito que a arquitectura do OS X seja mais segura que a do Windows, mas se quebraram sistemas de segurança do FBI, CIA e afins, será assim tão difícil fazer um vírus para Macs?

Se OSX fosse assim tão seguro, não teria sido hackado dois anos consecutivos num Security Contest anual "Pwn2Own".

Desde quebrar a segurança de um sistema, até produzir um vírus para o mesmo vai uma grande diferença...
O MacOSX tem certamente falhas de segurança, só que normalmente não permitem que uma aplicação maliciosa se espalhe sozinha, por exemplo. E na maior parte dos casos, precisa da autorização expressa do utilizador para ser executada, ou precisa que seja o utilizador a executá-la explicitamente.

Em vez de "keep talking", façam lá os vírus.
 
Depende, se o programa não utilizar frameworks/tecnologias específicas de um OS, deve correr nas versões antigos. A linguagem mais utilizada é Objective C + Cocoa (API da Apple). Claro que também podes utilizar outras linguagens.


Eu já ando a tentar alertar o pessoal disso há algum tempo. Por enquanto o OS X continua a ser um sistema muito seguro e sem grandes ameaças, felizmente. Acredito que a arquitectura do OS X seja mais segura que a do Windows, mas se quebraram sistemas de segurança do FBI, CIA e afins, será assim tão difícil fazer um vírus para Macs? :)
Verde: Rentável
Vermelho: Não rentável
 
Verde: Rentável
Vermelho: Não rentável

Assim à primeira vista, atacar a CIA e o FBI, é mais uma questão de ego do que outra coisa... E mais uma vez, os ataques que fazem ao FBI e CIA, parece-me que não são propriamente causados por vírus (pelo menos a computadores com informação importante). Ataques ao MacOSX, também os há, e devem ser tantos como ao FBI e CIA.
 
ja nao me lembro se foi este ano ou no ano passado
mas lembro-me que corria um trojan para macosx

o que aconteceu com esse trojan e o que acontece com quase todos os virus para mac

"Deseja correr este programa? Sim Nao?" *Não*

podem dizer que o Vista tb tem esta particularidade, e tem, e é um avanço na microsoft mas mais uma vez a microsoft exagerou e a tanga do UAC e mais chato que muitos adwares fazendo com que a maioria das pessoas o desligue =X

a triste verdade e que a "ultimate protection" e o idiota que ta a frente do monitor.
 
@ Rui_Carlos
Em relação à última frase, já disse e volto a repetir que não conheço o sistema nem o modelo de segurança do mesmo.

Todos os sistemas operativos têm falhas de segurança. Prefiro não dizer que é impossível, mas que é realmente difícil programar um sistema operativo completo tendo sempre a segurança em mente, é. São demasiadas variáveis a considerar, e acaba sempre por escapar alguma coisa. Mas não estamos a falar de falhas de segurança.

O meu post é simples: um vírus é um programa que se replica; que "infecta" outros executáveis, de modo a que cada um destes passe a ter o código maligno do vírus.
Como se programa um vírus? Um vírus bastante simples, pode ser um programa que "anexe" os executáveis, e os extraia quando executado. Se no OSX é possível um programa modificar outros programas, então é possível fazer um vírus que funcione pelo menos num computador. Ou seja, um programa que "pega" num executável e integra-o nele mesmo, de forma a que, quando alguém abre o executável, este infecte outros.
Entretanto, o yadda yadda do mesmo programa funcionar em várias versões é só para dizer que um vírus programado para uma versão antiga pode atacar qualquer uma das versões recentes. i.e. um vírus específico para WinXP pode não dar no Win2k, mas o contrário já pode ser possível. Não é uma questão de dar para fazer um vírus ou não; é uma questão de dar para fazer um vírus de grande propagação ou não. Afinal, uma coisa é um vírus específico para um SO; outra é um vírus que funcione em todas as verões desse SO a partir da versão n. A modos que este último é muito mais perigoso.

