Porque é que nos querem explorar?

Tendo em conta as últimas mensagens presentes neste tópico, eu apenas quero fazer um último esclarecimento:

- Eu tenho um portfólio razoável, organizado de forma clara, concisa, e estéticamente atraente;
- Eu tenho alguma experiência na área de Web Design (9 anos), tendo já desenvolvido produtos multimédia para os sites oficiais de um ex-jogador de futebol do Sport Lisboa e Benfica, e de um cantor pop britânico;
- Como freelancer, já trabalhei em parceria com a Liquid Design, de Lisboa, no desenvolvimento de produtos para o Grupo Caixa Geral de Depósitos e Cimpor;
- Já venci prémios;
- Já ganhei 250 €, mas também já ganhei 2000 €;
- Falo, mais uma vez repito, por experiência própria, quando refiro que EXISTEM Web Designers em início de carreira a desenvolver produtos para as marcas que referi acima. Foi-me referido, na entrevista a que ontem fui, precisamente isso. Aliás, perguntaram-me se teria possibilidades de me deslocar a Lisboa para trabalhar junto de uma dessas empresas, que não irei referir aqui o nome, por razões óbvias.

Tenho a total convicção de que isso não seria prática comum em todas as grandes empresas prestadoras de serviço na área da Comunicação Web. Aliás, guardo uma enorme esperança que isso não aconteça. Mas não duvidem da minha palavra, nem tão pouco me chamem mentiroso porque eu não ganho nada em vir para aqui mentir, certo?

Respeito, e concordo com a maioria das vossas opiniões, mas peço que também respeitem as minhas. Acima de tudo, respeitem a minha pessoa.

Eu tenho perfeita noção de que ainda não sei nada, e que ainda não fiz nada de especial, principalmente quando comparado com alguns de vocês, mas tenho a convicção de que mereço mais do que aquilo que nos oferecem em Portugal! É essa a questão, é essa a temática principal abordada neste tópico.

Gostaria de agradecer a todos pelo vosso contributo espectacular no desenvolvimento deste tema. Li aqui coisas extremamente interessantes. O meu muito obrigado, e tudo de bom para todos vós!

Abraço!
 
Última edição:
Estamos a falar de coisas distintas...diz-me lá se isto tem assim tanta programação quanto isso e se não vive muito mais da critatividade e parte gráfica? Dou um exemplo da optimus porque foi uma das marcas referidas.

Cumps,
michael c

Eu estou a falar onde está o dinheiro, onde as empresas são obrigadas a ter que abrir mais o cordão à bolsa.

E podes ter a certeza que não é em sites desse tipo.
 
Eu estou a falar onde está o dinheiro, onde as empresas são obrigadas a ter que abrir mais o cordão à bolsa.

E podes ter a certeza que não é em sites desse tipo.

Kikas, estou a compreender o que estás a querer dizer. Penso que distingues o processo de Conceptualização orientada à estratégia de marketing, do processo de produção, esse sim, muitas vezes entregue a novatos (embora com talento).

Correcto?

Compreendo o teu ponto de vista, e agora que percebi as tuas palavras, concordo com o que dizes.
 
Kikas, obviamente que uma aplicação como por exemplo a caixa directa é bem mais cara que qualquer mini-site...embora te possa garantir que há mini-sites carissimos. Mas uma aplicação para gestão bancária online será sempre mais cara obviamente, nem vamos por aí.

Guilherme, se tens tantos anos de experiência já, naturalmente não podes nem deves trabalhar por esses valores...é estranho como sequer te abordam com esses valores pois não és um recem-licenciado na verdadeira ascenção da palavra.

Cumps,
michael c
 
Guilhermecw,
Não penses que Inglaterra é o paraíso! Todos os portugueses reclamam mas ainda ninguém ta a morrer a fome. Sabendo administrar bem o dinheiro ainda dá para alguma coisa. Por vezes o luxo têm de ser esquecido.
Talvez para ti, como tens cá família, seja mais fácil. Eu vim para cá com os meus pais, parei de estudar com 15 anos e agora ando aqui a limpar casas de banho. É isso que é Inglaterra? Mas ainda tenho 17 anos, tenho tempo para melhorar. Se estivesse na minha querida Madeira estava muito melhor.
De toda a maneira, se vieres para cá, desejo-te mais sorte do que eu tive.
 
Kikas, obviamente que uma aplicação como por exemplo a caixa directa é bem mais cara que qualquer mini-site...embora te possa garantir que há mini-sites carissimos. Mas uma aplicação para gestão bancária online será sempre mais cara obviamente, nem vamos por aí.

