Porque é que os jogos são tão caros?

coitadinhos dos meninos que não podem jogar os seus joguinhos porque são muito caros, esse bem indispensável à vida, crescem.
Exacto, até acho que deviam aumentar, pois as crianças têm é de estudar.
Tipo metiam a 200€ por jogo e uma consola a 2000€. Assim as pessoas preocupavam-se em trabalhar e não comprar produtos altamente supérfluos. Sim os cd's de música também deviam subir lá para os 100€ e os dvd's para 150€.
Além disso o objectivo da vida é trabalhar muito, quem é que se quer divertir?
 
eu concordo com tudo o que voces dizem mas a que perceber que os jogos sao so uma maneira para a empresa que os criou para ganhar dinheiro........Agora eu ja dei uma carrada de dinheira por jogos da wii e se ja sao muito caros entao ai 500 ou 1000 euros acho que ninguem compraria nada.....Agora a uma coisa chamada hmmmmmmmmm pirataria que e ja como se fosse um trabalho que tambem ganhas so para dizer que aquele programa e teu mas enfim......Sao caros olha...temos de viver com isso um abrço a todos

Meu 1ºpost:x2::009:
 
por causa do iva alto, aquele selo dos jogos, as produtoras não serem cá, etc...
para além disso somos um pais em que as lojas devem ter margens de lucro bem altas... para alem de que somos dos que ganhamos menos da europa... é uma vergonha mas temos de vicer assim...:'(

cumps...
 
Os jogos, como tudo em Portugal, são caros por uma simples razão... Distribuidores... Existem os importadores e depois ainda os distribuidores que levam os jogos até as superfícies. Enquanto lá fora as lojas preferem ir buscar as coisas directamente as "marcas" cortando assim nos custos do preço final e tendo maior margem de lucro na mesma! É tão simples como isto! Já com o material de btt passa-se o mesmo! Os preços são exorbitantes cá em portugal! Façam a cadeia de empresas e tendo em conta que só se pensam em lucros chorudos(e não em maior numero de vendas obtendo assim o mesmo lucro) facilmente chegam ao preço que nos é apresentado.


(Convem mencionar tb que Portugal não é dos destinos mais baratos para transportadoras internacionais aumentando os preços aos importadores)


Cumps
 
Concordo que os jogos em Portugal, tal como a maioria dos bens relacionados com lazer (cds, dvds, concertos, espectáculos, etc) têm um preço desproporcionadamente alto para o nosso nível de vida.

Não vou avançar com as razões porque não tenho nada a acresecentar às que já foram aqui apontadas.

Gostava só de deixar algumas dicas de como contornar a coisa:

- Fazer pressão para que jogos com conteúdos educativos tenham um IVA mais baixo. (Podem aumentar o IVA de livros tipo pimba em troca que não me importo)

- Aproveitem as promoções. Comprem jogos onde são mais baratos, nomeadamente em sites internacionais de confiança como os que são referidos na Zwame.

- Se querem o jogo X, procurem onde é mais barato, e não vão ao 1º site/loja física que se lembrarem. Muitas vezes há diferenças abismais de preço.

- Não ir a correr comprar os jogos que acabam de sair. Há grandes jogos que saíram há 1 ano que de certeza não jogaste e que te podem dar tanto gozo como os mais fresquinhos, muitas vezes por metade do preço

- Promover a troca/venda em 2ª mão por via directa. Por falar nisso acho que seria uma ideia o tópico "Vende-se" ter um subtópico só para jogos. A compra de jogos em 2ª mão em lojas tipo Game parece-me quase sempre um roubo descardo

- Evitar comprar jogos entre Novembro e Dezembro. Fazer compras de Natal antecipadas ou esperar pelos saldos de Janeiro

- Usem as demos e vejam se gostam mesmo do jogo. Se não gostarem MESMO da demo o mais certo é fartarem-se do jogo ao fim de 1 semana

- Não comprem em catadupa. Porque não acabar o far cry 1 antes de investir no 2? Afinal quantos jogos por ano precisam para se entreter? E quanto tempo têm para jogar?

- No caso dos PCs, não comprem jogos que as vossas máquinas não aguentem. Vejam sempre o requisitos recomendados e certifiquem-se que têm um pc uns degraus acima.

Cumps
 
Concordo que os jogos em Portugal, tal como a maioria dos bens relacionados com lazer (cds, dvds, concertos, espectáculos, etc) têm um preço desproporcionadamente alto para o nosso nível de vida.

Também concordo.