Falaste do sistema de permissões. Uma vez mais, é sempre bom repetir: eu não conheço o sistema. Nunca mexi num Mac. No entanto, acredito que também exista uma hierarquia semelhante ao Unix/Windows: um utilizador que manda (root/admin) e outros cujos privilégios variam conforme a posição na hierarquia (power users, users, guests, you name it...).
Assim sendo, e partindo do pressuposto que grande parte dos utilizadores costuma utilizar a conta com mais privilégios (root?), estamos a dizer que qualquer programa executado por estes pode modificar outros. Ou seja, o Joe User, ao correr um programa maligno, e ao executá-lo com permissões de root, está a dar os privilégios necessários ao programa para que este possa modificar outros ficheiros.
Negar a um programa o acesso de Modificação de outro só por não ter os privilégios necessários pode retirar funcionalidades a programas (patches?), mas de qualquer das formas, o próprio Windows tem disso de certa forma (acho que só admins podem modificar o conteúdo do C:\Programas), mas como grande parte corre como admin, isto é inútil.

Isto é simples: se as pessoas podem programar, e se puderem fazer programas como "patches" para outros programas, então porque é que há de ser impossível fazer um vírus, se este, em última instância, pode ser considerado um "patch" maligno de outros programas?

IMHO, se não há vírus para OSX é porque não se interessaram por fazê-los; não é porque não dá para se fazer.
 
Falaste do sistema de permissões. Uma vez mais, é sempre bom repetir: eu não conheço o sistema. Nunca mexi num Mac. No entanto, acredito que também exista uma hierarquia semelhante ao Unix/Windows: um utilizador que manda (root/admin) e outros cujos privilégios variam conforme a posição na hierarquia (power users, users, guests, you name it...).
Assim sendo, e partindo do pressuposto que grande parte dos utilizadores costuma utilizar a conta com mais privilégios (root?), estamos a dizer que qualquer programa executado por estes pode modificar outros. Ou seja, o Joe User, ao correr um programa maligno, e ao executá-lo com permissões de root, está a dar os privilégios necessários ao programa para que este possa modificar outros ficheiros.
Negar a um programa o acesso de Modificação de outro só por não ter os privilégios necessários pode retirar funcionalidades a programas (patches?), mas de qualquer das formas, o próprio Windows tem disso de certa forma (acho que só admins podem modificar o conteúdo do C:\Programas), mas como grande parte corre como admin, isto é inútil.

Em relação a este bocado, a conta root vem desactivada no OSX, sendo o utilizador normal Administrador (igual a Linux, i think)
Para instalar .app que não vão interferir directamente no sistema, basta um drag and drop. (a maioria das .app)
Mas para as outras .app que interferem com o sistema, é pedido a password do root (Acho que é a do root que ele pede)
E sim quando a instalação de Patches normalmente pede sempre a password.
 
Que o OSX é mais seguro ... não há discussão...mas...

Eu vou fazer um vírus...e quero espalhá-lo, então para que afectar uma pequena fatia de mercado? Se posso atingir a maior?

A microsoft tem um grande clube de "odiantes", por assim dizer....e que farão tudo ao alcances deles para mandar o windows e software que corra em cima de windows às urtigas!

A verdade é que manter um sistema x86 baseado em windows a 100%, por mais de um mes é quase um milagre!!!!!

Spyware...malware...mer**ware....enfim...é insopurtável...em mac estou sempre descansado...
 
Que o OSX é mais seguro ... não há discussão...mas...

Eu vou fazer um vírus...e quero espalhá-lo, então para que afectar uma pequena fatia de mercado? Se posso atingir a maior?

A microsoft tem um grande clube de "odiantes", por assim dizer....e que farão tudo ao alcances deles para mandar o windows e software que corra em cima de windows às urtigas!

A verdade é que manter um sistema x86 baseado em windows a 100%, por mais de um mes é quase um milagre!!!!!

Spyware...malware...mer**ware....enfim...é insopurtável...em mac estou sempre descansado...

Não posso concordar menos com a frase que sublinhei, as minhas instalações Windows duram anos e normalmente só faço outra ou por mudar de PC ou upgrade de sistema.

A maioria das vezes nem antivírus uso, mas é como disseram, a maior falha está atrás do teclado, e quem tenha 2 dedos de testa dificilmente apanha porcarias.
 
Em relação a este bocado, a conta root vem desactivada no OSX, sendo o utilizador normal Administrador (igual a Linux, i think)
Para instalar .app que não vão interferir directamente no sistema, basta um drag and drop. (a maioria das .app)
Mas para as outras .app que interferem com o sistema, é pedido a password do root (Acho que é a do root que ele pede)
E sim quando a instalação de Patches normalmente pede sempre a password.
Não percebi... eles distinguem um patch de uma aplicação normal? Eu referia-me a patch como sendo um programa que alterava funcionalidades de outro programa, não necessariamente mexendo no sistema operativo. Por exemplo, o MSN Messenger tinha um A-Patch que apenas modificava o executável do MSN Messenger de forma a modificar/anular "features".
É a isso que te referes?
 