Guilherme, se tens tantos anos de experiência já, naturalmente não podes nem deves trabalhar por esses valores...é estranho como sequer te abordam com esses valores pois não és um recem-licenciado na verdadeira ascenção da palavra.

Cumps,
michael c

Agradeço as tuas palavras Michael. Eu tenho alguns anos de experiência, embora admita que alguns deles são relativos a um processo de amadurecimento e de aprendizagem muito grandes. Quando comecei, não sabia fazer praticamente nada. Dava uns toques no Photoshop, e na altura no Frontpage. E aí surgíam as minhas primeiras páginas. Só depois veio o Flash, Dreamweaver, CSS e por aí fora.

Eu não me escondo por detrás de um canudo, ou muito menos de um portfólio. Eu tenho alguns trabalhos que já fiz, tenho alguns conhecimentos que adquiri, e apenas quero uma oportunidade de poder trabalhar e crescer. Tu próprio já passaste por uma situação semelhante à minha, aquela altura em que temos mesmo de fazer contas à vida e começar a ganhar o nosso de forma a organizar a vida. Eu penso muito nisso, tal como milhões de portugueses.

Eu não quero que me levem a mal, nem tão pouco quero que pensem que este tópico tem como objectivo a auto-promoção, ou a publicidade aos meus trabalhos, ou o que quer que seja. Aqui, eu valho o mesmo que vocês. Todos temos o nosso valor, todos temos as nossas virtudes e defeitos, e eu apenas queria "discutir" amigavelmente convosco, as razões pelas quais as empresas continuam a querer "explorar" os trabalhadores. É apenas isso que me deixa triste.

Sabem que mais? Vamos tentar tirar algum ensinamento destas mensagens, vamos inspirar-nos, motivar-nos para conseguirmos fazer mais e melhor! Eu sou o primeiro! Eu quero aprender muito porque ainda não sei nada! Já aprendi bastante com muitas coisas que aqui li, e agora só me resta lutar para que a profissão que eu escolher seguir, que gostaria que estivesse relacionada com a minha área de formação, me possa trazer alguns dividendos.

Grande abraço para todos.
 
Guilhermecw,
Não penses que Inglaterra é o paraíso! Todos os portugueses reclamam mas ainda ninguém ta a morrer a fome. Sabendo administrar bem o dinheiro ainda dá para alguma coisa. Por vezes o luxo têm de ser esquecido.
Talvez para ti, como tens cá família, seja mais fácil. Eu vim para cá com os meus pais, parei de estudar com 15 anos e agora ando aqui a limpar casas de banho. É isso que é Inglaterra? Mas ainda tenho 17 anos, tenho tempo para melhorar. Se estivesse na minha querida Madeira estava muito melhor.
De toda a maneira, se vieres para cá, desejo-te mais sorte do que eu tive.

Celso, quero agradecer-te pelo teu valioso contributo a este tópico. Tu tens toda a razão. Inglaterra também não é o paraíso, nem nós podemos pensar que basta estalar os dedos e estamos empregados em Inglaterra, com um bom ordenado, casa e carro. Eu tenho noção de que as coisas não são tão fáceis quanto parecem. Para algumas pessoas a emigração poderá correr bem, para outras nem tanto.

Para ti, e para toda a tua família, desejo o melhor do mundo. Espero que consigas tirar alguns ensinamentos dessa experiência de vida que estás a ter, e que possas, dentro de pouco tempo, fazer algo que vá mais ao encontro daquilo que tu queres e que mereces.

Abraço.
 
Com 17 anos ainda não é tarde para recomeçar os estudos e melhorares a tua vida...

Cumps,
michael c
Sim, sei disso. É preciso ter calma...
Só tentei explicar que isto aqui, apesar de estar melhor que portugal, não é assim tão bom. Se em portugal existe muita concorrencia não imaginam o que há aqui...
cumps
 
Agradeço as tuas palavras Michael. Eu tenho alguns anos de experiência, embora admita que alguns deles são relativos a um processo de amadurecimento e de aprendizagem muito grandes. Quando comecei, não sabia fazer praticamente nada. Dava uns toques no Photoshop, e na altura no Frontpage. E aí surgíam as minhas primeiras páginas. Só depois veio o Flash, Dreamweaver, CSS e por aí fora.

Eu não me escondo por detrás de um canudo, ou muito menos de um portfólio. Eu tenho alguns trabalhos que já fiz, tenho alguns conhecimentos que adquiri, e apenas quero uma oportunidade de poder trabalhar e crescer. Tu próprio já passaste por uma situação semelhante à minha, aquela altura em que temos mesmo de fazer contas à vida e começar a ganhar o nosso de forma a organizar a vida. Eu penso muito nisso, tal como milhões de portugueses.

Eu não quero que me levem a mal, nem tão pouco quero que pensem que este tópico tem como objectivo a auto-promoção, ou a publicidade aos meus trabalhos, ou o que quer que seja. Aqui, eu valho o mesmo que vocês. Todos temos o nosso valor, todos temos as nossas virtudes e defeitos, e eu apenas queria "discutir" amigavelmente convosco, as razões pelas quais as empresas continuam a querer "explorar" os trabalhadores. É apenas isso que me deixa triste.

Sabem que mais? Vamos tentar tirar algum ensinamento destas mensagens, vamos inspirar-nos, motivar-nos para conseguirmos fazer mais e melhor! Eu sou o primeiro! Eu quero aprender muito porque ainda não sei nada! Já aprendi bastante com muitas coisas que aqui li, e agora só me resta lutar para que a profissão que eu escolher seguir, que gostaria que estivesse relacionada com a minha área de formação, me possa trazer alguns dividendos.

Grande abraço para todos.

Bem, indo directamente à questão porque as empresas exploram nesta área, é complicado de dizer ao certo. Acho que elas próprias são exploradas pelo mercado em que estão inseridas. A concorrência é muita e a oferta de trabalhadores ainda mais. Só para dar um exemplo. Há já algum tempo fui a uma entrevista para uma vaga de design gráfico. O que me disseram lá é que abriram a vaga, colocaram anuncio e receberam 350 candidaturas válidas em apenas uma semana (fora todas as outras não válidas). Desses 350 foram seleccionados 4 para entrevista e eu desconfio que eles acabaram por não selecionar ninguem uma vez que eu já colaborei em regime de freelance com a empresa na área do design gráfico...é o mercado, é a lei da oferta e da procura.

Como disse, acho que o que acaba por fazer a distinção é mesmo a qualidade. Nem todas as empresas querem pessoas de qualidade, mas existem sempre as que procuram e pagam um valor extra para ter um profissional de qualiadade. Contudo, acredito que na esmagadora maioria dos casos o que importa é a disponibilidade para trabalhar fora-de-horas e não tanto a qualidade.

É uma área dificil por natureza, com a actual conjuntura sócio-económica é ainda mais complexo arranjar uma real oportunidade de trabalho. Tudo o que existe são estágios não remunerados ou mal pagos. Se para ti que já tens experiência é complicado, imagina para alguem que acaba agora de sair da universidade e que pouco ou nada tem para mostrar para alem de uns projectos académicos...é quase inevitável que a pessoa vá ser explorada e que eventualmente acabe até por desistir da área.:p

No ano em que eu saí do ensino superior acabamos 7. Apenas eu e outra pessoa ficamos a trabalhar relacionados com a área. Os outros procuraram outras soluções porque sentiram que nunca iriam conseguir singrar numa área tão competitiva. It's life e a quem sai agora sem nada nas mãos, a frase "welcome to the real world" assenta que nem uma luva...

Cumps,
michael c
 
Boas,

Para mim o problema está aqui:

"O nosso primeiro-ministro disse que a única forma de obtermos uma melhor qualidade de vida, melhores salários, é através de melhor formação."

Criou-se um estigma especulativo nas sociedades modernas que a educação é a solução para todos os problemas, logo vamos todos ser doutores, resultado:


  • investimentos em educação que nunca vão ter reembolso
  • pessoas enganadas e desmotivadas
  • ambiente especulativo e de alta competição que prejudica os melhores em cada profissão
  • ninguém sabe ao certo o que fazer nem onde apostar
Para onde vamos:

Quanto a mim o que regula todos os sistemas é a procura e a oferta.

Vai-se começar a ver que o futuro para um licenciado será dos piores e será em àreas com menos concorrência e falat de pessoas que ganhrá melhor (o que em certa medida já se verifica.

porque é que nos querem explorar ?

Ninguém está a explorar ninguém, é o mercado ou seja queres receber um salário alto e pagar preços baixos por telémoveis, carros roupa e concertos, só que não és tu que mandas é o mercado.




 
Ninguém está a explorar ninguém[/SIZE], é o mercado ou seja queres receber um salário alto e pagar preços baixos por telémoveis, carros roupa e concertos, só que não és tu que mandas é o mercado.

E o que é o mercado senão relações entre pessoas mediadas por mercadorias?
 
Desculpa lá mas não entendi o porquê da tua pergunta.

Quando afirmas "Ninguém está a explorar ninguém, é o mercado ou seja queres receber um salário alto e pagar preços baixos por telémoveis, carros roupa e concertos, só que não és tu que mandas é o mercado." não é verdade. O mercado não é uma relação entre indivíduos e objectos. É evidente que há alguém a explorar (a tomar vantagem sobre) alguém. O mercado (de trabalho, do peixe, da fruta, de capitais, etc) não é nada de transcendente. São, como disse, pessoas com interesses opostos a trocar mercadorias.

Eu tenho a minha força de trabalho (a minha mercadoria) para vender e tu queres comprar-me essa força de trabalho. Eu quero receber o máximo possível, tu queres pagar o mínimo possível. Não há nada de transcendente nem de invisível nesta relação. O mercado é isto: relações entre pessoas com necessidades e interesses opostos a trocarem mercadorias.
 
Bom tendo acompanhado esta discussão sem intervir anteriormente deixo só o meu pensamento sobre a área especifica do Web Design, na qual trabalho a alguns anos.

Tive que começar por conta própria, para ganhar portfolio e fazer sites para amigos, conhecidos, etc por valores baixos (250€ por exemplo). Nessa altura era realmente um dos "putos" que dava uns toques em photoshop / html / php , etc.

Agora que trabalho numa empresa onde sou o Web Designer sénior sentimos muita concorrência e pressão por causa dos freelancers e afins. Um cliente tem a nossa proposta de , por exemplo 1500€, e um "puto" a pedir 300€ e torna-se complicado (estou dentro dos valores porque trato de negociações e projectos passam por mim).

Mas a culpa não é dos "putos", tendo sido um deles apenas querem ganhar é a vida.

Será em muito maior parte dos clientes, visto não saberem distinguir um site de qualidade, bem pensado, profissional, de um site básico, com menor trabalho. Há muitos clientes que simplesmente não percebem que fazer um backoffice de raíz é trabalhoso quando para ele é "simplesmente carregar nuns botões" (já ouvi isto). Tudo isto está relacionado com o grau cultural do país e de falta de conhecimento de um área relativamente recente.

Outros clientes estão tão queimados com as empresas de web design (http://explicacoes.cuconet.com/ só digo que a pessoa paga uns 50€ / mÊs) que nem quer saber mais de empresas na área. Depois queixam-se "fazer um site para que...não dá". Ainda outros clientes que tenho..criaram a caixa de email...e nunca sequer a viram...eheh

Claro que ha clientes informados, mas a mais valia das empresas não se pode ficar apenas pelo design / programação. Terá que ser uma mais valia no marketing, divulgação, etc. um pacote completo para se poder captar mais clientes. Mas isto já é outra conversa ;)
 
não é verdade. O mercado não é uma relação entre indivíduos e objectos. É evidente que há alguém a explorar (a tomar vantagem sobre) alguém. O mercado (de trabalho, do peixe, da fruta, de capitais, etc) não é nada de transcendente. São, como disse, pessoas com interesses opostos a trocar mercadorias.

Eu tenho a minha força de trabalho (a minha mercadoria) para vender e tu queres comprar-me essa força de trabalho. Eu quero receber o máximo possível, tu queres pagar o mínimo possível. Não há nada de transcendente nem de invisível nesta relação. O mercado é isto: relações entre pessoas com necessidades e interesses opostos a trocarem mercadorias.

Concordo com tudo menos com o sentido de se perguntar: porque é que nos querem explorar?
Ou então quem pergunta isso tem de admitir que também anda a explorar aqueles a quem compra produtos e que ganham menos que ele...

O mercado é isto: relações entre pessoas com necessidades e interesses opostos a trocarem mercadorias.
(EXACTAMENTE! estás a concordar com o que disse, e a demonstrar que não se trata de uma questão de exploração mas sim de interesses opostos!)
 
Explorar significa, neste contexto, que está-se a pagar menos do que o trabalho vale. Ou seja tu não achas que seja exploração dar 500€ por mês para um trabalho que requer responsabilidade e anos de estudo, quando mesmo num centro comercial se paga 700€ ao trabalhador?
Como já disse há uns posts atrás, actualmente paga-se menos que há 14 anos, mas parece que é só para trabalhos qualificados:confused::confused::confused:

Concordo com tudo menos com o sentido de se perguntar: porque é que nos querem explorar?
Ou então quem pergunta isso tem de admitir que também anda a explorar aqueles a quem compra produtos e que ganham menos que ele...
 
Explorar significa, neste contexto, que está-se a pagar menos do que o trabalho vale. Ou seja tu não achas que seja exploração dar 500€ por mês para um trabalho que requer responsabilidade e anos de estudo, quando mesmo num centro comercial se paga 700€ ao trabalhador?

Exactamente...é incompreensível como trabalho especializado é pior pago que trabalho não-especializado. Algo tem de mudar.

Cumps,
michael c
 
Back
Topo