- Fazer pressão para que jogos com conteúdos educativos tenham um IVA mais baixo. (Podem aumentar o IVA de livros tipo pimba em troca que não me importo)

Quais? Aqueles estilo isto, isto ou isto?

- Aproveitem as promoções. Comprem jogos onde são mais baratos, nomeadamente em sites internacionais de confiança como os que são referidos na Zwame.

Não esqueças das promoções da ***** ou outras lojas físicas que por vezes conseguem bater os sites internacionais. O pessoal às vezes esquece-se disso (e ainda bem)

- Se querem o jogo X, procurem onde é mais barato, e não vão ao 1º site/loja física que se lembrarem. Muitas vezes há diferenças abismais de preço.

Concordo, apesar de saber que nem sempre isso acontece. De qualquer forma quem compra nos sites já anda informado disso.

- Não ir a correr comprar os jogos que acabam de sair. Há grandes jogos que saíram há 1 ano que de certeza não jogaste e que te podem dar tanto gozo como os mais fresquinhos, muitas vezes por metade do preço.

Depende daquilo que andas à espera para jogar.

- Promover a troca/venda em 2ª mão por via directa. Por falar nisso acho que seria uma ideia o tópico "Vende-se" ter um subtópico só para jogos. A compra de jogos em 2ª mão em lojas tipo Game parece-me quase sempre um roubo descardo

Isso já se faz. E quem não faz, também não anda aqui a ler posts.

- Evitar comprar jogos entre Novembro e Dezembro. Fazer compras de Natal antecipadas ou esperar pelos saldos de Janeiro

Se fosses puto haverias de adorar receber meias e camisolas em vez daquele jogo que passaste os últimos meses a mirar. Ou então passavas o natal sem receber nada. Isso é bonito para os maiores de idade, não generalizes.

- Usem as demos e vejam se gostam mesmo do jogo. Se não gostarem MESMO da demo o mais certo é fartarem-se do jogo ao fim de 1 semana

Se não gostarmos MESMO da demo o mais certo é nem passar pela cabeça comprar o jogo. Mas se todos gostarem do que compram, é precso rever a teoria do vender para perder dinheiro.

- Não comprem em catadupa. Porque não acabar o far cry 1 antes de investir no 2? Afinal quantos jogos por ano precisam para se entreter? E quanto tempo têm para jogar?

Como se a maioria de nós andasse a comprar jogos recém lançados à maluca por 70 euros...

- No caso dos PCs, não comprem jogos que as vossas máquinas não aguentem. Vejam sempre o requisitos recomendados e certifiquem-se que têm um pc uns degraus acima.

Espero sinceramente que não tenhas um PC bom para desejares isso aos outros, porque é feio.
 
tanto agarrado, looool
o problema maior é k pt é um pais de politicos ladroes, de vendedores k vendem bem (caro kero dizer)
em k o iva afoga o pessoal,+ia, +irs +irc +o k dá na gana de aumentarem
agora nao vimos ainda foi os donos da microsoft e das empresas dos jogos , fazer o k fez o dono da farmaceutica alemã merckl, ;) será k as unicas k nao perdem com a a crise ?
lol por exemplo é k nao é só os jogos os OS tb, o xp já nao o fornecem em makinas novas ( alguns netbooks excluidos), e pedem uma pipa de massa por akilo...
até quando? axo estranho
agora a pirataria?
é crime, mas as produtoras de jogos incentivam, ao nao baixarem os preços, até axo bem ás vezes pk é o k certas empresas merecem,
agora... eu tb se fizesse isto ou akilo e dias depois vejo o meu produto a circular pirateado, nao ia gostar...
 
Não esqueças das promoções da ***** ou outras lojas físicas que por vezes conseguem bater os sites internacionais. O pessoal às vezes esquece-se disso (e ainda bem)

Concordo.

Depende daquilo que andas à espera para jogar.

Qualquer jogo que queiras jogar tem tendência a baixar de preço ao longo do tempo. É claro que se quiseres jogar PES 09 ou FIFA 09 online não convém esperar 12 meses até sair o 10


Se fosses puto haverias de adorar receber meias e camisolas em vez daquele jogo que passaste os últimos meses a mirar. Ou então passavas o natal sem receber nada. Isso é bonito para os maiores de idade, não generalizes.

Se fosse puto, estaria numa bela idade para perceber que o dinheiro não cai do céu, e que esperar 2 semanas para comprar a mesma coisa por metade do preço é uma bela ideia. E ainda ficaria com margem para algo que não meias ou cuecas no Natal.


Se não gostarmos MESMO da demo o mais certo é nem passar pela cabeça comprar o jogo. Mas se todos gostarem do que compram, é precso rever a teoria do vender para perder dinheiro.

Aqui não me fiz entender. O que queria dizer é que tem que se gostar MESMO da demo para pensar comprar o jogo. Se não for o caso o melhor é ficar quietinho e esperar que o impulso passe.


Como se a maioria de nós andasse a comprar jogos recém à maluca por 70 euros...

Não a maioria claro, mas muito boa gente compra jogos que acaba por não consumir como esperaria. Seria interessante saber que % de jogos é que foram concluídos pelos seus donos. Desconfio que não será muito alta.


Espero sinceramente que não tenhas um PC bom para desejares isso aos outros, porque é feio.

É feio desejar ao pessoal que não se ponha a comprar Crysis para jogar no seu Magalhães ou afins? Não acho nada feio.
Exageros à parte, acho perfeitamente legítmo, tendo em conta que muitos jogos além de estupidamente caros, exigem pcs estupidamente artilhados. Lembro-me que tive o far cry a apanhar pó durante 1 ano, até ter pc para ele.


Quanto a jogos com conteúdo educativo, é claro que a definição do que é não é educativo tem pano para mangas e podemos abrir um ou dois tópicos só para isso. Mas aqui ficam alguns exemplos que, para mim, se encaixam na definição:

Série Europa Universalis
Crusader Kings
Série Hearts of Iron
Série Civilization
Brain Challenge
Série Total War
Série Buzz (alguns)
...


Cumps!
 
50% é o que? 30 euros supondo que um jogo custa 60 eur?

tens iva mais caro, tens o selo do igac (o custo do mesmo e a manipulação de ter de o colocar), tens a margem do distribuidor (que tem de suportar portes de importação) e do retalhista (que tem de suportar portes de distribuição), e não tens a flexibilidade de estrutura de custos que tem uma representação directa... achas 30 eur muito? isso de falar em percentagens é bonito... mas se falarem em valores líquidos, e se se colocarem no lugar não de quem compra mas de quem tem de fazer dinheiro e não trabalha para aquecer, verão que não é nada do outro mundo...

não está certo nem errado, é o que é... claro que era melhor que assim não fosse, mas felizmente existem alternativas, e quem pode e sabe, aproveita essas alternativas...

Não é por serem 30€... é por custar o dobro do que custa se mandar vir do UK, ja com portes!

- IVA, diferença de %5.. 3€
- Selo do IGAC.... 2€ ?
- Portes do distribuidor... eu tb pago portes... e pago bem mais do que o distribuidor paga - 0€
- Margem do distribuidor... 12,5€
- Margem do retalhista.... 12,5€

Entao tens um distribuidor e um retalhista a tirarem uma margem de lucro hipotetica de 12,5€ por unidade, num produto que compraram por 30€ ou menos. Parece-te justo?

Eles fazem o que quiserem. Eu, e muita gente, nao damos nem mais um centimo a esses gajos até haver uma lei que me impeça de importar jogos do UK ou ate eles deixarem de ser gananciosos.
 
então diz lá como devia ser?... já lancei um desafio, se acham que em portugal é que são gananciosos, abram uma loja e façam os preços de UK... custa assim tanto a perceber que não se trata de ladrões mas sim que é impossível?!?

a situação actual de uk deve-se a uma moeda que era forte e colapsou... não serve para nada... até os espanhóis e todos os outros países com moeda euro lá vão comprar agora...

vê aqui um exemplo:

GTA IV PC ***** PT
GTA IV PC ***** FR

e o iva lá é mais baixo... os preços são construidos de modo a que o produto tenha aquele pvp final, e vender mais barato é trabalhar para aquecer...

lê o tópico todo e tenta perceber... se ainda assim não conseguires, não posso fazer nada...

ps: a margem do distribuidor é muito mas muito mais baixa que a de um retalhista... obviamente pelo exemplo que dás não estás minimamente dentro dos circuitos comerciais, por isso compreendo que tenhas dificuldade em perceber a complexidade da situação...

ps2: já que falas em portes, também estão descompesados... o valor real se a libra estivesse saudável seria o dobro ;)
 
Última edição:
Precisamente por ser uma coisa hipotetica é que dividi o lucro final em 2 partes iguais para o retalhista e distribuidor. Nao deixam de ser 25€ de lucro a dividir por duas partes, num produto que foi comprado a menos de 30€. Correcto?



Já que falas na libra, explica-me uma coisa: por que motivo é que a libra e o dolar desceram e os preços dos jogos em Portugal se mantiveram inalterados?



E vamos la ver uma coisa... eu ate agora so te vi a tentar explicar que os jogos só nao se vendem mais baratos pq nao e' possivel. Ora:

- Eu pago portes de 1 jogo. Um distribuidor importa centenas ou milhares e paga menos por unidade importada.
- Eu compro 1 jogo a um retalhista. O distribuidor vai buscar centenas ou milhares de jogos e nao e' a um retalhista, com certeza.

Ate aqui, em custos estamos no MINIMO em pe de igualdade. Certo?
Entao, esses 50 ou 60% do preço que acrescentam ao produto final para venda a retalho só podem vir do distribuidor e do retalhista. Queres convencer-me que é necessario um lucro de 50 ou 60% por unidade para que o negocio da venda de videojogos seja minimamente rentavel?



Sinceramente nao li o topico a 100%, por isso talvez me tenha escapado alguma coisa. Se puderes esclarecer-me agradeço.
 
Última edição:
Precisamente por ser uma coisa hipotetica é que dividi o lucro final em 2 partes iguais para o retalhista e distribuidor. Nao deixam de ser 25€ de lucro a dividir por duas partes, num produto que foi comprado a menos de 30€. Correcto?
25€ é hipotético... ainda assim vou ser se consigo descobrir números mais exactos...

Já que falas na libra, explica-me uma coisa: por que motivo é que a libra e o dolar desceram e os preços dos jogos em Portugal se mantiveram inalterados?
porque ao contrário do hardware, grande parte do negócio é em em euros. se alguém beneficia das flutuações cambiais é a produtora do jogo.

como te exemplifiquei, eles fazem os preços de modo a que esteja sensivelmente ao mesmo preço em toda a europa... para os ingleses o jogo custa exactmente o mesmo. agora as flutuações cambiais é que fizeram com que quem tenha euros possa ter o jogo mais barato... mas para os ingleses o jogo não ficou mais barato. é igual, e seria quase ao dobro do nosso preço.

Entao, esses 50 ou 60% do preço que acrescentam ao produto final para venda a retalho só podem vir do distribuidor e do retalhista. Queres convencer-me que é necessario um lucro de 50 ou 60% por unidade para que o negocio da venda de videojogos seja minimamente rentavel?

não existe 50% ou 60%... faz as contas.. tenho um post por aí que exemplifica isso... tens de tirar o IVA ao preço de venda e são logo 20%...

considerando 49 que têm sido os jogos para pc, fica 40 eur... se o retalhista ficar com 20% de margem, fica a 32 eur e ganha 8 eur por jogo... se o distribuidor tiver 10% de margem fica com 4 eur por jogo...

é hipótetico mas não anda longe disso... ninguém trabalha para aquecer... faz as contas assim por alto a uma loja de jogos no colombo... tem que pagar o aluguer do espaço, ordenado a pelo menos três ou quatro empregados, tem de dar parte da rentabilidade ao centro, tem de dar lucro para o patrão... é preciso vender muito jogo :)

se os jogos fossem mais baratos em PT, por causa dos salários ou de alguns argumentos que aqui foram ditos, criava-se um desiquilibrio na zona euro, favorecendo grey markets, e a exportação ilicita...

Basicamente, preços na europa são sensivelmente os mesmos... quando comparamos qualquer coisa em eur com outra que não é em eur, temos de estar conscientes da actual situação económica e cambial...
 
sim, isso é verdade, mas será k vai ser necessário começarmos a ver os lelos a vender os jogos na praça para estes baixarem?
O custo de produção de um jogo é elevado, mas tb grande parte deles usam a mesma base (motor gráfico), desenvolvendo depois os pormenores.
Tens consciência do nível de complexidade dos pormenores de que falas? E são assim realmente tantos que usam a mesma base?

Claro k tudo isto representa muito dinheiro, mas o k está em causa não é o custo, mas sim as diferenças em si, no caso dos exemplos k já li, na Suiça são ao mesmo preço, mas o nivel de vida é superior, no UK nem se fala.

Por essa óptica um Porsche na Suiça ou UK custa 150.000€ mas cá devia custar só 50.000€ uma vez que somos pobrezinhos e temos um salário inferior... Há coisas que não podemos tabelar em concordância com os ordenados.

EM PORTUGAL NÃO EXISTE CONCORRÊNCIA, OS PREÇOS PARECEM SER ACORDADOS PARA K NINGUEM VENDA MAIS BAIXO K OS OUTROS, claro k desta forma temos bom remédio, ou compramos caro, ou não.

Tens provas do que dizes ou é só difamação pura e dura?
 
Back
Topo