Mas para as outras .app que interferem com o sistema, é pedido a password do root (Acho que é a do root que ele pede)
E sim quando a instalação de Patches normalmente pede sempre a password.

Não é necessariamente a de root, é a de um utilizador com permissões de administrador.

Mas não há dúvidas que esta é uma das grandes diferenças entre windows e outros SOs... Pelo menos até ao XP, e não consigo usar o pc sem ser administrador, pois volta e meia diz-me que não tenho permissão para fazer alguma coisa... No MacOSX, ou no Linux, no máximo, preciso de introduzir uma password, e está o problema resolvido.
 
Que o OSX é mais seguro ... não há discussão...mas...

Eu vou fazer um vírus...e quero espalhá-lo, então para que afectar uma pequena fatia de mercado? Se posso atingir a maior?

A microsoft tem um grande clube de "odiantes", por assim dizer....e que farão tudo ao alcances deles para mandar o windows e software que corra em cima de windows às urtigas!

A verdade é que manter um sistema x86 baseado em windows a 100%, por mais de um mes é quase um milagre!!!!!

Spyware...malware...mer**ware....enfim...é insopurtável...em mac estou sempre descansado...

:eek: Tenho o WXp 32 Bits há uns 6 meses e 0 virús.
Depende por onde andas...
 
@ Rui_Carlos
Em relação à última frase, já disse e volto a repetir que não conheço o sistema nem o modelo de segurança do mesmo.

Todos os sistemas operativos têm falhas de segurança. Prefiro não dizer que é impossível, mas que é realmente difícil programar um sistema operativo completo tendo sempre a segurança em mente, é. São demasiadas variáveis a considerar, e acaba sempre por escapar alguma coisa. Mas não estamos a falar de falhas de segurança.

O meu post é simples: um vírus é um programa que se replica; que "infecta" outros executáveis, de modo a que cada um destes passe a ter o código maligno do vírus.
Como se programa um vírus? Um vírus bastante simples, pode ser um programa que "anexe" os executáveis, e os extraia quando executado. Se no OSX é possível um programa modificar outros programas, então é possível fazer um vírus que funcione pelo menos num computador. Ou seja, um programa que "pega" num executável e integra-o nele mesmo, de forma a que, quando alguém abre o executável, este infecte outros.
Entretanto, o yadda yadda do mesmo programa funcionar em várias versões é só para dizer que um vírus programado para uma versão antiga pode atacar qualquer uma das versões recentes. i.e. um vírus específico para WinXP pode não dar no Win2k, mas o contrário já pode ser possível. Não é uma questão de dar para fazer um vírus ou não; é uma questão de dar para fazer um vírus de grande propagação ou não. Afinal, uma coisa é um vírus específico para um SO; outra é um vírus que funcione em todas as verões desse SO a partir da versão n. A modos que este último é muito mais perigoso.

Falaste do sistema de permissões. Uma vez mais, é sempre bom repetir: eu não conheço o sistema. Nunca mexi num Mac. No entanto, acredito que também exista uma hierarquia semelhante ao Unix/Windows: um utilizador que manda (root/admin) e outros cujos privilégios variam conforme a posição na hierarquia (power users, users, guests, you name it...).
Assim sendo, e partindo do pressuposto que grande parte dos utilizadores costuma utilizar a conta com mais privilégios (root?), estamos a dizer que qualquer programa executado por estes pode modificar outros. Ou seja, o Joe User, ao correr um programa maligno, e ao executá-lo com permissões de root, está a dar os privilégios necessários ao programa para que este possa modificar outros ficheiros.
Negar a um programa o acesso de Modificação de outro só por não ter os privilégios necessários pode retirar funcionalidades a programas (patches?), mas de qualquer das formas, o próprio Windows tem disso de certa forma (acho que só admins podem modificar o conteúdo do C:\Programas), mas como grande parte corre como admin, isto é inútil.

Isto é simples: se as pessoas podem programar, e se puderem fazer programas como "patches" para outros programas, então porque é que há de ser impossível fazer um vírus, se este, em última instância, pode ser considerado um "patch" maligno de outros programas?

IMHO, se não há vírus para OSX é porque não se interessaram por fazê-los; não é porque não dá para se fazer.

Para além da questão de não ser vulgar alguém trabalhar no OSX como root (a maior parte nem deve saber activar a conta), convém lembrar que um programa só danifica o teu SO se for executado. Só que o OSX não executa ficheiros do nada. Coisas que sempre me fizeram confusão, é como é que ligando um pen com vírus a um pc com windows, este fica infectado...
 
Para além da questão de não ser vulgar alguém trabalhar no OSX como root (a maior parte nem deve saber activar a conta), convém lembrar que um programa só danifica o teu SO se for executado. Só que o OSX não executa ficheiros do nada. Coisas que sempre me fizeram confusão, é como é que ligando um pen com vírus a um pc com windows, este fica infectado...
Claro. Chamemos-lhe "trojan virus" (mistura de trojan horse com vírus). Um programa que o utilizador quer correr, mas que não esperava que fosse um vírus. Tantos exemplos há por aí; então os cracks são uma coisa louca...

Mas atenção que estamos a falar de vírus! Executar coisas "do nada" está no âmbito dos exploits e não dos vírus!

Há exploits que fazem o windows executar coisas "do nada" (entenda-se "um exploit que introduziu dados que o windows executou cegamente"), e aí entram as vulnerabilidades que todos os SOs têm, como buffer overflows - não duvido que o OSX também as tenha; apenas ninguém se deu ainda ao trabalho de as procurar.

Em relação à pen com vírus, isso é uma funcionalidade "twisted": o autorun. Assim como quando metes um CD de um jogo, o Windows executa automaticamente o instalador, também podes pôr no lugar do instalador um programa maligno, e isso é automaticamente executado.
Nas pens as coisas não trabalham assim. Tens de dar duplo clique na mesma para executar o software maligno. Ou seja, para prevenir, basta abrires a pena pela árvore do explorer, e não dando duplo clique n'O Meu Computador.

Fica a dica: se tiverem uma pen vossa podem descobrir se está infectada - basta criarem o vosso autorun.inf (o ficheiro de "configuração" do autorun de um dispositivo) e fazerem com que ele mostre um ícone específico. Se por acaso a vossa pen deixar de mostrar o ícone, é porque o autorun.inf foi modificado, o que pode significar que ela está infectada.
 
Claro. Chamemos-lhe "trojan virus" (mistura de trojan horse com vírus). Um programa que o utilizador quer correr, mas que não esperava que fosse um vírus. Tantos exemplos há por aí; então os cracks são uma coisa louca...

Ser infectado por esse tipo de vírus, é pura estupidez do utilizador. É caso típico de uma script com o comando 'rm -rf ~', que desse ponto de vista também era um vírus.
Não é este tipo de coisas que me preocupa no windows. Aquilo que me preocupa são coisas como acabar de instalar o windows, e mal ligo o pc à net (mesmo antes de entrar em qualquer site), aparece-me uma mensagem a dizer que o pc vai ser reiniciado em 60s. É este tipo de coisas que não vejo acontecer no OSX. Aplicação que se chegam à tua máquina sem que tenhas feito nada que comprometa a segurança (e aqui estão incluídas coisas como executar ficheiros ocultos numa pen, sem tu mandares explicitamente fazê-lo).

Mas obviamente que o SO não te vai proteger de ti próprio... Se te pões a executar cracks sem qualquer cuidado, o problema é teu mesmo, não é do SO.
 
Ok, já vi o problema aqui.
Um script que faz o "rm -rf ~" não é um vírus. Um exploit não é um vírus.
Um vírus é, como eu disse em posts anteriores, um programa que coloca o seu próprio código no interior de outros programas, de forma a que estes, quando executados, continuem a propagação.

Um exploit, no fundo, é o aproveitamento de uma vulnerabilidade de um sistema operativo (ou programa) que permita a execução de código no computador remoto. 60 segundos... deves-te referir ao Sasser ou ao Blaster. Ambos eram worms e aproveitavam-se de falhas de segurança, se não me engano, do lsass. No entanto, não são vírus. Um vírus pode ser executado sem precisar de vulnerabilidades do SO. Basta um (duplo) clique.

E mesmo que digas que estou a ser "picuinhas" ou algo do género, não estou. Uma coisa é pôr adware, spyware, trojans e vírus para o mesmo saco. Acho errado, mas pode-se misturar. Só que worms e exploits já são a um nível diferente, e isso é que não se mistura com vírus ;)


Portanto, criar vírus para OSX continua a parecer-me perfeitamente possível. Quanto a existirem falhas de segurança no sistema exploradas por worms, bem, é difícil de evitar, e se não as há é mesmo porque ainda não se deram ao trabalho de as procurar.

Já agora, um computador recém instalado com WinXP SP1 sem patches ligado directamente à net está vulnerável e mil e uma coisas, mas é devido à existência de milhões de computadores infectados em todo o mundo que fazem scans a toda a internet à procura de mais computadores vulneráveis. Basta uma firewall (hardware) ou um router sem port redirects entre o computador e a internet que isso deixa de acontecer :P


p.s.: não subestimes a estupidez de certos utilizadores ;) para além disso, a execução de um vírus (no verdadeiro sentido) pode acontecer a qualquer um de nós; basta que um programa que tenhas como seguro (iexplore.exe?) seja infectado.
 
Última edição:
p.s.: não subestimes a estupidez de certos utilizadores ;) para além disso, a execução de um vírus (no verdadeiro sentido) pode acontecer a qualquer um de nós; basta que um programa que tenhas como seguro (iexplore.exe?) seja infectado.

Ele não é infectado por obra do espírito santo...

Segundo a tua definição de vírus, obviamente que é possível criar um vírus para o OSX. Já fazer com que este chegue a infectar uma máquina por culpa do SO, ou que se consiga propagar, é que é algo bem mais complicado...


EDIT:
Já agora, um computador recém instalado com WinXP SP1 sem patches ligado directamente à net está vulnerável e mil e uma coisas, mas é devido à existência de milhões de computadores infectados em todo o mundo que fazem scans a toda a internet à procura de mais computadores vulneráveis. Basta uma firewall (hardware) ou um router sem port redirects entre o computador e a internet que isso deixa de acontecer

Não culpem os outros computadores infectados pelos problemas do windows... Se o windows está vulnerável, é por culpa dele mesmo (se bem que no caso de haver actualizações têm alguma desculpa).
 
Última edição:
Ele não é infectado por obra do espírito santo...

Segundo a tua definição de vírus, obviamente que é possível criar um vírus para o OSX. Já fazer com que este chegue a infectar uma máquina por culpa do SO, ou que se consiga propagar, é que é algo bem mais complicado...
Um vírus sempre teve como meio de propagação outros programas e alguma ingenuidade dos utilizadores. Aquela não é a minha definição de vírus, é a definição de vírus ;)
Pensa nos vírus biológicos (de onde veio o nome). São microorganismos que passam de pessoa em pessoa. Para existir uma epidemia, é preciso que uma pessoa infectada esteja com outras pessoas, e estes organismos passam dela para as restantes (via respiratória, subcutânea, etc), replicando-se nos outros e passando depois para quem se aproximar deles.
Isso é um vírus informático. Código que passa de programa em programa. Para existir uma grande infecção basta executar um programa infectado num mesmo disco com milhares de outros programas, e a grande maioria destes irá conter o código. Depois, ao levá-los para outros computadores (antigamente o meio de transmissão eram disquetes, hoje são pens e CDs), estes ao executar o programa ficarão também infectados.
A única diferença entre ambos é que não há "trigger" no vírus biológico, mas é necessário executar o vírus informático.

O que está em causa é a possibilidade de criar um vírus, não a possibilidade do SO executá-lo "por obra do espírito santo". Isso entra no âmbito das vulnerabilidades. O tópico chama-se "Porque é que não há vírus para o Osx" e não "Porque é que no Osx nada é executado por acaso" :P
EDIT:

Não culpem os outros computadores infectados pelos problemas do windows... Se o windows está vulnerável, é por culpa dele mesmo (se bem que no caso de haver actualizações têm alguma desculpa).

Claro que a culpa não é dos computadores infectados, mas o que eu quis explicar com aquilo é que o tempo entre ligar o computador e este ficar infectado é tão curto porque a internet inteira está "sob ataque" de computadores infectados. Se não existissem worms destes e todos os ataques fossem "speared" para um utilizador, demoraria bastante mais tempo (mas sim, aconteceria na mesma, eu sei).
Ninguém para além dos programadores do mesmo é responsável pelas vulnerabilidades do SO. Como bem disseste, os utilizadores são é responsáveis pelas (/pela falta de) actualizações.

Atenção que não estou a "atacar" o OSX. Não sou fanboy de nada, e se o OSX é melhor a nível de segurança do que o Windows, tanto melhor. Apenas quero dizer que criar um vírus para OSX não é tão impossível como apregoam.
 
Última edição:
Então não há vírus para OSX, porque no OSX os vírus não encontram um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Não sendo nada executado por acaso, os vírus estão condenados a desaparecer/morrer de imediato.
Está a interpretar as coisas à letra, e isso não tem qualquer interessa para a discussão. Parece-me óbvio que o termo "vírus" no tópico inicial não é o mesmo que estás a usar. Dizer que há vírus, mas que não infectam computadores, para mim é a mesma coisa que não existirem.
 
Atenção que não estou a "atacar" o OSX. Não sou fanboy de nada, e se o OSX é melhor a nível de segurança do que o Windows, tanto melhor. Apenas quero dizer que criar um vírus para OSX não é tão impossível como apregoam.

A mim parece-me que não fazes mínima ideia de como os internals do OS X funcionam, e que andas a mandar postas de pescada sobre um assunto que obviamente não dominas.

Ponto 1: Primeiro temos de definir o que consideramos por virus, um virus não é simplesmente um software malicioso, com propósito de destruir / roubar dados. Um virus é um software malicioso capaz de se reproduzir e espalhar por inúmeros ficheiros no computador, especialmente ficheiros de sistema (http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_Virus), sem que o utilizador dê por isso. Não confundir também com Worms, que são muito piores que os virus, na medida em que por norma usam a internet como vector de propagação.

Ponto 2: Um Virus ou Worm, no verdadeiro significado das palavras, são virtualmente impossíveis de existirem em plataformas *NIX (nas quais se enquadra o Mac OS X), devido à arquitectura do sistema, e da maneira como se lida com as permissões.

O grande problema dos Windows até ao Vista, é que era praticamente impossível de se operar o OS sem estar autenticado como utilizador root, ou com permissões root, o que significava que qualquer executável que fosse corrido, era corrido com permissões root, e por isso, tinha acesso a todos os ficheiros do sistema. E foi este grande problema, que potenciou a actuação dos vários vários virus que foram aparecendo para Windows, cada um fazendo uso de algum tipo de exploit como vector de propagação (por ex, o Outlook correr attachments sem pedir ao utilizador).

Nas plataformas *NIX, e no Windows Vista, este problema já não acontece, e é extremamente desaconselhado a correr o OS autenticado como root ou equivalente. Se os executáveis forem corridos com permissões de utilizador normal, corta-se logo grande parte do mal pela raíz, porque já não conseguem modificar ficheiros de sistema como quem não quer a coisa.

Claro que continua a ser possível executar binários em modo root, dando uso ao modo "sudo", disponível por norma em todos os OS da família *NIX, e agora de certo modo, no Vista (difere um pouco a implementação, mas o conceito está lá). Se alguém for burro o suficiente para correr um executável "estranho" em modo root, então essas pessoa irá acarretar com as responsabilidades sobre os danos que esse executável causar.

Em suma, hoje em dia é muito difícil aparecerem virus / worms como os conhecíamos no tempo do "I love you", ou até nos tempos longínquos do velhinho DOS e das disquettes infectadas. Os padrões de segurança dos OS estão mais altos que nunca, e os utilizadores estão cada vez mais informados sobre as TI. Isto aliado ao facto de em nenhum OS modernos os executáveis correrem em modo root por defeito, torna muito difícil o aparecimento de virus ou worms como os que nos atormentaram no passado.

A uníca forma hoje em dia de algum virus sequer ter uma hipótese de ser bem sucedido, é se o programador do mesmo conseguir explorar duas falhas no sistema operativo alvo. Primeiro, tem de conseguir encontrar um exploit que lhe permita obter permissões root sem que o utilizador dê por isso. Segundo, tem de conseguir encontrar um exploit que lhe permita fazer com que o executável corra de forma automática, sem que seja preciso o utilizador interagir com o mesmo para que isto ocorra (por ex.: O Outlook correr executáveis sem perguntar nada).

E mesmo que consiga encontrar estes dois exploits no mesmo OS, é preciso que seja num OS popular para que haja o máximo de alvos possível, e é preciso que ninguém descubra e corrija estas falhas de segurança antes que ele consiga lançar os virus. Todos este factores contribuem para o facto de hoje em dia ser praticamente impossível a existência de virus ou worms dignos desse nome.


Cumprimentos,
Demio
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo