Porque é que não há virus para o Osx?

Status
Fechado a novas mensagens.
Ele há pessoas com muita sorte. Posso contar pelos dedos de uma mão o número de pessoas que usem Windows e que, passados alguns meses, o sistema não comece a ficar lento ou com lixo que "vai ficando" (já nem vou falar do lixo que o próprio Windows trás na forma de drivers para hardware que, eventualmente, quem sabe, talvez, um dia possas vir a ter).

Acredita que um vista bem cuidado, ou seja sem andar a instalar tudo o que aparece a frente, plugins e exes de sites e mp3 sacados (:rolleyes:) funciona sem problemas..
ex: eu,
ultima formatação do vista: Julho 07
causa: Upgrade no sistema (AMD -> Intel)
Nº de virus: 0
nº de spywares: 0

E houve alturas que parecia um doido a instalar e desinstalar programas..

Como segurar o sistema? Conhece lo bem. No vista aproveitar e mudar as pastas de utilizador para outro lado :)
Mas isso é usar o computador com liberdade e prazer? Ter de tomar cuidado por onde ando, não instalar o que bem me apetecer, ter de ter um curso de informática para poder ter o OS em condições?!? Quando ligo o computador é para usar como me apetece. Não quero ter de tomar cuidado por onde navego. Se preciso de uma aplicação que me faça um serviço específico quero poder ir a um site tipo versiontracker.com ou download.com, fazer uma busca, descarregar a aplicação e testá-la à vontade.
No Mac posso fazer isso. De facto até posso descarregar a aplicação, descompactá-la, copiá-la para o desktop, testá-la, se gosto dela, movo-a para onde quiser (podendo até criar uma nova pasta à posteriori de a ter colocado no computador e copiar para lá a aplicação) e apagar o ficheiro .zip ou .sit
No Windows, tenho de instalar a aplicação, corrê-la (por minha conta e risco), se não gostar, tenho de a desinstalar. Se gostar e a quiser instalar num sítio diferente (para manter o meu disco organizado com pastas, por exemplo), tenho de a voltar a instalar.
Bolas! A experiência de utilização do MacOS X é muito mais agradável que a do Windows... de longe. E tudo isto porque TENHO DE INSTALAR as aplicações e porque tenho de tomar cuidado com o que faço.
É o mesmo que, cada vez que saísse à rua ter de verificar se tinha as vacinas todas em dia, ter de tomar um antibiótico e um antiinflamatório, colocar protector solar, ter de vestir várias peças de roupa, colocar um preservativo, conduzir um carro blindado e levar guarda-costas.
Usar um computador, seja para trabalho, seja para lazer, devia ser uma experiência agradável e não uma constante situação de perigo eminente.

Rui Batista
Sem contar com os mecanismos de instalação/desinstalação, que ai o OSX bate tudo, é obvio, comentando a primeira parte da liberdade de usar o PC, também tens no Windows, e não precisas de curso... eu não tirei nenhum (sobre tal).
E eu mesmo ja vasculhei todo o tipo de sites.. Diferença: O site está a pedir para instalar o controlo ActiveX não sei o que, Guardar aplicação blablabla..

CANCELAR

Ja sei que é treta..

Agora é obvio, e isto como bottom line, e até porque é normal que se leve isto sempre para windows vs osx vs linux (este menos debatido), pah é obvio que o OSX é mais seguro. Sem dúvida, na generalidade o é.
Mas o universo Windows é de longe maior, a sua expanção só ajuda ao aumento destas "pragas". Depois porque também durante os anos 90, grandes empresas tinham todas Win, lá iam os hackaros e crackers e afins (dos que não têm boas intensões) atrás dos sistemas windows.... e porque nas casas das pessoas tb é o que está mais espalhado na camada terrestre :p

Agora, é preciso é as pessoas terem um pingo de percepção sobre os problemas.. claro não é obrigação delas.. mas passa cada vez mais pelo bom senso.. afinal hj qualquer puto tem um portatil de 150€ e ja muitos nascem a saber mexer naquilo... agora decentemente.. é outra coisa.



Depois claro, como o esquiso referiu há os exploits.. o Windows Peca é pela forma como o seu browser foi "imbutido" no explorer.. o que vale é que no Vista a coisa ta melhor... mas ng me tira o Firefox :)
 
mas ng me tira o Firefox :)

SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO True!!! Infelizmente o IE está "entranhado" no windows, e tal nunca devia ter acontecido.

Mas a minha opinião está mais que dada, e é tal e qual a do romani48 e de alguns users que aqui postaram.

Maior bug está entre o teclado e a cadeira...

OSX não é infalível tal como outro qualquer sistema criado pelo homem, e não venham com tretas...

Registo é uma treta? Ou os programadores é que por vezes são idiotas? Sim porque o registo é só uma maneira de manter as coisinhas organizadas, mas para isso tens sempre de cuidar dele...

Unix é bem mais seguro do que windows. Certo, mas a maioria usa windows, e essa é uma pequena GRANDE razão para existirem tantos vírus para Windows.

E mais não digo a não ser que haja um argumento muito forte e válido para tal. Cumprimentos fkb ;)
 
uma coisa que também falaram foi na diferença entre convidados / utilizadores / administradores...

o OSX faz, mas o Windows também o faz...

o problema é que no Windows és quase forçado a usar normalmente a conta de administrador, isto porque a conta pré-definida é assim... mas se quiserem podem criar uma conta limitada (e até com as limitações que quiserem) no windows... depois para instalar alguma coisa basta usar o "Executar Como... " e funciona plenamente... basicamente é um "root" no windows...

outra coisa que podem contestar é o facto de ser tão facil instalar/desinstalar no windows (como expliquei em cima). mas será que se a M$ muda-se isso não iam as empresas dizer que estavam a abusar do monopolio e a complicar a vida ao utilizador ??

eu acredito que estas coisas não sejam da melhor forma no windows por causa do imperio do windows...

isto há muito que se lhe diga...

fkb

Ps: sim usar o firefox é uma das principais medidas de segurança no windows...

EDIT: outra coisa... lembrem-se que muita gente tem windows "pirata"... ou seja, sem updates, sem actualizações... sem segurança :) fkb
 
Última edição:
a ideia aqui é que, e como pode sugerir o titulo, nada é falivel.
Agora tem tudo a ver com um nivel de segurança, e o modo como a sociedade/comunidade digital foi estruturada.
o OSX não tem virus, tem falhas, falhas, que como já foi referido, normal dos sistemas, quem os faz é humano, e o humano erra, porque errar é humano :)

E depois a necessidade não levou à criação dos tais virus para OSX. É como a teoria evolucionista de Lamark, o ser adapta-se ao ambiente. Neste caso o ser são todos aqueles que por diferentes motivos necessitaram de invadir sistemas, sistemas esses que eram na sua maioria Windows, por isso proliferou se a evolução dos mesmos virus.

Claro que depois, por ainda outros motivos referidos, o OSX tem um báse sólida que ajuda muito, baseada em Unix.
Agora há uma coisa que me deixa a pensar... É que existe uma infindavel comunidade que trabalha 24-7 nas mesmas bases, a comunidade Linux (isto dito de uma forma muito rudimentar)... é verdade que os sistemas evoluiram de um ponto unico, mas o expor de determinados problemas a diferentes especies (distros e OSX) pode levar aos mesmos sintomas..

Quem não me garante que algo está a ser preparado.

Depois à factores económicos, apesar de tudo os virus ajudaram o windows... publicidade.
Telejornais: Ah e tal há virus que fazem isto e aquilo, os sistemas WINDOWS estão vulneraveis.. Ou até omitem a palavra windows.. porque? Porque está inerente a maioria das pessoas que Computador = Windows.

Isso torna o OSX melhor? Sem dúvida.
Ajuda-o? Se calhar de um carto ponto pode até nem ser assim tão favoravel. Mas numa comunidade como a nossa (Techzone/Zwame), achamos isto estupido. Porque? Porque temos, de uma forma geral mais conhecimentos sobre este mundo que o Utilizador comum que comprou um PC porque tem que "se actualizar".

Futuro? Haverá sempre virus, exploits, etc. Nada é perfeito. E quando algo se tornar perfeito, a própria "vida" (de uma forma conceptual, relativa a um determinado assunto, neste caso o mundo das tecnologias) torna se algo fechado e monótono.

Os problemas levam a evolução.

E se há updates para todos e quaisquer sistemas, acreditem que não é só de novas features ;)
tenho dito :)
 
E na maior parte dos casos, precisa da autorização expressa do utilizador para ser executada, ou precisa que seja o utilizador a executá-la explicitamente.

Em vez de "keep talking", façam lá os vírus.

A maior parte dos virus em Windows são assim. Virus do Messenger, virus que chegam por mais em aplicações .exe, etc, etc. Mas já vou onde quero chegar.

(...)


A verdade é que manter um sistema x86 baseado em windows a 100%, por mais de um mes é quase um milagre!!!!!

Spyware...malware...mer**ware....enfim...é insopurtável...em mac estou sempre descansado...

Quando li isto fiquei esclarecido em relação aos teus conhecimentos sobre Windows. Falar sobre OS X vs. Windows sem conhecer um dos lados é cheio de fail.

Porque a maior parte dos pcs está nas mãos de leigos...
Analisa o marketshare do windows em servidores ou clusters, e já encontras uma grande diferença.

That's the point. Tocaste onde se tinha de tocar, os Windows users são muitos, mas também há muitos utilizadores inexperientes, tornando assim muito facil espalhar virus. É o marketshare aliado ao tipo de utilizadores. Era bom conseguir separar os utilizadores experientes do Windows dos outros, e se calhar até teriamos uma grande surpresa. E se calhar se os utilizadores de OS X fossem os tais inexperientes também poderiamos ter outra surpresa. Que o OS X é mais seguro que o Windows, não duvido, porque é baseado em UNIX. Mas também é preciso ver o tipo de utilizadores de cada sistema.

Eu nunca escolheria um SO por ser mais ou menos vulneravel a spyware e outras coisas. Comigo, seja em que SO fora, não entra nada. O ultimo que apanhei foi um em 2003 que era realmente um virus. Agora virus que aparecem em .exe's? LOL.
 
A maior parte dos virus em Windows são assim. Virus do
That's the point. Tocaste onde se tinha de tocar, os Windows users são muitos, mas também há muitos utilizadores inexperientes, tornando assim muito facil espalhar virus. É o marketshare aliado ao tipo de utilizadores. Era bom conseguir separar os utilizadores experientes do Windows dos outros, e se calhar até teriamos uma grande surpresa. E se calhar se os utilizadores de OS X fossem os tais inexperientes também poderiamos ter outra surpresa. Que o OS X é mais seguro que o Windows, não duvido, porque é baseado em UNIX. Mas também é preciso ver o tipo de utilizadores de cada sistema.

Vamos lá ver que também temos muitos utilizadores do OSX que não são propriamente experts em informática... Sobretudo nos últimos anos, quando começou a ser moda ter um mac.
Um mesmo utilizador, tem normalmente menos problemas no MacOSX do que em windows.

Tal como já falei atrás, um vírus espalhar-se através de uma pen, não é só culpa do utilizador. Aí entramos em casos em que não é o utilizador a executar explicitamente o vírus.
 
Exacto. É verdade que actualmente já temos utilizadores menos experientes em OS X, mas a grande parte continua a estar no Windows, tornando-se muito mais fácil e "rentavel" programar virus em Windows, e desta forma esses utilizadores do OS X continuam sem grandes problemas.

É uma verdade que um virus pode-se espalhar numa pen, e quanto a isso nem sempre se pode evitar...mas, e como ha sempre um mas, basta não colocar pen's à toa nos nossos computadores, usar um antivirus, usar o Ninja Pendisk (ou mesmo desligar o autorun) e os problemas resolvem-se. Como disse, é inegavel que OS X é mais seguro, mas muitos argumentos contra o Windows são algo ridiculos. O problema principal está entre a cadeira e o PC. Basta ver o meu computador e outros computadores de outras pessoas menos experientes e dá para ver a diferença. O meu não apanha virus (pelo menos por agora), e outros computadores de pessoas que eu conheço apanham facilmente.
 
Tudo bem, é mais fácil e rentável fazer vírus para Windows. É uma bonita frase. Mas acham que num mundo inteiro de geeks informáticos (devem ser uns milhares valentes... talvez até mesmo centenas de milhares, senão mais), não haverá pelo menos um, unzinho que seja, que só para calar os "chatos dos Mac users" não iria programar um viruzinho para Mac OSX? Mesmo que fosse um que apenas mostrasse uma janela a dizer "Nha, nha, nha!! Eu agora podia apagar uns ficheiros no disco e espalhar-me pelo sistema. Porque eu SOU UM VÍRUS TERRÍVEL!!!". Mas não, nem mesmo um único vírus que o faça sem pedir Login/Password. Nada, de nada. Nem algo assim tão simples.
Digo-vos, se eu fosse um geek de informática, faria um vírus para Mac OS X (já que dizem ser possível) só para mostrar isso mesmo: que é possível.
Mas porque raio não apareceu até agora um que seja?!?!? Mas um que não peça Login/Password. Isso não é um vírus. Isso é um ladrão que toca à campainha e pede por favor para entrar e até pergunta onde guardamos as pratas.

Rui Batista
 
falta o interesse.. e programadores da coisa q trabalhem para osx.
e isto:
Mas um que não peça Login/Password.

também se aplica em windows... as pessoas é que não se importam com isto :)

pq a parte da segurança do osx ja foi contornada
 
É uma verdade que um virus pode-se espalhar numa pen, e quanto a isso nem sempre se pode evitar...mas, e como ha sempre um mas, basta não colocar pen's à toa nos nossos computadores, usar um antivirus, usar o Ninja Pendisk (ou mesmo desligar o autorun) e os problemas resolvem-se. Como disse, é inegavel que OS X é mais seguro, mas muitos argumentos contra o Windows são algo ridiculos. O problema principal está entre a cadeira e o PC. Basta ver o meu computador e outros computadores de outras pessoas menos experientes e dá para ver a diferença. O meu não apanha virus (pelo menos por agora), e outros computadores de pessoas que eu conheço apanham facilmente.

Não preferias um sistema no qual não tivesses de ter constantemente um antivírus a correr em background, ter de fazer constantes actualizações, onde não tivesses de pensar duas/três ou mais vezes antes de ligar uma pen? Não gostarias de ter um sistema onde pudesses fazer o que te apetece sem teres de ter sempre de estar com a "mania da perseguição"?
Bem, eu prefiro... mas pronto, cada um é como cada qual.

Rui Batista
 
daqui eu sou o que sei menos..., mas pelo que ja me falaram, o osx nao usa extensões nos ficheiros e certamente que isto é um entrave para a aplicação dos vírus pois não se auto executao.
ja contornaram um osx como? virus? ou entraram nele?
 
daqui eu sou o que sei menos..., mas pelo que ja me falaram, o osx nao usa extensões nos ficheiros e certamente que isto é um entrave para a aplicação dos vírus pois não se auto executao.
ja contornaram um osx como? virus? ou entraram nele?

O OSX não requer extensões mas também as utiliza. Um ficheiro no Mac usa dois tipos de assinatura. O Creator e o Type. São dois atributos de 4 caracteres que funcionam quase como extensão. Não são alteráveis sem a utilização de uma aplicação. O Creator define qual a aplicação que criou o ficheiro e o Type define qual o tipo de ficheiro.
Para além disso, um ficheiro em OS X pode levar extensão, tal como no Windows.
O Creator/Type é um legado do tempo dos sistemas pré-OSX.
Actualmente o OSX usa ambos os sistemas.
Sei que isto é um bocado offtopic mas fica aqui a explicação que pode sempre ser útil para os não versados em OS X.

Rui Batista
 
Brincamos...?

O que acontece quando o Registry fica corrompido? Voltas a instalar.

O Registry é inerentemente uma asneirada. Não é uma opinião, é um facto.
Todos todos os defeitos que podes imaginar, e nenhuma vantagem.

Ora nem mais! Apesar desta thread ter umas presunções bastante graves e erradas, esta do registo do windows é a mais crassa.

O registry não foi feito para facilitar a vida dos utilizadores (experts ou não) até porque não é de todo um bom exemplo de organização como o sapropel quer fazer acreditar, nem um bom exemplo de implementação. É, sem dúvida, dos piores "cancros" do Windows.
 
Falta de interesse a nível mundial?!?! Nem que seja para poder rir-se na cara dos Mac users? Será preciso maior incentivo?!?

Rui Batista

a piada da coisa é poderem por a malta Apple a rir se também da malta windows :p
por acaso nem pus o smiley nisso (:p) porque era para ser uma espécie de piada ;)
 
Não preferias um sistema no qual não tivesses de ter constantemente um antivírus a correr em background, ter de fazer constantes actualizações, onde não tivesses de pensar duas/três ou mais vezes antes de ligar uma pen? Não gostarias de ter um sistema onde pudesses fazer o que te apetece sem teres de ter sempre de estar com a "mania da perseguição"?
Bem, eu prefiro... mas pronto, cada um é como cada qual.

Rui Batista

É como já disse anteriormente, não me tira o sono. Em primeiro lugar não ponho muitas pen's, em segundo lugar mesmo que a pen tenha virus só é "chamado" se eu quiser (o autorun é muito bonito, mas é só as vezes). Como também já disse, vou mudar para OS X num futuro muito próximo, mas não é pelos virus de certeza. Uso e abuso do meu computador com Windows Vista, e não apanho virus. É claro que é sempre bom não precisar de andar com preocupações, mas o que é certo é que no windows também não tenho essas preocupações. É preciso ter bom senso na forma como se usa o computador.
 
Última edição:
Minha gente, quer queiram quer não queiram, quer admitam quer não admitam, podem estrebuchar tanto quanto queiram e arrancar os cabelos que isto não deixa de ser verdade:

1º - não existe computador imune a ataques de segurança seja ele de que natureza for, independentemente do SO. Desde que tenha INTERESSE atacar a máquina, essa máquina está automaticamente em risco.

2º - o market share (logo interesse) de um SO está directamente relacionado com a quantidade de ameaças a que está sujeito.

3º - O MAC OS, tal como os componentes do mesmo (saphari por exemplo), embora supostamente mais seguros não são excepção e tal como já foi visto em situações anteriores, é quebrável.

4º - Com o aumento do market share do MAC OS X, vão aparecer inevitavelmente mais ameaças.

5º- independentemente do SO que se usar, o mais importante é o utilizador.

Isto não sou eu que digo, são factos. É "ciência", está escrito "nos livros" dos que estudam segurança e dão conferências sobre os mesmos. Portanto...se quiserem continuar a estrebuxar e a apregoar... têm 2 trabalhos.

Cumprimentos,
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo